• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Túmulo de Elendil

Uma coisa que eu estranhei quando li este tópico é que todo mundo aqui está tomando como ponto pacífico que o memorial de Elendil em Halifirien NÃO era um túmulo, no sentido de haver restos mortais dele lá. Eu acho que, neste sentido, o memorial era um túmulo, sim. Tem dois trechos que confirmam isso em Unfinished Tales, que eu transcrevo abaixo:

Trecho 1 é a fala de Isildur logo depois dele pôr a caixinha com sei-lá-eu-o-quê dentro do "túmulo":

'This is a TOMB and a memorial of Elendil the Faithful. [...]'

Trecho 2 é o diálogo entre Cirion e o Lord de Dol Amroth, quando este vê a inscrição em Tengwar no "túmulo":

" 'Is this then a tomb? But what great man of old lies here?'

'Have you not read the letters?' said Cirion.

'I have,' said the Prince, 'and therefore I wonder; for the letters are lambe, ando, lambe, but THERE IS NO TOMB FOR ELENDIL, nor has any man since his day dared to use that name.'

'Nonetheless THIS IS HIS TOMB,' said Cirion [...]"

Do trecho 1 acho que fica claro que Isildur pretendia que o memorial fosse um túmulo mesmo, e não apenas um memorial. A gente não sabe o que havia na tal caixinha, mas é bem possível que fosse algo do corpo de Elendil; essa especulação aqui me parece razoável. E do trecho 2 dá para ver que essa intenção foi transmitida impecável para os Stewards. Que o Príncipe tenha dito que não há um túmulo para Elendil me parece mera falta de informação da parte dele.
 
Realmente, Swanhild. Tinha me esquecido desta passagem da Tradição de Isildur. Parece então que Elendil foi cremado e suas cinzas depositadas em Halifirien.
 
Entramos em acordo fácil assim, Galahan?

Sempre pensei nessa idéia da cremação com relação ao Elendil, embora lendo esse tópico de vocês, eu tenha ficado com algumas dúvidas. "Casket", que é a palavra usada para designar a tal caixinha no original, aparentemente se refere a uma caixa que pode ser bem pequena, do tamanho de um porta jóias, e que em geral é usada para guardar jóias mesmo. Eu já vi porta jóias grandinhos, mas de qualquer maneira ao pesquisar melhor o vocabulário fiquei com a impressão de que talvez Elendil (ou mesmo suas cinzas) não coubesse inteiro lá dentro... por isso levantei a possibilidade de que apenas alguma coisa dele, e não ele inteiro, pudesse ter sido preservada. Mas, de qualquer modo, acho impossível que não tenham, dentro da história, preservado ou enterrado direito, com todas as honras, alguma coisa dele.
 
Não há porque discutir quando a resposta mais coerente surge, Swanhild. Minhas afirmações anteriores se baseavam somente na discussão entre Eorl e Cirion, que fica parecendo que os restos de Elendil não estavam no túmulo. Mas este trecho da tradição de Isildur traz fortes indícios de que Elendil fora cremado, senão o porquê da caixa depositada ali e da afirmação de Cirion para Eorl. Se for para fazermos suposições, fiquemos com a mais plausível :wink:
 
Pois pode ser que o calor que emanava do corpo de Sauron tenha matado Gil-galad e Elendil por que ao ter seu corpo derrotado, tenha de certa forma, elevado o calor de seu corpo no ápice de sua dor, antes de "morrer", o que pode ter transformado os dois em carvão. Ainda pensando nessa hipótese, Gil-galad e Elendil teriam derrotado Sauron, mas pagaram o preço por derrotar um Maiar de tamanho poder. :twisted:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo