• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tópico sobre os Orcs.

Silenius

Ehre und Stolz
Se eu estiver postando no lugar errado, por favor consertem.

Sou fã das línguas germânicas e da Era Medieval como um todo, bem como sua Mitologia própria. E fazendo uma pesquisa rápida eu pude perceber que contos de/sobre Orcs são provenientes da fantasia medieval e das próprias línguas bárbaras (argh... Esses conceitos...).

Mas, ao que pude perceber, e a opinião mais contundente foi da Wikipédia (:roll:) é que a característica do termo "Orc" ser ligada diretamente à uma entidade humanóide maligna começou com Tolkien. Antes dele, os Orcs eram considerados criaturas que "combatiam as forças do bem". Podem parecer a mesma coisa esses conceitos, mas se analisarem mesmo, não são.

Gostaria de ler comentários de vocês sobre o que sabem a respeito dos Orcs. Suas origens do imaginário. Como Tolkien começou a usá-los e se apropriou do conceito, formando um singular para seus próprios escritos.

:cerva:
 
Nas mitologias teutas, os orcs éram como os demais inimigos das forças do bem, (gigantes, trolls, etc). Tolkien redefiniu o conceito "orc", talvez até a etimologia, desenvolvendo sua própia versão, assim como fez com os elfos...
 
Po, até aonde eu sei , a palavra orc vem de uma da palavra orca, que é original de alguma cultura barbara (acho que são os celtas ou balcãs). E era usado para falar de ciraturar desfiguradas que corroiam o centro da terra, eram mesquinhas, ruins, e sem usavam "ferramentas" para destruir a terra...
 
Po, até aonde eu sei , a palavra orc vem de uma da palavra orca, que é original de alguma cultura barbara (acho que são os celtas ou balcãs). E era usado para falar de ciraturar desfiguradas que corroiam o centro da terra, eram mesquinhas, ruins, e sem usavam "ferramentas" para destruir a terra...

Sabe meu amigo Jedi, eu tbm pensava a mesma coisa... mas no livro "O Hobbit" (na intrdução, se não me engano) diz justamente o contrário, e que o Tolkien criou esta palavra!

Penso que Tolkien baseou-se nos gnomos dos mitos filandeses e nos duendes perversos nordicos para criar os Orcs.
O que eu não compreendo é de onde vem esta aparencie maligna que os orcs possuem... em nenhum livro diz que eles são tão deformados. Podem ser feios e cruéis... mas deformados como no filme?:think:
 
isso que eu falei acima, eu lembro que li num livro chamado: Desvendando O Senhor dos Aneis ou Desvendando a Terra Média, não me lembro, e era baseado nas pesquisas feitas encima das obras dele. E o nomo orc já existia e é sitado em uma história de cavaleria...
 
E fazendo uma pesquisa rápida eu pude perceber que contos de/sobre Orcs são provenientes da fantasia medieval e das próprias línguas bárbaras (argh... Esses conceitos...).

Cara, nunca ouvi falar de orcs na Idade Média. Pra mim tinha sido o Tokien o criador do termo e da criatura. Não tem mais nada a respeito?
 
Não não, cara. O Orc (ou o ser que deu origem ao Orc Tolkiano) é um ser antigo na literatura. É denominado um ser grande, disforme e muito forte, que combatia as forças do bem. O lance é que isso existe apenas em fontes primárias, ou seja, nos próprios manuscritos, vou procurar algo mais concreto.
 
Um colega meu da faculdade está preparando um Trabalho de Conclusão de curso sobre bestiário medieval. Perguntei a ele o que sabia sobre o termo, eis a resposta:

O termo "orc" provém do latim, como um dos nomes do deus dos mortos, Plutão, como "orcus". Tais monstros aparecem em mitologia de língua germânica (como gigantes), ou ainda de língua galesa, que significa "demônio", "espírito do mal" ou mesmo "fantasma". O termo na verdade é meio sinônimo de "ogro", já que não teria muita diferença entre eles. O orc fica mais famoso (até a descrição física dele) com o Tolkien. Na literatura medieval existem uma menção a um termo parecido com "orc" num conto de Beowulf, como uma criatura de porte humano, mas de aparência monstruosa, que se alimenta de porcos ou mesmo de humanos desavisados.

Tiago de Oliveira Bruinelli
 
Cara... falando sério, nem acho assim os orcs tão ruins. Eles são fruto de um meio caotico, foram criados pela inveja do Melkor, o cara deformar tudo o que é bom e belo e acabou criando uma outra cultura particular e toda cultura é linda vendo de um certo ponto...
 
Toda cultura é linda não...tem umas que são desprezíveis... (sem ser preconceituoso). Toda cultura é interessante de ser analisada, aí sim..mas linda não.
 
NÓRDICAAAA!!!!
A MELHOR!
TOLKIEN SE BASEOU MUITO NELA, QUANDO CRIOU OS ANÕES E OS ELFOS!
^^
a mitologia nórdica é muito foda!!!!!!!
 
Bom eu considero que todas as culturas são respeitáveis e não existe as lindas, existem apenas as exóticas. :roll:
 
Nossa! Esse é o tópico mais radicalmente desviador do assunto inicial que eu já vi...
 
Voltando ao assunto... (ainda há tempo?)
O Tolkien descreve os Orcs dos livros como os Orcs do filme?
Tipo, ele fala que são deformados assim mesmo? (como no filme)
Não me lembro =/

Ermehon,
Síndrome de memória fraca.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo