• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Túrin ficou cego??

Nariá

Usuário
No final do "Conto dos filhos de Húrin", me pareceu que Túrin fala estar cego??desde quando ele ficou cego??como ele pode ter ficado cego antes de ver Nienor se ele quando a encontra na floresta fica atordoado com a nudez dela?? :o?: :o?:
 
Túrin nunca ficou cego, você deve ter interpretado mal o trecho em que Glaurung o enfeitiça na ponte de Nargothrond, e aparenta que tudo a sua volta parou e desepareceu a não ser o dragão.
 
q descrição ele faz errada de niennor?? não me lembro dessa descrição errada, e eu não me lembro dele cego, e sim enfeitiçado...Acho até que ele enxergava algumas coisas de forma diferente, mas jamais cego
 
devia ser cego pelo feitico do glaurung, de uma maneira figurada.
Assim encontra nienor e por ela se apaixona, sem saber q eh sua irma.
e dps no fim por causa disso ambos encontram suas desgraças.
 
Hmmmm
sabe, eu tive a mesma dúvida q vc... Isso fica evidente no diálogo de Túrin e Mablung, ao final do conto.
Vou transcrever:

"-Isso é uma piada? -gritou- Ó, bela Nienor! Assim correu de Doriath para o Dragão, e do Dragão para mim. Que doce graça da sorte! Morena como uma frutinha era ela, escuro era seu cabelo; pequena e esbelta como uma criança élfica, ninguém poderia confundí-la!
-Mas aqui há algum engano - disse então Mablung, pasmo.- Não era assim sua irmã. Era alta e tinha os olhos azuis, o cabelo de fino ouro, a própria imagem em forma de mulher de seu pai Húrin. Você não pode tê-la visto!"

Acredito eu q ele tenha visto Nienor/Níniel dessa forma graças aos encantamentos de Morgoth e Glaurung... Logo após isso, Túrin fala:

"Não posso, não posso, Mablung? - gritou Túrin. - Mas por que não! Veja, sou cego! Você não sabia? Cego, cego, tateando desde a infância em uma negra névoa criada por Morgoth! (...)"

Acho que essa é a explicação... Túrin via Nienor de outra forma, pra que não cogitasse a hipótese de familiaridade graças A`sua semelhança textual com Húrin.
Acredito q seja isso...
De qualquer forma, se alguém puder explicar melhor, ou confirmar minha teoria, agradeço

Namarië
 
É uma linguagem figurada para demonstrar que ele vivia sob a constante maldição de Melkor. Morgoth amaldiçoa a família de Húrin pois Húrin o desafia. Foi isso que Túrin quis dizer; que sempre esteve sob uma maldição criada por Melkor.
 
De qualquer forma... Túrin explicita textualmente q enxergava Nienor de maneira diferente da realidade...
Dá-lhe magia

Namarië
 
pois é......por isso q eu fiquei em dúvida.....ele diz claramente que ela era de outra forma.....mais se ele era moreno e Nienor era loura......não tinha como ele pensar q ela era sua parenta..........Morgoth não precisava ter se dado o trabalho.......
 
Precisava
Mablung diz q ela é a forma feminina de Húrin, tamanha a semelhança...
Ficaria fácil de Túrin imaginar alguma relação entre Niniel e sua família de Dol-lómin.

Namarië
 
é.....pode ser.....mas também pode ter sido Glaurung que fez o feitiço......vai ver ele fez um feitiço com o corpo dela quando a enfeitiçou......
 
Duvido que tenha sido isso... Acredito que o unico poder dos dragoes era o hipnotismo, atraves de seus olhos. Ele não poderia mudar o copo de Niniel. Turin era diferente de sua irmã pq ele "puxou" a familia de sua mãe. Antes dele, todos os descendentes de Hador eram loiros, tanto que eram chamados de Cabeças-Douradas.
Certamente Glaurung apenas deixou uma névoa nos olhos dos filhos de Húrin, completando o feitiço de Morgoth.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo