• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tudo que gostaria de saber mas tinha vergonha de perguntar

Hm... nao sei, mas eu nao concordo com o fato de quem faz maldade é mais lembrado. Na minha opiniao o numero de pessoas más sempre foi maior que o de pessoas boas, por isso o numero desproporcional de feitos. Fora que tem muita gente doida que faz mal pensando que faz bem, mas isso já é outra história.



Perguntas: Porque só vendem avelas, castanhas, panetonnes e outros alimentos ditos como "tipicos do natal" nos mercados no final-de-ano?
E porque algumas pessoas gostam mais de doces, e outras de salgados, e outras pessoas odeiam comer o que eu acho gostoso?
 
Débora Elbereth disse:
Perguntas: Porque só vendem avelas, castanhas, panetonnes e outros alimentos ditos como "tipicos do natal" nos mercados no final-de-ano?

?

Ficou confusa a pergunta. Dá para pensar que sua dúvida é que os mercados só vendem esses produtos no final de ano (ou seja, não tem outras coisas), ou que perguntou porque não vendem essas coisas no resto do ano, ou ainda porque esses alimentos são considerados típicos do Natal...

Vou considerar hipotese 2 e 3.

2) panetone hoje em dia não é vendido apenas no final de ano nas padarias. Quanto ao panetone da Bauducco, é porque o processo de fabricação implica em deixar a massa descansar por um tempo maior do que o panetone caseiro. De acordo com o Mayoros, eles vão fabricando a massa e estocando-a em geladeiras enormes até a época de natal. Outro motivo é porque os produtos tem uma determinada época de procura, e os comerciantes preferem não tomar prejuizo comprando a mercadoria para não vender e estragar nas prateleiras. O último motivo que posso imaginar é que estes alimentos tem um determinado período que podem ser colhidos e armazenados, e não dá para apressar mamãe natureza a dar nozes e avelãs quando não é epoca. Ainda mais que não temos invernos rigorosos, não temos a necessidade de armazenar avelãs, nozes, etc, como no hemisfério norte, e por isso, não há tanto consumo.

3) são considerados alimentos típicos de natal as sementes porque podem ser estocadas durante o inverno do hemisfério Norte, de onde vem a tradição de Natal.

E porque algumas pessoas gostam mais de doces, e outras de salgados, e outras pessoas odeiam comer o que eu acho gostoso?

Dois fatores influem nisso: genes e adestramento.

Nosso organismo é uma máquina regida pelos genes. São eles que decodificam os aminoacidos, proteinas, etc., e os transformam em tijolos adequados para a manutenção do organismo.

Dependendo do caso, um determinado tijolo ou cimento pode ser encontrado em determinado alimento. Este é um fator que influi no gosto.

Outro fator é a criação dos pais. Se os pais desde cedo tem o péssimo hábito de recompensar os filhos com doces, a criança terá um prazer redobrado (já que seratonina e açucar dão prazer ao cérebro) em comer doces. É um vício de educação que pode ser visto com vacinas e remédios, que normalmente são associados como punição para as crianças.

O número de fatores que dependem para o "gosto" de cada pessoa é a multiplicação do fator genético com o fator educacional. Ou seja, a diversidade é elevada a uma potência infinita. O que é otimo, considerando-se que seria uma catastrofe se tivessemos todos o mesmo gosto: seria uma guerra sangrenta onde todos só quisessem comer batatas mas não quisessem tocar em arroz.
 
Angus_Seawulfsson disse:
isso [olhos de cores diferentes] só ocorre em fêmeas
PORQUE isso ocorre eu não sei, mas acontece em homens também. David Bowie tem um olho d cada cor, e o ex-marido d uma amiga da minha mãe tb.
 
Berserk disse:
PERGUNTA: Pq eu sempre vivo escutando que o ser humano só utiliza 10% do cerebro... quem chegou a essa conclusão e como ??

Creio que acharam que, se usamos toda a área do cérebro, não teríamos mais como aumentar o conhecimento e essas coisas todas.
 
Obrigada pelas respostas.
O lance do panetone, que ele fica congelado o ano todo foi realmente novidade pra mim...
Já qto as nozes, e avelas, e parentes destes, já que duram bastante, deveriam continuar a ser vendidos... ou ainda damascos secos, e cerejas frescas. é raro ver um desses produtos, só em lojas especificas mesmo.

Qto a gosto por comida, faz sentido mesmo. Já ouvi dizer que mulher grávida come tijolo, por causa dos nutrientes. :mrgreen:
 
Débora Elbereth disse:
Qto a gosto por comida, faz sentido mesmo. Já ouvi dizer que mulher grávida come tijolo, por causa dos nutrientes. :mrgreen:

Crianças com verminoses sentem vontade de comer terra (falta de ferro, anemia). Gravidas nunca vi... :eek:
 
:think:
É verdade isso.
Eu sempre fiquei sabendo desses casos de mulheres com vontada de comer terra, telha e outras coisas, mas também nunca entendi bem o porquê disso.
 
Berserk disse:
Essas coisas que deveriam estar no topico de bizarrices !! :eek:

Porque? Estamos discutindo os motivos porque acontecem, e não estamos simplesmente sendo debilóides achando isso legal como os caras de Jackass. :grinlove:
 
Porque os aniversário de 15 anos são mais "especiais" do que ou outros aniversários? Qual a diferença entre fazer 14 e 15 anos? Alguém sabe de onde veio esse costume?
 
Eu nem sei se os aniversários de 15 anos são especiais, para mim, a idade que eu vou fazer é que é especial, por isso, pra mim agora são os 18... E quanto a festas de aniversário, eu sou um pouo como o Omykron... :mrgreen:

Omykron disse:
eu não sei, todos aniversários que eu fiz depois dos 13 anos eu só lembro metade da festa
Eheh, porque será? :roll:
 
Primula disse:
Berserk disse:
Essas coisas que deveriam estar no topico de bizarrices !! :eek:

Porque? Estamos discutindo os motivos porque acontecem, e não estamos simplesmente sendo debilóides achando isso legal como os caras de Jackass. :grinlove:

PQ ?? bem... pra mim, comer tijolos e terra soa, no mínimo, BIZARRO !!
E bizarro não é nescessáriamente legal... nesse caso é NOJENTO !! :disgusti:
 
655321 disse:
Porque os aniversário de 15 anos são mais "especiais" do que ou outros aniversários? Qual a diferença entre fazer 14 e 15 anos? Alguém sabe de onde veio esse costume?
A nossa cultura diz que com 15 anos uma menina deixa a infância e passa a ser mulher, uma adulta.É a passagem dessa idade infantil para a idade em que elas vão arranjar marido e taus (isso é coisa de antigamnte, quando as mulheres eram casadeiras e prendadas)
As festas de 15 anos são grandes eventos para que a moça seja apresentada a seus futuros maridos.Com o tempo a situação mudou mas o costume ficou.É tradição.
 
PORQUE isso ocorre eu não sei, mas acontece em homens também. David Bowie tem um olho d cada cor, e o ex-marido d uma amiga da minha mãe tb.


vlw pela correção (eu realmente num lembro direito dessas coisas de biologia)... mas se isso q vc escreveu tá certo (tb ocorre em homens...) tudo q eu escrevi tá errado... pq eu disse q é no cromossomo sexual X (as mulheres tem 2), o q impossibilita a ocorrência em homens, pois estes só possuem 1 cromossomo X... se alguém sabe o pq disso então posta ae... mals o erro :?
 
Em Portugal é proibido antes dos 16, mas sempre fazíamos uma marosca e arranjávamos tudo! :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo