• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Transexual 'crucificada' na Parada Gay 2015 gera polêmica

Você concordou com a encenação?

  • Sim

    Votos: 20 69,0%
  • Não

    Votos: 9 31,0%

  • Total de votantes
    29
Aff bruce pq não sei pq tu posta essa lista de como opressores se fazem de oprimidos. Alguém aqui acha q os católicos estão sendo oprimidos? Desde quando achar alguma coisa um desrespeito torna o alvo do desrespeito um oprimido?

Rapaz, você lê mais do que está escrito. Só postei um link.
Ah, é aquela coisa de eu não colocar um comentário em seguida, né? Poxa, verbaliza sua reclamação da próxima. Postei porque achei interessante como muitos andam usando isso pra distorcer a questão - vide quem ache que o caso é de cristofobia. Mas mea culpa, minha ausência de comentário forneceu uma multidão de significados! :lol:
** Posts duplicados combinados **
A Igreja não está ai para aceitar "o que é natural", pelo contrário, ela quer que o ser humano supere sua condição de "ser vivo natural" e se transforme em outra coisa. Isso é certo? Pros católicos sim, e se não achar é pq vc não deveria ser católico.

Mas aí você não acha, @Felagund , que cabe crítica a uma hipocrisia dessas? Bom, apesar da ascese ser a meta, a ideia da família (homem+mulher) é fundamental nas religiões monoteístas - vide que o ascetismo é até desencorajado para que o fiel sirva como exemplo aos demais. Aí o problema - do ponto de vista de quem quer repensar tal conceito - fica com tal formulação dessa estrutura e a manutenção a todo custo dela.
 
Mas aí você não acha, @Felagund , que cabe crítica a uma hipocrisia dessas? Bom, apesar da ascese ser a meta, a ideia da família (homem+mulher) é fundamental nas religiões monoteístas - vide que o ascetismo é até desencorajado para que o fiel sirva como exemplo aos demais. Aí o problema - do ponto de vista de quem quer repensar tal conceito - fica com tal formulação dessa estrutura e a manutenção a todo custo dela.
A critica cabe sempre em qualquer situação, só não sei se é uma critica apropriada, pois como vc disse, isso está na base de concepção religiosa da Igreja.
 
A critica cabe sempre em qualquer situação, só não sei se é uma critica apropriada, pois como vc disse, isso está na base de concepção religiosa da Igreja.

A Trindade também era, e levaram uma semana pra decidir como funcionava. :lol:
Bom, hoje vemos os luteranos aceitando gays - castos ou não - e mulheres no sacerdócio. Sempre há a possibilidade de renovação - vide os Concílios -, mas aí é preciso largar de mão o apelo dogmático.
 
Sim, daí a premissa de que poderia existir uma cura gay. Já que não há limites pra graça de Deus, um gay poderia ser curado. Mas a biologia discorda :lol: E aí muitas pessoas se forçam a esconder o que elas realmente sentem, casam e têm filhos com pessoas do sexo oposto e descarregam toda a energia sexual reprimida em outro lugar. Por isso tantas igrejas expõem ex-gays, como prova de que existe uma cura.
Só pra deixar claro que todos os estudos indicam que a questão da sexualidade tem um caráter genético. "Nasce" com a pessoa. A sociedade (leia-se o meio em torno do indivíduo) pode antecipar a escolha da pessoa. Mas o que ela "é" tem base genética.

Uma das questões polêmicas debatidas em centros de pesquisa é se seria correto/certo do ponto de vista ético, no futuro, os pais optarem por alterar geneticamente seu filho ainda nos graus mais iniciais da formação (ou mesmo na pré-formação do embrião) para que ele não tenha sexualidade considerada diferente (leia-se gay)?
 
Achei a encenação perfeita. Foi a melhor forma de expor a hipocrisia daqueles que se dizem cristãos, se dizem seguidores de um cara que foi torturado e crucificado por intolerância enquanto praticam atos intolerantes em nome desse cara. Na minha visão, os "cristãos" que ainda não conseguiram entender a mensagem da encenação estão seguindo mais o caminho do fanatismo do que Jesus, a bancada evangélica já é muito mais fanática do que religiosa, e propostas envolvendo cristofobia só servem para reforçar a imagem de incompetentes desse povo. Não sei quais novos confrontos e discussões podem se seguir disso, mas a ação foi ótima.
 
Por falar em cristofobia:

POLÍTICA
Cunha colocará em votação urgência do projeto da cristofobia
Reação a manifestação em Parada Gay, proposta aumenta para até oito anos de reclusão a pena do crime de "ultraje a culto"

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse nesta quinta-feira que colocará para votar um requerimento de urgência do projeto de lei que torna a “cristofobia” crime hediondo. De autoria do deputado Rogério Rosso (PSD-DF), o texto aumenta a pena de ultraje a culto para até oito anos de prisão.
Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil...24e9a145d0f0210de5f40a3b58acfd98cfx8RCRD.html

Não assusto se a turma do congresso aprovar isso. Acho que vou :pray:
 
Achei a encenação perfeita. Foi a melhor forma de expor a hipocrisia daqueles que se dizem cristãos, se dizem seguidores de um cara que foi torturado e crucificado por intolerância enquanto praticam atos intolerantes em nome desse cara. Na minha visão, os "cristãos" que ainda não conseguiram entender a mensagem da encenação estão seguindo mais o caminho do fanatismo do que Jesus, a bancada evangélica já é muito mais fanática do que religiosa, e propostas envolvendo cristofobia só servem para reforçar a imagem de incompetentes desse povo. Não sei quais novos confrontos e discussões podem se seguir disso, mas a ação foi ótima.

11412416_1446043475713318_8470423409404873108_n.jpg
 
Eu era uma que esperava um show de civilidade por parte da comunidade LGBT.

É impressão minha ou essa sigla mudou? Sempre me lembro de ter lido GLBT.

Não que isso tenha a menor importância para o debate aqui, só fiquei com essa dúvida mesmo.
 
É impressão minha ou essa sigla mudou? Sempre me lembro de ter lido GLBT.

Não que isso tenha a menor importância para o debate aqui, só fiquei com essa dúvida mesmo.

A sigla muda ao gosto do freguês.
E enquanto ela não tiver um F de furry, ela não me representa.

Não, pera.
:roll:
 
a ideia principal foi padronizar e usar como no resto do mundo (além de dar aquela força amiga para as lésbicas, que se ferram não só pela orientação sexual, como também pelo gênero).
 
Nota da CNBB:

MENSAGEM AOS CATÓLICOS E A TODOS OS CIDADÃOS

"Nós, Bispos Católicos das Dioceses do Estado de São Paulo, reunidos na 78ª Assembleia do Regional Sul I da CNBB, diante dos acontecimentos da recente “parada gay 2015”, ocorrida na cidade de São Paulo, com claras manifestações de desrespeito à consciência religiosa de nosso povo e ao símbolo maior da fé cristã, Jesus crucificado, em nome da verdade que cremos, vimos através desta, como pastores do Povo de Deus:

1 - Afirmar que a fé cristã e católica, e outras expressões de fé encontram defesa e guarida na Constituição Federal: “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias” (artigo 5º, inciso VI).

2 - Lembrar que todo ato de desrespeito a símbolos, orações, pessoas e liturgias das religiões constitui crime previsto no Código Penal: “escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso” (Art. 208 do Código Penal).

3 - Apelar aos responsáveis pelo Poder Público, guardiães da Constituição e responsáveis pela ordem social e pelo estado democrático de direito, que defendam o direito agredido.

4 - Expressar nosso repúdio diante dos lamentáveis atos de desrespeito ocorridos; queremos contribuir com o bem-estar da sociedade, pois somos, por força do Evangelho, construtores e promotores da liberdade e da paz.

5 - Manifestar nossa estranheza ao constatar um evento, como citado seja autorizado e patrocinado pelo poder público, e utilizado para promover atos que afrontam claramente o estado de direito que a Constituição garante.

6 - Lembrar a todos as atitudes firmes do Papa Francisco quanto ao respeito pelo ser humano, aos mais pobres, aos mais simples, à religiosidade popular.

7 - Recordar aos católicos que a profanação de símbolos religiosos pede de nós um ato de desagravo e de satisfação religiosa, pela oração e pela penitência, pedindo ao Senhor Deus perdão pelos pecados cometidos e a conversão dos corações.

8 - Reafirmar, iluminados pelo Evangelho e conduzidos pelo Espírito Santo, nosso respeito a todas as pessoas, também a quem pensa diferente de nós. E convidamos os católicos e pessoas de boa vontade a contribuírem, em tudo, para a edificação da justiça e da paz, do respeito a Deus e ao próximo.

Por fim, confirmamos nosso seguimento a Jesus Cristo e damos testemunho da beleza de nossa fé católica, na certeza de que, assim, contribuímos para o bem da sociedade, anunciando o que de melhor recebemos: Jesus Cristo crucificado, “força e sabedoria de Deus” (1Cor 1,23s), fonte de toda misericórdia".

Aparecida, 11 de junho de 2015.Memória Litúrgica do Apóstolo São Barnabé


Dom Odilo Pedro Scherer

Presidente do Regional Sul 1 – CNBB



Dom Moacir Silva

Vice-Presidente do Regional Sul 1 – CNBB



Dom Tarcísio Scaramussa

Secretário do Regional Sul 1 – CNBB

Fonte: http://www.jb.com.br/pais/noticias/...-imagem-de-cristo-durante-a-parada-gay-em-sp/


Sei lá, mas achei que os pontos 1 e 2 são vagos - não houve atentado ao lugar de culto ou liturgia, nem tampouco houve desdém (vilipêndio) de símbolo religioso. Mesmo assim, se houvesse, ainda haveria a garantia da liberdade de expressão na Constituição. Mas assim, sou leigo e tal, deixo pros universitários essa. :lol:
 
tem link? fiquei curiosa. =]
Além da pagina que o Éomer citou tem essa imagem da página "Aventuras da Justiça Social" que tirando os arroubos conservadores que eles tem com frequência, sempre mostram os absurdos que são ditos e praticados em muitos movimentos pró minorias.: http://i.imgur.com/kxyQKD7.jpg

Eu já vi na PUC também, quando for no CACS tiro uma foto e posto aqui (se ainda estiver lá, claro)

Mas pq a desconfiança? Já inverteram o G pelo L para dar mais "protagonismo" para as lésbicas, qual o absurdo de agora colocar o G como letra minúscula?
 
Blá blá blá... Toda a discussão passa antes, necessariamente, pela análise da representação do Cristo em si, feita pela transexual: foi ofensiva, sim ou não? e por quê? Pelo simples fato de ser uma transexual a representá-lo? Por ela estar nua? (Cristo também estava, ou assim o representam; mas ainda cuidaram pra cobrir os seios...).

Não adianta tratar isso como autoevidente e já partir pro linchamento público. "...claras manifestações de desrespeito à consciência religiosa de nosso povo e ao símbolo maior da fé cristã, Jesus crucificado". Eram tão claras assim, será? Não se dá nem direito à ampla defesa mais?

No mais, achei bem chinfrim essa manifestação da CNBB hein.
 
Mas pq a desconfiança? Já inverteram o G pelo L para dar mais "protagonismo" para as lésbicas, qual o absurdo de agora colocar o G como letra minúscula?

Acho que porque lá fora é inverso, não? Tipo, desconsiderando a questão dos protagonismos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo