1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Truco!

Tópico em 'Jogos & Outros Hobbies' iniciado por Pearl, 24 Jun 2012.

  1. Pearl

    Pearl Usuário

    Alguém mais também é fan desse jogo de cartas? Eu comecei a jogar no 1o ano do 2o grau quando estava ainda conhecendo o pessoal porque eu tinha acabado de mudar de escola. E sempre garantiu boas horas de diversão. Pena que depois da facul eu jogo pouco, meus amigos mais próximos nao jogam apesar das tentativas de tentar ensinar :lol:
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  2. Turgon

    Turgon 孫 悟空

    Eu adoro jogar truco! Muito divertido e um ótimo entretenimento para se passar o tempo. Pena que hoje em dia não possuem mais sites bons para ser jogado, pois era bem legal jogar no PC para se passar o tempo.

    E jogo até nos dias de hoje na faculdade em intervalos de aulo, por exemplo. Não é sempre, mas quando tem um tempinho, pessoal já puxa o baralho.

    TRUCOOOOOOOO!
     
  3. Pim

    Pim God, I love how sexy I am!

    Truco é muito legal, mesmo.

    Na faculdade eu jogava muito nos intervalos, porque faculdade pública tem a grade horária boa e deixa vácuo de 2 horas entre aulas, algumas vezes. Ultimamente só jogo nos Nacionais, ou quando encontro o pessoal do fórum num ambiente propício. Meus atuais ambientes são muito sérios pra truco, e as pessoas que antes jogavam agora estão sisudas demais pra isso.

    MTS SDDS D VC, TRUCO, MEU ESPORTE FAVRITO :cry:
     
  4. Amon_Gwareth

    Amon_Gwareth Paragon

    adoro truco, mas tenho jogado pouco ultimamente.

    aliás, no nacional rolou bastante truco. é um jogo com regras simples, mas com dinamica incomparavel
     
  5. Turgon

    Turgon 孫 悟空

    Como vocês preferem jogar normalmente? As manilhas sendo o 4 de paus, 7 de copas, Ás de espada e o 7 de ouros ou virando a carta e a acima dessa sendo as manilhas da partida?
     
  6. Amon_Gwareth

    Amon_Gwareth Paragon

    virando carta. manilha fixa é fácil demais de roubar
     
  7. Arringa Hrívë

    Arringa Hrívë um papo e um bom chimarrão... Usuário Premium

    Jogo direto, toda noite no curso, em intervaluo e na uma hora que chego antes da aula.
    Também é o meio de conseguirmos refri, vide apostas de até R$5,00, claro, sem professor saber, porque ele é chato e não gosta de pagar.

    Mas quem perde paga o refri da vez, e droga, eu geralmente não perco, e semana passada não foi pra mim. :disgusti:

    Usamos cartas fixas, sem tirar a primeira e ficar as quatro acima e tals. Sempre dá dor de cabeça, quando fazemos assim, alguém discute que não gosta...:blabla:
     
  8. Pearl

    Pearl Usuário

    Err

    Errr

    Errrr

    Mas isso que é o mais legal! :roll:

    :lol:
     
    • LOL LOL x 1
  9. Amon_Gwareth

    Amon_Gwareth Paragon

    então, mas roubar fácil não tem graça né? fazer os maços com manilha acima é bem mais difícil, fora que nego sempre marca carta de manilha fixa (dobrinha em algum canto, etc).

    se é pra roubar, que só os melhores o façam :lol:
     
    • LOL LOL x 1
  10. Pearl

    Pearl Usuário

    Nossa.... eu nunca deixei marcar meus baralhos que não são só para truco. Jogar truco marcando carta é muita noobice rsrsrsrs x) :lol: Existem outras formas de se roubar :lol:
     
  11. Amon_Gwareth

    Amon_Gwareth Paragon

    exatamente, noobice que é acessível a todos em manilha fixa.
     
  12. Thor

    Thor ἀλήθεια

    Já joguei os dois tipos de truco. Tanto o Mineiro (manilha fixa), quanto o Paulista (manilha mutável), e sempre gostei muito mais do Mineiro mesmo. Mas é um jogo simples e muito divertido mesmo.

    Edit: Particularmente eu acho desnecessária a mudança de manilha. Ninguém que eu conheça joga com baralho marcado, e é meio que babaquice danificar o baralho, né? E quem é bom de "roubar", é bom em "detectar roubalheira" também. O jogo atinge outro nível quando você foca em memorizar as cartas que foram jogadas no último jogo, e que voltam a aparecer no novo. Por exemplo: Se você matou um 3 de copas com o Zap no último jogo, e esse 3 aparece denovo, então provavelmente alguém tá com o Zap na mão nessa nova rodada. Esse tipo de jogo não é muito possível no Truco Paulista.
    Outra coisa também, é que o jogo escapa um pouco do foco da questão do blefe e da temeridade, que são os verdadeiros temperos do Truco.
     
    Última edição: 24 Jun 2012
    • Gostei! Gostei! x 1
  13. Amon_Gwareth

    Amon_Gwareth Paragon

    1o Nacional Open de Truco, confere? :lol:
     
    Última edição: 24 Jun 2012
  14. Thor

    Thor ἀλήθεια

    Que isso? :think:

    Não sei se entendi direito, mas nunca participei de campeonatos de Truco não. É que, aqui em Minas, Truco é assunto sério, hehe.
     
  15. Turgon

    Turgon 孫 悟空

    Mas nem sempre dá certo. :rofl:

    Só criar o tópico para formarmos já as duplas. :P
     
    • LOL LOL x 1
  16. Amon_Gwareth

    Amon_Gwareth Paragon

    opa, só fechar se é paulista ou mineiro, mas parece q os paulistas truqueiros tão em minoria aqui :(

    tem 2 decisões básicas a tomar:
    1) vai ter grana envolvida? (sim, claro, baixa quantidade)
    2) vai ser qual estilo

    @Thor
    porra, perdi meu post no edit :lol:

    tinha escrevido q sempre é válido memorizar cartas, pq como todo mundo sabe, não é só manilha q ganha jogo. das 40 cartas do baralho, se temos 12 (+1, paulista) na mesa, tem 32,5% do baralho total em jogo, o que dá uma chance gigante de uma mesma sequência de cartas aparecer, dependendo de como o baralho foi cortado e como foi distribuído (aí cabe a vc observar como o carteador tá fazendo, e a xingar teu parceiro se ele fizer corte meia boca :lol:). independente de ser paulista ou mineiro, vc tem q ficar atento sobre tudo q tá rolando no jogo, memorizando o máximo possível (dentro dos limites que o alcool permite :lol:), sendo truco paulista ou truco mineiro.

    anyway, blefe é a parte engraçada. me lembra um pouco até poker pq é facinho detectar os drogados do blefe em ambos jogos.
     
  17. Turgon

    Turgon 孫 悟空

    O paulista não é fácil de ser decorado as cartas não. É só embaralhar bem e cortar bem que dificilmente alguém saberá as cartas que irão cair. O mesmo vale pro mineiro. É só ficar atento que dificilmente caem cartas repetidas.

    Deixa esse tipo de detalhe para decidir no tópico do Nacional, caso seja criado. :lol:

    Mas por mim já adianto que nem rola dinheiro. Jogar por diversão, como foi no ano passado é muito melhor. Sem contar que o vencedor já tem o status de campeão de truco da Valinor. :mrgreen:
     
  18. Indu

    Indu In sacanagi we trust

    ORRAS!
    Aprendi muito cedo a jogar, e conheço varias maneiras, e uns 3 tipos diferentes.


    Outro jogo que ficou tradicional no nacional:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    :lol:
     
    • Gostei! Gostei! x 1
    • LOL LOL x 1
  19. Lew Morias

    Lew Morias Luck is highly overrated

    Comecei no truco cedo, observando pais e tios jogarem. Com uns 8, 9 anos eu jogava com meus pais, primos e tios. Esporadicamente, quando ia à casa do meu avô nos juntávamos e passávamos a noite jogando.

    No Ensino Médio, voltei a jogar com a galera da sala. A gente jogava durante os intervalos, depois das aulas e durante as aulas também. :dente:
    Lembro que teve uma galerinha que tomou ocorrência e tudo mais por conta do jogo. Nada que nos impedisse de continuar jogando. No terceiro ano, assim que a gente saía da escola, íamos pruma lanchonete que ficava na rua da escola e ficávamos um tempo lá, jogando.

    Sempre tive costume de jogar com manilha fixa também. É mais fácil de roubar, eu concordo, mas pelo menos galera com a qual eu jogava ninguém era babaca o suficiente pra chegar ao ponto de marcar o baralho. Era um passatempo divertido, me aproximou de uns caras que eu não tinha costume de conversar e tinha uma rivalidade sadia, tipo no futebol. E tinha a vantagem que eu mentia muito melhor do que jogava bola. :dente:

    Nunca misturei grana no jogo também não. Aliás, uma vez a galera fez um campeonato lá que valeu alguma mixaria, mas foi um dia só. Como o Turgz disse, jogava pela diversão, pelos gritos e pelo blefe. Depois que entrei na faculdade, praticamente parei de jogar. Jogo uma vez ou outra, muito raramente.

    Se rolar no Nacional (e se eu conseguir ir no Nacional dessa vez), eu tô dentro demais!
     
  20. Pearl

    Pearl Usuário

    Vish to vendo que a manilha fixa não tem vez :osigh:
     
    Última edição: 24 Jun 2012

Compartilhar