• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Trilogia com o Hobbit! Há Conteúdo? Poderia Ocorrer?

Há conteúdo suficiente para produzir uma trilogia bem feita?


  • Total de votantes
    86
Numa boa, acho o cúmulo quererem fazer dois filmes, quanto mais trilogia!

É tudo naquela base. Ninguém queria adaptar O Senhor dos Anéis, foi corajoso de Peter Jackson e da New Line produzir os três filmes. Depois da festa de faturamento, é claro, Hollywood inteira arregalou o olho, e começaram a surgir séries de filmes de fantasia.

Tiveram que cortar muita coisa em SDA para permitir que os filmes tivessem "apenas" três horas, nove horas no total, em se falando de mais ou menos 1300 páginas de livro.

Aí querem, agora que a franquia já é certeza de lucro, espremer 300 páginas em dois filmes? É o cúmulo da enrolação. O Hobbit não tem história pra tudo isso, não, dá um filme que vai direto ao ponto.

Nem as histórias de SDA nem as do Silmarillion poderão ser usadas em O Hobbit, porque os direitos que os produtores têm se referem rigorosamente ao livro "O Hobbit". Assim, inventar passagens do Conselho Branco, dentre outras coisas, só pode resultar em bobagens...
 
Numa boa, acho o cúmulo quererem fazer dois filmes, quanto mais trilogia!

[...]

Aí querem, agora que a franquia já é certeza de lucro, espremer 300 páginas em dois filmes? É o cúmulo da enrolação. O Hobbit não tem história pra tudo isso, não, dá um filme que vai direto ao ponto.

Nem as histórias de SDA nem as do Silmarillion poderão ser usadas em O Hobbit, porque os direitos que os produtores têm se referem rigorosamente ao livro "O Hobbit". Assim, inventar passagens do Conselho Branco, dentre outras coisas, só pode resultar em bobagens...

Talvez você não esteja acompanhando regularmente as notícias. O Hobbit não será dividido em dois filmes. Ele será feito em apenas um filme. O segundo filme, o "filme ponte", servirá de link, de ligação entre O Hobbit e SdA. Esse segundo filme abordará o espaço de tempo entre O Hobbit e A Sociedade do Anel. Haverá, certamente, saltos temporais para mostrar os acontecimentos que se dão logo depois de O Hobbit e que influenciam de forma direta SdA. Será baseado em informações soltas em O Hobbit, SdA e seus apêndices.

Não entendi muito bem sua última afirmação de que "as histórias de SDA nem as do Silmarillion poderão ser usadas em O Hobbit". Os produtores de O Hobbit e do "filme ponte" serão os mesmos de SdA. O produtor será Peter Jackson, que foi produtor e diretor de SdA. No Hobbit mudou apenas o diretor, que será Gulhermo Del Toro. Portanto, as informações sobre esse recorte temporal entre O Hobbit e SdA e que estão no livro podem sim ser usadas, já que os direitos de filmagem pertencem aos mesmo produtores. E o que dizer do prólogo de SdA? As informações contidas lá também não estão na parte final de O Silmarillion? Uma das idéias inicias para o prólogo de SdA abordava o nascimento dos elfos, anões, homens e até dos orcs. Até mesmo Ilúvatar seria mencionado. A idéia só foi abandonada, pois o prólogo ficaria longo demais. E essas informações não estão no Silmarillion? Os apêndices de SdA também não fazem parte do livro? Todo tipo de informação que estiver lá, referente a essa época da TM que se pretende abordar, poderão ser usadas sim. ;)
 
Última edição:
Entendi a questão, acho legal, mesmo, que, havendo um segundo filme, ele não seja resultado de uma divisão de O Hobbit.

Eu havia lido:

"Four books are in the domain of the copyright, and there are appendices and ideas and things that can be traced without risk, but I have to be careful not to overstep," del Toro said. "We believe there is a way to create this film and make it interesting, but it's too early." Del Toro is meeting with Jackson, who is producing and co-writing the Hobbit films, and studio executives to figure it out.
( http://www.scifi.com/sfw/news/sfw_news_20080707.html )

E, pensando bem, você tem razão: eles têm os direitos de 4 livros (O Hobbit + SDA). Mas ainda não está em jogo o Silmarillion (e nem acho que o espólio gostaria, eles devem querer que o último também vire um filme). Os direitos do Hobbit estão com a MGM (e agora Sony) há muito tempo, e essas coisas são bem burocráticas, vale o que está no papel. Não importa se há relação entre as obras, mas se há ou não o direito de adaptá-las...
 
Claro que o Silmarillion não teve os direitos vendidos. E acredito que tão pouco terá. Pelo menos não enquanto Christopher Tolkien for o detentor dos direitos autorais. Por isso não se pode filmá-lo e nem ter o nome vinculado a nada do gênero. Mas, acredito - pois assim o fizeram no prólogo de SdA - que filmar baseado em fatos ocorridos no Silma e coisa muito pequena, não tenha problema. Mesmo porque, a desculpa pode ser de que foram baseados em trechos do próprio SdA, ditos pelos personagens, e nos apêndices. Acho que é mais ou menos como nessa declaração do Del Toro que você postou: "e há apêndices e idéias e coisas que podem ser seguidos sem risco".
 
Conteúdo há (e um óptimo conteúdo), por isso, votei sim. Porém, não seria nada interessante 3 filmes. Imagino que ocorreriam muitas modificações e estórias criadas somente para "encher" o filme. Infelizmente a maioria das trilogias decepcionam...
 
Ai galera tipo assim, eu votei NÃo é claro. Motivos...
Bem O hobbit é um unico livro, há sim muito material ao qual possa ser explorado pois o livro é muito rico mas para se tornar uma trilógia não. Eu concordo que o filme seja dividido em dois por que seria muito limitado se fosse em um unico filme e teria que adaptar muita coisa, e certamente as pequenas partes seriam cortadas, e sabemos que coisas pequenas são de fato importantes em O Hobbit.
Outra coisa que sou contra, foi lançado em varios sites que talvez Aragorn e Legolas aparesam no filme, acho que descaracterizaria o filme, no livro não se faz mensão alguma dos dois, mesmo que o rei elfico seja pai de legolas, que ligação o elfo teria com a história, ia ser uma grande contradição.
 
Na minha concepção e pelo que entendi da pergunta acho difícil o livro Hobbit ter conteúdo para uma trilogia, nem mesmo para um filme duplo.

Agora, se fizer uma junção dos dois livros, O Hobbit e o SDA, com certeza existe a possibilidade para a produção.

Mas é importante ressaltar que uma produção em três filmes é um trabalho muito difícil e complexo até mesmo para grandes produtores como o PJ ou até mesmo para o grande diretor Guilhermo del Toro. O problema é que existem diversos fragmentos nos apêndices do SDA; tais apêndices podem se tornar uma trilogia. Creio eu que somente os conhecedores a fundo do Legendarium irão assimilar o contexto da história do Um Anel dentro de um coesão textual ampla caso fosse feito a trilogia.

Um outro fator que dificultaria a produção seria os recursos financeiros, pois uma produção de três filmes do O Hobbit sairia muito mais caro que a trilogia do Hobbit.

Portanto, a produção em dois filmes está de bom tamanho. Mas nada contra uma produção em três filmes. Somente acho complexo e difícil de produzir, mas nada impossível.
 
Na minha humilde opinião, um filme só já estaria de bom tamanho. Acho desnecessário, embora interessante, o tal filme-ponte entre O Hobbit e O Senhor dos Aneis. Ficaria interessante para nós, fãs dos livros, que veríamos algumas coisas dos Apêndices nas telas mas, quanto de nós não ouvimos não-fãs de Tolkien descendo o sarrafo nos filmes da trilogia por serem muito longos/cansativos?

Acredito que, apesar de não ser tão longo/cansativo quanto as 11 horas de filme da trilogia, serão poucos os espectadores-médios que se interessarão pelo filme pelo simples fato de ele ser uma ponte entre O Hobbit e O Senhor dos Aneis.

Anyway, espero ansioso pelo lançamento :D

PS.: Não votei porque nenhuma das duas opções se encaixam na minha opinião.
 
Bom...se for só pra filmar "O Hobbit", um filme de 3 horas estaria de bom tamanho, mas como vão filmar outras coisas da "ponte" entre "O Hobbit" e SDA, então devemos agradecer ao Del Toro e ao PJ!


Pq se fizessem dois filmes só pra narrar o "O Hobbit" sobraria espaço e provavelmente teriam que encher linguiça. Por isso que creio que o segundo filme narrará, de repente, alguma coisa de Dol Guldur, Conselho Branco ( com certeza!) e talvez até algo da perseguição de Aragorn a Gollum, pq não?
 
Eu acho que dá sim pra fazer tres filmes, já que foi deixado muita coisa de fora no SdA, vai ter muita coisa a ser explicada. falar um pouco mais dos Istari por exemplo. Uma coisa é certa, o Hobbit não tem tantas batalhas como SdA, mas da sim.

pra mim ficaria assim:

1º filme - uma explicação sobre as coisas que não estavam no SdA até a parada lá dos Trols;
2º filme - de onde parou até a hora das águias salvando a comitiva dos orcs
3º filme - de onde parou ate a conclusão

acho que ficaria bom assim.
 
Última edição:
Vamos lá, minha opinião;

Acho que "O Hobbit" já começará meio que limitado, justamente por SdA/Filme, que apesar de ter boas referências ficou devendo. Há os que ficaram satisfeitos, mas ainda acho uma das boas essa estória de não terem exibido a versão completa...

- Uma coisa que complicou para "O Hobbit" é o ator escolhido para Bilbo em SdA. Confesso que não sei o nome dele, mas para um filme com um personagem ágil, um senhor naquela idade(quantos, uns 65-70 anos?) aprontar as do hobbit descrito por Tolkien será complicado...

- Já tem quem fale de Aragorn, Legolas e Gimli no filme. Tá brincando!!

- Os cenários serão diferentes, portanto, poucas das locações deverão passar pelas que são referência em SdA. Ao menos, em "O Hobbit", não há tantas áreas deserticas quanto deveria ter em SdA...

Acho que para "O Hobbit" precisarão de uma criatividade maior do que em SdA, e isso, sem apelar tanto para CG, coisa que em filmes do gênero não falta...
Não me interpretem mau, ou mal, mas mau vejo a hora da estréia!!:beam:
 
Oops... com o meu voto empatei 22-22 8-O

Mas na minha modesta opinião, se o Hobbit for o primeiro filme (como se consta) então não vejo como colocar muita matéria entre esse livro e a trilogia de SDA. Só se o PJ e o Del Toro, além de diretores/produtores, também quiserem dar uma de inventores... :bamf:

Agora, se o Hobbit fosse o segundo filme, aí sim, daria não só para 1 como para 4 ou 5 filmes. :yep:
 
Para transformar em trilogia, tinha que dividir os objetivos do filme em tres.

Tipo... Primeira Missão - encontrar o um anel.

Segunda missão - escapar dos elfos

Terceira - o finalzão
 
Com certeza existe sim condições literárias e técnicas para uma produção em três filmes.
Mas isso depende muito de interesses capitalistas para tal produção.
Condições existem!
 
Eu até acho que o livro fornece conteudo p/ fazer 3 filmes, mas não confio nos diretores nem roteiristas p/ isso.
Acho que dois filmes é o suficiente, caso haja um terceiro podem tanto empobrecer os outros 2 sendo uma trilogia trágica e meio parada ou pior sair totalmente da obra ,fazendo um terceiro filme de fatos que não existem ou não merecem destaque algum.
 
*Ignorando os tópicos (preguiça de ler -__-')
Eu acho o seguinte:
Se for se basear apenas em "O Hobbit" , acho que três filmes seriam demais. Mas, se eles quiserem, eles podem ir seguindo o roteiro do livro e conforme os fatos vão passando, acrescenta-se cenas contendo informações de apendices e que fassam uma ligação ao SDA. Dai sim, da pra fazer três filmes tranquilo :g:
 
o hobbit em si não teria na minha opinião, mas usando os apendices do sda, as cartas de tolkien, etc, teria como fazer a história ficar longa o suficiente para 3 filmes.
 
o hobbit em si não teria na minha opinião, mas usando os apendices do sda, as cartas de tolkien, etc, teria como fazer a história ficar longa o suficiente para 3 filmes.

Sim, o livro em si possui conteúdo para um único filme, mas usando o SDA, as coisas mudam, existe como fazer 3 filmes.

É como eu disse nesse meu post abaixo:

Com certeza existe sim condições literárias e técnicas para uma produção em três filmes.
Mas isso depende muito de interesses capitalistas para tal produção.
Condições existem!
 
Não sei se há material pra 3 filmes,mesmo porque há o risco de um dos filmes ficar meio fraco ao anterior no quesito volume de informações,pq no quesito qualidade da obra não há o que discutir né?XD

Enfim...acho que na dúvida 2 filmes é o ideal mesmo,apesar da imensa vontade de ver o cenário mais uma vez adaptado pra cinema não me incomoda a sensação de "quero-mais" depois de um filme do universo do Tolkien /o/
 
conteudo até tem, mas acho desnecessário fazer uma trilogia do Hobbit, que façam um filme do Silmarillion como disse Elwë Singollo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo