1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Tradução para o élfico.

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por Lordpas, 6 Dez 2005.

Situação do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Lordpas

Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

Oi, eu tenho uma dúvida.

Como se escreve Bem-vindo e Bem-vindos em élfico?

Ficaria grato por respostas. :)

2. Eriadan

Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

Sei que em Sindarin, Bem-vindo é "Mae Govannen" (lembra? É o que Aragorn diz a Haldir no filme das Duas Torres quando ele chega com os elfos de Lórien...), mas não sei se pode ser usado p/ o plural, nem o correspondente em Quenya... :think: :oops:

3. Aracáno Elessar

Aracáno Elessar Nietzsche

Creio que usariam algo como Almarë sendo "blessedness, 'blessings', good fortune, bliss" (GALA).
    Uma montagem mais arriscada, seria usar tul- (vir), com mára (bom) e ná (ser), não sei se fica bom, algo do tipo:

Nal mára túlie = seja bem vindo*

Desculpem a blasfêmia, mas estava afim de algo tosco hoje. =]

Última edição: 6 Dez 2005
  4. Gostaria de saber como se fala frases simples em Quenya...por exemplo:
    Obrigado
    Agradeço
    Bom Dia
    Boa Noite
    e outras frases do tipo...

5. Aracáno Elessar

Vamos lá então:

Obrigado = Hantalë
    Agradeço = Obrigado =]
    Bom dia = Mára Aurë
    Boa Noite = Mára Lómë

Abraços

6. odinbr

odinbr Usuário

como se escreve meu nome em élfico? meu nome é Willians e como se escreve odin na mesma lingua???

7. Aracáno Elessar

Quanto a seu nome, se puder dar o significado de Willians ficará mais fácil.
    E quanto a Ódin, ód significa fúria, ira, no nórdico antigo, sendo algo associado a fúria, Ódin. Sendo assim, passando para quenya talvez tenhamos algo como Ormë (Ira), não sei se nesta forma seria interessante, podendo ser Ormo.

Abraços.

8. :D ....Hantalë Arcano Elessar, pelas traduções.....Putzz....na hora que postei não vi...q coisa ridicula... :lol:
    pedi a tradução de Obrigado e Agradeço....putzz.... :obiggraz:

9. Aracáno Elessar

Que é isso, erros acontecem, e nem foi um, só algo que passou despercebido.
    Sempre que precisar, estou aqui. =]

Abraços.

10. Calendula

Calendula Usuário

Entao eu vou explorar... x]
    tem algum "site dicionário" de alguma língua elfica?
    não me importo se for em ingles. (espanhol também viria a calhar)
    ._.

11. Aracáno Elessar

Tem sim minha cara. No site
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    tem a lista de palavras de inglês-quenya e quenya-inglês. E mais, tenho um programa legal, chamado Dragon-Flame que tem o mesmo em sindarin.

Abraços.

12. Onde posso encontrar esse programa Aracáno?

13. Calendula

Calendula Usuário

Ebah... o///

bom, isso poupa um pouco v6 de minhas perguntas... n.n

14. Aracáno Elessar

Mas...adoro suas perguntas. =]
    Elrohir, eu não me lembro onde peguei, se quiser te passo, mande uma mensagem com seu msn, então te passo. =]

Abraços.

15. Calendula

Calendula Usuário

Eiiiiiiiiiiiiiiii
    Aracáno!!!
    o site nao tá entrando... ;-;

16. Aracáno Elessar

Nossa...talvez a url esteja errada, tente manualmente ardalambion, e é .com
    Bom, tenta, o site existe... =]

Abraços.

17. Calendula

Calendula Usuário

é .com.br?
    bom.. eu achei um assim... só que não encontrei (não procurei muito) o que eu queria...

18. Istui Gil-Eredh

Istui Gil-Eredh Elder Elda

Aiya! Desculpe me intrometer, mas não pude deixar de notar seu interesse em Quenya. Bom o site que você procura é o:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    o site em português é muito bom e lá você encontra na seção Curso de Quenya, Um CURSO DE QUENYA é obvio, mas é em português (com Introdução, 20 lições, exercícios e tudo mais)

Já no site em inglês
    tem muito mais informações (só que a pena é que eu não sei nada de inglês) o site tem algumas propagandas, mas vale a pena. Na seção Other Resources, procure em Quenya wordlist e tadã ai está tem listas Inglês- Quenya e Quenya- Inglês (espero que seu Inglês esteja melhor que o meu). Mas como eu sou muito bondoso, sabe meu nick significa "o abençoado" e eu vou te abençoar com este atalho para que você não tenha que procurar.

Nai óluva len Eldaron
    "Desejo que você sonhe com os elfos"

• Ótimo Ótimo x 1
  19. Mirilyon

Mirilyon Human Warrior

Trduçoes:

HANTALË = OBRIGADO
    ÚMAN NA = DE NADA
    NA = SIM
    AVÁ = NÃO
    NAMÁRIË = TCHAU, ATE MAIS, ATÉ BREVE

e o Bem-vindo que saiba eh:
    Máratulda/Maratuldë
    Máratulda = Seja-Bem-vindo
    Maratuldë= Sejam-Bem-Vindos

Isso tudo em QUENYA

20. Mirilyon

Mirilyon Human Warrior

"Curso de Quenya Completo - Introdução, lições de 1 a 20, apêndices, vocabulário e respostas dos exercícios em arquivo único!"

esse curso de quenya, pra download, eh igual o do Livro "Curso de Quenya- A Lingua mais bela dos Elfos" ? ou eh um outro curso?

Situação do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Compartilhar