• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tuor foi incluído??

Não é o fato de um mortal ficar em terras imortais que o torna imortal, bem pelo contrário. Os únicos outros mortais que pisaram em tais terras ou ficaram "aprisionados" (metaforicamente ou não, não se sabe) até o fim dos tempos (Ar-Pharazôn e cia.) ou foram para terem uma morte tranqüila (Bilbo e Frodo). Tuor virou "imortal" por intervenção divina e foi considerado como pertencente aos Noldor não por simplesmente viver entre eles, mas por ter assumido as características da raça após tal intervenção.

A questão do mérito fica a cargo do que o próprio Eru considera merecedor ou não. Não esqueça também que o que é relatado de Tuor no Silmarillion e no CI são versões incompletas da história (que pode ser daí que vem a tua impressão de que ele não tenha feito nada muito "importante"). A versão completa do conto "A Queda de Gondolin" se encontra no HoME 2, The Book of Lost Tales part 2, que independentemente de ter este ou aquele elemento fora de sincronia com o legendário tardio, mostra o quanto Tuor se esforçou para defender uma cidade e um povo que sequer eram os dele, mas que ele adotou por afeição não só por Idril, mas pelos próprios Noldor. Só pela defesa de Gondolin ele já seria merecedor dessa "bênção", mas ainda há o fato de que graças à união dele com Idril é que foi possível o nascimento de Eärendil, que foi a salvação de todos, em resumo. Isso deve ter sido levado em consideração também.

O caso de Beren e Lúthien é diferente porque os próprios fizeram escolhas diferentes. A Beren foi dada a opção de voltar à vida (coisa que nenhum outro Homem podia fazer); Lúthien podia, como Elfa, mas resolveu voltar como mortal para poder viver junto com Beren e, após a segunda morte de ambos, terem o mesmo destino. Eles estavam pensando bem "mais à frente" aqui. Agora, voltar à vida e ainda ser imortal seria um pouco demais, não? Fora que a opção foi dada por Manwë, que por si só não podia mudar o destino dos Eruhíni; ele pensou bastante a respeito da questão e é dito que a vontade de Ilúvatar lhe foi revelada, e o que ele propôs aos dois foi decorrente disso. De modo que Eru tinha outros planos para Beren, sejam lá quais forem.

Quanto a Aragorn, por mais esforçado que ele tenha sido, seus feitos não chegam realmente aos pés dos de seus antepassados e, de qualquer forma, fica claro no Apêndice A que ele escolheu a própria hora da morte porque já estava cansado (após uma vida excepcionalmente longa, que lhe foi garantida também, como não havia sendo aos Dúnedain até então) e não há nada indicando que ele estava ressentido de não ter recebido alguma "bênção" especial pelos serviços prestados - ainda mais porque Arwen já havia desistido de sua própria imortalidade para ficar junto com ele e, portanto, teria o mesmo destino que ele no pós-vida. Isso deve ter sido "bênção" suficiente para Aragorn.

No fim, todos os casais "predestinados" se deram bem e viveram felizes para sempre dentro ou fora dos Círculos do Mundo. =]

Excelente!, é isso mesmo, disse praticamente tudo ;)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo