• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Top 50: Jogos da Nintendo

Turgon

Mugiwara no Ichimi
A revista japonesa Famitsu realizou uma interessante pesquisa com seus leitores perguntando a eles quais seriam os 50 melhores jogos lançados para os consoles da Nintendo ao longo do tempo.

O primeiro lugar ficou para o mascote da empresa, Mario, com o clássico Super Mario Bros. do Nintendinho. A primeira aventura do encanador é lembrada até hoje com carinho pelos fãs, inclusive é visto por uns como um dos jogos mais difíceis.

O segundo lugar ficou para outra grande franquia da Nintendo, Legend of Zelda: Ocarina of Time, lançado para o Nintendo 64. Na época de seu lançamento chamou muita atenção por conta dos gráficos e pela história bem elaborada. Já o terceiro lugar, novamente aparece Mario, mas desta vez com a versão lançada para o N64.

A lista traz ainda jogos como Donkey Kong Country, Smash Bros, e títulos mais recentes como Xenoblade e Legend of Zelda: Skyward Sword, mas é impossível não perceber a grande quantidade de posições ocupadas por Mario e Zelda. Segue o ranking completo:

1º - Super Mario Bros. – (NES)
2º – Legend of Zelda: Ocarina of Time – (N64)
3º - Super Mario 64 – (N64)
4º - Legend of Zelda: A Link to the Past – (SNES)
5º - Mother 2 – (SNES)
6º - Xenoblade (Wii)
7º - Legend of Zelda – (NES)
8º - Super Mario RPG – (SNES)
9º - Smash Bros. Melee – (GC)
10º – Legend of Zelda: Skyward Sword – (Wii)
11º – Fire Emblem – Seisen no Keifu – (SNES)
12º - Famicom Mukashi-banashi – (Famicom-DiscDrive)
13º – Super Mario Kart – (SNES)
14º – Famicom Tantei Club Part II – (Famicom-DiscDrive)
15º - Legend of Zelda: Wind Waker – (GC)
16º - Fire Emblem – Monsho no Nazo – (SNES)
17º – Legend of Zelda – Links Awakening – (GB)
18º – Super Mario World – (SNES)
19º - Super Mario Sunshine – (GC)
20º - Smash Bros. Brawl – (Wii)
21º - Donkey Kong Country – (SNES)
22º – Ice Climber – (NES)
23º – Mother – (NES)
24º – F-ZERO – (SNES)
25º – Kirby Super Star – (SNES)
26º – Mario Kart Wii – (Wii)
27º – Mario Kart 64 – (N64)
28º – Pokemon Red/Blue/Green/Pikachu – (GB
29º – Super Mario Bros.3 – (NES
30º – Super Mario Galaxy – (Wii)
31º – Star Fox – (SNES)
32º – Magical Vacation – (GBA)
33º – Kirbys Air Ride – (GC)
34º – Golf – (NES)
35º – Joy Mech Fight – (NES)
36º – Donkey Kong Country 2 – (SNES)
37º – Super Mario 64 DS – (DS)
38º – Legend of Zelda – Twilight Princess – (Wii)
39º – Legend of Zelda – Majoras Mask – (N64)
40º – Animal Crossing: Wild World – (DS)
41º – Donkey Kong – (NES)
42º – Smash Bros. – (N64)
43º – Volley Ball – (Famicom-DiscDrive)
44º – Banjo-Tooie – (N64)
45º – Baseball – (NES)
46º – Famicom Tantei Club – (Famicom-DiscDrive)
47º – Fire Emblem: Ankoku Ryū to Hikari no Tsurugi – (NES)
48º – Metroid – (Famicom-DiscDrive)
49º - Metroid II – Return of Samus – (GB)
50º – Super Mario: Yoshis Island – (SNES)

Fonte: ANMTV

-------------------
Concordam com o rank?

Mario ter ficado na primeira colocação é bem compreensível, o mesmo para Zelda logo em seguida.
 
Me surpreendeu alguns jogos. Principalmente Xenoblade tão alto.
É da mesma empresa que desenvolveu Xenogears e Xenosaga, todos fantásticos. Vou conferir porque deve ser outro jogo foda.

Modificaria muitas coisas aí. Principalmente posições.
Mas não entendi a ausencia completa de Super Metroid das 50 colocações.


De qualquer forma, só mostra que a Nintendo continuará sendo por um bom tempo a empresa desse ramo mais importante e influente. Empresa nenhuma outra tem esse portfolio.
 
Eu mudaria também algumas colocações como Donkey Kong, Fire Emblem, Mario Kart, mas muito por preferência e fato de não ter jogado todos os jogos ali listados. Mas no geral ficou legal a lista, sem algo muito bizarro ali em cima.

Star Fox é outro que ficou bem abaixo do esperado, muito por ter sido um jogo que cheguei a jogar muito no SNES e adorava.

Me surpreendeu alguns jogos. Principalmente Xenoblade tão alto.
É da mesma empresa que desenvolveu Xenogears e Xenosaga, todos fantásticos. Vou conferir porque deve ser outro jogo foda.
Talvez pelo fato de ser um jogo mais recente, já que foi desenvolvido para o Wii e está mais recente na cabeça de muitos jogadores.

Mas não entendi a ausencia completa de Super Metroid das 50 colocações.
Realmente. Bem notado. O jogo não teve continuação para os consoles atuais da Nitendo, certo? Talvez uma das razões de muitos terem esquecido ele na contagem.
 
Acho que preciso trocar os óculos.
Não vi Contra, não vi Castlevania, não vi Rock 'n Roll Racing, não vi Top Gear, não vi Breath of Fire, não vi Chrono Triger.
Obviamente os meus critérios não foram usados pra fazer a lista. Mas uma lista que diz ter os top games da Nintendo devia ter alguns desses que citei.
Que publico foi entrevistado? Os japoneses?
 
Foi realizada por uma revista japonesa chamada Famitsu segundo a notícia.

Pra mim é estranho Mario liderar a lista dos melhores jogos na opinião dos japas. Eu esperava mais Final Fantasy e coisas do tipo
 
Eu acho que pode ter tido um miss translation aí, não?
Eu não tinha lido direito as frases e fui direto na lista, assumi que eram os 50 melhores jogos DA nintendo.
Acho que todos os jogos daí ou foram feitos pela Nintendo, ou distribuídos pela Nintendo, ou supervisionados.


PS: É isso mesmo. É o top 50 games da Nintendo. Não de todos os jogos lançados em consoles Nintendo.
Nesse caso, então, descartam-se todos esses jogos que você citou que foram feitos por third parties.
 
É uma lista razoavelmente coerente sem grandes absurdos já que só diz respeito a Nintendo então seria normal as franquias Mario e Zelda dominarem mais.
 
Você sabia que Mario foi criado por um japonês, certo? Seu nome é Shigeru Miyamoto. Ele foi responsável por Donkey Kong e Link também.

Saber eu sabia Turgon, só que eu não consigo compreender o fato da Yakusa venerar um primo distante do Don Corleone. Eu achava que os japas não eram lá tão fans de Mario assim.
 
Saber eu sabia Turgon, só que eu não consigo compreender o fato da Yakusa venerar um primo distante do Don Corleone. Eu achava que os japas não eram lá tão fans de Mario assim.
São sim. É uma das séries que mais dá lucros para a empresa. São bastante fãs. :mrgreen:

E é como o FUSA disse, muitos jogos não entraram por não se encaixarem na categoria da pesquisa. Jogos produzidos por terceiros, que não sejam da Nintendo, estavam fora da votação.
 
Saber eu sabia Turgon, só que eu não consigo compreender o fato da Yakusa venerar um primo distante do Don Corleone. Eu achava que os japas não eram lá tão fans de Mario assim.
Que isso.
Japão gosta mais de Mario que o ocidente em geral.

Tem o famoso site VideoGameChartz que cataloga os numeros de vendas de todos os jogos em todos os consoles.
Se for ver no Japão, Mario só perde pra Pokemon como jogo individual que mais vendeu (olhar o ranking na fonte).
Mas se for pegar apenas jogos lançados para consoles de mesa, o Mario abocanha os 2 primeiros lugares (Mario do NES, New Super Mario Bros do Wii) e o quarto (Mario 3 do NES). E ainda tem o quinto lugar também com Mario Kart do SNES.
(Fonte: VGChartz - Ranking no Japão)

Nos EUA o Mario do NES já abocanha apenas a segunda posição atrás do WiiSports (que dá pra desconsiderar já que vem junto com o Wii). E retorna apenas em quinto entre os consoles de mesa com Super Mario World do SNES.
(Fonte: VGChartz - Ranking na America)
 
Esses dias eu vi um gameplay de Mario World e bateu uma vontade de jogar! Agora ficar vendo esses rankings e tudo o mais, acaba batendo novamente.
 
A revista japonesa Famitsu realizou uma interessante pesquisa com seus leitores perguntando a eles quais seriam os 50 melhores jogos lançados para os consoles da Nintendo ao longo do tempo.

O primeiro lugar ficou para o mascote da empresa, Mario, com o clássico Super Mario Bros. do Nintendinho. A primeira aventura do encanador é lembrada até hoje com carinho pelos fãs, inclusive é visto por uns como um dos jogos mais difíceis.

O segundo lugar ficou para outra grande franquia da Nintendo, Legend of Zelda: Ocarina of Time, lançado para o Nintendo 64. Na época de seu lançamento chamou muita atenção por conta dos gráficos e pela história bem elaborada. Já o terceiro lugar, novamente aparece Mario, mas desta vez com a versão lançada para o N64.

A lista traz ainda jogos como Donkey Kong Country, Smash Bros, e títulos mais recentes como Xenoblade e Legend of Zelda: Skyward Sword, mas é impossível não perceber a grande quantidade de posições ocupadas por Mario e Zelda. Segue o ranking completo:

1º - Super Mario Bros. – (NES)
2º – Legend of Zelda: Ocarina of Time – (N64)
3º - Super Mario 64 – (N64)
4º - Legend of Zelda: A Link to the Past – (SNES)
5º - Mother 2 – (SNES)
6º - Xenoblade (Wii)
7º - Legend of Zelda – (NES)
8º - Super Mario RPG – (SNES)
9º - Smash Bros. Melee – (GC)
10º – Legend of Zelda: Skyward Sword – (Wii)
11º – Fire Emblem – Seisen no Keifu – (SNES)
12º - Famicom Mukashi-banashi – (Famicom-DiscDrive)
13º – Super Mario Kart – (SNES)
14º – Famicom Tantei Club Part II – (Famicom-DiscDrive)
15º - Legend of Zelda: Wind Waker – (GC)
16º - Fire Emblem – Monsho no Nazo – (SNES)
17º – Legend of Zelda – Links Awakening – (GB)
18º – Super Mario World – (SNES)
19º - Super Mario Sunshine – (GC)
20º - Smash Bros. Brawl – (Wii)
21º - Donkey Kong Country – (SNES)
22º – Ice Climber – (NES)
23º – Mother – (NES)
24º – F-ZERO – (SNES)
25º – Kirby Super Star – (SNES)
26º – Mario Kart Wii – (Wii)
27º – Mario Kart 64 – (N64)
28º – Pokemon Red/Blue/Green/Pikachu – (GB
29º – Super Mario Bros.3 – (NES
30º – Super Mario Galaxy – (Wii)
31º – Star Fox – (SNES)
32º – Magical Vacation – (GBA)
33º – Kirbys Air Ride – (GC)
34º – Golf – (NES)
35º – Joy Mech Fight – (NES)
36º – Donkey Kong Country 2 – (SNES)
37º – Super Mario 64 DS – (DS)
38º – Legend of Zelda – Twilight Princess – (Wii)
39º – Legend of Zelda – Majoras Mask – (N64)
40º – Animal Crossing: Wild World – (DS)
41º – Donkey Kong – (NES)
42º – Smash Bros. – (N64)
43º – Volley Ball – (Famicom-DiscDrive)
44º – Banjo-Tooie – (N64)
45º – Baseball – (NES)
46º – Famicom Tantei Club – (Famicom-DiscDrive)
47º – Fire Emblem: Ankoku Ryū to Hikari no Tsurugi – (NES)
48º – Metroid – (Famicom-DiscDrive)
49º - Metroid II – Return of Samus – (GB)
50º – Super Mario: Yoshis Island – (SNES)

Fonte: ANMTV

-------------------
Concordam com o rank?

Mario ter ficado na primeira colocação é bem compreensível, o mesmo para Zelda logo em seguida.


A lista é, naturalmente, excelente, embora tenha alguns poucos que eu não conheça. No entanto, fica aqui uma crítica construtiva minha: para quê diabos colocar na mesma lista inúmeros Mario ou Zelda? Não que eles não mereçam estar aí - merecem e muito: são clássicos eternos! No entanto, no meu ver, fazer esse tipo de repetição impede de se criar uma lista com títulos que, embora talvez um pouco obscuros, também são excelentes e mereciam ter entrado nela. Alguns poucos exemplos: Hagane, International Super Star Soccer, Top Gear 3000, Demon's Crest e Super Ghouls'n Ghosts.

[]'s!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo