1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Top top!

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Liv, 12 Mar 2009.

1. Liv

Liv Visitante

Quais livros vocês julgam necessários uma cirança ler? Seja ela com 8 ou 80 anos. :timido:

(estou montando uma lista para postá-la no blog em breve... conto com a ajuda de vocês!)

2. Breno C.

Breno C. Usuário

A cara, isso é muito relativo, porque é o livro que vai ajudar na criação de caráter e tudo mais. Eu comecei por livros de história e isso me ajudou muito com o colégio e encarar certas coisas da vida "adulta".
    Acho que livros de cavalaria e medievais são legais porque ajudam a criar senso de honra e trabalho em grupo, mas livro de mistério também são legais para desenvolver o lado investigativo da criança.

Mas uma obra obrigatória é O Senhor dos Anéis.

3. Thorondir

Thorondir Usuário

Todos têm que ler Meu pé de laranja lima.

4. Liv

Liv Visitante

O Pequeno Príncipe - lá pelos 10 ou 12 anos.

5. Liv

Liv Visitante

Todos os livros da Ruth Rocha.

6. ClaudiaCharao

ClaudiaCharao Usuário

A bolsa amarela e os livros do Pedro Bandeira - eu gostei muito quando era criança.

:biblio:

7. Katrina

Katrina Usuário

Os livros da coleção Vagalume! :lendo:

8. Ramalokion

Ramalokion Mecha-de-Folha

Senhor dos Anéis é grande demasi e descritivo demais. Eu recomndo:

1) Sherlock Holmes, a criança aprende que PENSAR é legal;

2) Gibis Disney/Turma da Monica, sim gibi é literatura e os desenhos atraem as crianças.

3) Harry Potter, se tiverem mais de 11 anos.

4) O Homem que Calculava, com uns 10 anos. Igual a justificativa do item 1.

De sopetão lembrei desses...

9. JLM

JLM mata o branquelo detta walker

Ulisses, do James Joyce.

10. mitsuki

mitsuki Usuário

Da Lygia Bojunga, que já citaram aqui, destaco Os Colegas e A Casa da Madrinha que li na infância e gostei muito. Os contos de fada dos irmãos Grimm e os contos do Hans Christian Andersen também são muitos bons para as crianças, adaptando a linguagem a cada faixa etária. Acho que os mais grandinhos, talvez a partir dos 9 ou 10 anos, já podem ler o texto completo (e não aquelas adaptações de meia duzia de palavras que contamos para os pequeninos).

11. Ramalokion

Ramalokion Mecha-de-Folha

O senhor anda engraçadinho esses dias! Trocou o remédio é? :rofl:

12. tadinha desta criança...brincadeirinha, eu gosto do Joyce.

O escaravelho do diabo, clássico!

13. Celly Borges

Celly Borges Usuário

*Peter Pan - James M. Barrie
    *A Ilha do tesouro - Robert Louis Stevenson
    *O lobo do mar - Jack London
    *Juventude - Joseph Conrad
    *Robinson Crusoé - Daniel Defoe
    *História sem Fim - Michael Ende
    *Manu a menina que sabia ouvir (ou Momo e o senhor do tempo) - Michael Ende
    *Viagem ao centro da Terra - Julio Verne
    *O mágico de Oz - Frank L. Baum
    *O príncipe e o mendigo - Mark Twain
    *O Corsário Negro - Emilio Salgari

Uma listinha... :rofl:

14. imported_?

imported_? Usuário

Eu ia indiar "A bolsa amarela" para crianças espertas ou que precisam ficar um pouco mais espertas. :lendo:

15. Artanis Léralondë

Artanis Léralondë Ano de vestibular dA

Ótima idéia Liv =D

Confesso que quase não li histórias infantis =(
    Confesso que comecei com Pollyanna, Diário da Princesa, HP..
    eu recomendo :mrpurple:

A minha mãe já me falou deste livro, ela até chorou lendo esta história!

Eu nunca ganhei nenhum livro desta coleção e ouço o pessoal comentar super bem da série...hum isso é um trauma de infância q eu tenho =(

:susto:
    pensei q era sério :P
    Guerra e Paz, tb é legal neh =D

mas, sabe que eu não duvido, mandaram eu ler Machado quando estava no ginásio..

O único que eu li desses foi "O mágico de Oz", muito bom.
    Acho que mostra bem o caminho que devemos trilhar para conseguir as verdadeiras coisas, e em busca dessas coisas, nos deparamos que muitas delas nós temos, só falta por para fora...tipo o Leão com a sua coragem...
    bela fábula :amor:

Agora "História sem Fim", é um que quero muito ler \o/

Eu indico O Hobbit- Tolkien, quem gosta de aventura mais do que uma criança, neh :joy:
    Também indico Pollyana-Eleanor H. Porter , pois todo mundo deve aprender o JOGO DO CONTENTE :rodinha:
    E para as meninas a coleção Diário da Princesa, é lindo :amor:

16. Thorondir

Thorondir Usuário

Muita gente chora, Maníaca. :)
    Tem o filme também que é muitíssimo bem adaptado!

17. Liv

Liv Visitante

Acho que tinha uma série na tv cultura, também. :think:

18. Cadortel

Cadortel Usuário

É Relativo, mas o acesso ao livro é difícil, por exemplo em meu sertão, por aqui. com o meu projeto, o que mais relaciono são as obras de Monteiro Lobato para os iniciantes e quadrinhos do Mauricio, AZiraldo, Asterix, livros como O Hobbit, da coleção Vaga-lume, ate os do Harry Potter são os mais procurado.

Fantasia e aventura para os adolescentes. Quadrinhos, tirinhas e livros do estilo do O Menino Maluquinho para a turminha de menos idade.

19. Artanis Léralondë

Artanis Léralondë Ano de vestibular dA

filme?
    legal =D
    o nome é o mesmo Tauil?

20. Liv

Liv Visitante

Acredito que sim, Maníaca. Pelo menos a série tinha... (se não me falha a memória)

Compartilhar