• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tropa de Elite (2007)

Dá uma nota pro filme ou PEDE PRA SAIR que tu é MOLEQUE


  • Total de votantes
    94
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Pera ai...vocês estão se esquecendo da musica mais chiclete do filme:

Homem de preto o que é que você faz?
Eu faço coisa que assusta o Satanás.
Homem de preto qual é sua missão.
Entrar pela favela e deixar corpo no chão.
:rofl: Muito foda...


Fiz uma trilha sábado e fomos cantando isso pela estrada a fora... :lol:
Sem contar as minhas imitações de Cap. Nacimento. Que hoje a noite estarão no Youtube...
Assim, tinha um gordinho todo vestido de preto fazendo trilha com a gente e ele estava atrasando tudo.
Eu: - Seu zero sete. Você sabe porque você é o zero sete?
Gordinho: - Não senhor!
Eu: - Porque parece uma bola sete. Eu vou bater com o taco na sua bunda Seu zero sete
 
Última edição:
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

A única coisa que me incomodou na narração foi a quantidade. Eles não precisavam explicar tudo que acontecia, você pode entender só pelo que está acontecendo mesmo. Mas foi coisa pouca, nada muito exagerado que atrapalhasse a sessão.

O que eu achei chato (denovo) é a quantidade de cenas com a câmera tremida. É algum tipo de moda ou o que? Todos os câmeras tem mal de parkinson? Chega a ser chato em alguns momentos.
 
Última edição:
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

A única coisa que me incomodou na narração foi a quantidade. Eles não precisavam explicar tudo que acontecia, você pode entender só pelo que está acontecendo mesmo. Mas foi coisa pouca, nada muito exagerado que atrapalhasse a sessão.

Olha, Dragãozito, mesmo assim tem gente que só trabalha com fatos e palavras (jornalista e intelectualóides) que não entendeu o filme!

O que eu achei chato (denovo) é a quantidade de cenas com a câmera tremida. É algum tipo de moda ou o que? Todos os câmeras tem mal de parkinson? Chega a ser chato em alguns momentos.

talvez eles não quisessem levar bala, só isso. Vai que de repente começa tiroteio de verdade, sabe como é...

Bem, agora minhas impressões.

O filme não é sobre um Padilha farto, sobre o autor do livro farto, sobre sociedade farta. Aquela frase "toda guerra tem várias versões, esta é a verdadeira", não mente: é verdadeira porque o protagonista não enfeita a realidade, não justifica seus atos (NÓS justificamos o protagonista, pois entendemos que qualquer um com filho por nascer fica daquele jeito... isto é algo que Nascimento CONDENA, diga-se de passagem, pois isso é coisa de corrupto e de fraco). Perguntemos ao Fábio onde foram parar todos os "amigos"? Esse é um personagem trágico, "coitado" diz Nascimento, "porque o comandante perto de mim é mocinha", pois percebe que fez a escolha errada e tenta sair de lá. Mas não dá mais... não dá para curar cancer de pulmão quando seu pulmão tá 99% comprometido.

Ele não retrata polícia como mocinho, nem traficante como o vilão, e a reportagem da Veja raspou um pouco na interpretação mais correta ao falar que os usuários são sócios no crime. Ele retratou tudo o que acontece tão somente, nada de justificativas para fazer o que faz.

A frase RESPONSABILIDADE SOCIAL é dita com ironia, porque na verdade é a dor na consciência por ser tão burro e não enxergar o que tá fazendo com o próprio povo/país. Porque antes dessa responsabilidade social, vem a responsabilidade PESSOAL: e nessa todo mundo culpa o outro: o governo, os corruptos, os pleibas, os traficas.

Por isso que as coisas são como um tapa na cara das pessoas, apesar delas ainda não terem percebido.

Ives Otta: morto pelo segurança pessoal de papai. Sistema.

Suzanne von Richtoffen: matou papai que tem um processo engavetado por desvio de dinheiro da DERSA. Oras, aprendeu com papai direitinho. Eu entendo ela, e acho hipocrisia chamá-la de monstro, mas não alivio porque anjinho não é. Resultado do sistema.

Dentro do filme: os traficas as polícias, os playboys (adoro que não usou o termo mauricinho), todos em uma rede de alianças TÊNUE. Mas em uma guerra, você percebe que essas alianças não valem nada.

A mãe do fogueteiro culpa a polícia. Mas o moleque aliou-se a amigos perigosos, droga! Quem matou então?

Na polícia, você se corrompe senão não sobrevive? Tudo bem, mas mesmo assim todos terminam como o capitão Fábio, corrupto em fim de carreira vira "estatística" e os companheiros riem dele porque são mais espertos que o Fábio e não vão terminar assim. Engraçado, acho que Fábio também pensou assim...

As ongs aliando-se aos traficas e culpando a polícia pela truculência, mas então a aliança profana mostra que não eram amiguinhos como ela pensava.

A canção do Bope, de uma época totalmente militar e lavagem cerebral, toma uma conotação lívidamente mais lúcida que o resto da aula de filosofia da faculdade de direito: "lutar pelo Brasil" toma uma conotação mais real apesar de nascida diretamente dos anos da ditadura!

Mas aqui novamente CABE a ironia, quando todos pediam pelo Exército no Rio. Tem treinamento para ser como o Bope? Ou vão aumentar as fileiras dos convencionais corruptos?

Estratégia e hierarquia tem de ter sua validade por mérito real, não por puxa-saquismo. O comandante original dos aspirantes suspirou aliviado por se livrar dos dois caxias. Idiota a meu ver: todo o resto é incompetente que quando a coisa apertar não vai saber como tirar o do comandante da reta. Porque exatamente os únicos com caráter foram os que salvaram a pele do superior direto Fábio (mas não se enganem: eles fizeram isso porque sentem responsabilidade PESSOAL pelo que ia acontecer com Fábio. Não tem culpa do cara ser corrupto, mas tem culpa do comandante pensar que ele foi o cabeça)

Sobrou só o Paulo de gente de bem, e onde o cara coloca os seus melhores funcionários?

Mas se hierarquia for obtida por mérito e capacidade, ele ganha o respeito de seus subordinados. E principalmente usam a cabeça para não perder a cabeça. Senão vira a palhaçada do comando da polícia querer prender Padilha, ou os brigadeiros querendo a cabeça dos controladores, em insubordinação DIRETA ao presidente da república (chefe de estado maior, nunca pensaria numa coisa dessas nos EUA, por mais que o Bush seja um idiota... pensando bem, o Lula é bem mais inteligente que o Bush)

As sacadas e mensagens que o diretor foi colocando dependem da memória do povo brasileiro. Dependem dele lembrar de Ives, Suzanne, Tim Lopes e bala perdida na Estácio de Sá pegando estudante, além claro de inúmeras outras coisitas que o brasileiro insiste em esquecer porque senão o dele também pega.

Começando com o 1) menino de rua pobrezinho, aliviamos para ele, e
2) para o mendigo, depois para
3) o cara saudável que teve azar na vida,
4) depois para o camelo humilde que tem de garantir o dele no final do mes, depois para
5) o comerciante sonegador, junto com o estudante que cola para conseguir diploma passando pelo
6) fiscal da prefeitura, e professor universitário que fazem vista grossa para plágio de colega em artigo cientificoindo para o
7) vereador, prefeito, deputado, senador...

Aí Renan se tornou o símbolo de vista grossa dos companheiros, porque fazemos isso desde o menino de rua!

Aí passam 5 ou 10 anos, e o menino de rua vira vagabundo e pedimos pena de morte. Faça simulações de progressão de crime para os outros. Temos o Brasil.

Não é sobre USUÁRIOS de droga, mas de nossa cegueira em enxergar direito quando estamos sob forte emoção. Nascimento aceitou o conselho (errado) da mulher quando estava todo nervoso. Deu merda. Parou de tomar os remédios e retomou o controle. Se é para dar merda, que seja consciente, sem depois dar desculpa esfarrapada. Porque consciente e no controle, a merda vai ser menor.

Agora a classe burguesa amedrontada, só faz merda. Fica com pena do menino e faz ação social pão-circo, carinho, mas não conseguem distanciamento o suficiente para perceber um problema bem na frente deles. Pode ser apenas vista fraca, audição ruim, ou pai batendo em casa. E no outro lado do espectro, quando amigo morre, fica cego pensando que a culpa é do traficante, mas quem matou foi aquele rapaz amiguinho que também está na passeata. Aliás, não foi o mesmo que Nascimento gritou dizendo que foi ele quem matou o anterior?

E quando o policial vem e dá um murro no verdadeiro culpado, a sociedade "pega leve" porque é um deles, afinal de contas. Ou insiste em não querer enxergar, porque é o próprio filho, etc.. Tudo bem, vira estatística mais para frente.

Tudo que insiste em ser fraco e não ver o real problema vira estatística. A reunião antes do curso não serve apenas para dizer que os oficiais estudam seus soldados: serve para dizer que quem insiste nessa cegueira, eles não vão tentar como o cara da caverna que achava que a realidade eram sombras, tentar curar seus amigos da cegueira. Querem morrer aí? Tudo bem, já disse o que tinha de avisar. Morram aí de forma miserável, sim? "estudou comigo corrupto até o osso" diz um oficial, o colega retruca "vai virar estatística"

A guria virou estatística. A ex-namorada burguesa do Matias vai também virar estatística. Ele não se importa? Isso importa? Mesmo que ele seja paciente e escute e ensine, ela não quer ouvir. Ela quer virar vítima, porque não pode aceitar o fato de que é vilã (parte do problema... afinal, madrinha e nunca pensou em mandar pro oculista?)
 
Última edição:
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Tropa de Elite agora vai ser o Elefante Branco do cinema brasileiro...

Ninguem entendeu, e é melhor ficar por isso mesmo então... O Padilha não tem um formação artistica nem em cinema e tal... ele custa a ser sutil, da pra perceber né, logo se trata de um roteiro que quer mostrar o que vcs tão vendo mesmo.

É diversão, a reflexão fica por conta de vcs. Não falando que ele não teve a intenção, mas digamos que a preocupção dele era so moral, ao que se diz respeito de cinema.. no brasil... rio de janeiro.. etc. Ai ele foi la e fez um filme divertido que diz exatemente oq esta dizendo, o contexto, felizmente pro Padilha, o tornou em um filme de discussão.
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Tropa de Elite agora vai ser o Elefante Branco do cinema brasileiro...

Ninguem entendeu, e é melhor ficar por isso mesmo então... O Padilha não tem um formação artistica nem em cinema e tal... ele custa a ser sutil, da pra perceber né, logo se trata de um roteiro que quer mostrar o que vcs tão vendo mesmo.

É diversão, a reflexão fica por conta de vcs. Não falando que ele não teve a intenção, mas digamos que a preocupção dele era so moral, ao que se diz respeito de cinema.. no brasil... rio de janeiro.. etc. Ai ele foi la e fez um filme divertido que diz exatemente oq esta dizendo, o contexto, felizmente pro Padilha, o tornou em um filme de discussão.

Aqui ém Portugal é um filme controverso, pois mostra uma realidade inimaginável, nós cá temos crimes e criminosos mas nunca tivemos bairros assim, são autenticas cidades dentro de cidades.


O Bicho vai pegar
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Aranha%20Nascimento.gif


:lol::lol::lol::lol::lol::lol:


Pra quem não conseguir ver, é só entrar no Kibeloco, tá na página inicial.
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Bem eu ainda não assisti a esse filme e talz,mas só do que eu ouvi falar e li por aí(Caraca até o meu professor de Geometria Analítica já assistiu :shock:)já dá pra elaborar uma opinião.Bem eu pelo menos acho que esse filme fez tanto sucesso porque joga na cara o que não conseguimos admitir ou pelo menos evitamos:o país tá numa bagunça tão grande que não dá mais pra saber o que é certo ou errado e em quem confiar, e isso é de certo fato chocante, e se é chocante está fadado ao sucesso,claro esse é só um dos fatores que justificam o sucesso do filme.Bem meu primo disse que hoje à noite me tràz o DVD pra assistir aí eu vou ver se é isso mesmo, ou se eu só dise um monte de m**** até aqui e qual é a tal da "faca na caveira":lol:
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Ótimo filme, minhas constatações:

- Não adianta o Wagner Moura dizer que não quer ser o herói, foda-se, ja é agora e ponto.
- Temos orgulho do BOPE SIM, pq se a polícia fosse como o BOPE, putz, não tinha mais bandido, ou ia cair MUITO a criminalidade
- BOPE é ficção, total, procurando pela net já dá pra ver que conforme cresceu, a corrupção TAMBÉM chegou ao BOPE, claro, em menor escala, mas, é hisórinha... e não realidade.

Bom, eu digo, vejam no cinema, é beeeeem melhor ;)
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Acabei de ver o filme e deixo aqui a minha admiração pelos BOPE.

Em Portugal temos os GOIS que são a melhor força policial da Europa... mas a BOPE é melhor.
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

.............
Vi o filme.realmennte,ele é um filme que não dá p/ ficar indiferente.Porém eu não vim p/ discutir o sistema...Alguém aqui já leu o capitão nascimento facts?Algu´wem sabe de onde veio???
Eu me achava nerd,mas o cara que fez é ainda piorPerto dele eu sou aspira!
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

E os gringos não guentam o tranco porque são um bando de moleques juvenis criados a leite com pêra e Ovomaltino!

Sério, Cap. Nascimento = Gil Brother da Polícia.
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Na época do 11 de setembro só tinha BIN LADEN no counter e nos jogos em geral... agora só vai ter NASCIMENTO, BOPE, TROPA DE ELITE, CAVEIRA e derivados hehehehe
Sábado fui jogar boliche e adivinha que nome colocamos na equipe? :dente:


Mas, falando do filme, eu gostei muito. Não fiquei reparando se a mulher do Capitão era uma má atriz, nem se os voice-over eram realmente necessários. Eu ví a essência do filme. E eu detesto filhinho-de-papai que não valoriza o trabalho e o dinheiro ganhado com ele, então, amei o tapa na cara que eles levam.
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Poxa, eu achei o filme muito bem feito, envolvente e tudo mais...
Mas não gostei de ver a ação do Bope como é mostrado. No livro Elite da Tropa eles mostram o Bope torturando gente inocente, no filme eles parecem os deuses acima do bem e do mal... Não gosto não, e nem acho que eles sejam a solução.
Não que eu saiba qual é a melhor maneira de combater o crime, mas ela certamente não é através do Bope. Eles são corruptos, sim, no que diz respeito à violência. São corrompidos por ela. Se rebaixam ao nível dos bandidos quando usam de meios violentos para atingir os seus fins...

... Deixando o discurso moralista um pouco de lado, o filme tem umas frases ótimas pra usar no dia a dia. :lol: Vão ser moda por um bom tempo...
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

(...) E eu detesto filhinho-de-papai que não valoriza o trabalho e o dinheiro ganhado com ele, então, amei o tapa na cara que eles levam.

Somos 2.

Como alguns já disseram, foi o melhor filme brasileiro a que assisti e um dos melhores que vi este ano. :obiggraz:

E não quero saber se o BOPE real é diferente do mostrado no filme, se os voice-over são exagerados ou não, se a Maria Ribeiro - que interpreta a mulher do capitão Nascimento - é ou não boa atriz e etc, pois o filme foi muito bem feito e, mesmo sendo uma obra de ficção, mostra coisas que todos nós sabemos que existem, não só no Rio.

Enfim, AMEI e quero que o resto se f***.

E as frases realmente vão ser repetidas por um bom (longo) tempo.
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Não se pode mais criticar o filme? Achei que isso fosse um fórum...
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

oO oras, vc acha que vai mudar algo ficar falando ? acha que os "bandidos" vão ficar com pena ou pensar melhor a respeito ? para neh !!! vc já foi assaltada? jah foi roubada ? algum meliante já agrediu vc ? eu acho que por isso vc pensa assim, tentou falar desse jeito com eles? resolveu ? ¬¬'
Eu sei que a educação é a chave do progresso mas nos dias de hj tem que ter repressão sim, rapaz de 17 anos tem idade suficiente para saber o que vai acontecer se apontar uma arma pra alguem e puxar o gatilho, tem que tomar uns tabefes mesmo pra aprender... No brasil tem muito malandrão bancando o espertão pode não ser 100% certo mas nd eh perfeito e se for esperar pela educação dos jovens, será que o brasil aguenta até lá sendo que se encontra até missil terra-ar nas favelas, daqui a poco teremos tanques do PCC andando por ae !!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo