1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Trainspotting - Irvine Welsh

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Ronzi, 21 Dez 2007.

  1. Ronzi

    Ronzi Oh, Crap!

    Irvine Welsh não sabia que se tornaria um dos maiores representantes da cena underground de sua geração ao escrever o über livro Trainspotting (uma gíria escocesa que significa perda tempo, porralouquice), termo que resume perfeitamente as vidas de suas personagens principais: Mark Renton, Sick Boy, Begbie, Madre Superiora, Spud e Diane, jovens moradores de Edimburgo que passam a maior parte de seu tempo se embebedando em pubs, assistindo a jogos de futebol pela televisão e, principalmente, se drogando com heroína e ficando chapados tempo o suficiente para esquecer da vidinha monótona e pequena que levam no subúrbio, e quais existências estão destinadas a trabalhar em uma grande empresa, constituir família, e ficar parecendo um porco gordo ao envelhecer.

    O autor deixa explícita toda a banalidade de uma vida pequena e sem sentido, e narra cheio de ironias o cotidiano de Mark Renton e suas tentativas frustradas de se ver livre do vício da heroína, transformando o drama em um retrato cômico e visceral da vida de um dependente químico.

    O próprio Welsh foi dependente de drogas por muito tempo, por isso todoso seus livros sempre envolvem o tema e consequentemente, o submundo da grã-bretanha.

    É meu livro de cabeceira, adoro como os personagens são ácidos, decadentes e ironicos ao refletir através do uso de drogas o Lado B da sociedade, aquele que ninguém faz muita questão de ver, mas está sempre apostos para nos alfinetar.
     
  2. Anica

    Anica Usuário

    RE: Transpotting - Irvine Welsh

    Li uns tempos atrás, mas estava com o filme tão fixado na cabeça (até porque tinha assistindo 'n' vezes) que foi uma experiência meio estranha. Não vou dizer que prefiro o filme ao livro, mas que ele desce meio amargo, digamos assim, ele desce. =P
     
  3. Ronzi

    Ronzi Oh, Crap!

    RE: Transpotting - Irvine Welsh

    Amargo como, Anica?
     
  4. Anica

    Anica Usuário

    RE: Transpotting - Irvine Welsh

    sem perfect day tocando de fundo, por exemplo :dente:
     
  5. Ronzi

    Ronzi Oh, Crap!

    RE: Transpotting - Irvine Welsh

    :dente:

    Entendi, o livro é bem mais sujo também.
     
  6. Bagrong

    Bagrong RaG

    RE: Transpotting - Irvine Welsh

    Eu vi o filme, mas ainda não li o livro...

    Era um desses filmes que a gente assistia nas aulas contra drogas. :dente:
     
  7. Ronzi

    Ronzi Oh, Crap!

    RE: Transpotting - Irvine Welsh

    Na verdade é bem mais que isso, as drogas são só o escape de um grupo de jovens da classe operária, sem perspectivas de crescimento. Nesse caso vc ser viciado é apenas mais um "quesito" para foder sua vida já fodida. No filme mesmo, os personagens deixam bem estampado a realidade pequena que vivem.
     
  8. Liv

    Liv Visitante

    RE: Transpotting - Irvine Welsh

    Nossa, sou louca por esse filme, mas não sabia do livro! :X

    Mais um pra lista o/
     
  9. srtaParker

    srtaParker Usuário

    RE: Transpotting - Irvine Welsh

    Trainspotting é sem dúvida um dos melhores livros que já li. Mark Renton me ensinou uma coisa que jamais me esquecerei, quando nada a sua volta compensa: comece a correr, corra muito deixando tudo e todos que não valem a pena para trás.
    Spud tem um bom coração, mas uma debilidade que o impede de entender o mundo, ou pior ainda ele não faz questão de entender o mundo,Sick Boy sempre tem uma artimanha no seu carman como diria Alex De Large de A laranja Mecânica, e Bedgie...bem...é um cão de briga sem freios...
    O filme não deixa nada a desejar, é sem dúvida uma das melhores adaptações cinematográficas que se apropriou da literatura e Ewan McGregor é o rosto que fixou-se na personalidade de Rents...
    E tem Pornô..em que Sick Boy e Rents resolvem investir no cinema...pornô...
    Salute a esses adoráveis personagens ( com uma Guiness claro).
     
  10. Ronzi

    Ronzi Oh, Crap!

    RE: Transpotting - Irvine Welsh

    Acho que um dos pontos mais importantes desse livro é como retrata a realidade alienada de uma geração, pois apesar de se passar na Escócia reflete um período marcante, onde não havia nada de novo. A Paz e o Amor eram coisas que uns otários de chinelo haviam pregado uns 20 anos antes, o último punk morrera de cirrose e apenas a grana, tutu, bufunfa era o que importava em um mundo movido pelo capitalismo (odeio usar essa expressão, parece que soa comunista e tals) que começava a pregar uma porra de globalização que não importava à ninguem que já ão estivesse ganhando.

    No meio desse balaio de gatos existe uma geração jovem que não sabe de que lado está, que tem um pouco de grana, mas ão sabe o que fazer com ela, então manda o foda-se e encara tudo como "no future".
     
  11. Pips

    Pips Old School.

    RE: Transpotting - Irvine Welsh

    Outro livro que só via a adaptação. Gosto pra caramba do filme e a trilha sonora é fantástica, para não dizer que é cara também.

    Tem uma continuação, não?
     
  12. Ronzi

    Ronzi Oh, Crap!

    RE: Transpotting - Irvine Welsh

    O livro tem Pips, o filme ainda não "Ainda" espero :lol: . O nome da continuação é Pornô e o foco passa a ser o Sick Boy que, dez anos depois do que rolou em Trainspotting, se meteu no meio do cinema pornô. Mistura também personagens de Glue, um outro livro de Welsh ainda não traduzido para o português, mas que indico.
     
  13. srtaParker

    srtaParker Usuário

    RE: Transpotting - Irvine Welsh

    gostei que o meu post ficou meio...que ...não lido...
     
  14. Pips

    Pips Old School.

    RE: Transpotting - Irvine Welsh

    Desculpe camarada, foi sem intenção. Fiquei empogaldo em responder que não vi seu post.

    ;)
     
  15. Lethaargic

    Lethaargic Usuário

    RE: Transpotting - Irvine Welsh

    Só vi a adaptação também, uma pena. Acho que o livro foge
    de mim, de verdade! Já procurei em uns tantos lugares, nunca
    encontro. Minha amiga está lendo Pornô, vou pegar emprestado
    no dia que ela terminar de ler (e, acreditem, vai demorar meses!),
    mesmo sem ter lido Trainspotting, vou me basear no filme. Mas não
    desisto de encontrar o livro!
     
  16. Ronzi

    Ronzi Oh, Crap!

    RE: Transpotting - Irvine Welsh

    Para encontrar o livro é mais fácil o estante virtual,achei o meu lá: www.estantevirtual.com.br
     
  17. Lethaargic

    Lethaargic Usuário

    RE: Transpotting - Irvine Welsh

    Pra quem quer o livro e não encontra em lugar nenhum, ele está
    disponível no site da Rocco -> http://www.rocco.com.br/shopping/
    Não encontrei na estante virtual..
     

Compartilhar