1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Torcidas literárias.

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Lordpas, 12 Set 2005.

1. Lordpas

Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

Saiu na Veja, aquela que tem a capa que parece a embalagem do OMO,( :eek: ).

Eu não gostei muito das comparações a primeira vista.

As vezes me parece ilógico comparar um Dosto com Tolstoi, seria como se um jogasse volei e o outro futebol, não fecha, entendem? Os objetivos deles são diferentes.

Entretanto nós temos essa mania de por vezes comparar contemporâneos sem a menor ressalva...

E também eu nunca tinha pensado no Machado como um "imitador" do Eça. :eek:

2. Níniel

Níniel let's put a smile on that face

Comparar autores? Acho que é algo que acontece espontaneamente entre nós leitores, muitas vezes para dar explicar a outros que género de leituras se tratam. No entanto eu não costumo fazê-lo, porque cada um tem o seu modo de escrever, existindo para cada autor diferentes motivos que o levam a construir. Acho simplesnnete impossível fazer comparações correctas entre escritores, mesmo que pertençam à mesma época, género e condição social.

Nunca li Machado de Assis :oops: , não sei até que ponto a sua obra é parecida com a de Eça.

3. str1ker

str1ker Usuário

Parafraseando Oscar Wilde, existem 2 tipos de escritores: os bons e os ruins.

Acho que um bom crítico com vasta experiência literária consegue comparar escritores de estilos diferente sem problemas. É só distinguir a premissa de cada um, e avaliar se a obra corresponde ou não.

4. Arwen_Tinuviel

Arwen_Tinuviel Usuário

Comprarar é do ser humano, não acho que a abordagem da Veja tenha sido das mais felizes. Há outras formas de comparação, ainda mais entre autores tão magnificos, comaraçao de temas...a literatura comparada tem um arcenal que pode com estilo juntar água e oleo justamente por saber que eles se tocam, mas não se misturam...

Bem; é só uma opinião.

Compartilhar