• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Túmulo dos Vagalumes (Hotaru no Haka, 1988)

Dê uma nota para o anime/mangá.

  • 9

    Votos: 0 0,0%
  • 6

    Votos: 0 0,0%
  • 5

    Votos: 0 0,0%
  • 4

    Votos: 0 0,0%
  • 3

    Votos: 0 0,0%
  • 2

    Votos: 0 0,0%
  • 1

    Votos: 0 0,0%
  • 0

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    13

Faramir Estel

By Demons Be Driven
Sinplesmente o melhor anime feito, IMO. Com 1:30 h de duração Grave of Fireflies conta a história do jovem Seita e sua pequena irmã Setzoku que vivem o terror da segunda guerra mundial no japão.
Durante um ataque a sua cidade, Seita e sua irmã perdem a mãe e vão morar com a tia na cidade vizinha, e indo nisso o anime se desenvolve.

A história parece ser clichê para muitos, mas o autor se trata do amigo de Hayo Miyazaki, Isao Takahata, também do estúdio Ghibli.

Pra quem nunca viu vale a pena conferir, se você já viu algo do estúdio vá atrás desse filme porque provavelmente ele é o melhor, se não conhece vá atrás do mesmo jeito pois trata-se de uma obra prima da animação japonesa.

PS: Esse filme arranca lágrima até de pedra. :(
 
Última edição:
Re: Grave of Fireflies

Na verdade, axo q esse daí é do Isao Takahata.....naum?

Mas concordo.....É um excelente anime.....
Dos q eu assisti (IMO tb), rivaliza com as grandes produções premiadas.....
 
Re: Grave of Fireflies

Q eu me lembro bem desse anime era da dublagem da menininha.....Q tinha sido feito por uma garotinha mesmo de 5 anos em vez de um adulto imitando uma garotinha.....
E tb q a parte inicial do filme acaba tendo um significado mto maior na segunda vez q tu assiste.....Da primeira vez tu (eu, pelo menos) acaba até eskecendo dakela sequencia.....

Mas em se tratando de desenho triste.....Só tem um q pra mim rivaliza com esse (até agora) em melancolia.....Q é um desenho coreano xamado Oseam.....
 
Re: Grave of Fireflies

Mas em se tratando de desenho triste.....Só tem um q pra mim rivaliza com esse (até agora) em melancolia.....Q é um desenho coreano xamado Oseam.....
Oseam é bem triste sim, mas acho que num chega na ponto de Grave of Fireflies, mas um muito bom é o What A Beatiful World, foi um dos melhores que eu já vi.
 
Re: Grave of Fireflies

Eu não sei o que dizer sobre Grave, é tocante demais, eu tive sensações horríveis ao assisti-lo, mas vale a pena. É excelente em termos de enredo, não acho que as pessoas apoiariam qualquer tipo de guerra depois de ve-lo.
É lindo e horrível e eu não veria de novo.

Soluços de choro e sensação de "A humanindade fede": é isso que ele causa.
 
Re: Grave of Fireflies

A experiência de assistir Grave of the Fireflies é difícil e enriquecedora. Minha avó não parava de chorar quando o assistiu. Aliás acho raro quem não consiga segurar uma lágrima na primeira vez. Apesar disso, houve uma época em que eu achava que o desenho apelava às vezes para o melodramático. Hoje em dia mudei novamente de opinião e acho que uma das fontes da força do desenho provém dos delicados pequenos momentos como na cena do ofurô ou dos vagalumes, que contrastam-se aos momentos mais tristes.
O diretor nos faz, porém, uma crítica ao "orgulho" do jovem Seita, que talvez tivesse sobrevivido com a irmã se permanecessem na casa da tia, mesmo ela sendo cruel com eles.
 
Re: Grave of Fireflies

SPOILERS (sei lá)


Quickbeam disse:
O diretor nos faz, porém, uma crítica ao "orgulho" do jovem Seita, que talvez tivesse sobrevivido com a irmã se permanecessem na casa da tia, mesmo ela sendo cruel com eles.
Na verdade, se naum estou enganado, o desenho é uma adaptação de uma autobiografia.....
De uma pessoa q passou essa história em vida e se sentiu culpado pela morte da irmã.....Escrevendo o livro como autopunição e pra deixar a memória dela sempre viva.....
Mais ou menos igual ao otro desenho q eu citei aki q tb é uma adaptação da autobiografia de um monge.....

Mas eu posso estar confundindo as coisas.....
Pq aquela primeira cena do desenho teria q ser uma licença poética do diretor pra deixar o desenho mais melancólico ainda.....
 
Re: Grave of Fireflies

Sim, é verdade que foi baseado em um livro mas eu estava me referindo à uma das intenções do diretor ao realizar a adaptação. Há uma entrevista com Takahata em que ele comenta, entre outras coisas, que o "orgulho" do personagem Seita era uma faceta da estória que ele queria que fosse interpretada como crítica à juventude japonesa. No entanto, esse aspecto foi praticamente ignorado pela maioria das pessoas que assistiu o filme, devido provavelmente ao alto impacto dramático da estória.
O livro pode ser considerado semi-autobiográfico, parte baseado na vida de Akiyuki Nosaka e parte ficcional. O próprio autor declarou em entrevista que omitiu ou modificou ações do personagem Seita de modo a torná-lo mais generoso em seus atos, realizando coisas que o autor quis mas não conseguiu fazer na vida real. Ou seja, o próprio material fonte já inclui uma dose de liberdade artística.
Resumindo: o que eu quis comentar é sobre a possibilidade de interpretação de alguns elementos da estória, mesmo sendo esta baseada em fatos reais.
 
Re: Grave of Fireflies

Eu sei.....
Mas o q eu tinha lido sobre esse livro é q nele já aparecia esse orgulho do personagem.....Pq seria exatamente esse o motivo q tinha feito o cara escrevê-lo.....

Mas concordo q é uma coisa q normalmente passa em branco.....
Eu mesmo só passei a pensar nisso depois q li algumas reviews e entrevistas sobre o desenho na internet.....
 
Re: Grave of Fireflies

Entendi. Não sabia disso.

Como não li o livro fica impossível saber as reais diferenças entre filme e livro (se é que existem muitas, pois parece haver muita fidelidade à fonte). Eu acabo ficando sujeito a informações de terceiros.
 
Re: Grave of Fireflies

Assisti hoje.
De fato é uma obra-prima emocionante digna de qualquer grande drama sobre a segunda guerra. Não cheguei a chorar em nenhum momento(poucos filmes conseguiram me fazer isso), mas é chocante ver como os irmãos se viram pra sobreviver, como as coisas vão piorando... sobre a parte psicologica dos personagens que ao longo do filme vai alterando.

Acredito que seja o melhor melhor longa de anime que já vi, ponho ele só atrás do Viagem de Chihiro que eu amo demais! hehe!

Porque esse tópico tá em animes? E não em Cinema? Todos longas de animes estão lá...
 
Re: Grave of Fireflies

Nossa... esse filme é lindo e triste mesmo... chorei demais, meu rosto ficou vermelho.. embora tenha adorado o filme, não quero ver de novo tão cedo...

Quanto à questão do orgulho do Seita, eu pensei nisso logo na primeira vez que assisti... porque logo que vi o filme, fiquei pensando qual seria a forma dos irmãos sobreviverem. E a única coisa que me ocorreu é que eles deveriam ter ficado na casa da tia, apesar dos maus tratos...
 
Re: Grave of Fireflies

Tô baixando agora... nunca tive a oportunidade de vê-lo, mas hoje terei à chance!!!
Veremos se honra mesmo todo esse glamour à cerca de sua capacidade!!!:lol:
 
Re: Grave of Fireflies

É verdade, o desenho é uma obra! E são raros os animês hoje em dia que atingem o mesmo grau de realismo que a história alcança. Se não me engano, esse desenho saiu no Brasil, mas em VHS há um tempão. O título em português fera Túmulo dos Vagalumes. :clap:
 
Re: Grave of Fireflies

Realmente o filme é muito bom!!!
Quem não viu... corra atrás!!!
Conheço um site que baixa em H264... se precisarem do link... só pedir por MP!!!
 
Túmulo dos Vagalumes (1988)

Alguem viu esse anime? Falaram que é da guerra acho, mto emocionante e tal, mas ainda não vi..parece ser bacana.
 
Re: Cemitério dos vagalumes

Eu já vi, é muito bonito! Inclusive já fizeram um live action dele, mas o anime é melhor!
Eu estou com as imagens no micro pra fazer um conjunto, quem sabe um dia...
 
Re: Cemitério dos vagalumes

Eu já assisti este anime, ele é depressivamente maravilhoso.

Se trata da história de dois irmãos, garoto mais velho e uma menina mais nova, durante a Segunda Guerra Mundial no Japão. O pai é convocado para lutar pela marinha japonesa e a mãe morre durante um dos bombardeios. Deste momento em diante, é mostrada a luta dos dois para sobreviverem em meio a pobreza de país em meio duma grande guerra.


A tradução correta para o título do filme seria: Túmulo dos Vagalumes (Grave Of The Fireflies), que é o mais divulgado no Brasil, até o momento.


Versão live-action: http://www.ntv.co.jp/hotaru/
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo