• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Trilheiros da Natureza - Dicas e Sugestões

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Tópico pra quem ama a Natureza e é fã de trilhas

Pra inaugurar uma sugestão numa das áreas de Mata Atlântica mais bem preservadas do estado de SP

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Visitante faz trilha e dorme na floresta em reserva de SP
Área no Vale do Ribeira reúne mais de 1.700 espécies de plantas e animais


A cerca de duas horas de carro de São Paulo, fica a maior reserva privada de mata atlântica do país, com 31 mil hectares, tamanho equivalente ao de Ilhabela, no litoral norte do estado. Ali, é possível fazer trilhas de diferentes níveis, descer o rio de caiaque e até dormir na floresta —em uma barraca ou no conforto de uma cama.

Localizado no Vale do Ribeira, o Legado das Águas está dividido entre os municípios de Miracatu, Juquiá e Tapiraí. Dentro dessa área, foram catalogadas mais de 1.700 espécies de plantas e animais —entre elas, a raríssima anta albina e o macaco muriqui, o maior primata das Américas.

Há dois meses, o local recebe visitantes de terça a domingo e nos feriados, com ingressos a R$ 30 —estudantes, idosos e pessoas com deficiência pagam meia-entrada. A reserva está aberta ao ecoturismo desde 2017, mas antes era necessário agendar o passeio com antecedência.

FW.jpg

O bilhete dá direito a duas trilhas autoguiadas de nível fácil. Uma delas, percorrida sobre uma passarela de 300 metros de extensão, é acessível a cadeirantes. Sua atração é uma figueira de quase 200 anos, com 40 metros de altura e 16 metros de diâmetro.

Para quem gosta de pedalar, há também 40 quilômetros de estradas de terra. O visitante pode levar a própria bicicleta ou alugar uma por R$ 70, a hora, ou R$ 160, o dia.

Outras atividades são contratadas à parte, caso das trilhas guiadas e da canoagem. Cada dia da semana tem uma programação diferente, com uma saída de passeio às 10h e outra às 14h. A agenda pode ser consultada no site loja.legadodasaguas.com.br.

Vale se planejar para ir à reserva em um dia de canoagem. De dentro do caiaque, remando pelas águas calmas do rio Juquiá, o visitante tem aquela noção da imponência da floresta. A mata densa está por todo lado, e o único barulho que se ouve ali é o das águas.

No percurso de 7,4 quilômetros, há uma parada em uma prainha —boa para banho e para praticar standup paddle— e outra em uma cachoeira que deságua no rio. A atividade custa R$ 60.

O mesmo passeio pode ser feito à noite em datas determinadas, anunciadas no site. Também são oferecidas outras atividades noturnas, que incluem trilhas e observação do céu.

Durante visita, a reportagem andou à noite por um caminho dentro da mata, próximo à base da reserva. De animais, só viu aranhas de diferentes tipos —e suas teias. Mas o passeio vale a pena só pela sensação de estar no meio da mata na completa escuridão.

Com 23 quilômetros, a maior trilha do Legado tem duração de dois dias, o que exige pernoite em uma barraca na mata. Guias acompanham os participantes, que precisam ter bom preparo físico para enfrentar os trechos íngremes. O preço da atividade, que inclui a entrada na reserva, é R$ 352,63.

Quem quiser acampar sem tanta aventura pode montar sua barraca no espaço destinado ao camping, à beira da represa —há quatro usinas hidrelétricas no local, que fornecem energia para a Companhia Brasileira de Alumínio, do grupo Votorantim, dono da reserva. O preço da diária vai de R$ 40, com barraca própria, a R$ 70, com o aluguel do equipamento.

Para aqueles que buscam algo mais confortável, a melhor opção é se hospedar na pousada que fica na base da reserva. Os quartos têm banheiro privativo, mas não têm TV. É preciso levar xampu e sabonete. A diária, com café da manhã, custa R$ 160 em quarto individual, R$ 200 em duplo e R$ 270 em triplo.

No local, não há sinal de celular, mas os hóspedes têm acesso gratuito a um wi-fi não muito estável —bom para quem busca se conectar só com a natureza.

Na base, também há um restaurante que oferece lanches e refeições. O café da manhã sai por R$ 23; almoço e jantar custam R$ 35, com suco e comida à vontade.

O horário de entrada na reserva vai das 7h às 13h. Para quem não vai dormir por lá, o recomendado é deixar o local até as 17h, para que o percurso na estrada de terra que conecta o Legado à rodovia Regis Bitencourt seja feito durante o dia.

A única forma de chegar ali é de carro. Saindo de São Paulo, o motorista deve pegar a Regis Bitencourt até o km 348. Ali, o ponto de referência é o Graal Japonês (pode colocar assim no Waze).

Logo depois do posto está a entrada para a estrada de terra. O trecho tem 26 quilômetros, que são percorridos em mais ou menos uma hora de curvas e sacolejos.

Não é necessário que o veículo tenha tração 4x4, mas carros baixos vão sofrer mais com os buracos —assim como seus passageiros. Também é importante entrar na estrada com o tanque abastecido, porque não há postos a partir dali.
 
Eu amo fazer trilhas e acampar. Costumava fazer muito na grande porto alegre e na serra gaúcha, hoje faço praticamente no sul do estado e no Uruguai. Se alguém for trilha por aqui, dá um toque que sei os lugares bons.
 
Eu amo fazer trilhas e acampar. Costumava fazer muito na grande porto alegre e na serra gaúcha, hoje faço praticamente no sul do estado e no Uruguai. Se alguém for trilha por aqui, dá um toque que sei os lugares bons.

Muito bom.
Isso pra mim é um dos meus maiores prazeres.
Por mais que eu frequente com regularidade o fórum da Tripadvisor que tem sido a minha principal referência de consulta por novos destinos por todo o país, eu nunca deixo de acompanhar outras fontes. Se tiver dicas pra compartilhar fique a vontade.
 
Indico na minha região de Minas Gerais.
São João Batista do Glória, Delfinopólis, Capitólio. Ali tem a serra da canastra com muitos jipeiros. Cachoeiras a monte, nascente do rio São Francisco e a famosa casca d'anta:

250px-Parque_Nacional_da_Serra_da_Canastra_3.jpg
 
Indico na minha região de Minas Gerais.
São João Batista do Glória, Delfinopólis, Capitólio. Ali tem a serra da canastra com muitos jipeiros. Cachoeiras a monte, nascente do rio São Francisco e a famosa casca d'anta:

Se você é natural dessa região parabéns. Capitólio e todo o seu entorno ali na região de Furnas, foi um dos melhores roteiros que já fiz.
 
Alguns anos atrás eu abri este tópico, depois de uma das melhores viagens que eu já fiz: Chapada Diamantina. Ótima dica para quem gosta do estilo.

Eu lembro desse excelente tópico e outros com temáticas ligadas a viagens. A pouco tempo eu até abri no Fale Conosco uma sugestão readequação desse sub-fórum (Jogos e Outros Hobbies), rebatizando-o como: Artes, Viagens & Outros Hobbies pelas seguintes razões:

<transcrição do que postei lá>

1 - Artes e viagens já tiveram no passado sub-fóruns próprios e dezenas de tópicos sobre esses temas hoje estão esparramados no Atualidades e já algum tempo esses temas aparecerem discretamente no Jogos & Outros Hobbies pelo simples fato de artes e viagens serem considerados hobbies. Então se o sub-fórum for rebatizado com esse nome fica mais interessante e abrangente.

2- Outra coisa que acontece é que pelo fato de existir dois sub-fóruns iniciando com a palavra Jogos, é comum usuários novos se atrapalharem e abrir tópico de jogos eletrônicos em Jogos & Outros Hobbies, assim como o inverso ocorre com jogos de tabuleiro em Jogos Eletrônicos. Uma mudança no nome desse sub-fórum ajudaria bastante a acabar com esse tipo de confusão que de vez em quando ocorre.
 
Se você é natural dessa região parabéns. Capitólio e todo o seu entorno ali na região de Furnas, foi um dos melhores roteiros que já fiz.
ali é muito bom mesmo. Nasci em BH mas morei toda infância e adolescência nessa região!
O problema de Capitólio hoje em dia é o turismo desenfreado! Muitas lanchas, muitas pessoas, a poluição aumentando.
 
ali é muito bom mesmo. Nasci em BH mas morei toda infância e adolescência nessa região!
O problema de Capitólio hoje em dia é o turismo desenfreado! Muitas lanchas, muitas pessoas, a poluição aumentando.

Faz uns seis anos que estive lá.
Ultimamente ando com muitos projetos e viagens ao sul mineiro (estou praticamente morando 3 dos 7 dias da semana lá), mas sempre torcendo pra aparecer algo um pouco mais longe, pra ter a possibilidade de dar uma esticada até aquela região.
 
  • Curtir
Reactions: fcm
Muito bom.
Isso pra mim é um dos meus maiores prazeres.
Por mais que eu frequente com regularidade o fórum da Tripadvisor que tem sido a minha principal referência de consulta por novos destinos por todo o país, eu nunca deixo de acompanhar outras fontes. Se tiver dicas pra compartilhar fique a vontade.
As trilhas na região dos vales, principalmente do Vale do Caí e do Vale dos Vinhedos. O Passo da Ilha (em São Francisco de Paula) e a Picada Verão (em Dois Irmãos) são bons pra levar a família (possuem casas de madeira pra dormir). Ainda em S. Francisco tem o Parque das Oito Cachoeiras. Cada um tem uma característica própria, se quiser um lugar mais aberto (planícia sem muita árvore), o melhor é o Passo da Ilha; caso queira mais mata fechada, o Vale do Caí e o Vale dos Vinhedos, embora o último seja região montanhosa (que pra mim são as mais divertidas trilhas). Os cânions no limite com SC também têm boas trilhas e são lindíssimos.
Indico na minha região de Minas Gerais.
São João Batista do Glória, Delfinopólis, Capitólio. Ali tem a serra da canastra com muitos jipeiros. Cachoeiras a monte, nascente do rio São Francisco e a famosa casca d'anta:

250px-Parque_Nacional_da_Serra_da_Canastra_3.jpg
MG é um dos estados que mais tenho gana de visitar e, se tudo der certo, vou nesse verão. Serra do Caparaó é o destino.
 
No sul, o estado que mais fiz trilhas disparado com sobras é SC, mas sinto que estou em dívida maior com o RS, pois é o que menos visitei pra esse tipo de atividade. Espero mudar isso nos próximos anos.
 
Última edição:
Esses parques para trilhas estão abertos ou continuam fechados por conta da pandemia? Estou com maior vontade de fazer uma trilha um dia. Acho que já faz mais de um ano a última que eu fiz grande.
 
Esses parques para trilhas estão abertos ou continuam fechados por conta da pandemia? Estou com maior vontade de fazer uma trilha um dia. Acho que já faz mais de um ano a última que eu fiz grande.

Parece que em São Paulo os parques mais tradicionais como o Ibirapuera já voltaram né?

Quanto aqueles maiores que permite fazer trilhas longas com montanhas ou cachoeiras longe dos grandes centros, tem muitos que ainda estão fechados. Em Extrema onde moro atualmente e é uma cidade que vem crescendo no Ecoturismo, existe a expectativa de algumas trilhas em áreas mais fechadas de preservação serem liberadas já a partir de Setembro, mas com limitação inicial de público. O importante é sempre acompanhar sites oficiais que publicam notícias do parque desejado ou fóruns especializados de viagens como o Tripadvisor que é sempre um lugar que de vez em quando eu consulto pra saber a situação.
 
Parece que em São Paulo os parques mais tradicionais como o Ibirapuera já voltaram né?
Sim, mas com horário reduzido. Me referia aos com grandes trilhas no meio da floresta ou montanhas. São muito boas para se fazer. Pelo visto só indo no site da reserva para ter certeza.

Antes da pandemia eu estava querendo ir para Brotas (interior de São Paulo). Lá tem muitos parques com trilhas e boas aventuras para se fazer. Infelizmente devem estar tudo fechado ainda.
 
Eu só não estou sentindo ausência total de trilhas, por já morar na zona rural de uma cidade hoje considerada turística que apesar de ter alguns parques e reservas fechadas, tem algumas trilhas na Serra de Mantiqueira que são abertas, permite uma bela vista panorâmica do alto, fáceis de fazer, com rios, pequenas cachoeiras acessíveis e muito boas também.

Antes da pandemia eu estava querendo ir para Brotas (interior de São Paulo). Lá tem muitos parques com trilhas e boas aventuras para se fazer. Infelizmente devem estar tudo fechado ainda.

Quando meus avôs moraram na região de Jaú, eu já fui com muita frequência pra lá. É muito bom pra rafting e a minha cachoeira preferida lá é Cachoeira do Martelo. O bom daquela região é que mesmo no inverno, não é muito frio, mas a partir de Setembro o calor volta com mais força.
 
Dois grandes e belos parques retomando as atividades aos poucos.


 
É bom ver os parques voltando as atividades. Muitos ali dependem do turismo. Será bom voltar a fazer trilha e curtir um pouco mais da natureza.
 
Tem um parque que foi inaugurado há pouco tempo bem próximo a Grande SP que é o Parque Ecológico Imigrantes, próximo a rodovia de mesmo nome. É um dos poucos que ainda não conheço.

Se alguém já foi e puder relatar as suas impressões seria legal.

 
Eu acho que está fechado. Uma pessoa comentou comigo que precisa agendar a visita. Não é só chegar e entrar no parque.

Eu estou querendo conhecer, estou passando por ele praticamente todas as sextas-feiras.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo