• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Top 10 reclamações em 2011

JLM

mata o branquelo detta walker
é impressão minha ou o mundo tá se transformando em 1 gde ignorante sensível? em negrito oq ñ concordei. os outros ñ conheço.

A American Library Association divulgou a lista dos 10 livros que receberam mais reclamações durante o ano de 2011 nos Estados Unidos. A grande novidade da lista fica por conta da presença da trilogia best seller Jogos Vorazes, da escritora Suzanne Collins.Apesar do sucesso de vendas e da estreia do primeiro filme, muitos pais e educadores consideraram que os livros possuem linguagem ofensiva, cenas de violência e de ocultismo/satanismo. Além disso, a obra é acusada de ser anti-étnica, anti-familiar e insensível.

Na lista de 2010, a trilogia não apareceu nas primeiras posições, mas já acumulava reclamações de sexualidade explícita, material inapropriado para jovens e violência. Na época, Suzanne Collins afirmou que seus livros realmente não eram para qualquer um. “As pessoas estavam conscientes sobre o nível de violência nos livros. Não é algo sem razão. Eles são violentos, é uma trilogia de guerra”, disse à agência de notícias The Associeted Press.
Veja abaixo o Top 10 de reclamações em 2011.

10 – O sol é para todos, de Harper Lee
Razões: linguagem ofensiva; racismo

9 – Gossip Girl (série), de Cecily Von Ziegesar
Razões: drogas; linguagem ofensiva; sexualidade explícita
8 – What My Mother Doesn’t Know, de Sonya Sones
Razões: nudez; linguagem ofensiva; sexualidade explícita
7 – Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley
Razões: insensibilidade; nudismo; racismo; ponto de vista religioso; sexualidade explícita

6 – Alice (série), de Phyllis Reynolds Naylor
Razões: nudismo; linguagem ofensiva, ponto de vista religioso
5 – The Absolutely True Diary of a Part-Time Indian, de Sherman Alexie
Razões: linguagem ofensiva; racismo; ponto de vista religioso; sexualidade explícita; inapropriado para determinadas faixas etárias
4 – My Mom’s Having A Baby! A Kid’s Month-by-Month Guide to Pregnancy, de Dori Hillestad Butler
Razões: nudismo; educação sexual; sexualidade explícita; inapropriado para determinadas faixas etárias
3 – Jogos Vorazes (trilogia), de Suzanne Collins
Razões: anti-étnico; anti-familiar; insensibilidade; linguagem ofensiva; ocultismo/satanismo; violência

2 – The Color of Earth (série), de Kim Dong Hwa
Razões: nudismo; educação sexual; sexualidade explícita; inapropriado para determinadas faixas etárias
1 – ttyl; ttfn; l8r; g8r (série), de Lauren Myracle
Razões: linguagem ofensiva; ponto de vista religioso; sexualidade explícita; inapropriado para determinadas faixas etárias

fontes:
Pra ler e Globo
 
eu tenho tentado pensar que o mundo já era assim e só ficou evidente por causa da internet (onde todo mundo compartilha suas opiniões, por mais idiotas que sejam). porque né, se for realmente algo dos nossos tempos, eu não digo nem tanto nós, mas a geração seguinte está f*.

e poutz:

10 – O sol é para todos, de Harper Lee
Razões: linguagem ofensiva; racismo

eu não li o sol é para todos, só vi o filme baseado no livro. mas se a adaptação segue a mesma linha do original, então o "racismo" que aparece no livro é justamente para construir uma mensagem contra o racismo, não? alguém que leu pode confirmar para mim, por favor?
 
Gostaria de saber de onde vem essa 'hiper-sensibilidade' ou 'moralismo exacerbado' ou sei-lá-o-que que vem assumindo um vulto tão grande.

Acho que as pessoas não estão tirando o tempo para realmente interpretar as coisas e ver que tipo de visão sobre aquele determinado assunto (sexualidade, racismo, nudez etc.) está sendo manifesta. O caso de Admirável Mundo Novo, por exemplo. Segundo a lista, um dos problemas é a sexualidade explícita. Huxley criou um pesadelo tecnológico futurístico em que precisamente a massificação do sexo e a valorização da promiscuidade acabam por querer suplantar o amor afeitivo e a cumplicidade amorosa entre dois seres. Se ele pinta as cenas de sexualidade como atos semi-bestiais, desprovidos de sentimentos, como se fossem o ato físico tão somente, é porque ele quis realmente chocar para mostrar uma degeneração que é propagandeada a quatro ventos nos carnavais, por exemplo.

Particularmente acho MUITO mais agressivo a "normalidade" de colocarem mulheres semi-nuas em todos os programas de televisão em praticamente todos os horários, ou mesmo as 'festinhas' de edredon do Big Brother do que a abordagem do Huxley, mas é só a minha opinião.
 
Essas reclamações (em geral, não só o top 10) parecem ter um quê de analfabetismo funcional, não?
I mean, é como o Lucas disse: as pessoas estão lendo sem interpretar. Como se sexo explícito fosse sexo explícito, não uma crítica...
 
eu não li o sol é para todos, só vi o filme baseado no livro. mas se a adaptação segue a mesma linha do original, então o "racismo" que aparece no livro é justamente para construir uma mensagem contra o racismo, não? alguém que leu pode confirmar para mim, por favor?

mas vc leu a trilogia jogos vorazes, ñ? ela é todo esse monstro aí? ñ acho q ela seja + violenta q os games atuais. mas:

anti-étnico; anti-familiar; insensibilidade; linguagem ofensiva; ocultismo/satanismo?

li só o 1º vol. e a única coisa q cheguei perto d perceber foi xenofobia, mas é algo q faz parte da lógica do enredo do universo criado pela autora, ñ?
 
Essas reclamações (em geral, não só o top 10) parecem ter um quê de analfabetismo funcional, não?
I mean, é como o Lucas disse: as pessoas estão lendo sem interpretar. Como se sexo explícito fosse sexo explícito, não uma crítica...

Pois é, parece às vezes que, se no livro X tem uma frase está escrita assim:

Racismo é uma merda!

eles já dizem que o livro tem racismo. Poxa, mas ele tá falando que racismo é uma merda! (simplifiquei grosseiramente, mas acho que deu pra entender, né?)
 
Gostaria de saber de onde vem essa 'hiper-sensibilidade' ou 'moralismo exacerbado' ou sei-lá-o-que que vem assumindo um vulto tão grande.

Acho que as pessoas não estão tirando o tempo para realmente interpretar as coisas e ver que tipo de visão sobre aquele determinado assunto (sexualidade, racismo, nudez etc.) está sendo manifesta. O caso de Admirável Mundo Novo, por exemplo. Segundo a lista, um dos problemas é a sexualidade explícita. Huxley criou um pesadelo tecnológico futurístico em que precisamente a massificação do sexo e a valorização da promiscuidade acabam por querer suplantar o amor afeitivo e a cumplicidade amorosa entre dois seres. Se ele pinta as cenas de sexualidade como atos semi-bestiais, desprovidos de sentimentos, como se fossem o ato físico tão somente, é porque ele quis realmente chocar para mostrar uma degeneração que é propagandeada a quatro ventos nos carnavais, por exemplo.

Particularmente acho MUITO mais agressivo a "normalidade" de colocarem mulheres semi-nuas em todos os programas de televisão em praticamente todos os horários, ou mesmo as 'festinhas' de edredon do Big Brother do que a abordagem do Huxley, mas é só a minha opinião.

Concordo com cada linha que você escreveu.

E a nudez em Admirável Mundo Novo, que eu me lembre, não inclui muitas descrições do físico das pessoas e sim só a menção de troca-troca e sexo casual como algo natural e sem sentimento, o que, ALIÁS, ESTÁ PRESENTE NO NOSSO COTIDIANO E NENHUM SER HUMANO NORMAL DEVERIA FICAR OFENDIDO COM APENAS A MENÇÃO DESSAS COISAS.

Eu tenho a impressão de que sempre que falso moralismo é empregado, a humanidade dá uns pulinhos pra trás no tempo. =/
 
Ah, nem me surpreendo. Imagino lá uma velhinha do Alabama escrevendo a cartinha para a Association, "we cannot stand the utter demise of the noble standards of our forefathers", blablabla. As queixas já mostram que são livros que abordam questões de sexualidade, religião e raça, quer dizer, são temas já normalmente polêmicos. Quando algum ponto de vista ganha destaque por meio do sucesso literário, é natural que haja a reação, né.

eu não li o sol é para todos, só vi o filme baseado no livro. mas se a adaptação segue a mesma linha do original, então o "racismo" que aparece no livro é justamente para construir uma mensagem contra o racismo, não? alguém que leu pode confirmar para mim, por favor?

Com certeza, Anica, o livro também passa uma mensagem muito legal. Para a maioria das pessoas. Também fiquei surpreso quando soube, mas "O Sol é para todos" é um dos livros mais "desafiados" de todos os tempos. Tem um bom comentário sobre isso lá no Wikipedia. Em resumo: alguns consideram que há preconceito no tratamento superficial dos personagens negros e no estereótipo do "negro domesticado".

(Tem uma passagem do "Rotters' Club", do Jonathan Coe, em que uma turma de garotos ingleses têm que fazer uma apresentação sobre "Mockingbird" e um deles se pinta de preto. Vish, foi a comoção... rs)
 
mas vc leu a trilogia jogos vorazes, ñ? ela é todo esse monstro aí? ñ acho q ela seja + violenta q os games atuais. mas:

anti-étnico; anti-familiar; insensibilidade; linguagem ofensiva; ocultismo/satanismo?

li só o 1º vol. e a única coisa q cheguei perto d perceber foi xenofobia, mas é algo q faz parte da lógica do enredo do universo criado pela autora, ñ?

acho que no final das contas é o que o lucas e a bel falaram, sobre ler sem interpretar. eu não consigo imaginar de onde eles tiram a ideia de ter ocultismo/satanismo e coisas do tipo, mas tudo me leva a acreditar que no final das contas as pessoas leram e não souberam identificar ali uma distopia, na qual certos valores que para nossa sociedade são negativos aparecem como lugar-comum porque né, distopia. teoricamente nem precisaria explicar o que é isso para essas pessoas que reclamaram do livro, mas aparentemente precisa.
 
acho que no final das contas é o que o lucas e a bel falaram, sobre ler sem interpretar. eu não consigo imaginar de onde eles tiram a ideia de ter ocultismo/satanismo e coisas do tipo, mas tudo me leva a acreditar que no final das contas as pessoas leram e não souberam identificar ali uma distopia, na qual certos valores que para nossa sociedade são negativos aparecem como lugar-comum porque né, distopia. teoricamente nem precisaria explicar o que é isso para essas pessoas que reclamaram do livro, mas aparentemente precisa.

Me surpreende que 1984 e V de Vingança, por exemplo, não tenham entrado por tratarem de regimes fascistas ou totalitários. Não porque estejam falando bem, mas simplesmente por terem tal coisa em seu enredo, afinal, ao que parece, falar bem ou mal não é o critério. E Laranja Mecânica e a violência. Imagina se pegam o Camilo José Cela então, putz! E o Saramago e aquela cena de Ensaio sobre a Cegueira em que as pessoas vivem entre as próprias fezes ou aquela em que as mulheres se banham chuva, nuas na sacada de um prédio.

As possibilidades (de retrocesso) são infinitas.
 
Mas será que isso não é coisa do mesmo tipo de gente que considera um absurdo ensinar evolucionismo nas escolas? Apesar de ainda ser o centro do mundo os EUA tem, na média, uma população bastante provinciana em termos de pensamento. Mesmo nas grandes cidades. Francamente, não me surpreende.
 
Gostaria de saber de onde vem essa 'hiper-sensibilidade' ou 'moralismo exacerbado' ou sei-lá-o-que que vem assumindo um vulto tão grande.

Acho que as pessoas não estão tirando o tempo para realmente interpretar as coisas e ver que tipo de visão sobre aquele determinado assunto (sexualidade, racismo, nudez etc.) está sendo manifesta. O caso de Admirável Mundo Novo, por exemplo. Segundo a lista, um dos problemas é a sexualidade explícita. Huxley criou um pesadelo tecnológico futurístico em que precisamente a massificação do sexo e a valorização da promiscuidade acabam por querer suplantar o amor afeitivo e a cumplicidade amorosa entre dois seres. Se ele pinta as cenas de sexualidade como atos semi-bestiais, desprovidos de sentimentos, como se fossem o ato físico tão somente, é porque ele quis realmente chocar para mostrar uma degeneração que é propagandeada a quatro ventos nos carnavais, por exemplo.

Particularmente acho MUITO mais agressivo a "normalidade" de colocarem mulheres semi-nuas em todos os programas de televisão em praticamente todos os horários, ou mesmo as 'festinhas' de edredon do Big Brother do que a abordagem do Huxley, mas é só a minha opinião.

acho que no final das contas é o que o lucas e a bel falaram, sobre ler sem interpretar. eu não consigo imaginar de onde eles tiram a ideia de ter ocultismo/satanismo e coisas do tipo, mas tudo me leva a acreditar que no final das contas as pessoas leram e não souberam identificar ali uma distopia, na qual certos valores que para nossa sociedade são negativos aparecem como lugar-comum porque né, distopia. teoricamente nem precisaria explicar o que é isso para essas pessoas que reclamaram do livro, mas aparentemente precisa.

Só acrescento um comentario.
Mesmo que as criticas sejam justificadas e os livros ofendam a moral/senso de justica/etc da pessoa... Não leia e pronto, ao invés de ficar mandando cartas contra os livros...
 
Sejamos sinceros, nego não quer é ter trabalho.

Se um pai considera uma obra inapropriada para o seu filho, é dever dele e não da sociedade, manter sua cria longe dessa obra. E não acredito que esse tipo de pensamento seja "atual", o único porém é a internet, que infelizmente deu mais poder de repercussão.
 
Cara, pra mim as pessoas, julgam os fatos isolados e não o contexto da história.
Isso me lembrou uma matéria que saiu uns tempos atrás, sobre um pessoal acusando o jogo "Resident Evil 5" de racismo, porque os zumbis eram negros. Isso porque o jogo se passava na africa.
 
Cara, pra mim as pessoas, julgam os fatos isolados e não o contexto da história.
Isso me lembrou uma matéria que saiu uns tempos atrás, sobre um pessoal acusando o jogo "Resident Evil 5" de racismo, porque os zumbis eram negros. Isso porque o jogo se passava na africa.

huahuahua cada uma
essa mania que tem de ver racismo em tudo é que ajuda na segregação da raça humana
até a palavra RACISMO, parece que é racista, já que usam, na maioria das vezes,se referindo as pessoas negras
mas, também pode ser usada com índios, judeus,etc.

No TOP 10, eu achei as acusações exageradas, parecem que as pessoas são todas santas o_O
Eu acho os filmes e as procissões de JC, bem mais fortes, ver e rever ele sendo crucificado, pra que?

Eu estou lendo O Admirável mundo novo, e concordo com o pessoal que disse, em que as coisas descristas fazem parte de um contexto.

Algumas pessoas julgam que se eu ler livro X eu concorde com que está escrita ou irei fazer as coisas narradas na obra, claro que não neh
Por exemplo, eu lendo "Deus, um delírio", alguns já me julgaram, "Vc é ateia.."! Ou os olhares do tipo: "coitada, não acredita em Deus"
Não sou ateia,e lendo um livro que narra a inexistência de Deus, não me fará mudar de ideia, é mais por curiosidade e vontade de conhecer um livro, ué.
E,também, não é pq estou lendo "A fúria dos reis", que vou captar o meu inimigo e colocar a cabeça dele no espigão XD
 
Imagina quantas reclamações sobre O Cemitério de Praga não devem ter havido. Não me surpreenderia se aparecesse em uma lista desse estilo... (com o que, deixemos claro, eu não concordaria, considerando, é óbvio, o contexto do livro).
 
acho que no final das contas é o que o lucas e a bel falaram, sobre ler sem interpretar. eu não consigo imaginar de onde eles tiram a ideia de ter ocultismo/satanismo e coisas do tipo, mas tudo me leva a acreditar que no final das contas as pessoas leram e não souberam identificar ali uma distopia, na qual certos valores que para nossa sociedade são negativos aparecem como lugar-comum porque né, distopia. teoricamente nem precisaria explicar o que é isso para essas pessoas que reclamaram do livro, mas aparentemente precisa.

agora q li o vol. 2 consegui pensar oq seria o lado satânico apontado: a revolta. a palavra satanás significa adversário/acusador e diabo opositor. metaforicamente 1 livro q aponte a revolta, a desobediência, a ñ submissão, como soluções transmitiria uma mensagem satânica. mas ainda penso q é uma viagem q os cristãos conservadores tão fazendo...
 
E quando é que a Maçonaria vai instaurar a Inquisição às Avessas? :mad:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo