• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Torcidas (Claques) organizadas

Numenorean

Usuário
Crio este tópico para vos perguntar o que acham das torcidas (claques) organizadas?
Acham que elas trazem algo de bom para o futebol, dando um bonito efeito ao estádio com seus cãnticos e as suas coreografias?

Ou pelo contrário estas prejudicam o futebol, devido à muito comum violência, que estes praticam contra elementos das torcidas rivais?

já agora quais são as maiores torcidas aí do Brasil? Fazem parte de alguma? xD
 
Por mim acaba TUDO. Não gosto nem das do meu time, mesmo admitindo que são elas que fazem barulho mesmo - mas é também de onde sai a maioria dos casos de violência nos estádios.
 
O Tópico deveria se chamar: Torcidas (Ganges) Organizadas;
Concordo com que foi dito acima, mas penso que são alguns poucos que estragam o bom divertimento, mas quando se reunem em grupos, a tendencia é sim partir para a violência.
 
Eu acho bonito, igual a torcida do Inter hoje, aquele vermelho no estádio com a bandeira entoando o hino, é lindo.
Claro que tem uns idiotas que estragam esse espetáculo, enchem a cara, qualquer coisa que agride o seu time partem para ignorância ou até mesmo quando o seu time está perdendo agridem a torcida ou até a sua própria (?)
Esses "torcedores" para mim, não gostam do seu time e, sim fanáticos-enloquecidos que gostam de uma desculpa para puxar briga.

Eu gosto muito de um filme chamado "Hooligans" o qual aborda esse tema, dá uma noção do que é esse fanatismo que eu disse.

Hooligans:

"São grupos de torcedores europeus, em especial os de times de futebol, eles vão aos estádios preparados para brigar, fazendo do futebol uma desculpa para os atos de violência. Em diversos países a entrada desses torcedores é barrada, principalmente se tem um grande evento marcado para aquela data. Pois os Hooligans sentem prazer ao entrar em confronto com torcedores de outro time, seria uma forma de tentar medir o poder, disputando qual deles seria o mais forte. Os casos mais freqüentes de confronto entre esses torcedores ocorrem na Inglaterra. Por ser um dos países europeus que possui grandes clubes de alto nível, conseqüentemente essas equipes acabam ganhando inúmeros torcedores, alguns deles ultrapassam o amor pelo time concretizando um sentimento de fanatismo pela equipe."

"A maioria dos Hooligans é jovem e de nível econômico alto que sentem ódio pela torcida do time adversário, principalmente se o time adversário vencer a partida. A polícia local das cidades, onde ocorrem os eventos futebolísticos, prepara um forte esquema para inibir a violência antes, durante e depois da partida, porém os Hooligans encontram formas de se confrontarem e caso a polícia apareça eles se dispersam para dificultar a prisão. Além da violência entre torcidas, os Hooligans também promovem o vandalismo pela cidade, destruindo tudo o que vê pela frente. Por se mostrarem tão agressivos e ao mesmo tempo apaixonados pelo seu clube de coração é que os Hooligans acabaram tornando-se temas de diversos filmes, onde é tratada toda a sua história desde como uma pessoa passa a fazer parte do grupo até as conseqüências dos confrontos."

http://www.brasilescola.com/sociologia/hooligans.htm
 
Sou a favor. Gaviões, Mancha, Independente e Sangue Jovem dão o ritmo nos estádios Paulistas, e creio que eu qualquer estádio do Brasil, as organizadas dão shows. Bandeirões, faixas, sinalizadores, bexigas, tem de tudo.

Ir pro Palestra e não encontrar a Mancha, é algo que nem dá pra imaginar. Não sou da Mancha, mas Ficar no jogo sem cantar "Olé, Olé, eu canto eu sou Palmeiras até morrer" ou "Sou palmeiras mancha verde, sou torcida que canta e vibra" não dá. Vamos ser coerentes, torcedores "familiares" não ficam entoando tantos gritos e cantos empolgantes, que inclusive motivam alguns jogadores. O próprio Edmilson, que jogou em Barcelona e Villareal, ao ver a mancha (ele disse, pelo menos) que se emocionou, e "gostou de ver cantos em português". Isso faz diferença sim no jogo. Ora, não dizem que a Gaviões é o décimo segundo jogador do Corinthians? Imaginem um jogo dos gambás sem os Gaviões...

Concordo que existe muita violência e tudo mais, mas isso não ocorre somente entre as Organizadas. Pra acabar a violência nos estádios, precisa de muito mais do que banirem as torcidas organizadas, precisa de uma mudança na cultura do brasileiro. Ou tirarem todos dos estádios.

E Mancha Verde e Gaviões possuem não somente a parte de futebol, mas Escola de Samba e trabalhos Sociais. Não são bandidos, embora existam alguns, o povo tem de aprender que existem MUITOS pais de famílias em organizadas, que apenas são apaixonados pelos clubes. Falar que as organizadas são gangues e tudo mais, é pura ignorância, coisa de quem não conhece do assunto, me perdoem.
 
A ideologia das organizadas é perfeita.
Mas na prática TODA a violencia nos estádios vem, sim, necessariamente delas. Qualquer tumulto é SEMPRE com as organizadas.

Mas acabar com elas também é apenas partir para a pseudo-solução.
Solução é meter na cadeia os baderneiros para que as torcidas organizadas possam seguir.

Só que infelizmente hoje em dia as organizadas são porto seguro para bandidos. Inclusive os presidentes/chfes das organizadsa fazem parte dos bandidos.
Os torcedores de verdade que fazem parte das organizadas acabam não tendo voz.
 
Nós nos SUPER DRAGÕES temos uma espécie de Capitão Nascimento... é o Macaco!

Pede para entrar caral*o ! Pede para entrar caral*o !

O macaco é o maior... só quem é AZUL E BRANCO é que percebe... Ribeira para sempre!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
É uma questão muito complicada, já que há uma ligação óbvia e exposta entre as organizadas e os atos de violência nos Estádios, mas fica difícil e anti-democrático o banimento de "grupos organizados com o objetivo de apoiar entidades desportivas durante as competições". É possível reunir provas contra grupos específicos, mas acabar com as TO's é, acredito eu, impossível.

O negócio é uma mudança cultural do torcedor, mais segurança nos Estádios (e mais segurança pública no geral) e incentivar o comparecimento dos verdadeiros torcedores aos jogos.
 
Sou completamente a favor, um time sem torcida não é um time.Não tem a minima graça ir num jogo e não ter uma torcida q cante, incentive, aplauda.É a coisa mais linda ver um estadio cheio todos cantando a uma só voz.Quando eu fui na final da Sul-Americana entre INTER e estudiantes, foi emocionante e não teria a mesma graça se não tivesse a torcida organizada.Um exemplo é só ver um jogo da seleção, é uma coisa mta chata chega a dar sono, a torcida se preocupa mais em xingar o Galvão do q apoiar a seleção, é um saco a torcida q vai nos jogos do Brasil.
 
Eu não sou contra a existencia de torcida organizada, mas sou contra a influencia q estas tem sobre o time, como por exemplo invasão de CTs, distribuição de ingressos, influencia em tomadas de decisão etc. Acho que o torcedor organizado tem o mesmo direito de um torcedor comum, nada a mais.
 
Antes de acabar com as organizadas, alegando que na verdade são gangues organizadas, deveriam acabar, por exemplo, com o MST que são vândalos, vagabundos, assassinos, marginais que destroem empresas, pilham lojas, invadem terras produtivas e são vistos por muitos como "mártins", "vítimas" do nosso sistema economômico/social e apoiados incondicionalmente pelo nosso governp. Faça-me o favor.

Quer acabar com crime dos estadios? Coloca uma porcaria de um sistema de cameras, prende os vagabundos que aprontarem e impeça que eles ponham os pés novamente nos estádios. Se a cada jogo uns 10 forem banidos definitivamente dos estadios, gradualmente serão substituidos por outros que saberão ir ao estádio "apenas" para torcer e festejar e não terão receios de morrer no caminho.
 
Eu penso assim: a torcida organizada é aquele grupo de pessoas que chega ao Estádio três horas antes do início do jogo, pra arrumar faixas, bandeiras e fogos pra levar pra arquibancada ou é aquele grupo de moleques que vai pro terminal arrumar briga e roubar farda, daí na hora do jogo fica fora do estádio, bebendo tubão e fumando maconha?

O problema não são as Organizadas, são os vagabundos que se enfiam nelas pra procurar encrenca. Essas torcidas viraram o para-raio das "pessoas de bem" pra falar de violência em Estádios, só isso.
 
Coloca uma porcaria de um sistema de cameras, prende os vagabundos que aprontarem e impeça que eles ponham os pés novamente nos estádios.


Pois é, a implantação do juizado esportivo especial aqui no RS deu uma boa melhorada no problema. Agora o cara que é pego fazendo besteira é julgado na hora, com direito a defensor e a coisa se resolve logo. Chegaram a implantar o sistema em outros estados?
 
Mas os próprios presidentes das organizadas fazem mais parte do lado bandido do que do lado torcedor.

Como já disse, extinguir é querer tapar sol com peneira.
Só que certamente o caminho certo resultará num grande desmantelamento de todas as organizadas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo