A sociedade brasileira, que lida com dificuldade com a homosexualidade, está preparada para ter um transexual em um programa de grande audiência e alcance? A produção já informou que os participantes não serão avisados sobre a condição da participante transexual, Ariadna. E se rolar envolvimento dela com algum dos participantes? É falta de respeito à individualidade? É uma boa iniciativa?
Preparada a sociedade nunca está, né, e a graça toda é essa: por mais que teorizemos, não dá pra prepararmo-nos pra maioria das situações que enfrentamos, como indivíduos ou sociedade. É muito válida a intenção do programa, mesmo que indireta, em dar visibilidade aos tipos "diferentes", mas que são facilmente encontrados em qualquer ambiente, seja ele numeroso ou não. Desse jeito tira-se o véu da noiva e acaba-se com o mistério acerca dessas pessoas, que são tão distintas e, ao mesmo tempo, tão "nós".
Vejo essa situação como trabalhar com metal. O ferro, por si, é rígido e bruto, cheio de pontas e arestas que podem machucar ao toque; então vem o BBB, catapulta temas polêmicos e age como uma fornalha, deixando o metal ardente e maleável. Então entramos nós, os artífices, que através do debate ou do silêncio fazemos o que quisermos com nosso pedaço de ferro... Podemos martelá-lo até ele virar uma bela escultura (e tiramos seu ar neandertal), uma espada (e com ela ferimos quem ameaçar nossa integridade ou dignidade) ou ficamos inertes, deixamo-lo esfriar como veio e saímos os mesmos de brasas modificadoras (a pior opção).
Enfim, é muito válido sim, tira da sombra algo que está lá, sempre esteve cá e que só assusta porque vemo-lo deturpado pelo receio.
E quanto à operação? Serviria como incentivo à mudança de sexo? E no caso de arrependimentos?
Esse argumento é furadíssimo. Seria um incentivo àqueles que sentem a necessidade de mudar de sexo e nunca tiveram condições de fazê-lo. A cada 30 mil garotos nascidos 1 é transexual Male to Female (tipo a Ariadna) e entre 100 mil garotas nascidas 1 é transexual Female to Male (não tenho um exemplo brasileiro agora... Mas é homem que nasce no corpo de mulher), então se tu tiver nessas estatísticas a resolução do SUS vai te estimular à busca da felicidade e realização; se não, será indiferente pra ti.
Não é porque o SUS faz gratuitamente cirurgia de vesícula, por exemplo, que vou lá tirar a minha. Só tiraria se tivesse problema, se minha vesícula precisasse ser removida, e o mesmo se aplica à "mudança de sexo".
Mas ali não se esconde mais nada, beorzenni. hehehe
É, vocês não acharam mesmo a Ariadna uma mulher passável...
Mas mesmo que ali não se esconda nada, já foi um homem, e acho que por se tratar de algo público, como um programa de Tv, os participantes deveriam saber...
Seguindo sua lógica, se o BBB não fosse público ela poderia manter oculto este segredo sem maiores percalços? Se você estivesse na casa, como agiria com Ariadna sabendo que ela foi transexual? Tenha em mente que ali, pelo ambiente pequeno, blá blá, as pessoas TEM que conviver, e hora ou outra vocês TERIAM que interagir...
Agora se põe no lugar dela ao ter que conviver com pessoas que possivelmente a chamariam de traveco e outras coisas ainda menos educadas se soubessem de sua história, mesmo contigo se sentindo mulher desde que nasceu e tendo feito, enfim, a cirurgia de readequação... Você contaria e correria o risco de ser estigmatizado de algo que nunca foi, e que muito menos agora é? Que homem se aproximaria de ti sabendo que tu nasceu com piru e agora tem vagina?
Não acha melhor eles verem a guria como a mulher que ela lutou tanto pra ser para, quando saírem da casa e souberem do histórico da menina, decidirem se deixarão se levar pelo preconceito enraizado ou se conseguirão suplantar isso e continuarão a ver a guria como ela realmente é? Qual opção seria mais mentalmente saudável?
E, sinceramente? Eu não julgaria nenhum cara por ficar com uma guria que passou pelo processo de mudança de sexo. Ele se atraiu pelo feminino dela, como todo cara heterossexual se atrai pelo feminino de suas parceiras, então ele continua a ser hetero. A diferença entre uma trans e eu, por exemplo, é a idade que nos tornamos mulheres. Tem muita moça bem mais andrógena que qualquer uma dessas trans que apareceram na TV...
Se o "cara" não tem mais o orgão masculino, e sabemos que a transexualidade tem muito a ver com o psicológico do indivíduo, sei la eu até que ponto é certo dizer que ainda é um "homem"
Não estou sendo hipócrita ao dizer que não tenho nenhum tipo de preconceito, muito pelo contrário..
Este é meu <3 nolyon <3, super eloquente e sincero! Concordo contigo, Pimzinho, se a pessoa pensa como mulher, operou, trocou de sexo na certidão de nascimento, é mulher, fim. Rotular como "homem" seria o ato de extremo preconceito e fadaria a pessoa aos danos morais, prejudicaria na hora de procurar emprego, ou seja, fod*ria com a vida de quem só quer ser uma pessoa comum.