Eu tinha feito um tópico nivo todo bunitinho sobre o nWoD pós-estréia como fazem no fórum de cinema, mas o malvado Skywalker me fez colocar aqui no fundo de 3 páginas de um tópico velhão:
Alguém já conseguiu dar uma olhada nos livros do novo WoD???
Tão muito, mas muito bons. Tem muita gente reclamando que tá parecido demais com o oWoD, e é até verdade, mas a minha impressão é q o nWoD é o WoD que a WW teria criado 13 anos atrás se já tivesse 13 anos de experiência.
Se os livros do fim do mundo eram o resumo de tudo que deu errado no oWoD, esses são o resumo de tudo que deu certo. Acabou-se o hiper-mega-meta-plot-vamos-nos-unir-nessa-conspiração-global e os vampiros se tornaram o que eles deveriam ser: predadores da noite que se unem em bandos. E esses bandos não custumam se dar bem.... É uma volta ao terror sobrenatural sem deixar de lado toda aquela coisa de sociedade vampírica que fez tanto sucesso... Acabaram-se tbm os vampiros super poderosos: agora os vampiros têm uma característica chamada Blood Potency (que seria o equivalente a geração) que deixa o vampiro consideravelmente mais poderoso, mas que diminui quando o vampiro entra em torpor - e agora os vampiros tem que entrar em torpor depois de muito tempo acordados (coisa de 2 séculos e qualquer coisa).
E quando os vampiros voltam do torpor, a sua memória se mistura com os seus sonhos, de forma que agora ninguém é capaz de afirmar com certeza qual é a origem do vampiro, o que acaba com aquela história do caim ter sido amaldiçoado por deus e todo vampiro saber disso.... As coisas estão bem mais misteriosas assim e abrem a possibilidade pra qualquer coisa.
E como não há mais sociedade mundial de vampiros (a camarilla ainda existe, mas agora é um culto e não uma ONU vampírica) ninguém sabe com certeza como que é a sociedade vampírica em lugarem muito longe, de modo que tudo q é verdade numa cidade não é necessariamente verdade em outra (coisa que pode surpreender os jogadores que acham que sabem tudo pq decoraram o livro).
Esse, aliás, é um dos aspectos mais interessantes do nWoD. Ao contrário de antes, o jogo se abre pra possibilidade de qualquer coisa existir, e não apenas o q tá escrito nos livros. Não apenas qualquer tipo de criatura pode existir, nada impede que existam outros tipos de vampiros, lobisomens ou magos.
E a idéia de criar um livro básico do cenário para mortais foi ótima. Além de impedir a repetição das regras em cada livro básico, tbm unifica as regras, de modo que agora ficou muito mais simples mesclar vampiros e lobisomens sem problemas como o que fazer quando um vampiro usa um poder que depende da humanidade da vítima em um lobisomem. Tá certo q a WW pegou um pouco da síndrome do D&D com regras específicas para veículos e coisas como dureza de objetos, mas nada que não possa ser simplesmente ignorado.
Bem, eu já estou com o WoD e o VTR em mãos e o meu irmão tá lá nos EUA com o meu werewolf the forsaken. Se vc conhece alguém nos EUA ou tem dinheiro pra comprar aqui, compre. Com certeza vale mais a pena q aquele livro de psicônicos-caça-níquel de D&D que você tá pensando em comprar.
Falou