• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tróia & Tolkien

Azaghâl

Usuário
Salve,sábios amigos.

Sabe...Outro dia,com o lançamento de Tróia eu comecei a perceber algumas grandes semelhanças entre a história de Tróia e a história de Beren e Lúthien,olhem só:

1-Helena era coinsiderada a mais bela de todas as mulheres da terra, exatamente como Lúthien
2-Helena tbm teve um amor 'proibido'
3-Segundo Homero,assim q Helena partiu de Esparta o rei ficou mto triste,e a cidade perdeu praticamente toda a alegria
4-E as custas de uma promessa Beren (e Aquiles) conseguiram entrar na mais instransponíveis da forteleza disfarçados de algo q era 'adorado' pelo Inimigo do personagem principal

Depois de isso tudo eu axo q a gente pode deduzir q a grande obra de Homero foi uma das muitas fontes de inspiração do nosso grande professor certo?
 
Creio que a história de Tróia, especialmente através da Ilíada, realmente tenha influenciado Tolkien (aliás, a quem o livro não influenciou, não é mesmo? :mrgreen: ), mas não no conto de Beren e Lúthien, e sim no conto A Queda de Gondolin, publicado no HoMe 2.

A descrição da batalha e da defesa desesperada da cidade remete imediatamente à batalha de gregos e troianos, seja pela intensidade dramática da narrativa, seja por detalhes específicos, como o fato de Gondolin ser murada e ter sido cercada pelos inimigos, a enumeração dos principais heróis e a que casa pertenciam, etc.

Posteriormente, a mesma influência seria vista na batalha dos campos de Pelennor, no SdA.
 
Tilion, podemos realmente falar de influência, ou apenas dizer que a maneira de narrar batalhas e conquistas da Ilíada é que se tornou forçosamente definitiva? É difícil escapar de algo naquele estilo quando se quer narrar uma grande batalha num épico.
 
Pode-se achar influências em muitas coisas.

Tolkien não era o Mestre Supremo, e nem o que veio antes dele, e nem o outro, e nem o outro...

O que quero dizer, é que tais influências se complementam para desenvolver a grande obra que é a vida nossa.

Escritores que se permitem influenciar no passado para desenvolver cada vez mais.
 
Concordo com você, Ka Bral.

Se olharmos bem, encontraremos nas obras de Tolkien muitas coisas que remetem a outras obras anteriores, a certas épocas, crenças, etc. Essa semelhança com a Ilíada é mais uma (e olha que eu não tinha parado para pensar em tal hipótese). :wink:
 
Tolkien com certeza foi influienciado pela Ilíada, principalmente no que se diz respeito a Queda de Gondolin. Da primeira vez que eu o texto logo veio na minha cabeça o cerco a Tróia, mesmo sem ter lido a Ilíada. Acho que é meio automático, pra quem conhece a história da Guerra de Tróia, fazer uma comparação desta com qualquer outra história que conte de uma cidade dita invencível, e que é cercada e tomada pelos inimigos, a despeito da valorosa resistência.
 
Swanhild disse:
Tilion, podemos realmente falar de influência, ou apenas dizer que a maneira de narrar batalhas e conquistas da Ilíada é que se tornou forçosamente definitiva? É difícil escapar de algo naquele estilo quando se quer narrar uma grande batalha num épico.

Creio que podemos falar das duas coisas. A influência é óbvia, sendo ela intencional ou não. Mas pelo modo como o conto é narrado e pela descrição da batalha, "inconsciente" me parece improvável aqui.

E, de fato, a Ilíada é tão fundamentadora que é praticamente impossível fugir ao estilo: o máximo que se consegue são variações no modo de apresentação das batalhas, mas que irremediavelmente remetem em algum nível ao poema de Homero, primordial que é não só ao gênero épico, mas a toda literatura ocidental.
 
Acho que em qualquer narrativa épica , como SDA , o Silma , etc... tem alguma influencia das obras de Homero , visto a sua importancia e idade , afinal é quase impossivel nunca ter ouvido nada sobre a guerra de Troia.

Tolkien intencionalmente ou não foi influenciado tanto por Ilíada quanto pela Odisséia.
 
Poxa, eu não arriscaria dizer que a ilíada influenciou diretamente a obra de tolkien não. Essas coincidências citadas acho que estão mais para lugares-comuns do que para fatos característicos de uma obra somente. A iliada pode ter influenciado na medida em que serviu de modelo para grande parte das obras ocidentais posteriores a ela, mas ficar creditando cada linha das obras de tolkien a alguma influência externa eu acho exagero.
 
Com certeza Tróia influenciou Tolkien, ele era, um grande leitor, deve ter lido muitos épicos, MAS, as obras dele são melhores porque ele juntou tudo o que ele leu com toda a sua imaginação e isso resultou nos livros maravilhosos que nós temos o privilégio de estarmos podendo ler essas estórias extrordinárias... :D
Beijinhus :P
 
Eu nunca tinha feito uma intertextualidade Tolkien-Homero, mais depois de ler coisas aqui, me parece bem aceitável. :think:
 
Eu nunca tinha feito uma intertextualidade Tolkien-Homero, mais depois de ler coisas aqui, me parece bem aceitável.

realmente eu tambem num tinha pensado nissoo, mas depois desse pude até fazer uma comparação,
 
O Ilíada influenciou a obra ocidental simplesmente porque trata de temas universais, jamais imorreduros. E toda essa temática de vida é representativa na obra de Tolkien, na medida em que ele pretendia mesmo recriar a história universal, ainda que em um plano imaginário. Diversas influências mitológicas podem ser percebidas em Tolkien, e a mitologia grega é apenas uma delas. Eu, como amante incondicional do gênero, conseguiria fazer várias analogias entre a mitologia grega e a obra tolkeniana. Mas não ousaria ir tão longe, exceto mesmo na questão da temática, posto que todas as mitologias acabam se entrelaçando uma hora ou outra. Quanto ao caso Luthien, eu acho que é forçar a barra demais.... não consigo enxergar a mínima analogia entre uma história e outra, com o perdão pela heresia, caso esteja cometendo alguma. :wink:

Ps: Homero disse que a cidade de Esparta ficou " triste" com a partida de Helena??? Gasp. Tô sabendo disso não ...
 
Eu acho q a grande semelhança se encontra na abertura para novas noticias das duas historias...oq eu quero dizer é:
Tipo quem le SdA por exemplo naum le e aprende só sobre SdA e sim tambem sobre todas as outras historias q complementam SdA....assim como Tróia q vc lendo ou assistindo vc fica com uma curiosidade tambem sobre outras coisas como Deuses da epoca.......

exemplo vc q assistiram tróia mais naum leram o livro suponho q naum sabiam q apolo q "dedurou" sobre o ponto fraco de Aquiles.....
 
eu ainda não assisti troia, mas jah tinha pensado na relação Gondolin - Troia, q foi citada anteriormente..... mas na época eu achei besteira, e nem pensei mas no caso.... mas agora eu começo a perceber q naum era taum besteira assim, visto q Tolkien foi realmente influenciado por Homero msm!!
eu to a im d ver o filme, mas tb d ler a Ilíada, pra saber mais sobre isso, afinal, fikei meio curioso agora!! :think:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo