1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Top5 2007

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Anica, 28 Dez 2007.

1. Anica

Anica Usuário

É, eu sei que fazer listas é algo complicado, ainda mais quando você só pode escolher cinco títulos. Mas a idéia aqui é que você faça uma espécie de retrospectiva e responda: quais foram os melhores livros que você leu em 2007?

Se for muito sofrido fazer a lista e deixar de fora livros que você adorou, pense que é para o bem geral: a sua lista pode servir como sugestão de leitura para o pessoal aqui do fórum.

Vai aí meu top5, fora de ordem (porque colocar em ordem é crueldade demais =P ).

Seis Passeios pelos Bosques da Ficção (Umberto Eco)
    A Menina que Roubava Livros (Markus Zusak)
    Anansi Boys (Neil Gaiman)
    Deus, um delírio (Richard Dawkins)
    Uma Longa Queda (Nick Hornby)

Obs. Se você não leu o suficiente para preencher um top5, por favor, adote como resolução de ano novo "Ler mais" =P

2. lipecosta

lipecosta Usuário

Essa é difícil mesmo, mas vou colocar aqui somente os que li pela primeira vez - e gostei- em 2007, senão fica impossível.

O Caçador de Pipas. KHALED HOSSEINI
    Apologia à Sócrates, Banquete. PLATÃO
    Deserto dos Tártaros. DINO BUZZATI
    Poesias. FERNANDO PESSOA
    A Menina que Roubava Livros. Markus Zusak

Esse livro: Deus, um delírio (Richard Dawkins), é bom mesmo?
    Fiquei com uma vontade de compra depois que li o Tratado de Ateologia.

3. Top 5? Vamos ver...

(fora de ordem, claro)

Este Lado do Paraíso - F. Scott Fitzgerald
    Adorei o pequeno egoísta do Amory. Foi um dos primeiros que eu li no ano.

A Leste do Éden - John Steinbeck
    Não tem o que dizer desse livro. É fantástico e pronto, os outros livros do Steinbeck são ótimos, mas esse deveria ser obrigatório. As histórias, os caminhos, as passagens de tempo e os personagens...

O Capitão Saiu Para o Almoço e os Marinheiros Tomaram Conta do Navio - Charles Bukowski
    A primeira vez que eu li esse livro foi de uma tacada só numa madrugada de febre em que não conseguia dormir. Depois li novamente com mais calma e mais sensível aos últimos anos de vida de um homem morrendo, e numa fase com muito pouca paciência com as pessoas como o Buk no hipódromo. Ele é fantástico de qualquer jeito.

Monsenhor Quixote - Graham Greene
    Comprei totalmente por acaso, e quase não trouxe pra casa. Ainda bem que ele veio! Diálogos de um ex-prefeito comunista que viaja com um padre recém-promovido a Monsenhor por ter servido bem um bispo, e padre e prefeito cheios de dúvidas a respeito de suas crenças. É divertido, é tocante, é o tipo de livro "o importante é o caminho, e não a chegada", e é indagador.

O Chefão - Mário Puzo
    Muita gente aqui vai me bater, mas eu não vi o filme =P e o livro me fez boa companhia também, passei algumas noites até tarde acompanhada da Família ^^

Assim de cabeça são os não-acadêmicos que eu lembro... um grande defeito meu é que eu nunca anoto os livros que eu li. E note-se também que eu praticamente não li lançamentos, todos esses livros foram do sebo perto do trabalho ^^
    (tirando o do Bukowski que foi roubado de presente xD)

4. Anica

Anica Usuário

Eu também coloquei só os que li pela primeira vez ^^

Sim, é muito bom. O Dawkins tem um estilo de argumentação que é fenomenal, e como ele pontua o que está dizendo com fatos (alguns que passam batido ou nem nos damos conta) e também com uma visão mais 'científica' da coisa, vira um prato cheio para quem quer algo sobre o assunto.

Eu quaseeeee (quase mesmo) coloquei um do Graham Greene na minha lista. Nunca tinha lido nada dele, e achei muito bom mesmo. Mas com top5 alguns têm que ficar de fora =(

5. Só por curiosidade, qual foi?
    Eu até cheguei a comprar outros livros dele, mas ainda não consegui ler nenhum pq estou meio "não sei por onde começar"...

6. Anica

Anica Usuário

"O Terceiro Homem", é bem bacana. O que estragou um pouco a a leitura é que tem o filme, aí não tive a surpresa e tudo o mais, mas mesmo assim valeu a leitura.

7. Artanis Léralondë

Artanis Léralondë Ano de vestibular dA

aiaiaaiaiaiaiai...

hehehehehehe...
    brincadeira :mrpurple:
    mas, assista é ÓTEMO! ^^

Vamos lá então /o/ :
    *pensando*

~O Santo e a Porca - Ariano Suassuna = não tinha lido ainda, e gostei muito,super divertido-inteligente que traz uma bela lição de vida...não ligar muito para coisas fúteis e, sim aproveitar o que é "bão" da vida :mrpurple:

~Marley e Eu - John Grogan= É um livro bem simples, mas adorei...no final eu até derramei algumas lágrimas, o que é muito difícil eu fazer quando eu estou lendo...

~A cidade do sol - KHALED HOSSEINI = É muito linda a história :) Tomará que saia o filme \o/

~ Celular-Stephen King = Nunca tinha lido nada dele até este livro (tá legal, não me surrem :lol:) e amei...o livro é muito bom, gostei demais do jeito dele descrever TUDO minuciosamente, sem ficar chato o livro..tinha partes que eu fiquei com nojo de algumas coisas que acontecem no livro argh...

~ O livreiro de Cabul - Asne Seierstad = Com este livro tu conhece mais sobre o povo afegão,como eles pensam, como as mulheres vivem naquela escravidão ao homem,etc...Conta também sobre um afegão que fez uma certa fortuna só vendendo postais e comprando livros raros, em um lugar que quem sabe ler é raríssimo.Fazendo um negócio legal com livros e sonhando fazer que o povo queira e possa ler mais...:lendo:

Feliz Ano Novo :cerva:

Compartilhar