• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2014 Trabalhando nas eleições

Clara

Perplecta
Usuário Premium
Pela primeira vez vou trabalhar na eleições, fui convocada para secretária.
Fiz o treinamento semana passada e dei uma lida no manual do mesário.
No geral pareceu bem interessante, mas ainda não sei o que esperar disso (além das folgas :joy: ) não sei se vou gostar de atender o povo e tal.

Vamos ver. =/

Mais alguém aqui vai trabalhar nessa eleição, seja como mesário, fiscal ou alguma função partidária?
 
Depois que transferir meu título pro Rio, pretendo trabalhar nas Eleições sim, não só por causa das horas extras, mas tbm pra entender como o esquema funciona =P
Sem contar que estaria seguindo a família: meus pais foram funcionários públicos estaduais e sempre trabalharam nas eleições. Meu pai chegou a ser presidente de seção.
 
Minha empresa odeia esse negócio de trabalhar nas eleições. razão: quem trabalha nas eleições, nos dois turnos, acaba tendo direito a cinco dias úteis de folga, de escolha do funcionário. É o governo fazendo caridade com o chapéu alheio (de novo)
 
Minha empresa odeia esse negócio de trabalhar nas eleições. razão: quem trabalha nas eleições, nos dois turnos, acaba tendo direito a cinco dias úteis de folga, de escolha do funcionário. É o governo fazendo caridade com o chapéu alheio (de novo)

A minha empresa também detesta, acho que nenhuma gosta, né?
São dois dias de folga pra cada dia de trabalho e, no meu caso, é a empresa quem decide se você pode sair ou não no dia que escolheu. =/
 
No meu caso não tem tanto problema, meu salário vem do governo de qualquer jeito...
 
Como sou autônomo há pouco mais de 20 anos, possibilidade de convocação remotíssima e ainda por cima não teria absolutamente nada a ganhar com a vantagem de dispensa :lol:

Mas se o governo pagasse exatamente o que ganho quando em média num final de semana na execução dos meus projetos de iluminação de emergência em vários cantos do interior do estado e do país eu iria até de boa.
 
Como sou autônomo há pouco mais de 20 anos, possibilidade de convocação remotíssima e ainda por cima não teria absolutamente nada a ganhar com a vantagem de dispensa :lol:

Mas se o governo pagasse exatamente o que ganho quando em média num final de semana na execução dos meus projetos de iluminação de emergência em vários cantos do interior do estado e do país eu iria até de boa.

Mas é essa que é a "sacanagem" - o governo não paga nada, seu patrão que arca com os custos (ou você mesmo, sendo autônomo)
 
Deixa eu aproveitar o tópico pra tirar uma dúvida: recebi uma carta há alguns meses dizendo pra eu me apresentar onde eu tirei o título e tal, me inscreveram no tal do curso de mesário mas não sei se vou participar. Lá na sede me disseram q só fui convocada, não está confirmado se vou ou não. E aí? :/
 
Deixa eu aproveitar o tópico pra tirar uma dúvida: recebi uma carta há alguns meses dizendo pra eu me apresentar onde eu tirei o título e tal, me inscreveram no tal do curso de mesário mas não sei se vou participar. Lá na sede me disseram q só fui convocada, não está confirmado se vou ou não. E aí? :/
Aí que só mais próximo do dia que vão avisar se vão precisar de vc como mesária ou não, acho.
 
Deixa eu aproveitar o tópico pra tirar uma dúvida: recebi uma carta há alguns meses dizendo pra eu me apresentar onde eu tirei o título e tal, me inscreveram no tal do curso de mesário mas não sei se vou participar. Lá na sede me disseram q só fui convocada, não está confirmado se vou ou não. E aí? :/

Você deve ir ao cartório eleitoral porque a convocação é obrigatória, se por alguma razão não puder (trabalhar no dia de eleição) é preciso informar isso ao cartório e o juiz eleitoral decidirá se aceita ou não sua recusa.
Até onde sei a convocação já é uma confirmação que você deve trabalhar nas eleições.

Te aconselho a procurar o cartório da sua zona eleitoral (a que lhe enviou a carta) o mais rápido possível, @Lizzie, já que as eleições serão daqui a menos de 15 dias.

Na cartinha que você recebeu deve ter o aviso do juiz:

"Esclareço que o serviço eleitoral tem preferência a qualquer outro e é obrigatório, nos termos do artigo 365 do Código Eleitoral, sujeitando-se a processo por crime eleitoral aquele que não se apresentar."

(Copiado da minha convocação).
** Posts duplicados combinados **
Aí que só mais próximo do dia que vão avisar se vão precisar de vc como mesária ou não, acho.

Então @Bel, é assim: você recebe a convocação, faz o treinamento (ganha dois dias de folga por ele também, ó o Deriel: :raiva:) e comparece lá na zona eleitoral no dia da eleição e lá, no dia da eleição é que decidem se você vai ou não trabalhar.

Porém, até onde sei, são dispensados os voluntários, ao que tudo indica (pelo que conversei com outras pessoas que já trabalharam) os convocados trabalham mesmo no dia. :yep:
 
Deixa eu aproveitar o tópico pra tirar uma dúvida: recebi uma carta há alguns meses dizendo pra eu me apresentar onde eu tirei o título e tal, me inscreveram no tal do curso de mesário mas não sei se vou participar. Lá na sede me disseram q só fui convocada, não está confirmado se vou ou não. E aí? :/

Não é opcional não. Olha o FAQ do TRE (principalmente item 7):

4. Fui convocado para ser Mesário, o que devo fazer?
Em sua carta de convocação constam a data, horário e local em que você deverá se apresentar para os trabalhos eleitorais, bem como a data, horário e local para o treinamento de mesário, além de outras informações necessárias. Siga as instruções e, em caso de dúvida, ligue para o seu cartório eleitoral.

5. Fui convocado para trabalhar como mesário, mas estou impossibilitado. O que devo fazer?

Você tem um prazo máximo de 5 (cinco) dias, a contar do recebimento da convocação, para alegar as razões de seu impedimento. Para solicitar a dispensa dos trabalhos eleitorais, você deve encaminhar um requerimento ao juiz da sua Zona Eleitoral, juntamente com a comprovação da impossibilidade de trabalhar.

6. Caso aconteça algum imprevisto no dia das eleições, inviabilizando o meu comparecimento aos trabalhos eleitorais, qual o prazo para justificar minha ausência?

Você tem o prazo de 30 dias, a contar do dia das eleições, para justificar-se perante o Cartório Eleitoral.

Mas, caso possível, é aconselhável que você comunique imediatamente o seu cartório eleitoral sobre a impossibilidade de comparecimento, para que sejam tomadas as providências necessárias a sua substituição.

7. Não quero ser Mesário, mas fui convocado. Posso faltar?

Não. O comparecimento é obrigatório e a sua falta, se não for justificada no prazo legal, constitui crime de desobediência e o sujeita a processo e multa arbitrada pelo Juiz Eleitoral.

8. Posso indicar outra pessoa para ir em meu lugar?

Não. A sua convocação é pessoal e intransferível. Se, por um motivo justo, você não puder trabalhar nas eleições, o próprio cartório providenciará a sua substituição por outra pessoa.

Você pode, sim, indicar pessoas que gostariam de se voluntariar, cabendo ao cartório decidir sobre a convocação delas.

9. Acho minha convocação injusta e gostaria de expressar os meus argumentos. Como faço isso?

Em até 5 dias a contar da nomeação, exponha por escrito seus motivos ao Juiz Eleitoral e aguarde resposta.
 
Lol eu sei que não é opicional, mas estava na dúvida se iam me informar ainda por carta.
Obrigada mesmo, gente o/
 
Vou trabalhar para o governo pela terceira vez. :mad:

Ser presidente é muito chato, qualquer problema jogam tudo nas minhas costas, mas a seção que sempre sou mandada é cheia de jovens e não costuma dar problema, mas sempre tem um idoso ou analfabeto que emperra na hora de votar e poem a culpa na maquina, :dente: ainda tem o caso das crianças "alugadas" que aparecem varias vezes na mesma seção:doh:, tem o caso dos parceiros de mesa que desaparecem por horas para almoçar, mas isso ainda é fácil, o grande problema é no fim do dia quando os fiscais vem cheios banca, gritando feito loucos para que imprima mil vezes o resultado da urna:naoteouc:.


Mesmo sendo chato e cansativo, é passo a maior parte do dia rindo das situações que aparecem, :ahn?: e pensando como vou negociar com o chefe os meus dias de folga no trabalho. :pray:
 
Eu trabalhei em eleições duas vezes nas primeiras eleições depois de eu completar 18 anos (sei, faz tempo) e, graças a Eru, essas cartas malditas nunca mais chegaram. Ainda tenho minhas dúvidas sobre os critérios usados para escolher os amaldiçoados...
 
Pelo que reparei, eles escolhem os "novos eleitores" dos setores, seja quem acabou de completar 18 anos, seja quem acabou de transferir o título.
 
Última edição:
Vou trabalhar pela terceira vez. O que gosto são os dias que ganho de folga, que no meu trabalho eles tem que obedecer certinho!
nao sei se é assim em todo lugar, mas aqui passam uma pesquisa ao final, perguntando se vc vai querer trabalhar no ano seguinte e qual posição. Eu sempre falo que não quero ser presidente e eles aceitam de boa.
 
Deve ser aquele esquema de a criança entrar pra ver se o eleitor votou mesmo no candidato que comprou o voto. =/
 
Pelo que reparei, eles escolher os "novos eleitores" dos setores, seja quem acabou de completar 18 anos, seja quem acabou de transferir o título.
Existem também os loucos que pedem para trabalhar para pegar horas para a faculdade. :dente:

... nao sei se é assim em todo lugar, mas aqui passam uma pesquisa ao final, perguntando se vc vai querer trabalhar no ano seguinte e qual posição. Eu sempre falo que não quero ser presidente e eles aceitam de boa.
8O Isto para mim era lenda, se isso fosse aplicado aqui, seria 100% de rejeição.

Deve ser aquele esquema de a criança entrar pra ver se o eleitor votou mesmo no candidato que comprou o voto. =/
Nunca chegou uma dessas na minha seção, me refiro as crianças pequenas que ganham muitas mães nos dias da eleição, ja chegou a aparecer o mesmo bebe três vezes na minha seção. :stop:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo