1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Transmissão dos Estaduais (Rio x SP)

Tópico em 'Esportes' iniciado por Fingolfin, 25 Jan 2013.

  1. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Um post no blog
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    da Globo.com me chamou a atenção. Ele mostrava qual estadual seria transmitido pelas afiliadas da Rede Globo em cada estado.

    E ao contrário do que eu imaginava, o Paulista só seria transmitido para São Paulo e Mato Grosso do Sul, enquanto o Carioca ainda era transmitido para 16 estados.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Com isso, o campeonato Carioca é transmitido para 31,33% da população, 17 milhões de pessoas a mais que o Paulista. Apesar disso, devido ao grande PIB do estado de São Paulo, o Campeonato Paulista ainda atinge um PIB maior que o Carioca

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Me surpreendi pois já há algum tempo que eu acreditava que esse cenário estava mudando. O Distrito Federal mesmo é um estado onde eu achava que o campeonato paulista era transmitido (só conheço São Paulino e Corinthiano lá) assim como grande parte da região norte.

    Não sei qual é a diferença de pagamento dos direitos televisivos da Rede Globo para esses dois campeonatos. Segundo esse estudo não deveria ser maior de 20% (diferença entre os PIBs da audiencia), sendo q o carioca tem uma vantagem de ter uma capilaridade e abrangencia de mercado maior.

    O que acham disso? Não teriam os times paulistas aumentado sua transmissão? O Campeonato Carioca ainda é o mais influente no Brasil?

    PS: até 2012 Tocantins transmitia o campeonato paulista. A partir desse ano, o Mato Grosso do Sul passa a alternar transmissões do Paulista com o do campeonato local
     
    Última edição: 25 Jan 2013
  2. ExtraTerrestre

    ExtraTerrestre Usuário

    De maneira alguma o campeonato carioca é mais influente que o Paulistão.

    Em Minas e nos outros estados em que o futebol é forte, há no mínimo oito vezes mais comentários sobre o Paulista que sobre o estadual do Rio.

    Isso porque o torneio de São Paulo é visto da maneira que realmente é idealizado um Estadual: um teste (de certo luxo) para as equipes que participam dele, sendo possível indicar algumas tendências, o que já não ocorre em terras fluminenses.

    A transmissão do Carioca pro Brasil inteiro é mais uma política pró-Rio da Globo, já que torcidas difundidades Corinthians, São Paulo e Palmeiras também têm.
     
  3. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Que fique bem claro que essa tabela aí só diz respeito a Globo

    A Band por sua vez inverte isso, mostrando o paulista muito mais.

    Eu tenho parabólica digital com 2 transponders (recebe sinal aberto do Brasilsat B4 e StarOne C2) que me permite sintonizar mais da metade das afiliadas estaduais da Band e já tive a curiosidade de ver durante a transmissão dos jogos qual é o estadual que ela mais mostra, sem falar que o sinal não regional que é o que vai pra quem sintoniza parabólica analógica pra rede toda é o da Band de SP.
     
  4. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    De forma geral todos os demais canais são assim.
    Hoje em dia melhorou. Mas antigamente eu lembro que mesas redondas na band, manchete, etc, eram 99% discussão sobre clubes paulistas.
     
  5. Knolex

    Knolex Well-Known Member In Memoriam

    Aliás, isso é um problema mesma. Na programação regional tudo bem falar só do seu estado, mas em mesas redondas nacionais o ideal é falar mais democraticamente.

    O único canal que consegue fazer isso mais ou menos é a ESPN (e agora a Fox Sports). Mas a Band e RedeTV falando, em rede nacional, praticamente só de SP. E o SporTV chega ao extremo: o Redação, feito no Rio, fala muito mais do Rio; enquanto o Arena, feito em SP, fala muito mais de SP. É bairrismo dentro do próprio canal.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  6. ricardo campos

    ricardo campos Debochado!

    O único campeonato regional que ainda viável financeiramente é o paulista, mas entendo que os regionais deveriam ser disputados em no máximo, uns dois meses (Fevereiro e Março poderiam fazer "mata-mata" no mesmo modelo da Copa do Brasil etc) Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro ocupando mais espaço no calendário é o ideal. A pressão das federações é grande e, ainda temos dirigentes muito amadores (desonestos) nos clubes, uma confederação podre, uma rede de televisão que monopolizou o futebol e, de certa forma, nós torcedores que aceitamos passivamente tudo issso sem esboçar reação.Quem não torce para equipes de Rio-SP aguentar esses programas esportivos (bairristas) só falando dos clubes dos dois estados é OSSO.
     
  7. O problema também é que essa situação não se restringe à época dos Estaduais. Durante o Brasileirão é a mesma coisa. Até pior, pois os Estados que não tem times nas Séries A e B ficam chupando o dedo pelo resto do ano.
     
  8. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Mas oq me espantou é q o Paulista vem perdendo espaço... diminuindo os estados aos poucos.

    E a Band pode ser o inverso, mas quase ninguém assiste Band. Se o Paulista tivesse mais audiencia em DF por exemplo a Globo simplesmente transmitira o Paulista
     
  9. Ecthelion

    Ecthelion Mad

    Sem falar que a Band tem a pior equipe disparada. Tirando o Mauro Betting é só Neto pra baixo...
     
  10. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Tá certo que outros canais (Band, Esporte Interativo, etc) não tem a mesma audiência e qualidade, mas se o sinal de ambas tá disponível sempre haverá público que vê em outros estados mesmo que esporadicamente outros campeonatos.

    Eu mesmo acho ainda bem porca a qualidade da transmissão do EI, mas tá dando a oportunidade do Brasil inteiro ver a Copa do Nordeste que vez ou outra estou vendo um jogo ou outro.
     
  11. Paraíba Hi-Tech

    Paraíba Hi-Tech Cabra Arretado

    Olha, eu tô acompanhando a Copa o Nordeste pelo EI Plus (via internet).
    É notório que eles não atingem o padrão da Globo, mas se a comparação for feita com os canais menores, eles não deixam nada a desejar.
    Band, Record e RedeTv sofrem do mesmo mal do Esporte Interativo: falta de recursos.
    A ESPN e a Fox Sports ainda estão um pouco acima.
    Mas acho que o EI tá no caminho certo e pode melhorar, se atingirem o retorno que esperam do Nordestão.
     

Compartilhar