• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Torto arado (Itamar Vieira Junior)

Melian

Período composto por insubordinação.
1609877860628.png

Um texto épico e lírico, realista e mágico que revela, para além de sua trama, um poderoso elemento de insubordinação social.

Nas profundezas do sertão baiano, as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente. E para sempre suas vidas estarão ligadas — a ponto de uma precisar ser a voz da outra. Numa trama conduzida com maestria e com uma prosa melodiosa, o romance conta uma história de vida e morte, de combate e redenção.

Sinopse via Amazon.

O tanto de prêmio que este romance tem ganhado acabou por atiçar a minha curiosidade. Vou ver se começo a leitura do livro, hoje. E quis criar o tópico para o caso de alguém decidir me acompanhar na leitura. Se ninguém quiser ler o livrinho, não tem problema, eu fico falando, sozinha, sobre ele, no tópico.

Béla van Tesma

Blood-sucker
Olha aí, por pouco não o lemos junto...
Esse era um dos cinco livros que mencionei noutro tópico [1] (copirraite Haran). Os outros eram: Marrom e amarelo; O acesso da pele; Sombrio ermo turvo; Redemoinho em dia quente. :dente:

Melian

Acho que você poderia abrir uma exceção para Torto arado, hein? (Ok, agora, estou me sentindo o diabinho que fala: "pode comprar mais um livrinho, só mais um, antes de vender outros dois, não tem problema").

Béla van Tesma

Blood-sucker
Eu até poderia. É meio que a regra na minha vida há uns dez anos. Como aquela tirinha que postei hoje demonstra [1] (copirraite Haran) kkk mas não sei, não. Vou pensar. XD

Loveless

Well-Known Member
Usuário Premium
Eu acho que esse tanto de prêmio e elogio e exaltação mais me assusta do que incentiva. Vi algumas pessoas afirmando até que "já nasceu clássico" e que "daqui a 30 anos será estudado nas aulas de literatura do ensino médio".

Melian

mas não sei, não. Vou pensar. XD
O que eu preciso fazer para te convencer? :hanhan:

Eu acho que esse tanto de prêmio e elogio e exaltação mais me assusta do que incentiva. Vi algumas pessoas afirmando até que "já nasceu clássico" e que "daqui a 30 anos será estudado nas aulas de literatura do ensino médio".

Tô me esforçando, aqui, para convencer o Lufe a ler o livro comigo, e o senhor faz isso, menino Loveless? :rofl:

Béla van Tesma

Blood-sucker
Vá lendo aí no seu ritmo e deixando aqui suas impressões. Se pá você me poupa a decepção de mais um hype... Ou confirma de vez minha decisão de ir nessa modinha. :timido:

Ana Lovejoy

Administrador
pior coisa chegar no rolê quando já está todo mundo dizendo que amou e pipipi pó pó pó pó, mas é que fazia tempo que eu não via tanta gente ~~dos livros~~ lendo e comentando um título ao mesmo tempo, tive que dar uma conferida. não me decepcionei, é realmente um baita livro - acho que o forte está nas imagens que o autor constrói, é uma coisa de misturar a terra constantemente com a vida daquelas pessoas. é quase como se a terra fosse uma outra personagem.

consigo entender o que faz tanta gente compará-lo aos clássicos nacionais: tem muito aquele tom dos romances da galera de 30 do século passado. se isso é positivo ou negativo eu não sei dizer (alguns poderiam pensar "hum, se é o mesmo tom quer dizer que não é algo novo", mas ao mesmo tempo me pergunto se uma obra só tem valor se trouxer algo novo? enfim, divago.).

tem um momento em especial, mais para o final do livro, que mexeu demais comigo

Severo, que com a morte do curandeiro da região acaba virando uma espécie de líder para as pessoas ali, é assassinado. A morte dele traz uma das imagens que comentei ali acima, o sangue misturando com a terra, é bonito e triste. Mas o que mexeu mesmo comigo veio um pouco para frente, como consequência desse assassinato, quando chegam para Bibiana e falam que ele foi morto... por causa de tráfico de drogas. Putalamerda, que pancada.

enfim, bem bão. eu tenho falhado bastante com minhas leituras de obras nacionais, fico tão concentrada nos lançamentos lá fora que algumas vezes esqueço que tem coisa boa aqui também. nesse caso em especial fiquei feliz pelo hype grandão porque não sei se teria lido o livro em outro contexto.

Melian

Tô bem no início da leitura, ainda, Anica, mas já achei impactante.

Valinor 2021

Total arrecadado
R$100,00
Meta
R$4.800,00
Termina em: