• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tudo culpa dos teleri

Se você pensar bem, o pobre Saruman foi corrompido por causa dos teleri. Se eles não tivessem dado os palantíri pro númenorianos o Saruman não teria como se comunicar com Sauron e teria ficado bonzinho.

Imaginem só que beleza, muita guerra iria ser poupada e iria ser mais fácil vencer as guerras e etecetera.

Tudo culpa dos teleri... :?
 
Primeiro de tudo, cara, isso foi radical demais. Ainda mais porque Saruman nem sempre foi mal. Ninguém teve culpa, a não ser o próprio Saruman.
 
E se mesmo sem os palantiri, o Sarunan poderia ter tentado de outra forma pesquisar os poderes de Sauron e assim sendo corrompido por Sauron de alguma outra forma.
 
Se você levar por esse lado, Senhor do Escuro, vai acabar falando que a culpa foi do Fëanor, por ter criado os palantíri.....ah...mas daí pode-se falar que ele criou as Silmarilli, e se não as tivesse feito,Melkor não as teria roubado e não ocorreria o exílio dos Noldor nem a maldição de Mandos.....mas então...a culpa é de Yavanna por ter criado as duas árvores, das quais veio a luz das Silmarilli......deu pra perceber aonde esse tipo de discussão chega?A lugar algum...
 
Pessoal, Saruman era maligno de longa data. Ele tinha ciúme de Gandalf pelo menos desde a época da chegada dos Istari na Terra Média, quando Gandalf recebeu o anel de fogo. E Saruman começou a pesquisar a feitura dos Anéis do Poder na época da formação do Conselho Branco (2463), bem antes de ele ir para Isengard.
 
E outra, Saruman foi o q mais pesquisou e colheu informações sobre os anéis, axo q de qualuqer jeito ele iria ficar mtu tentado quando soubesse q o anel estava no condado (e ficou) depois disso ele sentiu medo se Sauron e se aliou a ele, mas mesmo q esse medo naum existisse (caso Saruman naum tivesse feito contato com sauron) Saruman lançaria uma guerra particular a quem mantivesse o anel...
 
Mas, vocês tem que se lembrar de que Saruman assumiu o controle de Orthanc com boas intenções. É claro que ele já tinha lá seus problemas com Gandalf, mas ele nao tinha um espírito maligno ainda. Ele realmente queria ajudar, como é explicado no Contos. Só depois de muito tempo que ele foi se corrompendo e começou a ignorar os pedidos de Gondor, a atacar, e começou a se aliar com Sauron e o lado Escuro das coisas, produzindo Orcs e quebrando seu laço com Gondor.
 
Bem, dá para dizer que Saruman demorou para agir como inimigo. Mas ele não ficou mau de repente. Já havia alguma coisa errada com ele desde o início, ele era orgulhoso e tinha ciúme. Os problemas dele com Gandalf mostravam justamente isso. A ajuda que ele pretendia dar a Rohan e a Gondor tomando conta de Isengard, se por um lado era algo que ele estava disposto a fazer para o bem dois dois reinos, por outro lado também era consequência da visão que ele tinha de que Isengard era estratégica. Ele quis controlar pessoalmente aquele lugar para ter um papel importante em qualquer plano que se estabelecesse para a defesa das terras do oeste contra Mordor. Vejam o último parágrafo no capítulo sobre a Batalha dos Fords do Isen, no Contos.
 
Ah sim, ele era invejoso, mas não era mal logo de cara, digo, em Aman, ele não era mal, eu creio. Arrogante, talvez, mas não mal. O mal começou a se desenvolver nele depois de chegar na Terra-média.
 
Fëaruin, olhe só isso:

"Olórin declared that he was too weak for such a task, and that he feared Sauron. Then Manwë said that that was all the more reason why he should go, and that he commanded Olórin (...). But at that Varda looked up and said: 'Not as the third'; and Curumo remembered it."

Contos, ensaio sobre os Istari.

É como eu disse, desde o começo tinha alguma coisa errada com Saruman. Se o mau se desenvolveu nele, não foi a partir do nada. Mas eu concordo que ele demorou muuuuuito tempo para mostrar sinais disso.

Por exemplo, eu acho que Gandalf nunca confiou nele. Gandalf podia respeitá-lo, acatar a sua autoridade, mas ele nunca confiou em Saruman.
 
Saruman tinha inveja até da erva de fumo do Gandalf...
Mas e os teleri, tudo é culpa deles, coitados... Se eles fecham seu reino na guerra porque mataram seus parentes, é culpa deles, se um deles casa com a Galadriel e quer só um pouco de paz, é culpa dele e ele é inútil... Se criam palatiri... :mrgreen:
 
Epa. Não foram os Teleri que criaram as palantíri, não, foi Fëanor. E a gente nem sabe se foram os Teleri que deram as palantíri para os Numenorianos. Havia Noldor em Tol Eressëa, de onde as palantíri devem ter saído (já que a Pedra Mestre dos palantíri ficava lá).
 
Swanhild disse:
Fëaruin, olhe só isso:

"Olórin declared that he was too weak for such a task, and that he feared Sauron. Then Manwë said that that was all the more reason why he should go, and that he commanded Olórin (...). But at that Varda looked up and said: 'Not as the third'; and Curumo remembered it."

Contos, ensaio sobre os Istari.

É como eu disse, desde o começo tinha alguma coisa errada com Saruman. Se o mau se desenvolveu nele, não foi a partir do nada. Mas eu concordo que ele demorou muuuuuito tempo para mostrar sinais disso.

Por exemplo, eu acho que Gandalf nunca confiou nele. Gandalf podia respeitá-lo, acatar a sua autoridade, mas ele nunca confiou em Saruman.

Bem lembrado, Swanhild. Concordo, Gandalf nunca devia ter confiado em Saruman.

Aliás, Olórin, mais sábio dos Maiar, será que ele tinha medo de vir à Terra-média porque tinha algum presságio em relação à Saruman?? Hum...
 
Senhor do Escuro disse:
Se você pensar bem, o pobre Saruman foi corrompido por causa dos teleri. Se eles não tivessem dado os palantíri pro númenorianos o Saruman não teria como se comunicar com Sauron e teria ficado bonzinho.
Você acha que somente por meio das Palantiri que Saruman poderia manter contato com Sauron? Lembre-se que existiam muitos espiões de ambos os lados espalhados pela Terra-Média, bem como os pássaros cedidos por Radagast (embora seja mais provável que ele os utilizasse apenas em seu próprio proveito, iludindo o Istar).
Certo que seria bem mais difícil, mas não creio que unicamente a Palantir como meio de influência de Sauron poderia afetar a conduta de Saruman.
Como muito bem já afirmaram, Saruman há muito já trazia orgulho em exagero, o que levou à deterioração de seu caráter (interessante que muito dos feitos trágicos nas obras de Tolkien sejam derivadas do orgulho). A Palantir, no caso de Saruman, não teve o mesmo papel que teve com Denethor. Neste caso, Sauron utilizou-a para retirar todas as esperanças do rei de Gondor, mostrando-lhe todo seu poderio e que não haveria chances de vencer.
Já no caso de Saruman, não houve tal engodo. Com certeza ele seria forte demais para um domínio completo de Sauron, mas foi fisgado pela sua maior fraqueza: o orgulho. Orgulho que se desvirtuou em inveja. Saruman invejava o poder de Sauron, tal qual ele invejava Gandalf. Na verdade, Saruman e Sauron poderiam ser considerados almas gêmeas.
O único porém é que Sauron tem mais "experiência no ramo". :roll:
 
Galahan, Denethor também era um cara orgulhoso. Foi por orgulho que ele rejeitou a ajuda de Gandalf. Ele achava que a Guerra era só entre ele e Sauron...
 
Swanhild disse:
Por exemplo, eu acho que Gandalf nunca confiou nele. Gandalf podia respeitá-lo, acatar a sua autoridade, mas ele nunca confiou em Saruman.
Bem, Gandalf revelou a Saruman q o Anel estava com Frodo... e isso não é otipo de coisa q se diga a qualquer um...
E qto ao Denethor, apesar de orgulhoso ele tb tinha mta força de vontade, e isso o fez resistir ao poder de Sauron através da palantír; mas em compensação parecia mais envelhecido.
 
Swanhild disse:
Por exemplo, eu acho que Gandalf nunca confiou nele. Gandalf podia respeitá-lo, acatar a sua autoridade, mas ele nunca confiou em Saruman.

alem doq o carinha aih de cima disse, lembre-se que o Gandalf foi pedir conselho pro Saruman. Eu acho que ngm pediria um conselho não confiavel :P
 
Legolas disse:
Bem, Gandalf revelou a Saruman q o Anel estava com Frodo... e isso não é otipo de coisa q se diga a qualquer um...
Isso aparece no filme, não no livro. No livro Gandalf não disse para Saruman nem onde nem com quem estava o Anel.

O controle de Denethor sobre a palantír está explicado no Contos. Denethor tinha autoridade, ou direito, de usar a Pedra, enquanto Sauron não tinha. Esse direito facilitava o controle da pedra. É por isso que ele podia resistir a Sauron. Sem isso, ele provavelmente não teria aguentado e teria caído em poder de Sauron, como aconteceu com Saruman.

[Barbárvore disse:
]alem doq o carinha aih de cima disse, lembre-se que o Gandalf foi pedir conselho pro Saruman. Eu acho que ngm pediria um conselho não confiavel
Gandalf podia não apreciar Saruman, mas não sabia que Saruman era um traidor de fato. O tipo de convivência que havia entre Gandalf e Saruman está bem explicado no Contos. Tirando isso, Gandalf tinha todo o direito de pedir conselho e orientação do chefe da Ordem a que ele pertencia.

Senhor do Escuro, antes de 3000 não dá para dizer com certeza. Veja a entrada 3000 no Conto dos Anos. E mesmo assim, eu ainda fico imaginando como era possível que se soubesse que nessa época é que Saruman começou a usar a palantír.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo