1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Notícias Tóquio vai sediar os Jogos Olímpicos de 2020

Tópico em 'Esportes' iniciado por Fúria da cidade, 9 Set 2013.

  1. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Cidade japonesa vence a disputa com Istambul e Madri e vai organizar as Olimpíadas.

    BUENOS AIRES - O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o belga Jacques Rogge, confirmou na tarde deste sábado o que muitos já esperavam: Tóquio foi eleita como sede dos Jogos Olímpicos de 2020. A cidade chegou como favorita ao encontro de Buenos Aires e terminou alcançando seu máximo objetivo.

    Será a segunda vez na história que a capital japonesa será sede das Olimpíadas, a primeira foi em 1964.No caminho ficaram Madri, que perdeu pela terceira vez, e Istambul, que fracassou em sua quinta tentativa.

    Na comparação com seus concorrentes, Tóquio se apresentou como a opção mais segura em tempos de instabilidade: não enfrenta a crise econômica de Madri, nem a onda de protestos populares de Istambul. Mas os índices recordes de radiação registrados na usina nuclear de Fukushima, nos últimos dias, não estavam nos planos do Japão, que escalou o primeiro-ministro, Shinzo Abe, para dar explicações nas apresentações das cidades neste sábado, em Buenos Aires.

    Na ocasião, Abe assegurou que a situação de Fukushima "está sob controle" e "jamais terá qualquer impacto em Tóquio". A delegação japonesa estava plenamente ciente da preocupação que despertaram as últimas informações sobre Fukushima e a confirmação de índices recordes de radiação.

    - Fukushima está sob controle - enfatizou o primeiro ministro.

    Na sessão de perguntas à delegação japonesa, um membro do COI voltou a insistir no assunto, lembrando que "os meios de comunicação contam como está mal a situação em Fukushima". A resposta do primeiro-ministro foi um pouco mais completa:

    - A água contaminada de Fukushima isolou-se numa área de 0,3 quilômetros quadrados e não há nem haverá problemas para a saúde - afirmou Abe, que pareceu ter convencido o COI.

    O primeiro-ministro deixou a reunião do G-20 na Rússia mais cedo para poder chegar a Buenos Aires a tempo de participar da apresentação final.

    Em 2009, a candidatura de Tóquio foi derrotada pelo Rio na luta pelos Jogos-2016. Agora, os japoneses exaltaram os benefícios de uma cidade desenvolvida, segura e dona de um dos mais eficientes sistemas de transporte do planeta. Além disso, o Comitê Olímpico do Japão (COJ) tem ressaltado a importância crescente da Ásia e o imenso potencial de seu mercado consumidor.

    Apesar da estagnação das duas últimas décadas, a economia do Japão tem dado sinais de recuperação. Um dos números que o governador de Tóquio, Naoki Inose, vem repetindo é o baixo índice de desemprego japonês: 3,8%, contra os 26% da Espanha.

    O apoio popular à realização dos Jogos em Tóquio, que não era grande há quatro anos, também crescera. Pesquisa oficial, divulgada em agosto, indicou que 92% da população queria ver o Japão sediando as Olimpíadas pela segunda vez. Em 1964, o país explorou o evento para mostrar ao mundo que se recuperara dos estragos causados pela Segunda Guerra Mundial.

    Em junho, após sua última visita antes da votação final, a comissão de avaliação do COI elogiara a preparação de Tóquio, aplaudindo o conceito da campanha (o slogan é “Descubra o amanhã”); sua força financeira (já existe um fundo de US$ 4,5 milhões reservado, além de patrocínios estimados em US$ 930 milhões) e a promessa de realizar um evento esportivo compacto, de fácil deslocamento para público e atletas.

    Decepção na Espanha

    Decepcionados após a terceira derrota seguinda para Londres-2012, Rio-2016 e agora Tóquio-2020, os espanhóis defendiam as Olimpíadas no país com o lema "Madri faz sentido".

    - É uma enorme decepção, não sei o que fizemos errado - declarou Alejandro Blanco, presidente do Comitê Olímpico espanhol.

    A prefeita de Madri, Ana Botella, também mostrou-se muito chateada com a decisão do COI. Para os espanhóis, a organização dos Jogos Olímpicos representava uma enorme esperança, em momentos de grave crise econômica no país.

    A crise econômica espanhola esteve presente nos discursos, mas não na sessão de perguntas de membros do COI.

    - Não vejo os problemas econômicos como ameaça e sim como uma oportunidade, porque o esporte é um dos melhores investimentos para o futuro - disse o Príncipe Felipe de Astúrias.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    ------------------------------------------------------------------------------------------

    Enfim uma ótima escolha.

    E a não ser que não ocorra um terremoto épico, o Godzilla invada a cidade, ou a usina de Fukushima exploda de vez, aposto que os japoneses com a imensa competência de sempre deixarão tudo pronto perfeitamente funcional e gastando muito menos bem antes do Rio 2016. :mrgreen:
     
  2. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Foi uma ótima escolha, Tóquio vai sediar pela segunda vez.

    Mas pessoalmente sempre sou a favor de cidades que ainda não tiveram a oportunidade e que tenham capacidade para sediar os jogos olímpicos.
     
  3. Turgon

    Turgon 孫 悟空

    Gostei de Tóquio como sede. =]
     
  4. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Só coloco a ressalva que mesmo com esses dois bons quesitos, ainda assim sejam cidades em que o evento deixe de fato um legado permanente pra quem vive nelas e que a população local realmente esteja a fim.

    Por exemplo: Dubai que só é o que é graças ao dinheiro do petróleo. Ela poderia facilmente abrigar o evento com uma estrutura moderna, perfeita e impecável, pois dinheiro é o menor dos problemas, mas corre-se o risco de ser uma sede artificial com uns 90% de instalações temporárias e um ano depois eles desmontarem tudo lembrando o que fizeram parcialmente em Atlanta 96, pois seria uma cidade que pensaria apenas no marketing pessoal da sua projeção mundial durante 18 dias, mas sem deixar um legado bacana. É com essa mesma preocupação que eu vejo a Copa do Mundo no Catar.
     
  5. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    Será que os japoneses terão um surto de "responsabilidade fiscal" como os brasileiros supostamente tiveram? Japão tá em crise econômica desde 2008, economia parada, PIB negativo e tudo mais.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  6. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Você já teve oportunidade de se informar como um prefeito japonês administra uma cidade? Quando o cara entra não é pensando apenas no agora e sim planeja-la bem a frente (pelo menos uns 10 anos), pois o que tá rolando no presente já foi planejado bem antes, exceto é claro obras emergenciais em caso de calamidades e desastres naturais.

    E Tóquio já uma cidade muito bem estruturada, moderna e preparada. Nos equipamentos esportivos já larga com a vantagem de ter várias coisas prontas e deve gastar bem menos e nisso aí pode até se reerguer bem economicamente através do turismo. Pra mim foi a melhor escolha dos últimos tempos.
     
  7. Pearl

    Pearl Usuário

    Ótima escolha. A única parte ruim é que fica difícil de acompanhar os jogos olímpicos daqui do Brasil.
     
  8. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

  9. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Proposta para facilitar vida dos turistas no Japão mexe com símbolo sânscrito milenar
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    Proposta de órgão japonês pretende evitar confusão de símbolos (Foto: Reprodução Twitter)

    Uma proposta da Autoridade de Informação Geoespacial (GSI) do Japão está causando polêmica no país e nas redes sociais. Com o objetivo de facilitar a vida dos turistas que irão ao país até os Jogos de 2020, o órgão propôs a alteração de alguns símbolos em placas e mapas turísticos. O problema é a justificativa para mudar o ícone referente aos templos budistas: de que ele se parece com a suástica, símbolo que representava o Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores, nome oficial do comando nazista de Adolf Hitler.

    A proposta do GSI surgiu após uma pesquisa que ouviu mais de mil pessoas de 92 países, incluindo especialistas, turistas, funcionários de embaixadas e estudantes estrangeiros. O objetivo era saber quão claros eram os 18 símbolos mais utilizados na sinalização das ruas. Dentre as imagens que também devem ser alteradas estão as referentes a Hotel, Delegacia e Correios. As informações são do site "Inside the Games".

    O símbolo referente aos templos budistas é conhecido no país como “Manji” e é um símbolo sânscrito milenar que significa “boa sorte” e “bem estar”. Segundo a proposta, ele seria substituído por um pagode (espécie de torre comum na arquitetura asiática) de três andares. Através das redes sociais, a mudança foi criticada.

    - É triste alguém confundir o Manji com o símbolo nazista, porque o budismo tem uma longa história com este símbolo – disse um usuário.
    - Oponho-me fortemente a mudar nossos mapas por alguns estrangeiros ignorantes e extremamente estúpido – disse outro internauta.
     
  10. Reverendo

    Reverendo Usuário

  11. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Caramba lembro que eu pensava "quando estivermos em 2050 eu já era", e agora já estamos quase em 2020, olha esse número, parece ano de filme futurista... lendo uma matéria sobre um evento de 2020 que logo estará aí me sinto velho. Imagino como o Fúria deve se sentir...
     
    • LOL LOL x 2

Compartilhar