• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Três motivos para ler um livro

1 - Tema : de preferêcia envolvente.
2 - Indicação: de preferência de amigos..odeio indicação de vendedor
3 - Escritor: tem escritorque é bom manter distância dos livros dele
 
1- Indicação é fundamental, dpende da pessoa que ta indicando e como elaindica tb
2- Qto custa, ja q as veses não da pra achar em sebo :mrgreen:
3- O tema tem q estar "de acordo" com o meu humor, daí varia minha disposição pra ler.
 
Bom, sei lá, três motivos é muito pouco, já que tem muitos livros interessantes... Mas já que são só três, vou colocar os que mais presto atenção...

PS. São motivos para ler, e não para comprar...

1 - A sinopse (ou o texto que tem atrás da maioria dos livros). Se ela não me chamar a atenção e me fizer folheá-lo, acho que não vou me interessar não...
2 - A riqueza do livro. O quanto ele puder nos prender, ter informações e tudo mais, melhor. Não suporto muitas histórias canastronas por aí que tentam se fazer de sérias e de grande mitologias (como alguns dos livros de fantasia que são lançados hoje. Alguns [não todos, claro] só estão aproveitando a mania do gênero)
3 - A simplicidade dos livros (o máximo que aceito são letras brilhantes e em relevo). Muitos dos livros de hoje só querem virar filme, tantos que seus autores (na maioria das vezes), usam uma história pouco desenvolvida, e com capas chamativas (a única exceção foi A Sétima Torre, me amarrei por causa de indicações, mas ainda assim não o considero o melhor do mundo). Prefiro capas com ilustrações, ao invés das capas com enfeites e coisas asim que estão surgindo...
 
1- Se eu já li uma resenha positiva ou alguém que valha a pena ouvir me falou bem dele.
2- Se ele estiver na estante daqui de casa ( e tem grande chance de estar, a estnte da minha mãe cobre uma parede inteira, tá certo q metade dos livros são sobre artes plásticas, mas ainda sobra muito) ou o preço é razoável.
3- Se o tema do livro for diferente da média.

Ah, esqueci de botar uma coisa importante: Se o livro estiver amarelado logo me chama atenção, adoro livros velhos ( digo...antigos..).
Ah, eu queri perguntar uma coisa. Vcs acham q a capa influencia?
 
1- Gostar de ler

2- Autor

3- Tema

O que ouvi falar sobre o autor me influencia mais na escolha do que o que ouvi falar sobre o livro. Não sei porque, mas livros muito elogiados não costumam me agradar (lógico que existem exceções).
 
Como eu adoro ler, nem vou colocar isso como um motivo...
1- Tema
2- Sinopse
3- Comentários

Prefiro aceitar sugestões e comentários de amigos. Jamais caiam em sugestão de vendedor, principalmente porque a maioria deles nunca nem sabe do que se trata, só quer te empurrar qualquer coisa.
Bom, como eu gostos de livrarias grandes, tipo a Saraiva, nem dá pra ficar com o vendedor atrás enchendo o saco ehehehehehe...
 
1 - Boas indicações, de preferencia de alguem cujo gosto eu conheço e confio
2 - Premissa interessante, mesmo se tiver boas indicações se o livro não me parecer interessante eu não leio.
3- Autor, mtas vezes msm sem saber mto sobre o livro eu leio por causa do autor. Claro q só é valido se eu já li alguma coisa dele.
 
1-Obviamente a estoria
2-O autor me da a dica, embora possa acontecer de eu não gostar de algo dum autor que eu goste.
3-Comentarios ou conversas com outras pessoas que despertem minha atenção para o livro...
 
Nandorë disse:
Prefiro aceitar sugestões e comentários de amigos. Jamais caiam em sugestão de vendedor, principalmente porque a maioria deles nunca nem sabe do que se trata, só quer te empurrar qualquer coisa.
Ah, perto daonde eu morava tem uma livraria pequena que o dono estava sempre lá e o cara já tinha lido de tudo, sabia sempre dos lançamentos e sempre tinha uma sugestão na ponta língua. è...mas ele morreu...faltam livreiros assim no mundo.
 
Comentário de pessoas que já leram
Votade de ler algo novo
Tema / Capa (td bem q nao se julga um livro por sua capa, mas eu nao me sinto atraida por aquelas capas feias e velhas) :eek:
 
1- o fato de ser um livro :grinlove:
2- a história
3- o autor

e às vezes uma indicaçãozinha faz bem, mas eu também indico...
 
Não só indicação, mas as vezes eu vejo uma conversa entre duas pessoas que leram ou até mesmo um amigo contando algo sobre o livro, já me da vontade de ler um livro.
 
1- não ser de auto-ajuda ou de autores que estejam na prateleira de auto-ajuda
2- a sinopse da orelha do livro (adoro orelhas de livro...) ou o comentário de alguém que leu o dito livro
3- detalhes do exemplar, como o tipo de papel (tem uns brilhantes que são horríveis pra ler), o ano da edição, de quem é a tradução, a encadernação, arte... eu tenho que gostar da "cara" do livro também...

tenho tantos motivos...

mas virtualmente eu leio qualquer coisa, até rótulo de xampú...heheh
 
1- que faca calcular/imaginar (soh ideias prontas resultam na monotonia.. :tsc: )
2- detalhes criativos dentro e/ou fora (simples ou naum :obiggraz: )
3- por indicacao ou hm..por um certo insight (hm vou ler esse :) )
 
1º- traz sempre uma lição de vida
2º- ocupa-nos o tempo com um mundo diferente daquele em que vivemos
3º- ler é um dos maiores prazeres do mundo (este só existe porque exitem os outros 2 :D )

Bem, eu realmente não sei porque é que gosto de ler, mas o que é certo é que quando tenho um livro na mão, abro-o para dar uma olhadela quando dou por mim já li um ou dois capítulos. Eu acho que isso também depende muito doshábitos de cada um, porque quem não está habituado a ler, muito dificilmente vai encontrar algum prazer e vantagem da leitura de um bom livro!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo