• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tuor

AragornII

Usuário
O q aconteceu com o Tuor depois da queda de Gondolin,não lembro e emprestei meu Silma,se alguem pudesse me ajudar,obrigado
 
Tuor junto com Idril conseguem escapar de Gondolin por uma passagem secreta. Após um tempo, Tour construiu um barco e partiu para o Oeste.
 
Tem certeza q ele foi pro oeste?? mas se foi se perdeu em algum lugar, pq é dito q o único a conseguir tal proeza foi Ëarendil..
 
Tolkien no Silmarillion disse:
(...)E, com Idril Celebrindal, zarpou em diração ao por-do-sol e do oeste (...) contou-se que apenas Tuor, de todos os homens mortais, foi incluindo dentro os da raça elfica (...)E seu destino é separado do destino dos homens
Isso tá na ultima página do capítulo "De Tuor e a Queda de Gondolin", no ultimo parágrafo. Eu fiquei com preguiça ( :oops: ) de escrever tudo.
Mas por aí dá para se ver que Tuor não só foi a Valinor, como foi aceito e lá vive até hoje :mrgreen:
 
talvez encontre e nao teja sido citado....

putz, mas como que a minha memória tá fraca hein.. hhhehehhe me esquecendo desses detalhes. :osigh:
 
Proview disse:
Mas por aí dá para se ver que Tuor não só foi a Valinor, como foi aceito e lá vive até hoje :mrgreen:

Ele foi aceito como uma compensação por Lúthien e vive entre os Noldor, tornando-se, espiritualmente, um elfo.

Tolkien disse:
But Tuor alone of mortal Men was numbered among the eldar race, and joined with the Noldoli [Noldor] whom he loved, and in after time dwelt still, or so it hath been said, ever upon his ship voyaging the seas of Fairyland, or resting a while in the harbours of the Gnomes of Tol Eressëa; and his fate is sundered from the fate of Men.


Parabéns pra ele. :)
 
Imadofus disse:
O estranho é que Eärendil não encontra Tuor e Idril quando vai à Valinor. :think:

Eu não estou muito lembrado, mas quando Earendil chegou a aman não havia ninguem que pudesse recebe-lo, pois estavam todos em época de festejo. Além disso quando ele foi ao encontro dos Valar a ele logo foi dada a sina de navegar pelos céus !!
E Aman era um continente bem grande... não acho que ele ia achar o assim tão rapido Tuor e Idril.
 
Bom, é uma idéia interessante, mas de qualquer modo esse texto (que trata de tuor em Valinor) é antigo, com formatos descartados de tolkien, e a narrativa "de tuor e a queda de gondolin" nunca foi completado, tanto que no Contos INacabados acabou sendo narrado como "De Tuor e da sua Chegada a Gondolin" pois o texto coerente e em forma madura so descreve até as portas da mesma.

Encaixo-o na mesma categoria da Quenta Noldorinwa sobre a segunda Profecia. Válido por ser o único material sobre, mas a ser encaradao mais ou menos como P Hobbit no contexto geral do Legendarium. Ou seja, deve ser aceito, mas com concessões.

Namarië
 
Imadofus disse:
O estranho é que Eärendil não encontra Tuor e Idril quando vai à Valinor. :think:

Estranho? Isso é cruel... Quando eu li a primeira vez essa parte e vi depois o começo do capítulo seguinte, eu tive certeza de que eles dois não haviam chegado a Valinor. Essa versão que o Fëa postou do final do capítulo 23 é a que está no Quenta Noldorinwa; a versão do Silma (adaptada pelo CT) não garante que Tuor tenha chegado em Aman.

É verdade que há uma citação posterior nas Cartas que desmente inteiramente essa minha primeira impressão: é a citação em que se fala que o caso de Tuor foi uma compensação pelo caso de Lúthien. Tuor deve afinal ter chegado lá. Mesmo assim, não posso garantir que o Tolkien inicialmente não quisesse mesmo indicar que Tuor e Idril haviam se perdido no mar e só mais tarde tenha mudado de idéia.

(editado para corrigir erros no meu argumento)
 
o caso de Tuor foi uma compensação pelo caso de Lúthien.
Então cada elfo tinha seu lugar em Amam garantido,e se ele não fosse ,um dos mortais seria aceito,como a Arwen q cedeu seu lugar ao Frodo?Ou eu viajei?
 
AragornII disse:
o caso de Tuor foi uma compensação pelo caso de Lúthien.
Então cada elfo tinha seu lugar em Amam garantido,e se ele não fosse ,um dos mortais seria aceito,como a Arwen q cedeu seu lugar ao Frodo?Ou eu viajei?

AragornII disse:
o caso de Tuor foi uma compensação pelo caso de Lúthien.
Então cada elfo tinha seu lugar em Amam garantido,e se ele não fosse ,um dos mortais seria aceito,como a Arwen q cedeu seu lugar ao Frodo?Ou eu viajei?


Sim, cada elfo tinha seu lugar em Amam, seja em vida ou depois quando "morressem". Mas não era só não ir e escolher alguém pra ocupar o seu lugar, em geral os que para lá foram tiveram seus motivos e fizeram os seus feitos. Frodo é um exemplo, foi pra lá curtir seus últimos dias, relaxando um pouco. No caso de Gimli, por exemplo, Galadriel intercedeu, mexeu os pauzinhos e o anão pegou carona com o Legolas.

Resumidamente, os mortais em Amam eram exceções e muito "furdunço" já foi causado por isso.
 
Lordpas disse:
Sim, cada elfo tinha seu lugar em Amam, seja em vida ou depois quando "morressem".

Lordpas, é correto dizer que o lar dos elfos era Aman, mas não dizer que cada elfo, individualmente, tinha um lugar marcado para ele em Aman. Frodo não teria sido aceito, por mais que precisasse/merecesse uma temporada em Aman e mesmo com a não ida de Arwen, se alguém não tivesse intercedido por ele; e esse alguém foi justamente Arwen, que foi a primeira pessoa a perceber os problemas que Frodo teria enquanto ficasse na TM. Na verdade, ela usou o argumento do lugar vago justamente para dar um viés de justiça, e com isso reforçar, o seu pedido para que Frodo fosse embarcado para Aman. O Tolkien explica isso na carta 246.

Mas pondo de parte essa situação particular do Frodo, de forma geral não há sentido em se julgar que um mortal possa substituir um elfo 'tomando o seu lugar' em Aman, pois os mortais tinham que deixar Aman mais cedo ou mais tarde.
 
Lordpas, é correto dizer que o lar dos elfos era Aman, mas não dizer que cada elfo, individualmente, tinha um lugar marcado para ele em Aman.

Sim, foi um erro de expressão, o que eu realmente queria dizer é que os elfos ao desencarnarem vão para os salões de Mandos, ou seja, de uma forma ou de outra vão para Aman.
 
Eu acho que Tuor e Idril morreram no mar! Não era permitido a entrada de nenhum humano em valinor (mandos quase nao deixou o proprio earendil com a silmarill viver!!) acho meio dificil eles terem sobrevivido. Acho que eles estão tomando um cafézinho em Mandos mesmo!
 
Caraca voce foi buscar esse tópico lá no fundo do baú hein? 8O

Tuor é o único dos Atan que foi incluido entre os Eldar, portanto ele mora em Valinor junto com Idril.
 
Denethor II disse:
Eu acho que Tuor e Idril morreram no mar! Não era permitido a entrada de nenhum humano em valinor (mandos quase nao deixou o proprio earendil com a silmarill viver!!) acho meio dificil eles terem sobrevivido. Acho que eles estão tomando um cafézinho em Mandos mesmo!
Posts anteriores:
Proview disse:
Tolkien no Silmarillion disse:
(...)E, com Idril Celebrindal, zarpou em diração ao por-do-sol e do oeste (...) contou-se que apenas Tuor, de todos os homens mortais, foi incluindo dentro os da raça elfica (...)E seu destino é separado do destino dos homens
Isso tá na ultima página do capítulo "De Tuor e a Queda de Gondolin", no ultimo parágrafo. Eu fiquei com preguiça ( :oops: ) de escrever tudo.
Mas por aí dá para se ver que Tuor não só foi a Valinor, como foi aceito e lá vive até hoje :mrgreen:

Fëaruin Alcarintur disse:
Proview disse:
Mas por aí dá para se ver que Tuor não só foi a Valinor, como foi aceito e lá vive até hoje :mrgreen:

Ele foi aceito como uma compensação por Lúthien e vive entre os Noldor, tornando-se, espiritualmente, um elfo.

Tolkien disse:
But Tuor alone of mortal Men was numbered among the eldar race, and joined with the Noldoli [Noldor] whom he loved, and in after time dwelt still, or so it hath been said, ever upon his ship voyaging the seas of Fairyland, or resting a while in the harbours of the Gnomes of Tol Eressëa; and his fate is sundered from the fate of Men.


Parabéns pra ele. :)

:wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo