• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Trolls não empedram?

Olórin, i Nimrandir

se eu entendi, temos os termos "hai", de Olog-Hai por exemplo, são digamos "versões", a palavra certa me foge à cabeça agora, feitas por Sauran de um língua descendente (o avarin) de uma antiga "raiz" linguistica élfica chamada Kwendi, como se ele tivesse adaptado "lai" para "hai" é isso? pode ser lembro-me de frodo dizer pra gandalf que as inscrições no Um lhe parecessem élficas, antigas ou uma variação, gandalf o corrigi, diz-se tratar da lingua de Mordor... posso estar enganado, mas me pareceu que Sauron tivesse criado uma lingua pra mordor deturpando a lingua élfica... só me pareceu :roll:
 
Eu não manjo quase nada de linguística, então nãp sei te explicar nem a origem nem o significado do termo "hai". Quanto a Anel, as inscrições estão em Tengwar (o "alfabeto élfico"), mas a língua usada é a Fala Negra, a língua criada por Sauron e usada pelos servos de Mordor. Seria mais ou menos como você escrever algo em português mas usando os caracteres japoneses.
 
é realmente, as inscrições estão em élfico, Frodo não as compreende quando tenta as ler... este teu exemplo aí sobre escrever com caracteres japoneses foi bom. mas eu me referia as palavras mesmo e não a escrita! mas valeu lembrar!
 
Poius então... as palavras da inscrição do Anel estão na Língua Negra. Frodo não a conhecia, por isso não poderia entender o que estava escrito. Ou eu não entendi ainda o que você queria saber?

Nossa... já estamos falando de Anel em um tópico sobre Trolls... :eek:
 
J. Timón disse:
Olórin, i Nimrandir

se eu entendi, temos os termos "hai", de Olog-Hai por exemplo, são digamos "versões", a palavra certa me foge à cabeça agora, feitas por Sauran de um língua descendente (o avarin) de uma antiga "raiz" linguistica élfica chamada Kwendi, como se ele tivesse adaptado "lai" para "hai" é isso? pode ser lembro-me de frodo dizer pra gandalf que as inscrições no Um lhe parecessem élficas, antigas ou uma variação, gandalf o corrigi, diz-se tratar da lingua de Mordor... posso estar enganado, mas me pareceu que Sauron tivesse criado uma lingua pra mordor deturpando a lingua élfica... só me pareceu :roll:

Existia uma palavra élfica primitiva para Elfos: kwendî. As únicas palavras avarin criadas por Tolkien são o desenvolvimento dessa raiz arcaica em seis idiomas dos Avari diferentes: Cuind, Penni, Kinn-lai...
Esse lai poderia ser uma compensação pela perda do î (desígnio de plural)
do original kwendî... então kinn-lai "povo kinn", os elfos.
Essa língua avarin pode ter influênciado o discurso negro, que deve ter pervertido lai para hai (entrando de acordo com a áspera fonologia do esperanto de Sauron)
 
certo kinn-lai equivale a kwendi, (como se faz essa paradinha no i do kwendi?) nas linguas mais reccentes, e hai seria uma deturpação do lai para a lingua de sauro, Pandatur, não perguntei nada só citei a lingua negra no Um, no caso a lingua mesmo e não a escrita, como vc mesmo disse o lance dos caracteres

é jah fujimos muito do assunto...
 
J. para fazer esaa paradinha no "i" basta por um circunflexo nele "î". Ele possui essa acento já que ele é uma vogal super longa, demoradamente pronunciada (mais ou menos assim "iii"). Isso mesmo, só que nas línguas avarin mais recentes.
 
ah não deu de perceber que era um circunflexo, parecia uns pontos e tal...
hehehehe que viagem valeu "kwendî" hehe!!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo