• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tropa de Elite (2007)

Dá uma nota pro filme ou PEDE PRA SAIR que tu é MOLEQUE


  • Total de votantes
    94
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

O filme é muito bom, mas está fazendo muito mais sucesso do que faria em condições normais de temperatura e pressão... porque? Porque a população está cansada.

Cansada de ser refém, cansada de se sentir impotente, cansada de ver que direitos humanos só existe pra bandido, que a justiça não existe, que não temos em quem confiar porque muitas vezes aqueles que deveriam estar do lado da lei são mais bandidos do que os supostos contraventores... a população se sente acuada, e todo animal acuado eventualmente começa a sentir raiva. E é isso que esse filme explora. O BOPE e o Capitão Nascimento são mostrados cometendo atrocidades no filme, mas sabem de uma coisa? Eu fiquei com vontade de entrar pro BOPE, pra matar bandido na bala mesmo! Atira primeiro e pergunta depois!

É errado, é absurdo, é brutal, mas é o reflexo de onde chegamos com a questão da segurança, da violência, da corrupção, da impunidade... de tudo. É por isso que o filme faz sucesso, até entre os playboys mais alienados. Porque todo mundo tá cansado de ver os maiores absurdos, os crimes mais espantosos, serem banalizados pela impunidade. Por isso todo mundo gostou tanto de ver bandidos sendo tratados como bandidos. Bandidos morrendo, bandidos chorando, bandidos com medo. Foi bom, só pra variar um pouco...

Tomara que isso repercuta nas pessoas, nas atitudes de todo mundo. Vou tentar fazer com que repercuta nas minhas também...

Eu entendo pouco de cinema pra poder fazer uma análise que acrescente de fato. Mas eu lido bastante com essa questão da segurança pública, e o que eu temia é que o filme deixasse essa mensagem.

Eu fico bem receoso de dizer "ESSE FILME É FASCISTA!!!!", porque é arte, e em princípio arte não deve ter esse tipo de classificação. Mas quando assassinos torturadores começam a ser válvula de escape irracional, é preocupante.
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Sei lá, Maglor. Não seja um desses críticos idiotas. Quando vc fala assim, vc desmerece o trabalho do roteirista, do diretor, dos atores, etc.
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Eu fico bem receoso de dizer "ESSE FILME É FASCISTA!!!!", porque é arte, e em princípio arte não deve ter esse tipo de classificação.

Eu concordo com as suas outras colocações, mas acho que esse é um ponto que merece ser discutido.

Não acredito em uma arte que seja "pura" ou desvinculada de quaisquer relações de poder e objetivos políticos. Mesmo a arte que se propaga como "apolítica" ou "livre" está intimamente vinculada a estas questões. Não são poucos os exemplos de arte fascista, liberal, burguesa, etc.

O que me deixa assustando é como esse filme consegue propagar uma idéia de "verdade" e "pensamento único" com tanto sucesso. O filme não é questionado, e nas poucas vezes em que isso acontece, ele apresenta duas saídas bem claras no próprio filme: quem faz a crítica se sentiu ofendido por este e provavelmente é maconheiro ou alguém que não conhece a "realidade"; o filme é uma obra de arte, portanto, não deve ser classificado dentro de categorias políticas (o que tem sido até aqui a defesa do diretor, atores e roteiristas).

Dentro dessa última defesa cabe também aquela que vê o filme apenas como "a visão de um policial" que se sobrepõe à qualquer visão do diretor ou dos responsáveis pelo filme.

O fato é que a arte serve sim, e muito bem, a ideários políticos. O cinema como existe hoje tornou isso ainda mais verdadeiro, uma vez que alcança um público enorme. Nesse quesito a pirataria que o filme "sofreu" não é apenas uma excelente jogada de marketing para levar as pessoas ao cinema, mas fez com que o filme atingisse um público ainda maior através da própria pirataria.
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Assisti o filme e a paródia Tropa de Sofredores, colocaram no tópico do Campeonato Brasileiro. Os dois retratam bem a realidade :lol:

Mas falando sério, eu achei o filme muito bom, pois mostra sim a realidade, dando uma oportunidade as pessoas a terem conhecimento disso, e saber que coisas como o lance do saco lá do filme, e coisas muito piores acontecem.
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Sei lá, Maglor. Não seja um desses críticos idiotas. Quando vc fala assim, vc desmerece o trabalho do roteirista, do diretor, dos atores, etc.

Eu não meio muitas críticas de cinema, não tantas quanto deveria. Por interesse específico, eu li algumas sobre esse filme, mas não entendi o que eu disse que pode desmerecer o trabalho dos profissionais que fizeram o filme. Na verdade, o meu post foi pra deixar uma dúvida: ou o filme é "neutro", porque é arte e não é política, ou então, se ele for política, tem que ser completamente rechaçado, em praticamente todas as suas mensagens.

Um grande jurista aqui do Rio, um dos maiores do país, disse que esse filme tem valor de legitimar (na medida em que faz muitos se identificarem com ele) a política de extermínio de pobres aqui no Rio (e que chamam de enfrentar o crime) - exatamente o mesmo valor que a música de Wagner teve pro nazismo. A princípio eu não concordo com a comparação, inclusive porque música é ainda mais abstrata do que o cinema, mas certamente é um ponto.


Eu concordo com as suas outras colocações, mas acho que esse é um ponto que merece ser discutido.

Não acredito em uma arte que seja "pura" ou desvinculada de quaisquer relações de poder e objetivos políticos. Mesmo a arte que se propaga como "apolítica" ou "livre" está intimamente vinculada a estas questões. Não são poucos os exemplos de arte fascista, liberal, burguesa, etc.

O que me deixa assustando é como esse filme consegue propagar uma idéia de "verdade" e "pensamento único" com tanto sucesso. O filme não é questionado, e nas poucas vezes em que isso acontece, ele apresenta duas saídas bem claras no próprio filme: quem faz a crítica se sentiu ofendido por este e provavelmente é maconheiro ou alguém que não conhece a "realidade"; o filme é uma obra de arte, portanto, não deve ser classificado dentro de categorias políticas (o que tem sido até aqui a defesa do diretor, atores e roteiristas).

Dentro dessa última defesa cabe também aquela que vê o filme apenas como "a visão de um policial" que se sobrepõe à qualquer visão do diretor ou dos responsáveis pelo filme.

O fato é que a arte serve sim, e muito bem, a ideários políticos. O cinema como existe hoje tornou isso ainda mais verdadeiro, uma vez que alcança um público enorme. Nesse quesito a pirataria que o filme "sofreu" não é apenas uma excelente jogada de marketing para levar as pessoas ao cinema, mas fez com que o filme atingisse um público ainda maior através da própria pirataria.

É, qualquer forma de expressão está inserida em um contexto maior do que ela, e de alguma forma reflete isso. Mas o que eu quis dizer é que não podemos afirmar (ou eu não vi elementos suficientes pra isso) que o objetivo do filme é legitimar a atuação da polícia no Rio. O filme é basicamente a narração, por um oficial do BOPE, sobre o seu trabalho. Esse personagem-narrador não necessariamente está certo, é simplesmente um ponto de vista, uma história.

Se fosse um documentário que declaradamente faz propaganda, eu não teria essa dúvida. Mas realmente pode acontecer - e eu já estou mais inclinado a acreditar que aconteça - que parte da idéia seja maquiar de ficção uma mensagem mais clara, que fica subentendida e fala bem alto quando a maioria dos que assistem começam a torcer por cada tortura. Aliás, no começo diziam que o filme pintava o BOPE como mocinhos porque eles são incorruptíveis, enquanto a PM comum é corrupta; mas eles torturam e executam, só que bandidos, então mal se percebe que isso também é "corrupção".
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

O que me deixa assustando é como esse filme consegue propagar uma idéia de "verdade" e "pensamento único" com tanto sucesso. O filme não é questionado, e nas poucas vezes em que isso acontece, ele apresenta duas saídas bem claras no próprio filme: quem faz a crítica se sentiu ofendido por este e provavelmente é maconheiro ou alguém que não conhece a "realidade"; o filme é uma obra de arte, portanto, não deve ser classificado dentro de categorias políticas (o que tem sido até aqui a defesa do diretor, atores e roteiristas).
Sendo honesto, as críticas pesadas vieram do primeiro caso que vc citou.
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Em Portugal o filme tem a maior aceitação, toda gente quer ver.

Tropa de elite osso duro de roer
Pega um, paga geral também vai pegar você
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Em Portugal o filme tem a maior aceitação, toda gente quer ver.

Tropa de elite osso duro de roer
Pega um, paga geral também vai pegar você

Surreal pensar alguém de outro país cantando isso, mesmo sendo da "terra pátria", hehe... :)


Curiosidade: Vcs conseguem entender bem oq é dito? Não fica muito rápido, com muitas gírias, etc?
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

No G1:

Depois de 24 dias nos cinemas, “Tropa de elite” já acumula público de 1,6 milhão e mantém a liderança da lista dos mais vistos no país. O filme de José Padilha já faturou R$ 14,2 milhões e tem feito média de 70 mil espectadores por dia.

Com isso, "Tropa" assume o segundo lugar entre os filmes nacionais mais vistos em 2007. A primeira posição ainda é de "A grande família - o filme", que atraiu cerca de 2 milhões de pessoas às salas de cinema.


Apesar do inegável sucesso, a produção sofreu uma queda de público de 31% no último fim de semana, em que atraiu cerca de 182 mil pessoas às salas de cinema. No Rio de Janeiro, Estado mais afetado pela pirataria do longa, a queda chegou a 43%. Os dados são da Filme B.

Com público em torno de 198 mil e faturamente de cerca de R$ 1,7 milhão, “Jogos mortais 4” ficou em segundo lugar no ranking, já que a ordem é dada pelo lucro do filme. A animação “Tá dando onda”, que assim como "Jogos mortais 4", estreou na sexta-feira (26) passada, assumiu a terceira posição.

A Grande Família, heeeim? Grande marco do cinema nacional :issoaih:
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Poxa, eu achei o filme muito bem feito, envolvente e tudo mais...
Mas não gostei de ver a ação do Bope como é mostrado. No livro Elite da Tropa eles mostram o Bope torturando gente inocente, no filme eles parecem os deuses acima do bem e do mal... Não gosto não, e nem acho que eles sejam a solução.

Herói no filme? :eek:

Mas teve as cenas de tortura e tals, teve mentir na cara dura que não iam fazer mal pra ela, etc..

Não que eu saiba qual é a melhor maneira de combater o crime, mas ela certamente não é através do Bope. Eles são corruptos, sim, no que diz respeito à violência. São corrompidos por ela. Se rebaixam ao nível dos bandidos quando usam de meios violentos para atingir os seus fins...

Olha, não vou falar que eles são santos, mas é necessário uma mudança. É claro que a primeira forma de mudar as coisas é fazer pelo lado oposto, e normalmente é algo tremendamente chocante e traumático

Pense nisso como adolescência. Saindo da criança obediente, vira rebelde e xinga pai-mãe toda hora (pais perfeitos, como vou me rebelar, hehe) Ou a criança que deu muito trabalho, quando fica grande pode dar menos (mayoros).

Todos os humanos fazem isso, e instituições também fazem isso pois são uma continuação de nós mesmos.

Com o Baby-Boom chinês a reação enérgica foi "filho único", senão no 2o. filho perdia auxílio-família, e no terceiro filho pagava multa. Resultado hoje: 6 milhões de homens chineses que não vão poder casar, e um aumento assustador da prostituição feminina (para que ficar com um homem quando posso ser sustentada por três?)

Aqui, nosso bolsa-família corre o risco de multiplicar as famílias com seus 18 filhos (eu pensei que isso fosse passado, mas vendo a notícia do outro dia...), e isso é ruim: muito bebê sem condições de virar gente produtiva no futuro. O pior é alguns ministros falando que para a previdência não quebrar por conta do número de velhos que nãomorrem desgraçados, então teremos de aumentar o índice de natalidade (só que daqui a 60 anos esses bebês serão zilhões de velhos).

Quanto vocês apostam que em algumas décadas a bolsa-família não será nos moldes da China? Com todos os problemas que essa decisão totalmente contrária a anterior acarretará (como já teremos estudado pra caramba sobre a China então, afinal ele é assunto do momento, e portanto assunto para livros de História no futuro)

O que isto significa: não adianta NO MOMENTO pensar em moldes Dalai Lama. A única coisa que acontecerá com eles é o que acontece agora: ou eles se omitem, ou se corrompem.

Claro que a solução violenta não é solução para sempre. Não dá para ser solução eterna, visto que o problema irá mudar de cara.

Uma citação do representante que o ministro do MEC enviou, quando o pessoal começou a insistir de novo em só investir no psicológico/pedagógico: Olha gente, a gente investiu nisso (pedagogia) por 5 anos e não deu grandes resultados. Agora vamos investir um pouco para equipar as escolas para que o aluno aprenda fazendo e mexendo tecnologia, porque não dá para ficar esperando eternamente que esses estudos pedagógicos dêem resultado, enquanto há outras coisas a se experimentar!

(mesmo porque não consigo ler aqueles ensaios de ensino genéricos, só os da Revista de Ensino de Física não viajam tanto na maionese)

... Deixando o discurso moralista um pouco de lado, o filme tem umas frases ótimas pra usar no dia a dia. :lol: Vão ser moda por um bom tempo...

Deixando o meu discurso moralista (e todo aquela minha interpretação dele), o filme é entretenimento. Pela segunda vez gostei de um filme que não tem um diretor a todo momento me enchendo o saco para pensar (no meu caso, dormir).
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Prímula disse:
O que isto significa: não adianta NO MOMENTO pensar em moldes Dalai Lama. A única coisa que acontecerá com eles é o que acontece agora: ou eles se omitem, ou se corrompem.

Claro que a solução violenta não é solução para sempre. Não dá para ser solução eterna, visto que o problema irá mudar de cara.

Prímula, esse molde de política de segurança pública não pode nem ser chamado de "solução violenta", porque ele não soluciona. Parece o caminho único: "subir morro e atirar". Desde sempre isso é feito nas favelas, e nunca solucionou, pelo contrário, o problema só se agrava.

É mais eficiente investirem em inteligência, impedirem que as armas cheguem às cidades, que as drogas cheguem aos traficantes.
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Ok li umas 5 páginas do "Elite da Tropa" e já dá pra ver que eles é umas 1.000 vezes mais crítico que o filme. Logo no início o próprio personagem (pelo que eu entendi, é o equivalente ao Mathias no filme, mas ele é o narrador aqui) já diz que essa política de sair matando na favela provavelmente piorou ainda mais a situação.
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Surreal pensar alguém de outro país cantando isso, mesmo sendo da "terra pátria", hehe... :)


Curiosidade: Vcs conseguem entender bem oq é dito? Não fica muito rápido, com muitas gírias, etc?

Para nós é fácil pois as televisões aqui passam muitas novelas brasileiras e nós já estamos habituados. E aqui também passa muitos filmes brasileiros, e nós não estamos assim muito separados pela língua, o Português é uma das 5 línguas mais faladas no mundo. Não se esqueçam que em África ainda se fala Português em muitos países.
 
Re: Tropa de Elite (Brasil, 2007)

Mas é preciso investir nos dois, Maglor.
E dizer que não soluciona no mínimo parcialmente, é complicado. Mal ou bem é um marginal a menos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo