• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Traços progressivos de loucura. Se você é meio biruta/suicida comece a se cuidar

Não...:roll:
Bem, como eu disse, sou louquinha, mais não pretendo desperdiçar minha vida com algo tão trivial... IPod? Não, infelizmente não tenho... mais livros substituem e são bem melhores...
A questão é que você usa como argumento para a sua "loucura" e "vontade de se matar", o fato de ter de estudar e fazer dever de casa, e quem sabe, problemas em se socializar na escola.

deixa eu te dizer uma coisa, ou você é EXTREMAMENTE humilhada na escola, ou o seu argumento é profundo como um pires.
Na hora que os problemas da sua vida baterem a porta, como falta de dinheiro, dividas, e tudo que vem, você vai entender o porque da gente ta falando que você tem mais é que curtir a vida, porque jajá vai sentir falta.
 
É fato que alguém com pensamento suicída já nao pode ser considerado "normal" (uso com aspas pois o conceito 'normal' é completamente relativo, mas enfim, vamos nos espelhar na sociedade em geral que vivemos, e vamos extrair tal conceito - normal, aquele que vive sorridente e aceitando a vida como ela é), idependente se na adolescência, na fase adulta, ou pré adulta, tanto faz... O que acontece é: O suicídio sempre vai parecer uma solução para pessoas que sentem aquele vazio, e esse vazio que faz parte de várias patologias, na maioria das vezes as causas são externas, mas se infiltram no indivíduo de forma peculiar. São raros os casos de individuos suicidas curados na adolescencia, isto quando não é nem notado pelos proprios pais/responsaveis pelo individuo. O tempo sempre vai passar, mas são realmente raros os casos em que há de fato alguma 'cura' para a patologia, isso sem querer desmeresser a linda ciência que é a psicologia/psicanalise/terapias etc... Mas um individuo que nao consegue se aceitar perante a sociedade, não vai conseguir ser curado realmente. Sempre vai restar vestígios do seu passado em sua essencia. A loucura é apenas a fase em que tudo eclode e faz o individuo voltar com os pensamentos e enfim realizar o ato do suicídio (as vezes de forma eficaz, outras nao, deixando sequelas).

Edit: droga, nao consegui colar aqui o que queria sobre uma tese de Durkheim...
A Sociedade Agindo Sobre o I<FONT face=Arial color=#008080 size=2><B style="mso-bidi-font-weight: normal"><FONT face=Arial><FONT size=3><FONT color=seagreen>ndivíduo
 
Última edição:
São raros os casos de individuos suicidas curados na adolescencia, isto quando não é nem notado pelos proprios pais/responsaveis pelo individuo.

Suposição. O que te leva a crer que disforias que desestabilizam o quadro emocional, condutas adaptativas, sociais, familiares e escolares não seriam notadas a tempo para um tratamento? Talvez até haja gente que se suicida do "dia para a noite", com uma razão recente, mas aposto que é uma minoria. E, em se tratando de jovens, o bom senso me leva a crer que é difícil não notar quem tem transtornos emocionais preocupantes, justamente porque eles ficam explícitos por tornar o jovem um "excluído" no que diz respeito do que se espera do comportamento de alguém na faixa etária em questão.

O tempo sempre vai passar, mas são realmente raros os casos em que há de fato alguma 'cura' para a patologia, isso sem querer desmeresser a linda ciência que é a psicologia/psicanalise/terapias etc... Mas um individuo que nao consegue se aceitar perante a sociedade, não vai conseguir ser curado realmente. Sempre vai restar vestígios do seu passado em sua essencia. A loucura é apenas a fase em que tudo eclode e faz o individuo voltar com os pensamentos e enfim realizar o ato do suicídio (as vezes de forma eficaz, outras nao, deixando sequelas).

1 - O que te levou a crer que essa visão empírica não foi considerada até em estudos INICIAIS da psicologia, diferente do que você disse? Você fez parecer com que estudos de séculos desconsiderassem questões óbvias, de mera observação. o_O

2 - O que faz você pensar que a não aceitação do "eu" é a única, principal ou mesmo uma razão minimamente relevante para alguém ter tendências suicidas? o_O

3 - "A loucura é a fase em que tudo eclode e faz o indivíduo voltar com os pensamentos e enfim realizar o ato de suicídio"?! Anne, você leu o que você escreveu? Eu não quero parecer grosseiro, mas tendências suicidas têm tantas maneiras de se desenvolver e tantas ramificações possíveis de "progresso" ao longo de períodos tão incertos quanto a indivudualidade de cada ser humano permita e quanto as conexões cerebrais nos proporcionam. A tentativa de utilizar frases conclusivas exclui a maioria absoluta do que realmente pode vir a acontecer. Simplificando, cada caso é um caso, que não pode ser jogado em um "todo" por decisões precipitadas e observação de "semelhança com casos anteriores". O_O
 
Última edição:
Bom, vamos lá...
O que me leva a crer que o fator 'eu' é o unico? Primeiro, não é nisso que eu creio hahah...Não é o unico, o individuo é fruto do que se passa ao seu redor, e de todos acontecimentos que carregou durante sua vida. A famosa influencia cultural/social... Essa seria a influencia externa, mas o suicída, irá pensar na maior parte das vezes no 'eu'.

Desculpa se pareceu especulativo da minha parte, grande de minhas observações, maaas, não sou psicóloga, apenas uma criança que já teve essas ideias malucas tentando se auto-analizar para poder postar algo de acordo com o que do meu ponto de vista fosse o certo.
 
Fico imaginando o que seria um meio biruta/suicida... é uma classe nova de prestígio ou
de ponto fraco da nova versão 4.0?

Brincadeiras à parte, é complicado tentar desvendar o que se passa na cabeça de alguém que quer tirar a própria vida. É preciso um elevado poder auto-destrutivo pra cometer o "ato final de uma vida medíocre", geralmente é assim que uma pessoa sente que seja sua vida.

Já vi casos muito tristes de pessoas que deixaram um bilhete debaixo de uma pedra solta antes de se jogarem do viaduto da minha cidade para cairem em baixo do caminhão e nos finais de ano, saltarem da janela de onde trabalharam no fim do expediente. O noticiário não divulga casos de suicídio para não encorajarem outros a comenterem o mesmo ato. Em situações assim, tudo o que o suicida deseja neste momentos funesto é de alguém que os escute, só o desabafo já é um passo importante para resgatá-lo das "trevas". E aqui parabenizo o trabalho maravilhoso das pessoas que trabalham nos call center de ação voluntária que ficam 24h à disposição para ouvir o que a pessoa tem a dizer, sem julgá-la ou censurá-la.
 
Verdade Elring...
Fora que, não sei se foi dito... mas quando o metrô costuma parar no meio do caminho é porque alguem pulou no 'trilho'... a ideia nao é divulgada justamente pelo motivo mencionado por ti...

Acho que o suicidio é algo muito grave... O problema a priori é de fato ser muito dificil o diálogo com um suicida. Não estou tendo preceito algum, apenas digo isso pois já passei por essas situações. Na hora de se ajudar um suicida não pode-se criticar, e sim ouvir, e tentar o confortar...

Existem vários tipos de suicidas de acordo com Durkheim, os piores não preciso nem dizer que são os impulsivos... Uns conseguem ainda dar um grito de ajuda antes do ato, esses na maioria das vezes querem atenção e querem mostrar o desespero. Mas os impulsivos - como o nome diz - o fazem no momento em que pensam, sem nem ao menos pedir ajuda.

E então como surpresa... Aconteceu. =(
 
ISSO é por blasfemar contra o Deus Ipod.
ALL HAIL IPOD!

Deus iPod? Bleh, prefiro minha vitrola.


E ah, ter PENSAMENTOS de suicídio não é nada anormal não, viu. Tanto que se tu pega o CID-10 ou o DSM-IV, as 'idéias' suicidas precisam estar acompanhadas de muita coisa pra caracterizarem qualquer distúrbio.
O problema é quando essas idéias são persistentes, aí sim o bicho pega. Mas me parece que mesmo entre os depressivos crônicos unipolares, isso não é tão comum quanto se pensa.


Acho que o suicidio é algo muito grave... O problema a priori é de fato ser muito dificil o diálogo com um suicida. Não estou tendo preceito algum, apenas digo isso pois já passei por essas situações. Na hora de se ajudar um suicida não pode-se criticar, e sim ouvir, e tentar o confortar...
E essa coisa de passar a mão na cabeça do 'coitadinho' que quer se matar é relativa. Muitas vezes tu tem que dar toco mesmo, pro cara se ligar. E nada de fazer as vontades da criatura.
 
Vocês estão sendo levianos. Nem todos os de tendência suicida estão apenas querendo chamar atenção, como "emos" e afins. Por acaso há pessoas que sofrem o suficiente pra chegar a tanto desespero. Traumas verdadeiros não passam e afetam sim a vida adulta. Toda doença psicológica tem uma razão e vai muito além do que podem imaginar os adolescentes revoltadinhos que se vestem de preto.

Chamar isso de frescura ou covardia é pura ignorância. Deviam experimentar desespero parecido.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo