Ai, na boa.Tenho que reconhecer.O elfo ta muito sinistro nesse
trecho de ADT que postaram na Valinor (veja o link no final).O
cara é muito fera.Alem da pontaria e da frieza na luta com os
wargs o cara ainada da uma de homem aranha quando pula na
garupa do Gimli (xiiii, olha o troca troca).
Como louco por cinema fiquei muito satisfeito com a sequencia
e as escolhas de PJ.Embora não exista nada disso no livro, a
cena é de arrepiar.Pra começar a ausencia de trilha sonora
acentua ainda mais a carga dramatica da cena.Somada a uma
camera na mão, até tremida, a cena está carregada de uma
intensidade documental tão grande que quase tira o filme do
terreno da fantasia.Seria mais ou menos como uma equipe de
jornalismo filmaria uma cena de guerra(tirando um pequeno
slow em Aragorn pra mostrar o quanto Eowyn gosta dele).
Reparem como a camera na mão se desloca de forma quase
confusa mostrando a preparação das tropas e o pavor do povo
de Rohan diante do ataque.Sem trilha sonora ou movimentos
de camera limpos...isso é quase como uma cena do Jornal
Nacional, mostrando a guerra da Bósnia ou um tiroteio em uma
favela no Brasil.Isso é inédito em um filme de fantasia desse
tipo, e nos faz crer que a coisa está realmente acontecendo.Até
Gimli, parece um personagem real, a despeito de ser um anão
e vestir-se de forma tão exótica.
Então a camera vai para Legolas.Ai sim muda de estilo.Camera
firme com movimentos sofisticados e "limpos".Travelings
entrando no elfo, estabelecendo nos movimentos de camera
limpidos e graciosos (sem malicia) como o proprio Legolas.
Aqui PJ nos da bem a dimensão do que é ser um primogenito
de Eru.O elfo na dele, impavido e absoluto.E a linguagem de
camera nos diz o mesmo.
Até aqui parabens pro PJ.Espero que ele não abuse de slows
motions para intensificar a carga dramatica como fez no final de
SDA, um dos poucos pontos fracos do primeiro filme.(o slow,
não o final)
Valeu
Duque DécioZico95 Calça J. Quadradix