• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Túrin e seu destino

Se os homens estão pouco representados, não foi por culpa dos elfos. E Túrin em momento algum foi caçado ou desprezado pelos elfos, com a excessão de Saeros. Foi muito louvado. E seu destino considerado trágico, não funesto ou revoltante do ponto de vista deles.

Quanto a esta idéia, realmente é algo a ser considerado, pois, se os proprios eldar (senhores em saber e entendimento nas obras de Tolkien) não recriminaram Túrin, deviam ter, após ponderado todos os fatos, chegado a conclusão de que, ao menos na maior parte do tempo, ele fora influenciado pela maldição de Melkor.
Melkor não permaneceu imóvel apenas observando a maldição transcorrer sozinha, ele próprio trabalhou para que ela se consumasse. Quando Glaurung confunde Túrin na Ponte de Nargothrond, fazendo-o ir até onde imaginava estar sua mãe e irmã ao invez de ir salval a donzela elfica que deveria proteger pelo juramento feito a seu amigo moribundo, movimentou totalmente o destino de Túrin de volta ao caminho da maldição e acabou com as chances que ele tinha de salvar-se do incesto e da morte.
 
Sai, Nietzsche! Sai deste corpo que não te pertence! :lol:

Só não vá culpar Bilbo, Finrod e Andreth por não terem sido suficientemente imparciais em suas compilações. Relatos orais sempre foram e sempre serão arquivos pessoais de cada contador. Verdade absoluta dos fatos não existe. Os elfos relataram suas histórias para os homens e hobbits, no caso de Bilbo. E Tolkien deixa isso bem claro em alguns trechos do Silma que raramente os eldar olharam para a história de outros povos, além daquelas onde elas se cruzaram.

Se os homens estão pouco representados, não foi por culpa dos elfos. E Túrin em momento algum foi caçado ou desprezado pelos elfos, com a excessão de Saeros. Foi muito louvado. E seu destino considerado trágico, não funesto ou revoltante do ponto de vista deles.

Agradeço a reafirmação de meu post quotado pelo colega, assim como sempre coloquei, a verdade não pode ser absoluta, pois ela somente existe através de cada indivíduo, a minha verdade não é a verdade dos demais colegas. Exatamente por isso a narrativa dos Noldor é tendenciosa, minha análise delas é tendenciosa, e assim sucetivamente. Mas isso não implica na relativização das fontes.
Apenas apontei o cuidado no caso da análise, que, por sua vez, passa uma imagem negativa, como absoluta, ao fim das contas, de Túrin. Ele é um herói, mas que graças a seus erros "pagou o preço", no entanto, ele paga uma parcela da dívida dos Noldor, analisando categoricamente a questão.
Por isso ressalvo a questão, "erros", "heróis", do ponto de vista de quem? Dos Noldor, eis a questão em foco. Sendo assim, é tendencioso; o que por sua vez não é um termo pejorativo, apenas consciente. =]

Apenas me questiono, se "Tolkien deixa isso bem claro em alguns trechos do Silma que raramente os eldar olharam para a história de outros povos, além daquelas onde elas se cruzaram", por que então tive de quotar um post tão pouco analítico, "preguiça", ou analisou apenas após minha colocação?

De certo, não sendo agressivo, e nem sendo uma queixa que gostaria de levar a administração, apenas não gosto de colegas que usam meus posts para explanações já feitas, ou elucidações desnecessárias.

Abraços.
 
Meninos....por favor.:roll:

Eu fico aqui pensando. Todos erram na T-M alguns muitos e outros poucos. Mas eu entendo que os erros de Turin eram exatamente o que o Inimigo queria. E isso os torna muito grave a ponto de acontecer uma desgraça após a outra.
 
Sim..o problema foi esse...ele sempre errava em pontos cruciais...

Estou rerererere=lendo sua hist´roia...o destino o forjou duro. Alem de herdar da mãe o jeito masi quieto, ele foi criança na Nirnaeth, el eivu os orientais chegando...ele perdeu sua irmã que ele mais amava...ele sofreu muito, e sua mão o censurava quando ele queria chorar...por isso, cresceu sendo assim, masi sério e com poucos amigos. Mas todos que o conheciam, tinah ele como um grande amigo, pois sempre fora fiel e leal.
 
Os "erros" de Túrin são construções sociais, por isso são "o que o inimigo queria", ele se encontra em meio a uma guerra que não lhe pertence, mas uma guerra da qual não pode fugir. Sendo assim, seus anseios, suas pré-ocupações, são muito mais sucetíveis ao Inimigo como ferramenta de propagação de seus meios.
O que, por sua vez, mesmo concordando com sua idéia, não vejo como "erros de Túrin", apenas como ações sociais, o indivíduo Túrin foi compelido a essas ações, em grande parte, devido à atos pré-existentes; a questão da própria Nirnaeth na qual seu pai fora inserido.

Mas, vejam bem, não estou analisando o "certo" e o "errado", nem um julgo moral do contexto histórico, aliás, defendo o contrário, e por isso nego noções como "erros", "atos funestos", e coisas afins.

Abraços. =]
 
Acompanhando a trajetória de Túrin até seu fim, fiquei pensando o que poder foi mais decisivo em sua queda. O de Melkor, que, além de humilhar Húrin e sua família, desejava a destruição de Thingol e Melian em Doriath e de Turgon em Gondolin; ou foi a Maldição de Mandos, imposta sobre os noldor para que não realizassem nada na T-m e suplicassem o perdão dos Valar? E Túrin Turambar? Sendo Senhor do Destino, poderia ele ter frustrado tais forças? Tuor foi o escolhido por Ulmo. E quem dos Valar olhou pelos Filhos de Húrin?


PS: Não foi preguiça, Arcáno. Só queria lhe chamar a atenção para o uso recorrente em seus posts da palavra "tendencioso". Eu deveria ter sido mais claro em minha colocação. E, como vocÊ já explicou que o uso não foi em tom perjorativo. Está encerrada a polêmica. Valeu.
 
Bom, nunca foi mencionado nenhum Valar em sua história. E Não acho que Túrin conseguiria impedir a queda de Doritah, ela surgiu antes dele chegar lá...quando Thingol cobiçou a Silmaril. E Gondolin, teve seu mensageiro, mas Turgon não o ouviu.
 
Como muito bem colocou Elring, Ulmo esteve sempre acompanhando os momentos decisivos da vida de Tuor, mas quais dos Valar olharam pela prole de Húrin?
Eis a questão, tomando ainda a concepção de Melkor, não como o mal, mas sim como o "outro", não teria sido a "sorte" deles ligada a Melkor (digo, sem julgar as atitudes de Melkor, mas pensar que ele "escolheu" esses homens)?
Mas, expondo (algo que raramente faço) minha opinião pessoal acerca da questão de Túrin e da Profecia de Mandos, digo que Túrin ao menos desviou o pólo norteador da questão, talvez ele tenha esclarecido aos Valar o erro que cometeram para com os elfos (digo isso, ainda pensando no trecho de Contos Inacabados, onde na parte acerca dos Istari é dito que a missão deles era como uma tentativa dos Valar de corrigir erros passados, como o de isolar e proteger os elfos diretamente).

Abraços.
 
Não, mas sim que eles assumiram um erro que cometeram na questão dos elfos, levá-los até Aman, tentar isolá-los de Melkor, e assim protegê-los. E isso mostrou-se através de Fëanor um erro.
A missão dos Istari (como dito em Contos incabados) tem como um de seus principais intentos "consertar" esse erro, não repeti-lo com os humanos.
 
Ainda estou lendo sobre ele, mas Melian acredito eu que quis dizer em um Destino feliz, sua linhagem fora amaldiçoada por Morgoth e seu pai esta no topo de uma das Thangorodim... então o que podemos esperar de uma Maldição dessas... :think:
sil-melkor.jpg
 
O caráter da maldição é forte, mas antes de "pura superstição", ela configura a materialização do erro dos Valar para com os elfos ao levá-los para Valinor, tentando isolá-los do mundo. Aliás, o isolamento de Valinor, através das Pellóri, já é um grave erro, uma intervenção no livre arbítrio resultante do livre arbítrio (por isso digo que ele se anula, e deixa de existir na prática).
 
Última edição:
E das unicas historia que eu passo quando leio vezes sem conta as obras de Tolkien, acho triste e por isso tento não ler. Túrin é familiar de Tuor e tem um destino muito diferente... para pior. É pior que o Neto morrer na Tropa de Elite, é triste.
 
Não consideraria pior, e creio que nem o autor.
Túrin sempre carregou o semblante da "raça" humana consigo, e estava cogitado (em textos não publicados) a idéia de Túrin, ao lado de Tulkas, dar o desfeixo no apocalipse tolkieniano, a Segunda Profecia de Mandos, onde Túrin daria fim a existência de Melkor.
 
Sim, Túrin representa um pouco a tal "sombra" sobre os homens. E não diria triste e somente triste. Ele, no final, encarou seu destino de frente, ao ir de encontro com Glaurung. Túrin foi o maior homem de todos (li isso em algum canto, onde ele era considerado pelso eldar o maior de todos os Atani).

OFF: E tipo...Túrin tinha a força de um homem, a habilidade dos elfos, a tradição e conhecimento do povo de Doriath, foi companheiro de luta de Beleg, tinha também a postura de um elda e uma coragem muito acima da média. Ele era o Cara. Ele até rejeitou uma elfa!
 
Nossa, e não é que você levantou uma questão interessante Neithinho! =]
Apesar de todo contexto, Túrin desde o início não compartilha do amor de Finduilas, ele de fato a rejeita. É claro, ele é livre para amar quem ele desejasse, mas essa rejeição pode ser um "sinal" do autor de sua vontade para com a personagem de Túrin (pensando até mesmo na Segunda Profecia); seria um diferencial.

Seria Túrin, dentro das obras de Tolkien, o ümbermench (além-do-homem) que Nietzsche coloca em sua transvaloração dos valores? Suas características anti-heróicas (ao molde tradicional), sua superação de valores; ele é um "herói" incestuoso, assassino, vingativo (e vejam, eu não estou fazendo julgo de valores, apenas apontando a visão consensual acerca do assunto, da qual, por sinal, não compartulho).
 
Última edição:
Nossa, e não é que você levantou uma questão interessante Neithinho! =]
Apesar de todo contexto, Túrin desde o início não compartilha do amor de Finduilas, ele de fato a rejeita. É claro, ele é livre para amar quem ele desejasse, mas essa rejeição pode ser um "sinal" do autor de sua vontade para com a personagem de Túrin (pensando até mesmo na Segunda Profecia); seria um diferencial.

Seria Túrin, dentro das obras de Tolkien, o ümbermench (além-do-homem) que Nietzsche coloca em sua transvaloração dos valores? Suas características anti-heróicas (ao molde tradicional), sua superação de valores; ele é um "herói" incestuoso, assassino, vingativo (e vejam, eu não estou fazendo julgo de valores, apenas apontando a visão consensual acerca do assunto, da qual, por sinal, não compartulho).

Neithinho o KCT, meu nome é Zé Pequeno Porr*!

Bom, Turin sempre foi diferente. Quando criança, era quieto, moreno, enquanto os outros eram mais alegres e a maioria tinha cabelos loiros. Em Doriath, Nargotrhond, era o único homem, e entre os proscritos e os homens de Brethil, sempre foi o mais nobre.

Sobre a bota que ele deu na elfa que queria dar uma de Luthien (ou dar como...esqueçam), é algo muito diferente mesmo. Turin é diferente de qualquer outro personagem, Tolkien sem dúvida tinha um carinho muito especial por ele, e se bobiar, a Segudna Profecia por ter sido escrita como uma compensação para Turin (por que não? Já que Turin dá o último golpe e tudo mais.). Nunca entendi porque ele chutou Finduilas. E sempre imagino que, caso ele tenha ficado com ela, a sina dele o abandonaria mesmo, como DIsse Gwindor.

PS: Não dê uma de Glaurung!! Ele matou Beleg pois pensava que ele era um Orcs; Ele não queria matar Saeros, apenas brincar com ele; Ele com..ele casou-se com Nienor pois NUNCA imaginaria que ela fosse sua irmã!!!:disgusti:
 
Mas, de fato, ele se relacionou sexualmente com a irmã, matou Beleg, e deixou Finduilas morrer. =]

O que, ao menos ao meu ver, não o descaracteriza como redentor da humanidade; como previsto na Segunda Profecia.
 
Se existisse um tribunal da TM, ele seria absolvido!!! (poderíamos fazer!! Seria legal!!)

E sim, ele, sendo o maior dos atani, merece sim ser o "redentor".
 
Eu não o absolveria, pois, jamais o indicaria como réu.
Túrin é o maior exemplo humano que habitou Arda.

Aragorn, por exemplo, concretizou os sonhos dessas lendas (Túrin e Beren) da Primeira Era. Pode-se dizer que ele os superou, mas em seu contexto a bravura destas lendas permitira que assim o fosse.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo