• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tribunal decidirá se Deus existe

Regente

Serenity Painted Death
Esqueça o debate nos Estados Unidos sobre criacionismo versus evolução. Um tribunal italiano está questionando Jesus -- e se a Igreja Católica Romana está infringindo a lei ao ensinar que ele existiu há 2 mil anos.

O caso colocou frente a frente dois homens na casa dos 70 anos, da mesma cidade italiana e que frequentaram o mesmo seminário durante a adolescência.

O réu, Enrico Righi, tornou-se padre e escreve para o jornal de sua paróquia. O acusador, Luigi Cascioli, virou um ateu declarado que, após anos de burocracia legal, vai ter seu dia no tribunal no final deste mês.

"Entrei com esse processo porque quero dar o último pontapé contra a Igreja, defensora do obscurantismo e da regressão", disse Cascioli à Reuters.

Ele sustenta que Righi, e, por extensão, toda a Igreja, violaram duas leis italianas. A primeira é o "Abuso di Credulità Popolare" (Abuso da Credulidade Popular), criada para proteger o povo contra golpes e esquemas. O segundo crime, diz ele, é "Sostituzione di Persona", ou falsa identidade.

"A Igreja construiu Cristo a partir da personalidade de João de Gamala", diz Cascioli, se referindo ao judeu do século 1 que lutou contra o exército romano.

Um tribunal em Viterbo vai ouvir Righi, que ainda não foi indiciado, numa audiência preliminar em 27 de janeiro. Na ocasião, será determinado se o caso tem mérito suficiente para continuar.

"No meu livro, Fábula de Cristo, apresento provas de que Jesus não existiu enquanto figura histórica. Agora ele deve refutar isso mostrando provas da existência de Cristo", disse Cascioli.

Em entrevista à Reuters, Righi, 76, parecia frustrado com a situação e sem entender por que Cascioli -- que, como ele, nasceu na cidade de Bagnoregio -- o escolheu em sua cruzada contra a Igreja.

"Somos os dois de Bagnoregio. Frequentamos o seminário juntos. Aí ele escolheu outro caminho e nunca mais nos vimos", disse Righi.

"Como sou um padre e escrevo no jornal da paróquia, ele está me processando porque eu 'engano' as pessoas".

Righi afirma que há muitas provas da existência de Jesus, incluindo textos históricos. Ele diz ainda que a Justiça está ao seu lado. O juiz que vai presidir a audiência tentou, várias vezes, arquivar o caso.

"Cascioli diz que ele não existe. Eu digo que ele existe", afirmou. "O juiz é quem vai decidir se Cristo existe ou não".

Mesmo Cascioli admite que suas chances são mínimas, especialmente na Itália Católica Romana.

"Vai ser um milagre se eu ganhar", brincou."
Fonte: UOL


O que importa mesmo é o que acontecerá depois do veredito, porque se for provado que Jesus não existiu e tal, como ficarão os milhares de católicos espalhados pelo mundo? :think:
 
Regente Cósmico disse:
O que importa mesmo é o que acontecerá depois do veredito, porque se for provado que Jesus não existiu e tal, como ficarão os milhares de católicos espalhados pelo mundo? :think:

Continuarão católicos.

O máximo (e incrivelmente improvavel) que pode acontecer é a Igreja ter de sair da Itália. Mas a repercussão no mundo deve ser pequena.
 
Quem tem Fe nao precisa de compravaçao de que Deus existe.
 
Isso é bizarro e engraaçdo ao mesmo tempo. Fico até rindo ao imaginar o Vaticano entrando em mudanças..
 
Argus disse:
Quero ver qual vai ser a [/B]PROVA de que Ele existe.


São Tomás de Aquino apresentou 5 provas. Não sei tudo de cabeça, quem quiser pesquise (endereço abaixo).

Wikipédia

Mas era algo assim: Partindo do princípio de causas aristotélicas, se algo se move é porque outra coisa lhe causou o movimento, Deus seria a causa motora de todo o universo.
Todos os seres vivos tem qualidades inerentes a si, então o ser que tivesse as qualidades mais elevadas (o mais justo, o mais bondoso, etc), seria Deus.
Tudo quanto existe, existe porque uma causa eficiente o gerou, a causa eficiente do universo, seria Deus.

Existe uma outra explicação um tanto banal, sobre a causa final dos animais, que seria, também Deus.
 
Até onde eu entendi, a discussão é sobre o Jesus histórico.....
Deus e a parte religiosa naum entraram na jogada....

O Jesus histórico pode ser estudado, refutado e peskisado.....
 
Eu acho que se o cara é ateu, o problema é dele...
Ele não pode chegar e acabar com a Igreja de uma hora pra outra...
Bom, eu também acho que mesmo sendo provado que Jesus não existiu, isso não vai acabar com a Fé de muitas pessoas católicas (como eu :mrgreen: ).
E do nada vem um cara ateu e diz q Jesus não existe....
eu quero q ele vá pro inferno. :lol:
 
Fallen Peacecraft disse:
São Tomás de Aquino apresentou 5 provas. Não sei tudo de cabeça, quem quiser pesquise (endereço abaixo).

Wikipédia

Mas era algo assim: Partindo do princípio de causas aristotélicas, se algo se move é porque outra coisa lhe causou o movimento, Deus seria a causa motora de todo o universo.
Todos os seres vivos tem qualidades inerentes a si, então o ser que tivesse as qualidades mais elevadas (o mais justo, o mais bondoso, etc), seria Deus.
Tudo quanto existe, existe porque uma causa eficiente o gerou, a causa eficiente do universo, seria Deus.

Existe uma outra explicação um tanto banal, sobre a causa final dos animais, que seria, também Deus.

Algo totalmente falso, já que foi provado que o silogismo aristotélico é potencialmente falho. Vários outros tentaram provar que Deus existe... Descartes é um deles. Todos sem sucesso já que a contestabilidade da existencia de Deus é algo inevitavel.

Pra mim esse cara só ta perdendo tempo, e se vencesse não poderiam fazer nada já que o vaticano, mesmo dentro da itália, é uma nação livre, soberana e com as proprias leis. Duvido que um tribunal passará por 2000 anos de historia. :tsc:
 
A questão não é sobre Deus, mas sobre o Jesus histórico. Não conhecia essa teoria sobre o João de Gamala, então vai ser curioso.
Agora, isso tudo não vai fazer a mínima cosquinha na Igreja ou nos fiéis.

Argus disse:
Quero ver qual vai ser a PROVA de que Ele existe.
E eu quero ver qual vai ser a PROVA de que Ele não existiu.

Bem ou mal, as teorias de São Tomas de Aquino regeram os limites das descobertas há muito tempo, mas estão sutilmente ultrapassadas. Mas a fé não se faz por provas, e os próprios ensinamentos cristãos explicam que o mérito é daqueles que acreditam mesmo sem O ver, ou seja, conscientes de que Sua prova não será jamais revelada.
 
E eu quero ver qual vai ser a PROVA de que Ele não existiu.

O ônus da prova recai sobre aquele que afirma a existência.

Me prove que na verdade o mundo não é regido por organizações secretas lideradas por homens jacaré azuis com pintinhas amarelas.
 
Berserk disse:
Algo totalmente falso, já que foi provado que o silogismo aristotélico é potencialmente falho. Vários outros tentaram provar que Deus existe... Descartes é um deles. Todos sem sucesso já que a contestabilidade da existencia de Deus é algo inevitavel.

Pra mim esse cara só ta perdendo tempo, e se vencesse não poderiam fazer nada já que o vaticano, mesmo dentro da itália, é uma nação livre, soberana e com as proprias leis. Duvido que um tribunal passará por 2000 anos de historia. :tsc:

Engano seu, as "causas aristotélicas" não tem nada a ver com o silogismo, que é o fundamento da lógica aristotélica.
 
Se a Igreja tiver que sair da Itália, irá perder um enorme reduto de fiéis, e com isso vao perder muito dinheiro.

Na minha opiniao, sendo a Itália, como o Brasil, um estado laico, nao tem competência para decidir sobre esses assuntos. Mas isso nao impediu o Brasil de colocar "Deus seja louvado" em sua moeda, entao... Vai ser algo como o "Milagre na Rua 34". Recomendo que vejam também "Castigo Divino", um filme australiano, em que um advogado processa Deus.
 
Jedan disse:
O ônus da prova recai sobre aquele que afirma a existência.

Me prove que na verdade o mundo não é regido por organizações secretas lideradas por homens jacaré azuis com pintinhas amarelas.
Eu não quero lhe provar isso. Se você quiser acreditar nisso, acredite, ué?!
 
Apesar de parecer um tanto quanto idiota, é bom olhar a coisa por outro ângulo. Supondo que Jesus da forma que a Igreja prega não tenha existido e supondo que Deus realmente não exista, não estaria o ateu com certa razão? Nada vai mudar e é uma forma estúpida e até injusta com o padre de contestar a existência de Deus e a figura de Jesus, mas há de convir que o tal ateu se sente lesado pela Igreja e está tomandas medidas cabíveis contra isso.

Mas enfim, ele vai perder, então whatever.
 
Bruce disse:
Apesar de parecer um tanto quanto idiota, é bom olhar a coisa por outro ângulo. Supondo que Jesus da forma que a Igreja prega não tenha existido e supondo que Deus realmente não exista, não estaria o ateu com certa razão? Nada vai mudar e é uma forma estúpida e até injusta com o padre de contestar a existência de Deus e a figura de Jesus, mas há de convir que o tal ateu se sente lesado pela Igreja e está tomandas medidas cabíveis contra isso.

Minhas exatas palavras...

Tipo, suponha que Guevara não quisesse que usassem sua imagem para fazer cabecinha de jovens entrarem sem nem pensar em qualquer revolução de quintal para um arremendo de ditador com sonhos de grandeza (ainda mais que ele também foi usado por exércitos, Fideis, etc.)

Suponha que mudaram toda a estória dele para fins lucrativos. (como o foi)

Imagino que um jovem que se crescesse e visse que os ideais na verdade foram usados e deturpados por um Hitler, onde quem paga com sangue é o povo ficaria muito PUTO por um cara/instituição abusar da boa fé das pessoas e ficar por cima da cocada preta.

Mas enfim, ele vai perder, então whatever.

Ditadura da maioria.
 
Primula disse:
Tipo, suponha que Guevara não quisesse que usassem sua imagem para fazer cabecinha de jovens entrarem sem nem pensar em qualquer revolução de quintal para um arremendo de ditador com sonhos de grandeza (ainda mais que ele também foi usado por exércitos, Fideis, etc.)

Quem dera o Brasil tivesse um "arremedo de ditador com sonhos de grandeza".
 
Supondo que Jesus da forma que a Igreja prega não tenha existido e supondo que Deus realmente não exista, não estaria o ateu com certa razão?

Supondo isto, porque se preocupar? :eek:

O que me espanta em alguns ateus é que eles costumam praticar as virtudes do espírito, sem razão alguma. Se Deus não existe, nada os impede desfrutar os prazeres do mundo...

Tipo, suponha que Guevara não quisesse que usassem sua imagem para fazer cabecinha de jovens entrarem sem nem pensar em qualquer revolução de quintal para um arremendo de ditador com sonhos de grandeza

Que coletânea de besteiras. Ilusão sem pé na realidade, incontestável.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo