• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Torcidas Organizadas

Vocês concordam com a existência das Torcidas Organizadas?

  • Sim, do jeito que está atualmente

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    15
Neste final de semana pela primeira vez a policia militar vai se mobilizar mais do que o normal contras as organizadas do Trio de ferro da Capital, mas de forma inédita.

Não se trata de nenhum classico de futebol e sim o desfile das escolas campeãs agora que a Dragôes da Real ganhou a divisão de acesso e ganhou o direito de poder desfilar no mesmo evento onde estarão a Mancha e a Gaviões.

Era esperado que um dia isso ia acontecer. Vamos ver como será neste evento e nos próximos. Agora a rivalidade no Carnaval ficará ainda mais acirrada.
 
Torcida organizada quando é organizada e de paz dá um verdadeiro show de bola nas arquibancadas.

É muito simples, não precisar acabar com as torcidas. É só pegar os caras que fazem baderna e promovem violência e condená-los a NUNCA MAIS irem aos estádios de futebol além de pegar 10 anos de cadeia sem direito a redução de pena.

Garanto que nunca mais esses bandidos vão cantar de galo no terreiro.
 
Estou temeroso com a Dragões na Elite.

Nada contra, mas tenho medo de como serão os desfiles. Até esse ano, Mancha e Gaviões desfilam cada uma num dia. E como a Gaviões não é mais a mesma a anos, nem irá ao Desfile das Campeãs (onde a Mancha estará. :lol:). Mas e ano que vem? Pelo menos duas terão de desfilar no mesmo dia. E aí?
 
Estou temeroso com a Dragões na Elite.

Nada contra, mas tenho medo de como serão os desfiles. Até esse ano, Mancha e Gaviões desfilam cada uma num dia. E como a Gaviões não é mais a mesma a anos, nem irá ao Desfile das Campeãs (onde a Mancha estará. :lol:). Mas e ano que vem? Pelo menos duas terão de desfilar no mesmo dia. E aí?

Só resta dizer que a sorte está lançada em 2012.

Carnaval é festa e alegria e as torcidas organizadas vão ter que aprender a se enquadrar nesse universo que não foi feito pra rivalidade mais pesada do futebol, senão fica impraticável.
 
O meu medo é as 3 serem afastadas da divisão principal. Nunca foram fãs de escolas de samba afiliadas a torcidas, isso sempre foi nítido.

Mas seria uma perda enorme. A Gaviões tem vários títulos, e a Mancha vem numa boa fase (dois últimos anos como quarta colocada).

E poxa, Viviane Araújo e Juju Panicat na mancha. Isso merece o título!
 
Pra mim Escola de Samba e Torcida de Time não deveriam se confundir. Escola de Samba sempre representou uma comunidade, geograficamente localizada dentro da cidade (exs: Vai Vai = Bixiga; Rosas de Ouro = Brasilândia/Freguesia; Portela = Madureira, Beija Flor = Nilópolis, Mangueira = Morro de mesmo nome). Agora, uma escola de samba ligada a um TO representa o quê, quem, que comunidade? É por isso que o carnaval de São Paulo nunca vai chegar nem perto daquele que é apresentado pelas escolas do Rio onde, apesar dos pesares (jogo do bicho, tra´fico etc, etc...) ainda se manteve a identidade entre um bairro e sua agremiação carnavalesca.
 
Já criaram certa vez uma categoria exclusiva de escolas ligadas a organizadas como uma forma disfarçada de tentar isolar a Mancha da Gaviões, mas agora com 3 TO´s acho que eles vão acabar tirando essa idéia da gaveta de novo.
 
E por que comunidades precisam estar associadas a um grupo de pessoas que moram no mesmo bairro?

A Mancha é uma comunidade, um grupo de pessoas que torcem pelo Palmeiras e amam o Samba. É um grupo, que está junto a anos, assim como a Gaviões.

Achar que o fato do Carnaval de Sampa ser inferior ao do Rio é existir esse tipo de escola, não faz sentido. O Carnaval do Rio é mais antigo, e sempre foi MUITO superior ao de São Paulo. Nos últimos anos São Paulo tem melhorado muito, mas nunca deverá chegar ao nível do Rio, e nem é esse o intuito, não tem como comparar o Anhembi com a Marquês da Sapucaí.

Gaviões já fez desfiles memoráveis, e tem um dos sambas mais famosos do carnaval paulista "mé da a mão, me abraça...". Seria uma perda para o Carnaval paulista isso nunca ter sido composto.
 
E por que comunidades precisam estar associadas a um grupo de pessoas que moram no mesmo bairro?

Neithan,

Essa é só a minha opinião. Posso ser tachado de antiquado e tradicionalista, mas as escolas de samba nasceram e cresceram assim, ligadas a um bairro e eu não vejo o porquê de sei ligar um time/torcida específico ao samba. Ou será que os componentes do Vai-vai e da Leandro não têm também seus times de futebol do coração? E por que raios no Rio não se vê isso, uma escola da YoungFlu ou da TOV, por exemplo?

Reconheço o mérito de desfiles da Gaviões e da Mancha, mas não gosto nada dessa associação, principalmente com a aura negativa que envolve as torcidas organizadas, mesmo que por conta de minoria de marginais.
 
Última edição:
A questãoé: não importa qual escola esteja desfilando no Rio, se o desfile for empolgante, todo mundo aplaude e canta junto. É portelense gritando pela Mangueira, mangueirense pela Unidos da Tijuca, o que for...

Agora, você consegue imaginar alguém da Mancha vibrando pela Gaviões ou vice-versa?
 
E também na apuração todos estão ali juntos, sem grade de isolamento ou coisa do tipo, cada um torcendo pela sua escola e quem não venceu aplaude e parabeniza o vencedor.

Era esse mesmo clima também em São Paulo, antes da presença de escolas ligadas a organizadas. A partir da chegada da Gaviões a PM que nunca precisou se preocupar em levar um efetivo grande, começou a levar, porque na apuração eles não sabiam se comportar e desde então em todas as apurações, eles tem que ficar obrigatoriamente num canto da arquibancada determinado pela PM para que possam ser mais facilmente vigiados.
 
As escolas de torcidas organizadas ficam com um ar tipo o dos clubes de futebol de prefeitura/empresários.

:lol: Não é assim também!

Tem um apoio maior, mas é uma torcida/agremiação criada pelo povão. Não tem nada de artificial como time de prefeitura/empresário.

A questãoé: não importa qual escola esteja desfilando no Rio, se o desfile for empolgante, todo mundo aplaude e canta junto. É portelense gritando pela Mangueira, mangueirense pela Unidos da Tijuca, o que for...

Agora, você consegue imaginar alguém da Mancha vibrando pela Gaviões ou vice-versa?

Não dá, pois cada uma desfila num dia. :mrgreen:

Tá, eu sei que se ambas desfilaseem num mesmo dia, uma vaiaria a outra, e isso seria ridículo. Mas aí é questão de cultura. Será que com os anos, isso não muda?

E também na apuração todos estão ali juntos, sem grade de isolamento ou coisa do tipo, cada um torcendo pela sua escola e quem não venceu aplaude e parabeniza o vencedor.

Era esse mesmo clima também em São Paulo, antes da presença de escolas ligadas a organizadas. A partir da chegada da Gaviões a PM que nunca precisou se preocupar em levar um efetivo grande, começou a levar, porque na apuração eles não sabiam se comportar e desde então em todas as apurações, eles tem que ficar obrigatoriamente num canto da arquibancada determinado pela PM para que possam ser mais facilmente vigiados.

Lembrando que a Mancha não vai ao Anhembi na apuração, apenas os integrantes da diretoria. A torcida fica no barracão.
 
Tá, eu sei que se ambas desfilaseem num mesmo dia, uma vaiaria a outra, e isso seria ridículo. Mas aí é questão de cultura. Será que com os anos, isso não muda?

É coisa pra muitos anos (nem arrisco chutar quanto)! A rivalidade do futebol é algo que não deveria, mas é uma dessas coisas que realmente tem poder de extrapolar todos os limites.
 
Última edição:
:lol: Não é assim também!

Tem um apoio maior, mas é uma torcida/agremiação criada pelo povão. Não tem nada de artificial como time de prefeitura/empresário.
O meu ponto era a questão da identificação.
O povo que tá lá no desfile não é amante da Mancha/Gaviões/etc, é do Palmeiras/Corinthians/etc. Assim como os torcedores que vão nos estádios desses times de prefeitura não são amantes do São Caetano Clube, são amantes da cidade em que vivem.
Sei lá. Pra minha cabeça fica artificial do mesmo jeito.
 
Depende muito. Muitos sambistas desfilam na Mancha ou Gaviões e nem torce para o Palmeiras/Corinthians, por não gostarem muito de futebol, mas sim de samba.

E na Barra Funda, além da Mancha, qual outra escola de samba do bairro? :mrgreen:

PS: A Viviane Araújo (:babar:) é Vascaína, e rainha da bateria.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo