• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tupi

Ipanema - Água suja
Tijuca - água Podre

Sei isso..
mas não sei a definição de água.. deve ser mais de uma, já que Ipanema e Tijuca não possuem nenhuma semelhança, mas ambas possuem água no seu significado...
 
Olha, eu fiz algumas aulas de Tupi, se vc quiser (ou se todos quiserem) posso passar umas noções Gramaticais pra galera depois (quando eu chegar em casa e tiver um tempo)
 
Knolex disse:
Ipanema - Água suja
Tijuca - água Podre

Sei isso..
mas não sei a definição de água.. deve ser mais de uma, já que Ipanema e Tijuca não possuem nenhuma semelhança, mas ambas possuem água no seu significado...

Knolex... Eu já ouvi falar que Tijuca queria dizer "entre morros"
o que explicaria essa diferença aí... de ipanema eu jah tinha ouvido, agora onde vc viu isso da tijuca???

Bom... o pessoal falou que ita eh pedra... eu lembrei de Itacunhã, que eh uma montanha com forma de mulher... por tanto cunhã deve ser mulher.

os Meus tios avós foram (e um deles ainda é) grandes indialistas.... queria ter conhecido eles...

saiu ateh na época uma matéria sobre um deles que morreu mes passado, o Orlnado Villas-Bôas.
 
Se eu não me engano, Gonçalves Dias chegou a escrever um compêndio a respeito do Tupi. O "I-Juca-Pirama" acho que signifca "aquele que deve(vai) morrer". Enfim, deve ter nas obras completas, tá lá em cima na estante. Acho que tem algumas noções gramaticais e uma espécie de dicionário.
 
Nossa, Ipanema água suja, que coisa não :roll: ...o Flamengo que deveria se chamar Ipanema! Hohoho!!

Tupi rocks... tupi é a língua da nossa terra...
Deveríamos valorizá-la mais, mas fazer o que, agora a droga ja foi feita... portugueses :roll:
 
Moacir= Filho da Dor :mrgreen:

Tem um filme os atores falam em Tupi, eu vou procurar e aí eu edito aqui, é muito legal o filme.
 
Laurelin Vox disse:
Nossa, Ipanema água suja, que coisa não :roll: ...o Flamengo que deveria se chamar Ipanema! Hohoho!!

Tupi rocks... tupi é a língua da nossa terra...
Deveríamos valorizá-la mais, mas fazer o que, agora a droga ja foi feita... portugueses :roll:

Sem dúvida, poderíamos ter muito mais palavras do tupi presentes em nosso vocabulário diário se o homem branco não tivesse dizimado nossa população indigena impondo o seu idioma.

No Paraguai e Bolivia os idiomas nativos dividem espaço de igual pra igual com o espanhol porque pelo menos nesses países isso não aconteceu de forma tão devastadora como foi aqui.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo