• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

TOP X Abertura de Novelas

Pim

God, I love how sexy I am!
Oie, Lindos, ontem eu estava comentando sobre aberturas de novelas com uma amiga e percebemos que algumas realmente nos tocaram de alguma forma, por diversos motivos. "Esse papo renderia um tópico", e é por isso que resolvi abrir este espacinho para elencarmos aberturas de novelas que nos marcaram e o porquê disso.

O Top é um Top X (variável) para que vocês não fiquem presos a um número específico, tipo 5 ou 10. O meu mesmo é um Top 13, porque não consegui suportaaaaaar a ideia de deixar algumas delas de fora.

E aí, gostou da ideia? Vamos fazer teu Top X também? Começo:




Esta abertura foi a primeira que olhei, ainda criancinha, com uns 6 anos, e falei "WOOW". Além da música ser super animadinha - e isso pra criança é o máximo - a ideia de virar parte da natureza e a natureza virar a gente me fez pensar muito sobre a nossa origem, se éramos natureza e se viramos natureza quando morremos, o que torna todo o processo muito natural.


Nossa, esta daqui me pegou em algumas fases da vida. A primeira e mais rasa foi achar que todos estávamos vulneráveis a ser "a próxima vítima", tomar um tiro e desaparecer, ou então eu ser a pessoa que daria os tiros naqueles que eu não gostava. A segunda, anos depois, foi ao entender melhor a letra e o fato dela ser cantada pela melhor cantora brasileira, IMO. "No meu esconderijo no milésimo andar" "o frio de São Paulo me faz transpirar". Gente, GENTE, GNT!!!


Quem assistiu esta abertura e não quis jogá-la? EU QUIS! Ao mesmo tempo que me colocava no papel da mocinha, eu queria ser o cara que resgatava alguém em perigo, porque as etapas até lá eram muito legais pra serem disperdiçadas gritando "heeeelp, I need somebody, heeeelp". Sem contar que a música Sugar Sugar dá todo um ar vintage e nostálgico à esta delícia, né.


Nossa, essa daqui ainda mexe muito comigo. Eu era adolescentinha rebelde quando ela estreou, não tinha uma boa relação com os meus pais (e que adolescente tinha?), aí *BOOOOM*, surge esta abertura exalando amor paternal/filial por todos os poros. Eu ficava triste porque queria ter com meus pais a relação da Gabriela e da Regina, ao mesmo tempo que fico feliz porque hoje temos algo bem parecido com a mostrada. Além disso o fato da abertura ter foto de mãe e filha das atrizes que são mãe e filha e o foram também na novela é bem forte. Beeem forte.


O Clone veio em 2001, quando eu tinha 15 anos e uma vontade absurda e idealizada de trabalhar com genética no futuro e fazer a diferença na humanidade. Ela veio naquele salto da engenharia genética e tratou de um tema super atual na época, que me interessava muitíssimo, e numa fase bem marcante, que é o colegial, quando começamos a pensar em vestibular. Foi nessa época que tomei consciência do fim da infância e, gente, isso é um fardo bem grande.


Ah, a abertura de mulheres apaixonadas, além de ter uma letra magnífica, me pegou middle teen começando a vida amorosa, mas sem conseguir ser uma "mulher apaixonada". Por muito tempo desacreditei em paixão e achava que isso era algo que os poetas do passado inventavam e os de hoje propagavam. Eu queria muito amar, mas não encontrava quem amar e me amasse. Ainda assim, as fotos reais de mulheres em momentos de intensa felicidade me davam esperança... Ainda bem, porque aprendi o que era o amor 4 anos depois, e foi uma tsunami.


Esta daqui é duplamente nostálgica. 1º) Ela mostra um ambiente de fazenda, o homem subjugando o gado sobre um cavalo, e foi bem isso que fiz durante muitos anos da minha infância e começo de adolescência. Não era a "rainha do gado", mas vivi intensamente num ambiente assim quase todas as férias da minha meninice. 2º) 96 foi o último ano que meus irmãos moraram conosco... Depois eles logo passaram no vestibular e eu virei filha única, aos 10 anos. O Rei do Gado foi a dealine.


O motivo da abertura de Cabocla estar aqui mistura um pouquinho do das duas acima. Além de ser nostálgico pelo redneck factor, o foco da abertura é o amor de um cara por uma cabocla, e o que eu mais queria aos 18 anos era ser a musa de uma canção de amor, ouvir que "o que preciso, só você é que me traz".


Quatro Por Quatro foi ao ar em 94 com uma proposta que meu "eu" de 8 anos nunca tinha visto: em meio a tanto machismo, finalmente o poder era das mulheres. Eu lembro de ter, pela primeira vez, sentido orgulho de ser menina, queria ser liberta como a esgrimista da abertura e escrachada como a Sandra de Sá, que canta a música. Este foi o primeiro tijolo pra fazer a mulher poderosa de hoje.


Ah, esta abertura aqui está ligada ao passado e além: aos antepassados. Sou neta de imigrante italiano, aprendi um pouquinho da língua em casa, com meu pai, e quanto Terra Nostra estreou começou uma fase bem recordativa na minha famiglia. Minha avó contava as histórias do meu avô, se emocionava com as cenas fidedignas, e eu com ela, por condescendência. Nisso abriram milhares de cursinhos de Italiano na minha cidade natal e voltei a estudá-lo. Foi uma época muito gostosa, onde pude sentir bem forte minha parte da Calábria através das minhas veias.


Quem foi criança/early teen na década de 90 sabe do frisson que foi essa novelinha. Não teve uma só alma livre da paixão pelos personagens, atores, músicas e tudo que vinha dessa produção. Todo mundo que eu conhecia brincava de Chiquititas e isso era realmente uma doença rápida e altamente contagiosa. Eu até fiz teste pra ser uma Chiquitita, só pra gravar com a Mili, ficar sob a tutela da Carolina e morar na Argentina. Foi uma época muito, mas muuuuito inocente e feliz da minha vida.


Esta daqui tem um gostinho de infância muito saboroso. Eu era bem pequena em 93, quando ela foi ao ar, foi a primeira vez que ouvi falar de gêmeos e fiquei embasbacada. Além disso a novela em si mostrava um cenário lindo, praiano, com pessoas muito gentis, tudo muito diferente do que conhecia e que eu, menina quase pantaneira, queria muito ir morar. Hoje moro no Rio de Janeiro, perto da praia, rodeada com pessoas muito gentis. É meio que meu sonho de criança virando realidade, e o início desse devaneio foi com essa novela, representada pela abertura.

E pra finalizar...


Pro último spot eu poderia escolher Rainha da Sucata, Kubanacan, Explode Coração e qualquer uma ocuparia muito bem esse lugar de novela temática meio restrita a isso na abertura. Mas aí eu entrei numa faculdade cuja turma era animadíssima, super festeira e que, ao final do curso, adotou uma música tema que coincidentemente virou o tema da novela global. Quantas e quantas festas da faculdade eu dancei kuduro com meus melhores amigos, sorri, rebolei, abracei ao som do "oi oi oi, é pra quebrar, kududo vamos dançar kuduro". Os anos da faculdade foram muito, muito espetaculares, mas mais pelas pessoas em si, e são dessas pessoas que me lembro sempre que ouço kuduro e vejo essa abertura. A vida não para, mas ela deixa rastros, e alguns dos mais significativos pra mim estão representados aqui. É muito bom esse sentimento.
 
Última edição por um moderador:
Roque Santeiro

A Indomada

Fera Ferida

Vale Tudo

Deus nos Acuda
 
Última edição por um moderador:
Legal, depois vou fazer minha lista também.
Mas estou com uma dúvida: tem uma abertura que queria colocar mas que eu não vi na tv, porque a novela é anterior ao meu nascimento (ou eu tinha só alguns anos de vida quando foi ao ar, não tenho certeza). Posso colocar ela na minha lista assim mesmo, ou nem?
 
Se ela significou algo pra ti, pode sim, sem restrições. :yep:

De preferência comenta um pouquinho (mesmo que 'inho') sobre cada abertura, pra gente saber o porquê dela ser importante pra ti. ;)
 
Bom como o tópico é um Top-x livre, eu vou começar com 5 e depois com calma editarei pra 10.

Roque Santeiro
De todas as novelas da Globo foi aquela que mais acompanhei, então o tema de abertura sempre foi e será pra mim inesquecível.

Tieta
Sempre haverão pessoas que brincam que a abertura deveria ser Tieta sem o "i", :lol: mas a despeito da beleza da Isadora Ribeiro, foi gravada na bela Mangue Seco onde a estória dessa novela se desenrola e tem uma música cuja letra e ritmo que ficou muito bem encaixada.

Que Rei sou eu?
Abertura que resumidamente mostra várias passagens de lutas e guerras desde a pré-história até a atualidade que até lembra o tópico que abri recentemente se nos tempos modernos ainda há espaço pra monarquia.

Sinhá Moça (2a. versão 2006)
A abertura da 2a. versão dessa bela novela pra mim ficou bem mais legal que a primeira, além de ter uma letra de música totalmente dedicada a personagem Sinhá Moça coisa que não aconteceu na versão original de 1986.

Rainha da Sucata
Essa é uma novela que eu sequer consegui acompanhar, mas adorava essa abertura divertida e bem ritmada nessa mistura de dança humana com essa figura feita a partir da sucata.
 
Última edição por um moderador:
A abertura de Deus nos Acuda eu só conheço pq vi no Video Show =P
É, já que quando ela foi exibida pela primeira vez você tinha por volta de 4 anos, né, hehe. Já eu tinha 17 :oops:

Aqui está um esboço da minha lista. Digo esboço porque talvez eu siga o exemplo do Fúria e também a edite depois pra acrescentar mais aberturas.


Essa abertura infelizmente eu não assisti na tv na época de sua exibição, já que a novela é do ano em que nasci. Mas graças à internet eu pude conhecê-la depois, e gostei muito, pois ela tem um clima muito viajante, enigmático, até mesmo assustador, que combina perfeitamente com o tema da estória contada na novela.


Essa abertura realmente não tem nada de mais, do ponto de vista técnico ou mesmo de dramaturgia, mas pra mim tem um valor nostálgico, já que eu assistia essa novela junto de meus pais, quando eu era criança.


Nessa além de ter o detalhe da nudez no final, que deixava a abertura ousada, polêmica e até mesmo cativante, outra coisa que faz com que eu goste dela é a música, do Ultraje A Rigor, uma banda muito carismática e divertida.


Uma abertura ao estilo barroco fica praticamente impossível de não se admirar, tanto imagens quanto a música são ótimas, e o final é perfeito, com a "Santa" Xica da Silva muito bem interpretada pela então iniciante Taís Araújo.


E esta eu gosto pelo estilo HQ, muito dinâmico e moderno, mas ao mesmo tempo com um certo ar das antigas, dos anos 90.
 
Última edição por um moderador:
Infelizmente (ou não) eu parei de ver novela há uns 10 anos, na época de terra nostra.

Mas teve vários que marcaram a minha infância. Mas não muito por os acharem bem feitos, acho que mais porque eu gostava da novela mesmo. Talvez coubesse mais como um top aberturas nostalgicas pra mim.



Vamp (1991, Globo)
"Calada noite preeeeeta"
Lembro das 2 mortes do Ney Latorraca e do final dessa novela até hoje.



Carrossel (SBT)
"Toda a turma, zero em comportamento"



Pantanal (1990, Manchete)
Maiores de 18 anos
18!
18!!!!
Tem nudez, não sei se pode aqui.




Tem Indomada e Rei do Gado que já postaram também.


Por enquanto 5.
Depois vejo se lembro de mais.
 
Última edição por um moderador:
Eu costumo me lembrar mais das músicas do que das aberturas em si, mas eis algumas que acho bacanas:

  • Pai Herói (1979)
    Chorava quando escutava essa música (ainda é uma das melhores do Fábio Jr.), e essa abertura é simples, mas muito bela.

  • Laços de Família (2000/2001)
    Das que acompanhei, acho essa a melhor novela do Manoel Carlos. Gosto muito dos efeitos que criaram para essa abertura.

  • Ti Ti Ti (1985/1986)
    Uma das novelas mais divertidas que assisti, junto com Guerra dos Sexos e Tieta. A guerra entre os protagonistas é bem representada nessa abertura. Btw, nem quis saber da refilmagem.

  • Bang Bang (2005/2006)
    Uma pena que uma novela que parta de um cenário tão incomum não tenha dado o ibope necessário para levar à frente as inovações. De qualquer forma, gosto dessa abertura feita com playmobil, usando stop-motion.

  • Escrava Isaura (1976/1977)
    Essa novela marcou época e, embora não lembre de tê-la assistido inteira, essa abertura e a canção de Caymmi ficaram gravados na minha memória afetiva.
 
Última edição por um moderador:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo