• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tropa de Elite (2007)

Dá uma nota pro filme ou PEDE PRA SAIR que tu é MOLEQUE


  • Total de votantes
    94
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

No fim a bronca é com o tal do "voice-over" que pra mim não afetou em nada o andamento do filme. Gostei. Não fui lá querendo ver um novo Pagador de Promessas. Já sabia de antemão qual era o gênero do filme. E repito, FILME. Não era documentário ou algo do gênero, apesar de utilizar de alguns recursos para que se parecesse com um. O Peter Parker usa e abusa do voice-over nos filme e ninguém ficou chateado.
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

É que filme brasileiro o pessoal pega no pé, tanto que olha o termo "voice-over". Viva os americanos e os brasileiros "paga paus" rsrsrs.
Eu particularmente gostei dos tais "voice-overs"!!!
Flw!!!
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

No fim a bronca é com o tal do "voice-over" que pra mim não afetou em nada o andamento do filme. Gostei.

No fim é isso fera, a "bronca" é com o tal do "voice-over", em outras palavras a "narração", caso alguém ainda esteja "confuso" quanto ao "significado" do "termo". De nada.

Elring disse:
Não fui lá querendo ver um novo Pagador de Promessas.

O que o Pagador de Promessas tem a ver com Tropa de Elite. Estou confuso.

Elring disse:
Já sabia de antemão qual era o gênero do filme.

Você já sabia que ele era um "docudrama" (pensem nesse termo por um segundo)?

Em outras notícias, eu também estou confuso sobre o que saber o gênero de antemão tem a ver com gostar do filme e/ou com voice-overs, e o que tudo isso tem a ver com O Pagador de Promessas.

Elring disse:
E repito, FILME. Não era documentário ou algo do gênero, apesar de utilizar de alguns recursos para que se parecesse com um.

Documentários também são filmes. Pq esse preconceito com documentários. O que eles fizeram pra te chatear.

Elring disse:
O Peter Parker usa e abusa do voice-over nos filme e ninguém ficou chateado.

Mas o Homem-Aranha não é baseado numa história real que aconteceu de verdade (dica: tem um Homem-Aranha no filme) e não é um filme de social criticism então o Peter Parker poderia teoricamente usar e abusar à vontade de pensamentos moralmente duvidosos apesar de que ele não faz isso, na verdade ele é um rapaz até bem consciente, aquela coisa de "com grandes poderes vêm grandes responsabilidades", aquilo é uma boa mensagem, o Cap. Nascimento poderia aprender umas coisinhas com o Sr. Peter Parker.

P.S.: Na verdade os v.o. nos filmes do Aranha são bem esparsos. Se você juntar os três filmes, não chega na quantidade de Tropa de Elite.
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Mas o Homem-Aranha não é baseado numa história real que aconteceu de verdade (dica: tem um Homem-Aranha no filme) e não é um filme de social criticism então o Peter Parker poderia teoricamente usar e abusar à vontade de pensamentos moralmente duvidosos apesar de que ele não faz isso, na verdade ele é um rapaz até bem consciente, aquela coisa de "com grandes poderes vêm grandes responsabilidades", aquilo é uma boa mensagem, o Cap. Nascimento poderia aprender umas coisinhas com o Sr. Peter Parker.

P.S.: Na verdade os v.o. nos filmes do Aranha são bem esparsos. Se você juntar os três filmes, não chega na quantidade de Tropa de Elite.

Sei que o Tropa de Elite se baseou no livro Elite da Tropa, e que esse livro mescla experiências de um oficial do BOPE, com análises da situação do narcotráfico no Rio, mas não sabia que a história dele era verídica.
Eu não acredito que era intenção dos direitores e roteiristas transformarem o Capitão Nascimento em um Pagador de Promessas para utilizar a mesma analogia do outro colega, e muito menos no moçinho Parker.
O negócio é que pro Capitão Nascimento o Rio está em guerra e na guerra, você mata, você aniquila, você não tem pena do inimigo porque ou é você ou ele.
T+++
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Esses caras não tem mais o que fazer não? Eles não perceberam que a imagem do Bope melhora com o filme?



Pra quem é fascista e não tem noção de política, sim.



Pra quem estuda na PUC (-Rio), é divertidíssimo.





A história se passa na UFRJ. Mas, pro filme, foi adaptada para a PUC, pq fica muito mais fácil responsabilizar a classe média por toda a violência da cidade quando eles estão na gávea, em um lugar todo bonitinho, do que quando estão saindo à noite entre o souza aguiar e a central do brasil.
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

É que filme brasileiro o pessoal pega no pé,

Não fera, eu acho que é ao contrário, eu acho que filme brasileiro o pessoal releva muita coisa porque é tão raro aparecer um filme brasileiro bom que quando aparece um mais ou menos a galera já fica indignada se não rola um Oscar na parada e tal (e.g. Central do Brasil).

Eu pessoalmente, falando da minha pessoa em específico, ocasionalmente "pego no pé" de filmes brasileiros exatamente do mesmo jeito que eu ocasionalmente "pego no pé" de filmes americanos, franceses, japoneses, suecos, romenos, coreanos, chineses, alemães, russos, tailandeses, mexicanos e/ou (insira nacionalidade).

A única regra é: o "pé" metafórico do filme em questão merece ser "pegado"?

Eu pessoalmente, falando de mim mesmo, sou uma pessoa sem preconceitos.

angeloalvarenga disse:
tanto que olha o termo "voice-over".

Eu estou olhando o termo voice-over há um minuto e nada está acontecendo.

Eu deveria ter alguma epifania?

angeloalvarenga disse:
Viva os americanos

Viva. Em outras notícias, os americanos não inventaram a língua inglesa*, que incidentalmente é atualmente a língua mais falada na internets e daqui a alguns anos vai ser falada por basicamente todos os seres humanos civilizados do Planeta Terra caso a China não resolva Dominar O Mundo.

*Dica: existe um país chamado Inglaterra. Ele faz parte do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Saiba mais.

angeloalvarenga disse:
e os brasileiros "paga paus" rsrsrs.

Isso seria ofensivo se fizesse algum sentido.

Essa paranóia anti-americana já tá ficando fora de moda, campeão. Falando sério, esse povo anti-EUA tem que inventar alguma outra coisa pra odiar (aparentemente os políticos corruptos no nosso próprio país não são o suficiente), porque a coisa tá chegando ao ponto embaraçoso onde acaba aparecendo em discussões sobre assuntos que não têm absolutamente nenhuma conexão com os Estados Unidos da América.

Tropa de Elite dá algumas opções de novos direcionamentos para o seu ódio, como os estudantes universitários classe média usuários de maconha (ou, segundo o Cap. Nascimento, "matadores de criancinhas").

Ao invés de xingar os EUA vocês podiam formar uma gangue e rondar as Universidades, apedrejando os estudantes que acenderem baseados. Que tal? Seria mais criativo, pelo menos.

Caso sua propensão a ataques preconceituosos se limite à internet, aqui tem um lugar interessante pra você: http://www.morteaoseua.com.br

angeloalvarenga disse:
Eu particularmente gostei dos tais "voice-overs"!!!

Que bom!!! Fico feliz que mais pessoas tenham consegido aproveitá-los!!!!! Faz eu me sentir um pouco melhor por ser tão paga pau dos americanos!!!!!!!!11111

angeloalvarenga disse:

:joinha:

Alerta: A resposta acima pode conter comentários que não devem ser levados totalmente a sério.
.................

angeloalvarenga disse:
Sei que o Tropa de Elite se baseou no livro Elite da Tropa, e que esse livro mescla experiências de um oficial do BOPE, com análises da situação do narcotráfico no Rio, mas não sabia que a história dele era verídica. Eu não acredito que era intenção dos direitores e roteiristas transformarem o Capitão Nascimento em um Pagador de Promessas para utilizar a mesma analogia do outro colega, e muito menos no moçinho Parker.
O negócio é que pro Capitão Nascimento o Rio está em guerra e na guerra, você mata, você aniquila, você não tem pena do inimigo porque ou é você ou ele.
T+++

Leia meus posts anteriores se você quer realmente entender a minha posição. Eu já falei bastante sobre tudo isso.
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Pra quem é fascista e não tem noção de política, sim.









A história se passa na UFRJ. Mas, pro filme, foi adaptada para a PUC, pq fica muito mais fácil responsabilizar a classe média por toda a violência da cidade quando eles estão na gávea, em um lugar todo bonitinho, do que quando estão saindo à noite entre o souza aguiar e a central do brasil.
Não é questao de ser ou não fascista nem MUITO MENOS ter noção de política ou não. Mas sim que o filme é claro sobre os motivos dos policiais estarem combatendo traficantes armados até os dentes: corrupção da polícia e o consumo de drogas.

E traficante só tem esse poder pra corromper a polícia pq tem usuário que compra drogas, né Tonho? Sem usuários, sem vendas de drogas, sem traficantes e sem repressão policial dura/tortura. Simples. Mundinho ideal. :joy:


E no livro A Elite da Tropa diz que é a PUC tb. :think:
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

E traficante só tem esse poder pra corromper a polícia pq tem usuário que compra drogas, né Tonho? Sem usuários, sem vendas de drogas, sem traficantes e sem repressão policial dura/tortura. Simples. Mundinho ideal. :joy:

Mundinho ideal? Utopia hipócrita, eu diria. Seres humanos sempre usaram drogas (e quando eu digo sempre eu quero dizer literalmente desde a pré-História), e sempre vão usar (pelo menos até a Singularidade chegar, com modos alternativos de alteração de consciência não-prejudiciais à saúde). Repressão a usuários e guerra contra traficantes nunca vai mudar isso. É tapar o sol com a peneira, e as pessoas que mantém certas drogas ilegais por interesses políticos/econômicos sabem muito bem disso. Ou você acha que maconha é proibida porque eles estão preocupados com a saúde dos usuários?

Enfim, por que tanta discussão sociológica nesse tópico (ver também: página anterior)? O filme não é uma obra de FICÇÃO? :roll:
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Mundinho ideal? Utopia hipócrita, eu diria.
Eu achei que ao usar o emoticon após o "Mundinho Ideal" ficasse claro que eu estava sendo irônico, V.

Seres humanos sempre usaram drogas (e quando eu digo sempre eu quero dizer literalmente desde a pré-História), e sempre vão usar (pelo menos até a Singularidade chegar, com modos alternativos de alteração de consciência não-prejudiciais à saúde).
E sim, sempre vai ter alguém vendendo se tem alguém comprando. Óbvio.

Repressão a usuários e guerra contra traficantes nunca vai mudar isso. É tapar o sol com a peneira,
Aqui eu discordo, já que uma repressão maior pode sim diminuir (disse diminuir, NUNCA acabar) o consumo. Ou vc acha que se o adolescente que fosse pego fumando maconha recebesse a mesma pena de um traficante, ele iria se arriscar assim, do nada?

e as pessoas que mantém certas drogas ilegais por interesses políticos/econômicos sabem muito bem disso. Ou você acha que maconha é proibida porque eles estão preocupados com a saúde dos usuários?
Mesmo? Eu achei que eles fizessem isso pq lucravam ao vender CARO pq tinha um BABACA que comprava.

Enfim, por que tanta discussão sociológica nesse tópico (ver também: página anterior)? O filme não é uma obra de FICÇÃO?
Sem dúvida alguma, um docudrama como vc mesmo disse tantas vezes.
 
Última edição:
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Não fera, eu acho que é ao contrário, eu acho que filme brasileiro o pessoal releva muita coisa porque é tão raro aparecer um filme brasileiro bom que quando aparece um mais ou menos a galera já fica indignada se não rola um Oscar na parada e tal (e.g. Central do Brasil).

Essa é sua opinião, pra mim quem critica sem assistir está pegando no pé, e já vi muitas pessoas deixarem de assistir um filme apenas por ser brasileiro. Eu particularmente não gostei de Central do Brasil, mas isso é uma questão de gosto.

Eu pessoalmente, falando da minha pessoa em específico, ocasionalmente "pego no pé" de filmes brasileiros exatamente do mesmo jeito que eu ocasionalmente "pego no pé" de filmes americanos, franceses, japoneses, suecos, romenos, coreanos, chineses, alemães, russos, tailandeses, mexicanos e/ou (insira nacionalidade).

Pelo jeito realmente uma das coisas que você gosta é de pegar no pé, li seus post anteriores e você tem um talento ótimo pra crítico, principalmente quando alguém não concorda com você.

A única regra é: o "pé" metafórico do filme em questão merece ser "pegado"?

Eu pessoalmente, falando de mim mesmo, sou uma pessoa sem preconceitos.

Sério, não parece, só por que eu fiz um comentário irônico sobre as pessoas que idolatram o "americanismo" você disse: "Ao invés de xingar os EUA vocês podiam formar uma gangue e rondar as Universidades, apedrejando os estudantes que acenderem baseados. Que tal? Seria mais criativo, pelo menos".

Realmente você é criativo, só faltou inventar um nome pra minha gangue de revoltados. Se isso não é preconceito não entendo mais o significado do termo.

Eu estou olhando o termo voice-over há um minuto e nada está acontecendo.

Eu deveria ter alguma epifania?

Talvez, quem sabe se tivesse esperado mais dois minutos poderia ter tido alguma inspiração divina, mas simplesmente utilizei o verbo olhar no imperativo, se você perder mais um minutinho pesquisando a nossa lingua irá perceber que esse verbo possui outros significados, nesse caso não precisará ficar olhando um minuto para uma idéia tão simples. Não entendeu passa pra próxima.

Viva. Em outras notícias, os americanos não inventaram a língua inglesa*, que incidentalmente é atualmente a língua mais falada na internets e daqui a alguns anos vai ser falada por basicamente todos os seres humanos civilizados do Planeta Terra caso a China não resolva Dominar O Mundo.

*Dica: existe um país chamado Inglaterra. Ele faz parte do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Saiba mais.

Sério, é mesmo? Nussaaa.

Isso seria ofensivo se fizesse algum sentido.

Essa paranóia anti-americana já tá ficando fora de moda, campeão. Falando sério, esse povo anti-EUA tem que inventar alguma outra coisa pra odiar (aparentemente os políticos corruptos no nosso próprio país não são o suficiente), porque a coisa tá chegando ao ponto embaraçoso onde acaba aparecendo em discussões sobre assuntos que não têm absolutamente nenhuma conexão com os Estados Unidos da América.

Concordo com você, vamos procurar o e-mail do Hugo Chavez e mandar pra ele, porque a mim não se aplica.

Tropa de Elite dá algumas opções de novos direcionamentos para o seu ódio... Ao invés de xingar os EUA...

Nas três linhas que escrevi você entendeu tudo isso, interessante...

Caso sua propensão a ataques preconceituosos se limite à internet, aqui tem um lugar interessante pra você: http://www.morteaoseua.com.br

Interessante...


:joinha:

Alerta: A resposta acima pode conter comentários que não devem ser levados totalmente a sério.

Não entendi necesseriamente como uma piada, ou algo do gênero, porque você insinuou que sou um burro, preconceituoso e ignorante, e não quer que leve a sério? Acho que pegou pesado e levou pro lado pessoal.

Não vou levar mesmo, sinceramente, perdi o interesse nesta parte do Forum, pois sua postura como Moderador deveria ser de incentivar as discussões e não ficar viajando na sua imaginação fértil formando opiniões infundadas sobre pessoas que nem conhece.
Fui.
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Eu achei que ao usar o emoticon após o "Mundinho Ideal" ficasse claro que eu estava sendo irônico, V.

De forma alguma. Mas se você estava sendo irônico, então eu não entendi o sentido da ironia. Você estava invalidando o seu próprio raciocínio?

Echtelion disse:
Aqui eu discordo, já que uma repressão maior pode sim diminuir (disse diminuir, NUNCA acabar) o consumo. Ou vc acha que se o adolescente que fosse pego fumando maconha recebesse a mesma pena de um traficante, ele iria se arriscar assim, do nada?

Então você concorda com a postura do Cap. Nascimento, de que usuários deviam ser tratados exatamente como traficantes?

Você está fazendo um ótimo trabalho em exemplificar exatamente porque esse filme é nocivo.

Echtelion disse:
Mesmo? Eu achei que eles fizessem isso pq lucravam ao vender CARO pq tinha um BABACA que comprava.

Isso não fez o menor sentido.

Sério, eu não entendi o que isso tem a ver com qualquer coisa que eu estava falando.
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Essa é sua opinião, pra mim quem critica sem assistir está pegando no pé, e já vi muitas pessoas deixarem de assistir um filme apenas por ser brasileiro. Eu particularmente não gostei de Central do Brasil, mas isso é uma questão de gosto.

Quem aqui estava criticando sem assistir?

angeloalvarenga disse:
Pelo jeito realmente uma das coisas que você gosta é de pegar no pé, li seus post anteriores e você tem um talento ótimo pra crítico, principalmente quando alguém não concorda com você.

Obrigado, mas não é que eu goste de pegar no pé, é que você caiu por acaso no tópico de um filme que, metaforicamente falando, calça por volta de 57.

Em outras palavras, é tão fácil pegar no pé desse filme que eu estaria sendo até meio irresponsável se não o fizesse.

angeloalvarenga disse:
Sério, não parece, só por que eu fiz um comentário irônico sobre as pessoas que idolatram o "americanismo"

Caaaaalma aí, não foi apenas um "comentário irônico", você automaticamente assumiu algo sobre as pessoas que estão criticando o filme aqui (chamando-as de preconceituosas contra filmes brasileiros e "paga paus" de americanos), o que foi bastante preconceituoso e poderia ter sido considerado ofensivo por muita gente.

Sorte sua que eu não levo a internets a sério.

angeloalvarenga disse:
Realmente você é criativo, só faltou inventar um nome pra minha gangue de revoltados.

Que tal "Comando Verde"? "Os Mata-Hippies"? Eu não sou muito bom com nomes.

angeloalvarenga disse:
Se isso não é preconceito não entendo mais o significado do termo.

angeloalvarenga disse:
Concordo com você, vamos procurar o e-mail do Hugo Chavez e mandar pra ele, porque a mim não se aplica.

angeloalvarenga disse:
Nas três linhas que escrevi você entendeu tudo isso, interessante...

Ok, já que não ficou claro, deixa eu explicar:

Eu estava assumindo uma postura propositalmente preconceituosa, para refletir a sua postura, e talvez fazer você pensar sobre ela. Eu assumi coisas absurdas sobre você do mesmo jeito que você assumiu coisas absurdas sobre as pessoas que criticaram o filme nesse tópico.

Não é tão divertido quando a merda tá voando na sua direção, né?

angeloalvarenga disse:
Não entendi necesseriamente como uma piada, ou algo do gênero, porque você insinuou que sou um burro, preconceituoso e ignorante, e não quer que leve a sério? Acho que pegou pesado e levou pro lado pessoal.

Veja acima.

angeloalvarenga disse:
Talvez, quem sabe se tivesse esperado mais dois minutos poderia ter tido alguma inspiração divina, mas simplesmente utilizei o verbo olhar no imperativo, se você perder mais um minutinho pesquisando a nossa lingua irá perceber que esse verbo possui outros significados, nesse caso não precisará ficar olhando um minuto para uma idéia tão simples. Não entendeu passa pra próxima.

angeloalvarenga disse:
Sério, é mesmo? Nussaaa.

Novamente eu estava refletindo a postura que você transmitiu no seu post. Meus comentários sobre "olhar o termo" e sobre a existência da Inglaterra foram uma forma de ilustrar o quanto é ridículo deduzir que o uso de um (1) termo pode significar que as pessoas aqui são paga paus de americanos (assim como é absurdo deduzir que uma pessoa com acesso à internet desconheça a existência da Inglaterra).

Sinto por você também não ter entendido. Eu admito que deixei o subtexto meio obscuro, foi mal.

angeloalvarenga disse:
Não vou levar mesmo, sinceramente, perdi o interesse nesta parte do Forum, pois sua postura como Moderador deveria ser de incentivar as discussões e não ficar viajando na sua imaginação fértil formando opiniões infundadas sobre pessoas que nem conhece.

Incentivar discussões era exatamente o que eu estava fazendo nesse tópico até chegar alguém e me chamar de paga pau de americano.

angeloalvarenga disse:

Putz, que drama. :roll:
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Seria um drama ou um docudrama, já que ele narrou que estava saindo? :think:
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

De forma alguma. Mas se você estava sendo irônico, então eu não entendi o sentido da ironia. Você estava invalidando o seu próprio raciocínio?
Eu estava sendo irônico na parte do mundinho ideal que pessoas acham que existe. Essas mesmas que se assustam com a violência de filmes como Cidade de Deus ou Tropa de Elite.

Então você concorda com a postura do Cap. Nascimento, de que usuários deviam ser tratados exatamente como traficantes?

Você está fazendo um ótimo trabalho em exemplificar exatamente porque esse filme é nocivo.
Não, só disse que com uma postura mais repressiva, com usuários recebendo punições maiores/mais pesadas, o consumo pode sim dimunuir. Vc discorda?

Isso não fez o menor sentido.

Sério, eu não entendi o que isso tem a ver com qualquer coisa que eu estava falando.
Vc disse que:
e as pessoas que mantém certas drogas ilegais por interesses políticos/econômicos sabem muito bem disso. Ou você acha que maconha é proibida porque eles estão preocupados com a saúde dos usuários?
E eu disse que a as pessoas mantém na ilegalidade pq vendem CARO a usuários que COMPRAM isso.
Tanto que eu disse que:
Eu achei que eles fizessem isso pq lucravam ao vender CARO pq tinha um BABACA que comprava.
Entendeu?
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

V

Em nunhum momento eu me referi a você na questão de: "pegar no pé sem assistir", me referi: "as muitas pessoas que deixam de assistir um filme apenas por ser brasileiro", ou seja, essas pessoas que pegam no pé, não você, eu quiz dizer isso, nada se referindo a você.

V, sabe qual foi seu erro: você deziu demais sobre o pouco que eu disse.

Eu escrevi só isto, meu post inteiro foi isto, 3 linhas, porque o Flw eu nem conto:

" É que filme brasileiro o pessoal pega no pé, tanto que olha o termo "voice-over". Viva os americanos e os brasileiros "paga paus" rsrsrs.
Eu particularmente gostei dos tais "voice-overs"!!!
Flw!!! "

E você me escreveu meia bíblia em resposta.

Só quiz dizer que muito brasileiros pegam no pé das produções nacionais, que muitas vezes valorizam mais o importado, por puro preconceito, pois pra eles americano é sinônimo de bom, e que quem faz isso é paga pau.

Sei lá, porque você se ofendeu tanto, nem era pra você, nem era com você, postei isso me referindo ao post anterior que citou o caso do homem aranha.

Pra mim você viajou, tirou conclusões demais, V, vamos deixar pra lá, porque você entendeu tudo errado o que eu quiz dizer, mas já vi que é seu jeito, normal.

E olha, se você não é paga pau de americano, tudo bem, eu entendi, nunca mais falo isso porque eu vi que você não gosta, fica bravão... rsrsrs

Abração e vamos colocar uma pedra no assunto, não é nada pessoal, gosto de cinema e estou aqui pra aprender sobre.
Fuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Diretor de 'Tropa de Elite' elogia criatividade de camelôs

Para uma platéia de estudantes, Padilha condena pirataria, apesar de ter visto cópia ilegal.

Ele sugere que alunos convidem ambulantes para dar palestra.
Aluizio Freire Do G1, no Rio entre em contato

Numa palestra para alunos de marketing nesta terça-feira (9), no Centro do Rio, o diretor de “Tropa de Elite”, José Padilha, ouviu da platéia que a maioria comprou DVDs de camelôs. Diante do público, ele se rendeu e admitiu que também assistiu à versão pirata do filme.

“Mas foi para ajudar a polícia. Precisava saber que versão tinha vazado”, disse, tentando se justificar, enquanto os universitários desabavam em risos e aplausos.

Na verdade, o diretor já revelara ao G1, em agosto, que assistira a uma das versões e não gostara.

Na palestra ele chegou a sugerir que os estudantes da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), onde foi realizado o seminário “Crime e Terrorismo: caprichos da alma insensata do Alemão ao Afeganistão”, convidassem os ambulantes para uma “aula de marketing”.

“Eu ficaria na platéia para assistir. Eles são muito criativos. Quando começou a repressão policial, eles anunciavam a venda do filme da seguinte forma: ‘Comprem, antes que a polícia proíba’. Venderam tudo”, lembra.

Mas, durante a palestra, que contou também com a participação do antropólogo Luiz Eduardo Soares, o ex-capitão Rodrigo Pimentel e o major da Polícia Militar André Batista, autores do livro “Elite da Tropa”, que deu origem ao filme, Padilha fez questão de mostrar sua posição contrária à pirataria.

“Isso envolve sonegação fiscal”, disse, mostrando-se preocupado com as pessoas que defendem a prática ilegal com o discurso de difusão do conteúdo cultural.

Até a estudante Luciane Ribeiro, de 25 anos, que usava uma boina e roupa preta semelhante à dos integrantes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), admitiu ter assistido ao filme pirata. “A gente tem que ver também as outras versões, né?”, disse, apesar da camiseta com a inscrição “Tropa de Elite. Eu vou ver no cinema”.

Rodrigo Pimentel acrescentou que “uma das causas nefastas da pirataria” é o fato de muitas crianças terem tido acesso ao filme e agora estarem adotando comportamento parecido com o do capitão Nascimento (personagem de Wagner Moura) em casa ou nos colégios. “Tenho um filho de sete anos e graças a Deus, não assistiu”. A classificação do filme é para 16 anos.

Major defende ação violenta de policiais nas favelas

Diante de um público de universitários de classe média, distante da realidade das favelas, o debate esquentou com as perguntas sobre o cotidiano dos moradores de comunidades pobres, os bastidores do tráfico e as ações policiais.

O major PM André Batista, que é lotado no Bope, ao ser questionado sobre o excesso de violência dos policiais nas favelas, desafiou a platéia de estudantes a encontrar uma solução não-violenta diante da necessidade de resgatar inocentes em poder de traficantes armados de fuzis. “Se souberem outra forma, dou a mão à palmatória”.

Em resposta à mesma pergunta, Luiz Eduardo Soares falou sobre a corrupção na polícia e afirmou que as críticas às ações violentas dos policiais do Bope devem ser dirigidas às “instituições que os formaram”.

“As coisas hoje pioraram muito. Em 1997, ano em que o filme é ambientado, os policiais dessa tropa eram acusados de excesso de violência, mas eram incorruptíveis. Chegavam a castigar os neófitos que fugissem ao lema da corporação. Hoje, a polícia é violenta e corrupta”, resumiu.

Em tom de ressalva, Luiz Eduardo afirmou que “a polícia tem o direito de matar, não de torturar e cometer arbitrariedades”.

André Batista comparou a estrutura das polícias Civil e Militar com a Polícia Federal, que consegue fazer operações sem dar um tiro. “Eles (a PF) possuem equipamentos e inteligência. Enquanto a gente não tiver isso, vamos continuar reproduzindo a guerra, descer o morro com corpos e matando inocentes nas trocas de tiros com traficantes”.

José Padilha contou que uma das dificuldades que encontrou para filmar foi conseguir o “nada a opor” da Polícia Militar. “Eles exigiram o roteiro, já que tinham lido o livro 'Elite da Tropa' e não gostaram nem um pouco. Argumentamos que não concordaríamos com isso, pois não estávamos numa ditadura. E, finalmente, encontramos pessoas de bom senso lá dentro que acabaram liberando a permissão”.

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,...+DE+ELITE+ELOGIA+CRIATIVIDADE+DE+CAMELOS.html

A propósito, V, eu respondi na outra página.
 
Última edição:
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Eu estava sendo irônico na parte do mundinho ideal que pessoas acham que existe. Essas mesmas que se assustam com a violência de filmes como Cidade de Deus ou Tropa de Elite.

Uh... ok.

Echtelion disse:
Não, só disse que com uma postura mais repressiva, com usuários recebendo punições maiores/mais pesadas, o consumo pode sim dimunuir. Vc discorda?

Provavelmente não, mas esse tipo de intolerância é andar pra trás, não é solução e pode se tornar o primeiro passo pra uma coisas muito piores.

Echtelion disse:
E eu disse que a as pessoas mantém na ilegalidade pq vendem CARO a usuários que COMPRAM isso.

Pois é, por que não legalizam logo e abaixam esses preços absurdos. Não é como se alguém fosse deixar de ser bilionário, digo, olha o quanto as indústrias de álcool e tabaco faturam.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo