1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Top 10 reclamações em 2011

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por JLM, 17 Abr 2012.

  1. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    é impressão minha ou o mundo tá se transformando em 1 gde ignorante sensível? em negrito oq ñ concordei. os outros ñ conheço.

    fontes:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    e
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. Anica

    Anica Usuário

    eu tenho tentado pensar que o mundo já era assim e só ficou evidente por causa da internet (onde todo mundo compartilha suas opiniões, por mais idiotas que sejam). porque né, se for realmente algo dos nossos tempos, eu não digo nem tanto nós, mas a geração seguinte está f*.

    e poutz:

    eu não li o sol é para todos, só vi o filme baseado no livro. mas se a adaptação segue a mesma linha do original, então o "racismo" que aparece no livro é justamente para construir uma mensagem contra o racismo, não? alguém que leu pode confirmar para mim, por favor?
     
  3. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    Gostaria de saber de onde vem essa 'hiper-sensibilidade' ou 'moralismo exacerbado' ou sei-lá-o-que que vem assumindo um vulto tão grande.

    Acho que as pessoas não estão tirando o tempo para realmente interpretar as coisas e ver que tipo de visão sobre aquele determinado assunto (sexualidade, racismo, nudez etc.) está sendo manifesta. O caso de Admirável Mundo Novo, por exemplo. Segundo a lista, um dos problemas é a sexualidade explícita. Huxley criou um pesadelo tecnológico futurístico em que precisamente a massificação do sexo e a valorização da promiscuidade acabam por querer suplantar o amor afeitivo e a cumplicidade amorosa entre dois seres. Se ele pinta as cenas de sexualidade como atos semi-bestiais, desprovidos de sentimentos, como se fossem o ato físico tão somente, é porque ele quis realmente chocar para mostrar uma degeneração que é propagandeada a quatro ventos nos carnavais, por exemplo.

    Particularmente acho MUITO mais agressivo a "normalidade" de colocarem mulheres semi-nuas em todos os programas de televisão em praticamente todos os horários, ou mesmo as 'festinhas' de edredon do Big Brother do que a abordagem do Huxley, mas é só a minha opinião.
     
  4. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    Essas reclamações (em geral, não só o top 10) parecem ter um quê de analfabetismo funcional, não?
    I mean, é como o Lucas disse: as pessoas estão lendo sem interpretar. Como se sexo explícito fosse sexo explícito, não uma crítica...
     
  5. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    mas vc leu a trilogia jogos vorazes, ñ? ela é todo esse monstro aí? ñ acho q ela seja + violenta q os games atuais. mas:

    anti-étnico; anti-familiar; insensibilidade; linguagem ofensiva; ocultismo/satanismo?

    li só o 1º vol. e a única coisa q cheguei perto d perceber foi xenofobia, mas é algo q faz parte da lógica do enredo do universo criado pela autora, ñ?
     
  6. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    Pois é, parece às vezes que, se no livro X tem uma frase está escrita assim:

    Racismo é uma merda!

    eles já dizem que o livro tem racismo. Poxa, mas ele tá falando que racismo é uma merda! (simplifiquei grosseiramente, mas acho que deu pra entender, né?)
     
  7. Lu Eire

    Lu Eire Usuário

    Concordo com cada linha que você escreveu.

    E a nudez em Admirável Mundo Novo, que eu me lembre, não inclui muitas descrições do físico das pessoas e sim só a menção de troca-troca e sexo casual como algo natural e sem sentimento, o que, ALIÁS, ESTÁ PRESENTE NO NOSSO COTIDIANO E NENHUM SER HUMANO NORMAL DEVERIA FICAR OFENDIDO COM APENAS A MENÇÃO DESSAS COISAS.

    Eu tenho a impressão de que sempre que falso moralismo é empregado, a humanidade dá uns pulinhos pra trás no tempo. =/
     
  8. Gigio

    Gigio Usuário

    Ah, nem me surpreendo. Imagino lá uma velhinha do Alabama escrevendo a cartinha para a Association, "we cannot stand the utter demise of the noble standards of our forefathers", blablabla. As queixas já mostram que são livros que abordam questões de sexualidade, religião e raça, quer dizer, são temas já normalmente polêmicos. Quando algum ponto de vista ganha destaque por meio do sucesso literário, é natural que haja a reação, né.

    Com certeza, Anica, o livro também passa uma mensagem muito legal. Para a maioria das pessoas. Também fiquei surpreso quando soube, mas "O Sol é para todos" é um dos livros mais "desafiados" de todos os tempos. Tem um bom comentário sobre isso lá no
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . Em resumo: alguns consideram que há preconceito no tratamento superficial dos personagens negros e no estereótipo do "negro domesticado".

    (Tem uma passagem do "Rotters' Club", do Jonathan Coe, em que uma turma de garotos ingleses têm que fazer uma apresentação sobre "Mockingbird" e um deles se pinta de preto. Vish, foi a comoção... rs)
     
  9. Anica

    Anica Usuário

    acho que no final das contas é o que o lucas e a bel falaram, sobre ler sem interpretar. eu não consigo imaginar de onde eles tiram a ideia de ter ocultismo/satanismo e coisas do tipo, mas tudo me leva a acreditar que no final das contas as pessoas leram e não souberam identificar ali uma distopia, na qual certos valores que para nossa sociedade são negativos aparecem como lugar-comum porque né, distopia. teoricamente nem precisaria explicar o que é isso para essas pessoas que reclamaram do livro, mas aparentemente precisa.
     
  10. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    Me surpreende que 1984 e V de Vingança, por exemplo, não tenham entrado por tratarem de regimes fascistas ou totalitários. Não porque estejam falando bem, mas simplesmente por terem tal coisa em seu enredo, afinal, ao que parece, falar bem ou mal não é o critério. E Laranja Mecânica e a violência. Imagina se pegam o Camilo José Cela então, putz! E o Saramago e aquela cena de Ensaio sobre a Cegueira em que as pessoas vivem entre as próprias fezes ou aquela em que as mulheres se banham chuva, nuas na sacada de um prédio.

    As possibilidades (de retrocesso) são infinitas.
     
  11. Marc_dell

    Marc_dell Usuário

    Mas será que isso não é coisa do mesmo tipo de gente que considera um absurdo ensinar evolucionismo nas escolas? Apesar de ainda ser o centro do mundo os EUA tem, na média, uma população bastante provinciana em termos de pensamento. Mesmo nas grandes cidades. Francamente, não me surpreende.
     
  12. abylos

    abylos Usuário Usuário Premium

    Só acrescento um comentario.
    Mesmo que as criticas sejam justificadas e os livros ofendam a moral/senso de justica/etc da pessoa... Não leia e pronto, ao invés de ficar mandando cartas contra os livros...
     
  13. Calib

    Calib Visitante

    Fé na humanidade lvl -9000.
     
  14. Breno C.

    Breno C. Usuário

    Sejamos sinceros, nego não quer é ter trabalho.

    Se um pai considera uma obra inapropriada para o seu filho, é dever dele e não da sociedade, manter sua cria longe dessa obra. E não acredito que esse tipo de pensamento seja "atual", o único porém é a internet, que infelizmente deu mais poder de repercussão.
     
  15. lavoura

    lavoura Usuário

    Cara, pra mim as pessoas, julgam os fatos isolados e não o contexto da história.
    Isso me lembrou uma matéria que saiu uns tempos atrás, sobre um pessoal acusando o jogo "Resident Evil 5" de racismo, porque os zumbis eram negros. Isso porque o jogo se passava na africa.
     
  16. Artanis Léralondë

    Artanis Léralondë Ano de vestibular dA

    huahuahua cada uma
    essa mania que tem de ver racismo em tudo é que ajuda na segregação da raça humana
    até a palavra RACISMO, parece que é racista, já que usam, na maioria das vezes,se referindo as pessoas negras
    mas, também pode ser usada com índios, judeus,etc.

    No TOP 10, eu achei as acusações exageradas, parecem que as pessoas são todas santas o_O
    Eu acho os filmes e as procissões de JC, bem mais fortes, ver e rever ele sendo crucificado, pra que?

    Eu estou lendo O Admirável mundo novo, e concordo com o pessoal que disse, em que as coisas descristas fazem parte de um contexto.

    Algumas pessoas julgam que se eu ler livro X eu concorde com que está escrita ou irei fazer as coisas narradas na obra, claro que não neh
    Por exemplo, eu lendo "Deus, um delírio", alguns já me julgaram, "Vc é ateia.."! Ou os olhares do tipo: "coitada, não acredita em Deus"
    Não sou ateia,e lendo um livro que narra a inexistência de Deus, não me fará mudar de ideia, é mais por curiosidade e vontade de conhecer um livro, ué.
    E,também, não é pq estou lendo "A fúria dos reis", que vou captar o meu inimigo e colocar a cabeça dele no espigão XD
     
  17. CarolAcunha

    CarolAcunha Usuário

    Imagina quantas reclamações sobre O Cemitério de Praga não devem ter havido. Não me surpreenderia se aparecesse em uma lista desse estilo... (com o que, deixemos claro, eu não concordaria, considerando, é óbvio, o contexto do livro).
     
  18. Anica

    Anica Usuário

    não só reclamações. saca o naipe do comentário no meu post sobre o cemitério de praga lá no blog do meia:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  19. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    agora q li o vol. 2 consegui pensar oq seria o lado satânico apontado: a revolta. a palavra satanás significa adversário/acusador e diabo opositor. metaforicamente 1 livro q aponte a revolta, a desobediência, a ñ submissão, como soluções transmitiria uma mensagem satânica. mas ainda penso q é uma viagem q os cristãos conservadores tão fazendo...
     
  20. Calib

    Calib Visitante

    E quando é que a Maçonaria vai instaurar a Inquisição às Avessas? :mad:
     

Compartilhar