• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tropa de Elite (2007)

Dá uma nota pro filme ou PEDE PRA SAIR que tu é MOLEQUE


  • Total de votantes
    94
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Só por curiosidade, pq? :think:

Porque eles são completamente redundantes, inúteis e me tratam como idiota constantemente. "O Neto era um cara que agia antes de pensar. Já o Matias pensava muito antes de agir". Ugh. Parte da diversão é descobrir essas coisas aos poucos, sabe.

E são os voice-overs que fazem o filme parecer fascista. Pensa bem, eles só estão ali pra dar um ar de docudrama pra coisa, o que tem claras ambições de conscientização social. Isso é compreensível, porque fazer filmes sérios no Brasil basicamente te obriga a tratar de assuntos sociais relevantes. O problema é que nesse filme as nossas percepções são incessantemente guiadas por uma opinião que está um pouco longe demais da imparcialidade, então o resultado é meio moralmente duvidoso. Sem os voice-overs (ou talvez se eles fossem mais esparsos e vagos) dava pra encarar Tropa de Elite puramente como um drama policial, e aí o filme seria foda.

Compara com Cidade de Deus. Ali, o narrador-personagem era um mero espectador. Ele não ficava dando lição de moral sobre o certo e o errado, ele só contava o que via, e deixava a platéia tirar as próprias conclusões.

(Claro que isso tudo teoricamente pode mudar na versão final, mas eu duvido.)
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Mas você acha que mesmo aquela parte do "no resto do mundo essas armas são usadas para guerra..." e "na teoria o bope faz parte da PM..." ficam ruins? Eu acho que poderia ficar meio cru sem uma explicação de quem são esses caras e tals.

Mas de qualquer maneira fiquei curioso sobre a sua crítica sobre o filme. Voce gostou, afinal?
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Mas você acha que mesmo aquela parte do "no resto do mundo essas armas são usadas para guerra..." e "na teoria o bope faz parte da PM..." ficam ruins? Eu acho que poderia ficar meio cru sem uma explicação de quem são esses caras e tals.

Cara, é inútil. O filme seria totalmente compreensível sem eles. O lance das armas, a gente tá vendo. A relação do BOPE com o resto da PM, a gente tá vendo.

Tem uma cena onde os caras discutem sobre a operação da visita do Papa, e logo em seguida tem uma montagem de imagens de arquivo do Papa, com um voice-over que não acrescenta nada além de uma pseudo-frase de efeito. Pra que isso? Por que a cena não foi suficiente? Tinha até uma maquete.

Ou que tal toda aquela ênfase no "aqui a coisa é guerra", que além de totalmente inútil (já que boa parte do filme é dirigida exatamente como um filme de guerra) parece estar justificando todas as atrocidades do BOPE.

Ou então "Pra mim quem ajuda traficante é cúmplice. Tem que ir pra cadeia." É o tipo do pensamento que você tem que ter, se o que você quer são cadeia (mais) superlotadas.

(Deixando claro que o meu problema não é o Capitão Nascimento ter esse tipo de pensamento, e sim o filme aparentemente concordar com ele.)

Etc. Eu poderia ficar até amanhã nessas. Tem duas ironias que eu acho bem engraçadas:

- Milhares de pessoas de classe média-alta viram o filme em cópias piratas, sendo que ninguém é mais demonizado em Tropa de Elite do que a classe média-alta consumidora de produtos ilegais. Será que esse filme vai ser aplaudido em festivais? Porque a quantidade de playboys maconheiros (aka Matadores de Criancinhas) em festivais de cinema é grande.

- Num filme onde um dos personagens estuda Direito, não há nenhum espaço para um possível questionamento da validade das leis. Em Tropa de Elite, A Lei é suprema, e só o BOPE tem ENVERGADURA MORAL para ignorá-la, já que ele o faz para conseguir cumprir o seu trabalho honestamente (woooooow, paradoxos...)

Mas de qualquer maneira fiquei curioso sobre a sua crítica sobre o filme. Voce gostou, afinal?
É uma situação meio complexa, porque eu não me lembro de muitos outros casos onde um único fator estragou tanto assim a minha apreciação.

Eu diria que pra essa versão workprint eu daria uns 51, adicionando de 10 a 20 pontos (!) num universo paralelo onde os voice-overs não existissem.
 
Última edição:
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

5. Capitão Nascimento dorme com um travesseiro debaixo da arma.

6. Principais causas de morte no Brasil:

1º Ataque do coração

2º Capitão Nascimento

3º Câncer

7. A opção 1 é a maior porque a maioria dos bandidos morrem do coração quando vêem o Capitão Nascimento.

8. O Capeta queria entrar no Bope, mas o Capitão Nascimento o fez desistir apenas dizendo: "666, Você é o novo xerife!"

10. Capitão Nascimento não sai de lugar nenhum devendo ninguém, sempre põe na conta do Papa.

13. Getúlio Vargas não cometeu suicídio, ele só pediu pro Capitão Nascimento: "Na cara não, pra não estragar o velório."

15. A roupa do Super-Homem era preta até o Capitão Nascimento dizer: "Tira essa roupa preta porque você é moleque!"

16. Capitão Nascimento trabalhou como negociador da polícia. Seu trabalho era ligar para os seqüestradores e dizer: "Pede pra sair!"

17. Quantos Capitão Nascimento são necessários para trocar uma lâmpada? Nenhum, Capitão Nascimento também mata no escuro.
Legais esses. Os outros são do Chuck Norris.
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Pois é. Tinha que ter um tipo assim:

18. Capitão Nascimento roubou as iniciais de Chuck Norris.
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

BTW, eu assisti o trailer no cinema agorinha, foi bem melhor que o Chuck & Larry. Me animei pra ver no cinema pq várias cenas foram extendidas.
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Fatos ligados ao Capitão Nascimento:




6. Principais causas de morte no Brasil:

1º Ataque do coração

2º Capitão Nascimento

3º Câncer

7. A opção 1 é a maior porque a maioria dos bandidos morrem do coração quando vêem o Capitão Nascimento.


9. Capitão Nascimento é a razão de Bin Laden ainda estar se escondendo.

10. Capitão Nascimento não sai de lugar nenhum devendo ninguém, sempre põe na conta do Papa.


13. Getúlio Vargas não cometeu suicídio, ele só pediu pro Capitão Nascimento: "Na cara não, pra não estragar o velório."


15. A roupa do Super-Homem era preta até o Capitão Nascimento dizer: "Tira essa roupa preta porque você é moleque!"

:lol:

Nossa, eu quero muito ver esse filme!!!!:cool:

E sobre o filme "O ano em que meus pais saíram de férias" :ahn?: wtf?!
Queria Tropa de Elite no Oscar!!:buaa:
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

As frases do Desciclopedia que achei legais:

"Ninguém sobe! Ninguém sobe!"
Capitão Nascimento sobre pessoas que sofrem de impotência sexual.

"Pega a vassora! "
Clodovil sobre Capitão Nascimento.

"Darth Vader é o caralho, meu nome agora é Capitão Nascimento, PORRA!"
Darth Vader sobre Capitão Nascimento.

"Na cara não pra não estragar o Botox."
Elza Soares sobre Capitão Nascimento.

"Sete dias? Xerife, o senhor é um fanfarrão, xerife. Senhor tem sete SEGUNDOS,
xerife!"
Capitão Nascimento sobre Deus.

" Dadinho é o caralho meu nome agora é Nascimento porra e tu vai cair filho da Puta!!"
Zé Pequeno sobre Capitão Nascimento

"Pede pra sair! Pede pra sair! "
Capitão Nascimento sobre Renan Calheiros.

"Esse tira linha dura vai barbarizar uma galerinha barra pesada causando muitas confusões nessa cidade do barulho. "
Narrador da Sessão da Tarde sobre Capitão Nascimento.

"Você traiu o SISTEMA, véio!"
Dado Dolabella sobre Capitão Nascimento.
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

eu preferiria ir ao cinema, mais todos meus amigos ja compraram o dvd pirata e viram em casa, além de n gostar desses dvds de camelo por a imagem geralmente nem ser tão boa, vendo esse filme eu ajudo os malandro a ganha dinheiro e os honestos perderem(falo isso cono c n comprasse cd d play 2 na loja perto da escola por 15 reais e baixasse musica pelo Limewire XDDD, n me denunciem).
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Assisti ontem e adorei( quando sair no cinema vou assistir novamente).Achei-o um dos melhores filmes brasileiros ,melhor até que Cidade de Deus.
Também queria que concorresse ao Oscar de melhor filme estrangeiro ,mas foi escolhido O ano em que meus pais sairam de Férias(quem sabe seja indicado a outras categorias-como colocou o Till).

15. A roupa do Super-Homem era preta até o Capitão Nascimento dizer: "Tira essa roupa preta porque você é moleque!"(essa foi hilaria!!):mrgreen:
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Vi Tropa de Elite e sou obrigado a dizer que foi um dos melhores filmes de ação made in Brazil que já vi! Muito bom mesmo, agora só estou esperando sair no cinema pra ver melhor. Quem diz que o filme é facista precisa retornar aos livros de história. Não é documentário e não fiquei nenhum pouco triste em torcer pela tropa do capitão Nascimento. Até porque, fora das telas, a realidade é bem mais triste nas periferias do Brasil.

E digo que o filme vai bombar nas telas americanas, mais do que a porcaria de O ano... que escolheram. Se é pra falar de referências, Tropa de Elite tem tudo o que o cidadão de clesse média americano gosta: armas, polícia e traficantes. Querem algo mais Miami Vice ou S.W.A.T. que isso?
 
Última edição:
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

A estréia em circuito comercial foi novamente antecipada. Em São Paulo e Rio de Janeiro o longa chega nesta sexta-feira, dia 5 de outubro, com cerca de 250 cópias.

A Zazen Produções e a Paramount Pictures soltaram um comunicado para anunciar o lançamento:
"Originalmente, o filme estrearia somente em novembro e todo o calendário de pós-produção estava montado para essa data. Foi um árduo trabalho de toda a equipe no Brasil e nos Estados Unidos para conseguirmos essa nova antecipação. Infelizmente, por questão de tempo para produção das cópias, não será possível a antecipação em todo o Brasil. Esperamos que o público que gostou da versão inacabada de Tropa de Elite goste também no cinema, mídia para a qual foi concebido e produzido".

http://www.omelete.com.br/cine/100008370/Tropa_de_Elite.aspx
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Só tenho uma coisa a falar sobre esse filme...

Muito foda!

=x

Quando acabei de ver fui jogar CS... kkkkkkk

>_<
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Cara, minhas mais sinceras palmas pra esse filme. É genial e de primeiro mundo. O melhor brasileiro que já assisti e um dos melhores do mundo todo que assisti esse ano.

Se alguém aqui comentou que não gostou (nem li), que se exploda. Brasileirowned esse filme.
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Cara, minhas mais sinceras palmas pra esse filme. É genial e de primeiro mundo. O melhor brasileiro que já assisti e um dos melhores do mundo todo que assisti esse ano.

Se alguém aqui comentou que não gostou (nem li), que se exploda. Brasileirowned esse filme.
Eu concordo com vc! esse filme é muito bom e fiquei impressionado por ser um filme brasileiro!
MUITO BOM:cerva:
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Edit: Quando eu digo "razoável", não é no sentido de a mensagem ser contundente. Ela até é, mas eu me referia ao fato de o filme em si não ser nada demais mesmo. É legalzinho, ok etc.
Eu não tive problema com o voice over, embora concorde que se tivesse menos, acho que o filme melhoraria. Mas tiveram coisas inconclusivas, sei lá, como o corpo do fogueteiro, por exemplo, que depois ninguém fala mais.

O legal do filme é ele jogar com a moral das pessoas, quase como Dogville faz no final. Muita gente vai idolatrar o BOPE e tal, embora o filme queira fazer o contrário. Talvez essa linha seja a coisa mais interessante (e interessante foi ler o diretor xingando no jornal quem disse que o filme apóia a tortura).

No mais, eu acho Cidade de Deus melhor, é mais filme, mais redondo, uma história melhor.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo