• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Trecho interessante no HObbit

Olá pessoal gostaria de me apresentar a vocês e relatar algo interessante que notei ontem ao reler "O Hobbit"

Bem no começo os anões contam uma canção que fala de Erebor, Valle, Smaug e algo interessante:

"Para o antigo elfo e seu elfo senhor
Criaram tesouros de grã renomada;
As pedras plasmaram, a luz captaram
Predendo-a nas gemas do punho da espada.

Em colares de prata eles juntaram
Estrelas floridas; fizeram coroas
De fogo-dragão e no mesmo cordão
Fundiram a luz do céu e da lua."


Para mim me parece que o Rei elfo é Thingol, colar de prata Nauglamír, as gemas citadas as renomadas gemas noldorin de Valinor e a pedra do sol e da lua a Silmaril de Beren e Lúthien.

O que vocês acham?
 
Dacilion Taurhini disse:
Ah esqueci também tenho uma dúvida!

Quando "O Hobbit" foi publicado a mitologia da primeira era estava pelo menos rascunhada?

Sim. O Hobbit foi escrito e publicado em 1937, e os escritos da Primeira Era começaram em 1916.
Porém sobre O Senhor dos Anéis não havia nada escrito, vide que foi feito sob encomenda devido ao sucesso de O Hobbit.
 
pra falar a verdade eu nunca tinha percebido isso antes, mas realmente parece que eles falavam do nauglamír ou alguma outra jóia de tempos mais recentes no segundo parágrafo.
no primeiro talvez eles falassem sobre Thingol e Thranduil ou o pai dele mais provavelmente, afinal Thranduil tinha uma dívida com eles, coisa negada pelos Elfos da floresta das trevas. talvez eles tivessem feito muitas dessas pra eles na 2a. Era.
o processo de criação das jóias no 1o. verso devem ser parecidos com o da criação da pedra Arken...
 
É...

Então o enigma é:

A quem eles se referem a Thingol ou aos Avari da floresta das Trevas?

Eu acho que deve ser o Thingol apesar dele ter morrido a muito tempo atrás do Hobbit, pois fundir Sol com Lua para mim é sinônimo de Silmaril.
 
Dá pra saber sim, basta dedicar algum tempo à leitura e estudo das fontes sobre Tolkien :) (entenda-se biografia e Letters)

O Silmarillion já estava praticamente pronto, em forma, corpo e idéias nos anos 30, o que indica que ele estava muito adiantada na época da escrita dO Hobbit.
 
fundir o sol com a lua seria fundir a silmaril às perolas do nauglamír... provavelmente um senhor de elfos avarin não teria a menor "bala" pra pagar jóias e armas dos anões :wink:
 
O Sol e a Lua são frutos das duas árvores de Valinor, do mesmo modo que a Silmaril, então eu acho que uma Silmaril por si só já tem fundida nela o Sol e Lua.
 
Outra coisa interessante. Thigol ganhou de Círdan Nimphelos que era uma pérola do tamanho de um ovo de pombo, que depois foi considerada o maior tesouro dos anões. Será que existe uma ligação entre Nimphelos e a pedra Arken???
 
É verdade os anões eram apaixonados por pérolas!
A primeira vez que li o Hobbit achei que a Pedra de Arken fosse uma espécie de Pérola devido a sua cor e aparência.
 
realmente vc tem razão quando diz que o sol e a lua são frutos das Arvores, mas se não foram os anões que as fizeram eles não poderiam ter dito isso na música.( daria a impressão de foram eles que fizeram as silmarilli )

nela tem escrito: no mesmo CORDÃO fundiram a luz do sol e da lua, e não na mesma gema ( ou pedra ), afinal ela já estava feita muito antes. :wink: por isso eu acho que eles se referiam à silmaril sendo fundida às pérolas. Na verdade isso não tira nada do q vc escreveu
mas espero que alguém entenda essa redundancia :roll:
 
Está correto o que você disse, mas acredito que eles não coocaram as perolas na Silmaril e sim está em um colar magnifico o Nauglamír (Que se não me Engano tinha pérolase Rubis).
 
A 1ª estrofe acredito ser da Espada de Thingol ou de Turgon.. Nao sei agora..

Mas a 2ª parte, eh da Fusao da Silmarill no Nauglamir..

"no mesmo CORDAO ( Nauglamir ), fundiram a Luz do ceu e da Lua. ( Silmarill )"""
 
Legal.. vendo esta discussão me fez lembrar do Hobbit.. a melhor parte do livro sem dúvida é a parte que eles chegam a Carrock.. mto engraçada, outro dia tava eu e meu irmão relendo esta parte no carro.. os dois morrendo de rir.. Não vou colocar aqui porque to sem o livro, senão eu colocaria.. mto boa mesmo, chegando em casa vou dar uma relida nela :)
 
Sercelda disse:
Legal.. vendo esta discussão me fez lembrar do Hobbit.. a melhor parte do livro sem dúvida é a parte que eles chegam a Carrock.. mto engraçada, outro dia tava eu e meu irmão relendo esta parte no carro.. os dois morrendo de rir.. Não vou colocar aqui porque to sem o livro, senão eu colocaria.. mto boa mesmo, chegando em casa vou dar uma relida nela :)
to vendo q vou ter q ler o livro de novo... nem lembro dessa parte.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo