• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Três Anéis Élficos, poderes específicos?

Se não me engano, e perdoe-me por evocar de minnha mente a questão, eram eles ligados ao acúmulo de riquezas. Era necessário ouro para se atrair mais ouro, e usando um jargão químico, os anéis dos Anões eram como catalizadores desse processo, ajudando e aumentando a eficiência e a velocidade do acúmulo. Eram necessários, talvez sendo análogo aos Anéis élficos, para manter a riqueza dos anões, seus tesouros, e que esses continuassem aumentando, assim como os anéis élficos, por exemplo o de Galadriel mantinha Lórien quase que intacta à ações do tempo, sendo simplista.
Não me recordo de mais menções, em suma, é isso. =]

Abraços cara colega Vikingäalva.
 
Última edição:
Tenho motivos para concordar com Rama...Lembrem-se que os anéis nao tiveram sempre o mesmo dono(exceto Galadriel)...logo, nao poderiam ser feitos "sobre medida" por assim dizer, ja que as necessidades e habilidades de cada portador eram diferentes. Se analizarmos, Gil-Galad era um grande capitao dos elfos, e um anel que trazia o "entendimento" nao seria de muita utilidade. Ja Cirdan, era um pacifista declarado, se envolvendo poucas vezes em questoes militares, preferindo ficar em seu recanto e garantir a partida segura dos remanescentes de seu povo. Logo, tenho motivos para crer que os aneis aumentavam as capacidades de seu portador, conferindo-lhe um maior dominio sobre suas habilidades naturais. Em suma, os aneis eram diferentes em forma, mas tinham todos o poder de "aumentar habilidades"(de uma maneira simplista)...Mas, ainda ha muito o que se discutir...

Abraços meus queridos amigos!!
 
Eu não pontuaria, e não fiz, mas pelos quase mesmos motivos que entendo suas colocações, tenho de questionar, e tentar problematizar, à luz da falta de conceitos já prontos. Entendo perfeitamente a colocação amigo Ulmo, apenas me questiono, por exemplo, ao caso de Gandalf, um andarilho, e a grande diferença disso e da questão de Galadriel e Lórien, um ascende os corações, outro mantém intacto um local com relação aos demais que sofrem as ações do tempo, do Inimigo, etc.
Assim como já disse, concordo com meu querido amigo Rama sobre a questão dos poderes inatos, que são catalizados pelo poder dos Anéis, mas mesmo assim, não creio que os Três fossem a mesma coisa, tendo eles poderes díspares.

Abraços.
 
Desculpem a ausência e pouquissimo tempo, ams a facul tá fogo!

Aracano o ponto é que vcs estão confundindo os poderes dos anéis com os "poderes aumentados".

Vamos lá:

1) Gandalf: se o barba branca ficasse no Condado fumando erva a vida toda lá TAMBÉM sofreria o efeito temporal que sabemos existir em Lórien e Valfenda. Esse é um poder inato dos 3.

2) Gandalf: sendo um andarilho não cuasava esse efeito pq não tinbah uma "casa", dessa forma apenas percebemos o "poder aumentado", que era o de "aquecer corações", coisa que Gandalf JÁ FAZIA; foi melhorado pelo anel.

O caso de Gandalf é o melhor para explicar esse exmplo justamente pq o poder que mais aparece do anel usado por ele foi o único que NÂO era o poder "principal" e que deu origem a idéia da criação dos 3.


Assim ficaria uma "Lista":

1) Os 3: mantém as coisas (poder sentido em Lórien e Valfenda), aumenta as capacidades natas do seu portador.

2) Os 7: acumula riqueza (tem menção no Silma que os portadores dos 7 descobriam minas mais facilmente); não conseguiram dominar seus portadores mas acabaram por faze-los cair em desgraça ao aumentar sua ambição desmedidamente.

3) Os 9: davam acesso ao "unseen" (o mundo oinvisivel); os Homens que os usaram passaram a ter conatdos com espiritos, fantasmas, assombrações; e usaram iso para se tornarem poderodos e temidos. Foram dominados totalmente.



PS: eu li que alguém ficou bravo pela forma que eu escrevi um post anterior, só pra deixar: Desculpem a forma que escrevi de forma alguma foi para desprezar argumentos ou coisa que o valha; apenas estou sem tempo e escrevendo rápido.

PPS: Continuo sem ler nenhhum bom argumento que me comprove que e estou errado sobre os pdoeres dos 3. :mrgreen:
 
Primeiramente, não argumentei contra, apenas coloco a questão de não ser tão simples assim.
Concordo com a questão dos poderes inatos, mas não creio poder colocar tudo deste prisma, e finalizar. =]
Me conhece, sabe que não faria isso.

Os anéis em Valfenda, e Lórien, não possuem o mesmo efeito. Lórien mantem-se mais retirada do ciclo natural que Valfenda. E o anel de Valfenda não é originário de lá, claro, o que também pode reforçar sua tese. Era de Gil-Galad, e ficou com Elrond.
Narya era de Círdan, ab initio, e não é mencionado sua função enquanto nas mãos do mesmo, porém, ele mesmo diz a Gandalf o que ocorreria com o uso do Anel, e por isso achava que seria mais útil nas mãos de Ólorin. Mesmo sem saber de sua atuação como andarilho. Saruman, que havia chegado antes, era totalmente diferente, mesmo sendo um Ainu também.
De fato, não é esse um contrargumento, mas uma problematização, não quero provar que disse algo errado Rama, apenas colocar mais. =]
Desta forma, Narya parece ser o mais distantes entre os Três, da questão do poder inato. Pois, perfeitamente concordo com o que colocou sobre Gandalf, mas isso ainda não era de conhecimento geral quando Círdan lhe deu o Anel, e creio que nem mesmo Círdan saberia da "essência" de Ólorin, apenas viu nele o semblante do Oeste...

Abraços.
 
Aracáno

estamos caindo na velah históreia que sempre caimos: eu me baseio no que foi escrito, vc extrapola a interpretação. Repito oq ue já te disse antes: ao estudarmos história, concordo plenamente com sua posição, mas ao estudarmos uma obra (em que pese o fato de não ter sido concluída como seu criador gostaria) isso fica difícil.

Eu estou sem tempo, mas seria legal se alguém aqui puder fazer uma pesquisa rápida nas Cartas pois eu lembro que Tolkien descreve bem o poder PRINCIPAL dos 3 (que era MANTER as coisas.. ele até usa a expressão ".. o que é um motivo élfico...") e então cita sobre o proque da criação em si dos 3 e talz...

E de onde cargas d'água vc tirou essa que Lorien é "mais retirada do ciclo natural que Valfenda"??? Leia a passagem de Bilbo falando com Frodo sobre sua temporada por lá. Leia depois as imporessões dos hobbit sovre Lórien.

Idênticas.

E digo que se Gandalf resolve morar em algum lugar com seu anelzinho no dedo o tal lugar ficaria igualzinho a Lórien/Valfenda. (E que ninguém venha com heresias do tipo "Mas se é assim seu velho caduco pq Bilbo ficou anos com o Um no Condado e lá não teve esse efeito??") :cool:
 
Imagine querido Rama, não estou indo além de colocações simples, problematizações, fique calmo. =]
E, estou embasando-me justamente nas Cartas, pois é exatamente daí que surgem as descrições. Não te contradisse, apenas levantei a questão de talvez não ser algo tão simples. Concordo com a questão do poder inato.

E, hahaha, tirei de cargas d'água onde você mesmo buscou, mas não de forma à uma análise comparada, mas sim a uma exegese das passagens. Primeiramente, Valfenda causa sim a mesma sensação, de passagem demorada e londa do tempo "normal" aos humanos, assim como Lórien.
Porém, o fato que me coloca diante da questão de ser "mais retirado dos ciclos naturais" está, já que força minha colocação embasada com um amigo (hehehe) nos apêndices de O Senhor dos Anéis, onde é dito, além da passagem acerca de Amroth e Lórien em Contos Inacabados, que a região praticamente tornou-se morta com a partida de Galadriel, mesmo com a habitação de alguns grupos élficos. Vide ainda o trecho acerca de Aragorn e Arwen, ainda nos apêndices de O Senhor dos Anéis, onde Lórien definha já na Quarta Era, enquando é dito, inclusive em Cartas, que Valfenda ainda contínua sendo o Último refúgio élfico no domínio de Eldarion, na mesma Quarta Era.

A partir destes fatos, e trechos (que preferiria nem sequer mencionar) temos essa noção, senão clara, vívida, de que Lórien definha sem o poder do Anel, enquanto Valfenda não. E Lórien era um reduto élfico não muito mais velho que Valfenda, fundado na Segunda Era, e habitado por elfos silvestres. Valfenda foi eregido em contraposição aos ataques de Sauron contra os elfos de Eregion. Portanto, embasado nesses fatos, coloco essa hipótese, de que os anéis élficos, apesar de manterem habilidades inatas, não o fazem da mesma forma, havendo diferença entre os três.

E, quanto a suposição de Narya, é este sim um argumento não embasado, que extravasou. =]
A única dedução a ser feita é, como citado nos apêndices de O Senhor dos Anéis, a colocação feita por Círdan acerca dos poderes de Narya, e sua compatibilidade com Ólorin, visto também em trechos de Contos Inacabados. Não estou citando páginas e capítulos pois alguns dos livros não estão em mãos, deculpe-me.

Agora, bem embasado, e de fato pautando minha hipótese nos trechos mencionados, e após releitura da descrição de Bilbo acerca de sua temporada em Valfenda, e da impressão causada por Lórien, afirmo que isso é irrelevante a meu trato da questão, que pautei acima.

De fato, já extravasei certas vezes com você querido amigo, mas desta vez creio que não, e ao redarguir minha colocação não aceitrarei nada fora de contexto, ou não pautado, nem leituras puramente pessoais, olha lá hein! =]

Ah, e como já disse a muitos outros colegas, ao analisar qualquer documento, é do viés de deu analista que seja crítico, que entenda que um documento não fala por si só, e que não há verdade absoluta, seja uma obra literária, ou um documento de Estado. O analista não é isento, e está imbuído de seus interesses e parcialidades, portanto, basear-se simplesmente no que foi escrito não só é insuficiente, com ingênuo.
E isso, não sou eu quem digo, mas algumas pessoas mais ilustres, como Marc Bloch, Walter Benjamin, Carl Marx, e alguns outros que analisam o fator histórico como impressindível a visão humana.

Abraços querido amigo.

ps: e vê se não fica bravo comigo, eu não fui rude, e sabe que sou seu amigo, apenas tive de ser estritamente formal, mas você quem pediu... =]
 
Última edição:
Ramalokion disse:
PS: eu li que alguém ficou bravo pela forma que eu escrevi um post anterior, só pra deixar: Desculpem a forma que escrevi de forma alguma foi para desprezar argumentos ou coisa que o valha; apenas estou sem tempo e escrevendo rápido.
Se você se refere a sugerir minha interpretação errada daquela passagem. Como já respondido, nenhum problema. Críticas ao que eu faço jamais me deixam bravo.

Se você se refere ao menosprezo com o qual tratou as duas citações que eu trouxe dizendo claramente existirem diferenças entre os Três, também não fiquei bravo. Mas naquele ponto percebi que você tem uma opinião formada e está disposto a passar por cima dos fatos para defendê-la. Por exemplo:

Ramalokion disse:
E digo que se Gandalf resolve morar em algum lugar com seu anelzinho no dedo o tal lugar ficaria igualzinho a Lórien/Valfenda. (E que ninguém venha com heresias do tipo "Mas se é assim seu velho caduco pq Bilbo ficou anos com o Um no Condado e lá não teve esse efeito??")

Apesar dessa sua hipótese ser muito boa, ela é especulação sua.

Acho que todos concordam com as semelhanças (grandes inclusive) existentes entre os Três. O que muitos aqui não entendem é a sua posição, Rama, de taxar iguais coisas que explicitamente são descritas diferentes, não só na forma mas na importância e no poder.


Ulmo, para mim é óbvio que o "entendimento" é fundamental ao líder de um povo, ou estou errado? Outra coisa, por que a proteção dos Portos Cinzentos não seria de interesse militar?
 
Imagine querido Rama, não estou indo além de colocações simples, problematizações, fique calmo. =]
E, estou embasando-me justamente nas Cartas, pois é exatamente daí que surgem as descrições. Não te contradisse, apenas levantei a questão de talvez não ser algo tão simples. Concordo com a questão do poder inato.

E, hahaha, tirei de cargas d'água onde você mesmo buscou, mas não de forma à uma análise comparada, mas sim a uma exegese das passagens. Primeiramente, Valfenda causa sim a mesma sensação, de passagem demorada e londa do tempo "normal" aos humanos, assim como Lórien.
Porém, o fato que me coloca diante da questão de ser "mais retirado dos ciclos naturais" está, já que força minha colocação embasada com um amigo (hehehe) nos apêndices de O Senhor dos Anéis, onde é dito, além da passagem acerca de Amroth e Lórien em Contos Inacabados, que a região praticamente tornou-se morta com a partida de Galadriel, mesmo com a habitação de alguns grupos élficos. Vide ainda o trecho acerca de Aragorn e Arwen, ainda nos apêndices de O Senhor dos Anéis, onde Lórien definha já na Quarta Era, enquando é dito, inclusive em Cartas, que Valfenda ainda contínua sendo o Último refúgio élfico no domínio de Eldarion, na mesma Quarta Era.

A partir destes fatos, e trechos (que preferiria nem sequer mencionar) temos essa noção, senão clara, vívida, de que Lórien definha sem o poder do Anel, enquanto Valfenda não. E Lórien era um reduto élfico não muito mais velho que Valfenda, fundado na Segunda Era, e habitado por elfos silvestres. Valfenda foi eregido em contraposição aos ataques de Sauron contra os elfos de Eregion. Portanto, embasado nesses fatos, coloco essa hipótese, de que os anéis élficos, apesar de manterem habilidades inatas, não o fazem da mesma forma, havendo diferença entre os três.

E, quanto a suposição de Narya, é este sim um argumento não embasado, que extravasou. =]
A única dedução a ser feita é, como citado nos apêndices de O Senhor dos Anéis, a colocação feita por Círdan acerca dos poderes de Narya, e sua compatibilidade com Ólorin, visto também em trechos de Contos Inacabados. Não estou citando páginas e capítulos pois alguns dos livros não estão em mãos, deculpe-me.

Agora, bem embasado, e de fato pautando minha hipótese nos trechos mencionados, e após releitura da descrição de Bilbo acerca de sua temporada em Valfenda, e da impressão causada por Lórien, afirmo que isso é irrelevante a meu trato da questão, que pautei acima.

De fato, já extravasei certas vezes com você querido amigo, mas desta vez creio que não, e ao redarguir minha colocação não aceitrarei nada fora de contexto, ou não pautado, nem leituras puramente pessoais, olha lá hein! =]

Ah, e como já disse a muitos outros colegas, ao analisar qualquer documento, é do viés de deu analista que seja crítico, que entenda que um documento não fala por si só, e que não há verdade absoluta, seja uma obra literária, ou um documento de Estado. O analista não é isento, e está imbuído de seus interesses e parcialidades, portanto, basear-se simplesmente no que foi escrito não só é insuficiente, com ingênuo.
E isso, não sou eu quem digo, mas algumas pessoas mais ilustres, como Marc Bloch, Walter Benjamin, Carl Marx, e alguns outros que analisam o fator histórico como impressindível a visão humana.

Abraços querido amigo.

ps: e vê se não fica bravo comigo, eu não fui rude, e sabe que sou seu amigo, apenas tive de ser estritamente formal, mas você quem pediu... =]

Nah... Valfenda manteve-se pq lá ficaram a maior parte dos noldor. Em Lórien só tinha os "selvagens" :mrgreen:.


Cara eu preciso parar de fazer vc escrever tanto! Mas que é sempre um barato isso é! :mrgreen:

E para com isso de achar que eu tô nervoso.. vc sabe que precisa de muuuuito paa isso! Vc sabe que eu tô certo (:mrgreen:) mas vc adora ficar discutindo (pq acha que te escolhi como nolyon? ehheheheheh)!

(espera eu ficar de férias que a gente discute sobre asas de balrog! Até deixo vc decidir qual opinião vc defende!) :cerva::cerva:

Se você se refere a sugerir minha interpretação errada daquela passagem. Como já respondido, nenhum problema. Críticas ao que eu faço jamais me deixam bravo.
Eu não sugeri, eu afirmei. Apenas não tive a intenção de ser grosso ou "brigão". Seria algo como "Não cara... se vc olhar bem vai perceber que essa passagem está dizendo das diferenças de poderes e importâncias entre os 3 e os 9, e não entre os 3 apenas; sacou?", e não algo como "PQP vc é analfabeto ou só tá querendo mostrar que o mais burro do mundo?!"

repito: apesar do "tom" de nossos posts, eu quero deixar claro que NÃO quis mesmo ser grosso ou ser o "sabichão"; apenas escrevi com pressa e de modo sucinto. Mais uma vez me desculpe. Agora eu também sei ser ácido, mas acho que não é necessário por causa de um mal entendido.
.
Se você se refere ao menosprezo com o qual tratou as duas citações que eu trouxe dizendo claramente existirem diferenças entre os Três, também não fiquei bravo. Mas naquele ponto percebi que você tem uma opinião formada e está disposto a passar por cima dos fatos para defendê-la. Por exemplo:



Apesar dessa sua hipótese ser muito boa, ela é especulação sua.
Repito: não foi menosprezo; eu apenas aponteu que AQUELA passagem em especifico é óbvio que trata-se das diferenças entre os 3 e os 9. Se vc ler toda a Carta e não apenas esse trecho fica mais simples.

Minha opinião é a mesma que a de Tolkien. Ele ESCREVEU o que os 3 faziam, ele disse textualmente que a função deles era a de manter as coisas, que era um motivo élfico. Isso é um fato. Ler uma passagem e compreende-la de uma certa forma é que se convencionou chamar de P"assar por cima de fatos", entre outras atitudes.

Mas se vc prefere ignorar isso, ok. :cerva:

Acho que todos concordam com as semelhanças (grandes inclusive) existentes entre os Três. O que muitos aqui não entendem é a sua posição, Rama, de taxar iguais coisas que explicitamente são descritas diferentes, não só na forma mas na importância e no poder.
Cara vc cismou comigo e não deu atenção as minhas respostas. Esqueça essa birra comigo e releia meus posts. TODA santa vez que os "Poderes" dos 3 são mencionados fala-se na capacidade de manter as coisas (ok? ponto pacifico certo?); as "diferenças" resumem-se a capacidade (citada) de aumentar habilidades naturais. Está escrito. Um deles "aquece corações" (que pode ser explicado com Cirdan - o "maior" vidente élfico em atividade na época ter pressentido que era isso que aconteceria com Gandalf usando o anel), o outro "cura", etc... pq seus PORTADORES são talentosos nisso.
 
Cara vc cismou comigo
Não estou cismado, é que você foi um dos poucos a divergir da minha opinião nesse assunto. Minha idéia aqui não é me provar certo mas chegar mais próximo da verdade. Não seria o debate o melhor caminho?
não deu atenção as minhas respostas.
Li cada linha com o máximo cuidado para não deixar passar nenhuma vírgula que você apressadamente omitiu. Mas infelizmente temos opiniões antagônicas e tudo que eu falo soa como se não levasse o que você escreveu em consideração. Que fique claro que eu considerei, não concordo mas de maneira nenhuma eu estou ignorando seus argumentos.
Esqueça essa birra comigo
Acho que concordamos que não há birra, o que existem são comentários ácidos. Não é isso?
releia meus posts.
Reler seus posts? Ok, mas acho difícil você me convencer pela insistência

Falando sinceramente e sem sem nenhum sarcasmo, tenha certeza que não há nenhuma má impressão minha ao seu respeito, principalmente no que tange seus posts nesse tópico :cerva:
 
É normal, Rama sempre é assim, mas eu não estou aqui defendendo uma bandeira concisa, (e sei que não está bravo, mas gosto de te aporrinhar) portanto estou apenas colocando questões, não dando uma opinião, mas sim problematizando as suas, hehehe. =]

Com relação ao assunto do tópico em si, porém, creio eu que os Três sejam diferentes no contexto da Guerra do Anel, na terceira Era, mesmo sendo eles, talvez, feitos através da mesma essência, ab initio. Por esses motivos, que apesar de crer no fator ampliador de poderes inatos, que faz muito sentido, como citado por Rama em trechos, e por mim mesmo, como da mesma forma esse fator ampliador se mostra de forma diferente, em cada um deles, mesmo que a diferença não seja grande, como no caso de Elrond e Galadriel. Além disso, os donos não mantiveram-se os mesmos, o que ainda mostra que o caráter pode ter mudado (infelizmente não tenho o fato comprovante dessa questão) mas não creio que Narya fosse com Círdan, como fora com Gandalf. Seria o mesmo caso de Gil-Galad e Elrond. Mesmo sendo uma especulação, como na questão que Rama levantou (mesmo ele se norteando pelo que parece mais óbvio), é essa a importância de problematizar, criar novos conceitos, ou mesmo reelaborar velhos.
Não há verdade absoluta, nem uma fonte de estudo que seja esgotável. =]

off-topic: Ah, mal espero suas férias Rama, vamos recriar o tópico sobre Asas de Balrog e nos dedicar ao "sofismo" por toda suas férias, hehehe. =]

Abraços.
 
E, hahaha, tirei de cargas d'água onde você mesmo buscou, mas não de forma à uma análise comparada, mas sim a uma exegese das passagens. Primeiramente, Valfenda causa sim a mesma sensação, de passagem demorada e londa do tempo "normal" aos humanos, assim como Lórien.
Porém, o fato que me coloca diante da questão de ser "mais retirado dos ciclos naturais" está, já que força minha colocação embasada com um amigo (hehehe) nos apêndices de O Senhor dos Anéis, onde é dito, além da passagem acerca de Amroth e Lórien em Contos Inacabados, que a região praticamente tornou-se morta com a partida de Galadriel, mesmo com a habitação de alguns grupos élficos. Vide ainda o trecho acerca de Aragorn e Arwen, ainda nos apêndices de O Senhor dos Anéis, onde Lórien definha já na Quarta Era, enquando é dito, inclusive em Cartas, que Valfenda ainda contínua sendo o Último refúgio élfico no domínio de Eldarion, na mesma Quarta Era.

A partir destes fatos, e trechos (que preferiria nem sequer mencionar) temos essa noção, senão clara, vívida, de que Lórien definha sem o poder do Anel, enquanto Valfenda não. E Lórien era um reduto élfico não muito mais velho que Valfenda, fundado na Segunda Era, e habitado por elfos silvestres. Valfenda foi eregido em contraposição aos ataques de Sauron contra os elfos de Eregion. Portanto, embasado nesses fatos, coloco essa hipótese, de que os anéis élficos, apesar de manterem habilidades inatas, não o fazem da mesma forma, havendo diferença entre os três.

E, quanto a suposição de Narya, é este sim um argumento não embasado, que extravasou. =]
A única dedução a ser feita é, como citado nos apêndices de O Senhor dos Anéis, a colocação feita por Círdan acerca dos poderes de Narya, e sua compatibilidade com Ólorin, visto também em trechos de Contos Inacabados. Não estou citando páginas e capítulos pois alguns dos livros não estão em mãos, deculpe-me.

Agora, bem embasado, e de fato pautando minha hipótese nos trechos mencionados, e após releitura da descrição de Bilbo acerca de sua temporada em Valfenda, e da impressão causada por Lórien, afirmo que isso é irrelevante a meu trato da questão, que pautei acima.

De fato, já extravasei certas vezes com você querido amigo, mas desta vez creio que não, e ao redarguir minha colocação não aceitrarei nada fora de contexto, ou não pautado, nem leituras puramente pessoais, olha lá hein! =]

Ah, e como já disse a muitos outros colegas, ao analisar qualquer documento, é do viés de deu analista que seja crítico, que entenda que um documento não fala por si só, e que não há verdade absoluta, seja uma obra literária, ou um documento de Estado. O analista não é isento, e está imbuído de seus interesses e parcialidades, portanto, basear-se simplesmente no que foi escrito não só é insuficiente, com ingênuo.
E isso, não sou eu quem digo, mas algumas pessoas mais ilustres, como Marc Bloch, Walter Benjamin, Carl Marx, e alguns outros que analisam o fator histórico como impressindível a visão humana.

Abraços querido amigo.

ps: e vê se não fica bravo comigo, eu não fui rude, e sabe que sou seu amigo, apenas tive de ser estritamente formal, mas você quem pediu... =]



Aracáno, voce esta se esquecendo que os anéis perderam a sua utilidade depois da queda do Um, e isso é dito no SdA...Logo, nao podemos considerar que Valfenda manteve-se daquela maneira pela presença do Anel de Elrond na Quarta Era, primeiro porque o proprio Elrond partiu como um portador de anel para Valinor, e segundo, mesmo que ele tivesse ficado, seu anel ja nao mantinha poderes, pois o Um havia sido destruido. Logo, podemos supor que Lorien era mantida "meio fora dos circulos da terra" por algum tipo de poder que agia lá, mas que talvez tivesse pouca influecia do anel de Galadriel. Creio que Valfenda manteve-se bela durante a Quarta Era mais pela presença dos ultimos Noldorin da TM naquele lugar, enquanto em Lorien ficaram sindarins e outros elfos silvestres, como disse o Rama...

^^...to adorando o debate entre os senhores, e apenas coloco isso aqui para verse consigo dar uma apimentada em tudo isso, para que eu possa aproveitar a discussao de voces, rindo muito e me deliciando com as justificativas e embasamentos mais inteligentes da TM...

Abraços meus queridos amigos, e por favor nao parem...
 
Olha só...hahahaha.
Não, mas a colocação tem a seguinte idéia (teórica): caso fossem poderes distintos, os reflexos após o fim dos respectivos anéis seriam distintos.
Entende agora amigo Ulmo? =]

Abraços.
 
Revivendo o tópico, eu estva pesquisando nos livros e encotrei a seguinte citação.


"... . Você me oferece o anel livremente! no lugar de um senhor do escuro vc coloca uma rainha. e não serei escura, mas bela e terrivel como a manhã e a noite! bela como o mar, o sol e a neve sobre a montanha!, Aterrorizante como a tempestade e o trovão! Mais forte que os fundamentos da terra! todos deverão me amar e se desesperar!
Levantou a mão e do anel que usava uma forte luz emanou e iluminou a ela somente, deixando todo o resto escuro. Ficou diante de frodo e parecia agora de uma altura inclaculavel e de uma beleza insuportavel, terrível e digna de adoração..."

Seria uma espécie de poder do anel de galadriel, sei lá intimidação?, ou mostrar algo que ela deseja?
 
Última edição:
Bem, definitivamente este não é um poder do anel que ela usa, que é o que mais está tendencioso para ser o anel branco, da "cura". ESPECIFICAMENTE, ALÉM DE AFASTAR OS MALES DO MUNDO =)

Acredito que esta é a imagem que o anel revelou a ela. Como ela SERIA se em posse do Um anel. Como o Sam que dá aquela viajada bonita em Mordor, pensando no anel. Ele se vê colocando o Anel e "colocando as coisas no lugar" e nada seria escuro e tudo se transformaria num grande jardim onde ele seria o senhor.
É óbvio que isto não aconteceria, que ele ficaria invisível e os nazgul perceberiam sua presença e iriam em sua busca.

Com Galadriel, daí já não sei se ela ia ficar insisível. Realmente se for para chutar como ela ficaria em posse do Um digo que ela ficaria bem deste jeito que foi descrito pelo Tolkien.

No more!
 
Excceção feita a parte do "...que é o que mais está tendencioso para ser o anel branco, da "cura"....";:cool: concordo e assino embaixo.
 
Bem, é uma hipótese, mas creio que os Istari tinham consciência de que ninguém, exceto Sauron, pudesse controlar o Um Anel.
Sendo assim, temos que, à parte de Saruman, que foi ludibriado e conquistado por seu desejo de poder, temos que nenhum ser ousaria usá-lo, e creio que sequer poderia. Caso a tentação fosse vitoriosa, então teríamos de forma acelerada a retomada do Um Anel por Sauron, nada mais.

Mas concordo, de fato a suposição da aparência, assim como Gandalf coloca, seria a de grande poder e majestade, mas não passaria de um "falso consenso", e logo seriam dominados.
 
Não tenho muito para acrescentar, além do que já foi dito sobre os Três anéis élficos.

Não creio que Celebrimbor tenha forjados os anéis com intenções bélicas por desconfiar de Sauron. Se o senhor dos Gwaith-i-Mírdain tivesse puxado o avô Fëanor, talvez. Até o momento em que Sauron colocou o Um, Celebrimbor forjara os Três para que tivessem o poder de afastar o cansaço de seu povo e de manter suas obras incólumes à passagem do tempo. Eles eram noldo e ainda estavam sujeitos ao que Eru determinou ao povo de Finwë, de que nada do que realizaram na T-m deveria permanecer. E era esse o grande temor dos noldor de Eregion.
 
Não tenho muito para acrescentar, além do que já foi dito sobre os Três anéis élficos.

Não creio que Celebrimbor tenha forjados os anéis com intenções bélicas por desconfiar de Sauron. Se o senhor dos Gwaith-i-Mírdain tivesse puxado o avô Fëanor, talvez. Até o momento em que Sauron colocou o Um, Celebrimbor forjara os Três para que tivessem o poder de afastar o cansaço de seu povo e de manter suas obras incólumes à passagem do tempo. Eles eram noldo e ainda estavam sujeitos ao que Eru determinou ao povo de Finwë, de que nada do que realizaram na T-m deveria permanecer. E era esse o grande temor dos noldor de Eregion.
Sábias palavras... sapientissímas! :cerva::cerva::cerva:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo