• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Top 10 Obras Literárias Difíceis

Anica

Usuário
Ontem estava dando uma olhada no http://listverse.com e vi esse top10 de obras literárias consideradas difíceis. O que eu senti é que tendeu bastante para a ideia de que dificuldade equivale ao tamanho da obra, mas enfim, acho que alguns clássicos do que é "difícil" por cobrar mais do leitor do que só passar os olhos nas palavras estão ali. De qualquer forma, fica aí a lista como curiosidade (e se quiserem sugerir mais, fiquem à vontade ;D )

Eu traduzi os títulos de acordo com os nomes publicados aqui no Brasil, mas vcs me desculpem, eu não vou traduzir os parágrafos de explicações não, é sábado à noite e eu estou com preguicinha, há. Para quem quiser dar uma olhada no original: http://listverse.com/2010/06/07/top-10-difficult-literary-works/

10. Guerra e Paz (Tolstói)
9. Quem é John Galt? (Ayn Rand)
8. Moby Dick (Herman Melville)
7. Arquipélago Gulag (Alexander Soljenítsin)
6. O Pêndulo de Foucault (Umberto Eco)
5. A Letra Escarlate (Nathaniel Hawthorne)
4. Terra Devastada (T.S. Eliot)
3. Almoço Nu (William Burroughs)
2. O Som e a Fúria (William Faulkner)
1. Finnegan's Wake (James Joyce)
 
Eu achei Guerra e Paz 'complicadinho' por causa dos nomes gigantes, hahaha XD
 
não sei o pêndulo de foucault, mas a leitura do nome da rosa é lenta por causa das frases em latim e das descrições detalhadas do eco. ele, por ex., descreve uma pintura em 4 páginas!
 
Silmarillion poderia entrar nessa lista. É um dos meus preferidos, mas a primeira leitura dele é cansativa e trabalhosa por causa do excesso de dados pra absorver...
Fora que nunca um nome vem sozinho, ele vem acompanhado de todas as formas que o personagem é chamado e de seus ancestrais... É enlouquecedor.
 
JLM disse:
não sei o pêndulo de foucault, mas a leitura do nome da rosa é lenta por causa das frases em latim e das descrições detalhadas do eco. ele, por ex., descreve uma pintura em 4 páginas!

Eu ainda não li o Pêndulo de Foucault, mas já vi resenhas que recomendavam que se fizesse uma edição com glossário, por conta das infindáveis referências culturais e científicas presentes no livro.

Também já o ouvi sendo classificado como "O Código da Vinci para pessoas inteligentes" (o que quer que isso signifique).
 
Tatarana disse:
JLM disse:
não sei o pêndulo de foucault, mas a leitura do nome da rosa é lenta por causa das frases em latim e das descrições detalhadas do eco. ele, por ex., descreve uma pintura em 4 páginas!

Eu ainda não li o Pêndulo de Foucault, mas já vi resenhas que recomendavam que se fizesse uma edição com glossário, por conta das infindáveis referências culturais e científicas presentes no livro.

Também já o ouvi sendo classificado como "O Código da Vinci para pessoas inteligentes" (o que quer que isso signifique).

Antes de ler o Pêndulo, li uma entrevista de Eco no qual ele dizia cobrar uma "tarifa" do leitor nos primeiros capítulos para que o leitor se "inserisse" na história. Bom, o começo deste livro achei realmente difícil e complicado, mas a trajetória inicial dos personagens também me deixou perdido inicialmente. Gostaria de reler o livro para achar a taxonomia que eles fazem dos "intelectuais idiotas" (Vamos dizer assim, não lembro mais o termo que ele usa).

Mas as sequências (lá pelo meio do livro) no qual começa-se a ingressar no terreno de "magia" e daquilo que se fala sobre a "magia" começa a ficar bem mais interessante. A parte passada no Brasil me surpreendeu.

É bem difícil encontrar uma obra "sóbria" sobre magia, paranormalidade e assuntos "Arquivos X"; a maioria é escrita de (ou para) os crentes e aí fica difícil de engolir certas passagens. Penso eu que o fato de ter lido "A Enciclopédia do Sobrenatural" (LPM) me ajudou MUITO. Chegar a estas sequências valem o livro do Eco e seria uma pena ficar perdido nesta parte.

Abs
 
O Pêndulo de Foucault tem o mesmo estilo de história que Código Da Vinci, porém ele exige muito de conhecimento de mundo. É necessária uma carga muito grande por parte do leitor, coisa que Dan Brown não exige (até porque não faria sentido exigir, hehehe).
 
aliás, umberto eco disse q inventou dan brown neste livro.

e o ulisses, do joyce, tb ñ entraria nesta lista ñ?
 
Guimarães Rosa é um cara complicadinho de ler também. O número de neologismos que ele utiliza dá nó no cérebro.
 
JLM disse:
não sei o pêndulo de foucault, mas a leitura do nome da rosa é lenta por causa das frases em latim e das descrições detalhadas do eco. ele, por ex., descreve uma pintura em 4 páginas!

Interessante você dizer isso, quando li o nome da rosa era bem nova (comparado com hoje que sou uma velhota :timido:) e lembro de ter adorado o livro, mesmo sem ter visto o filme... que parece ser meu carma.
 
Também não li nenhum desta lista. Apenas tentei ler "O pêndulo de Foucault". Mas não consegui. Nem tenho mais o livro. Troquei com o JLM, através do Skoob. :D
 
Liv disse:
Eu achei Guerra e Paz 'complicadinho' por causa dos nomes gigantes, hahaha XD

Ele só é muito longo e são muitos nomes, mas acho que dá para levar numa boa.

Indily disse:
Silmarillion poderia entrar nessa lista. É um dos meus preferidos, mas a primeira leitura dele é cansativa e trabalhosa por causa do excesso de dados pra absorver...
Fora que nunca um nome vem sozinho, ele vem acompanhado de todas as formas que o personagem é chamado e de seus ancestrais... É enlouquecedor.

Silmarillion tem diversos apêndices, sem contar que em todas as obras de Tolkien tem referências a essa Biblia, eu não acho dificil, pois ele não exige conhecimento externo da obra, apenas conhecer o universo da Terra-Média.

Pescaldo disse:
Guimarães Rosa é um cara complicadinho de ler também. O número de neologismos que ele utiliza dá nó no cérebro.

Mas hoje em dia muitas palavras já constam no dicionário. O complicado de ler as obras dele é como o texto flui (ainda mais quando ele escreve em primeira pessoa).


Finnegans Wake eu nem me aproximei ainda, só o número de volumes que teria de comprar para poder ler e toda a questão de tradução e o tempo que levaria desanimam e muito.

Quanto ao Pêndulo de Focault. Sim, é uma obra que requer bastante de conhecimentos gerais, ao invés de ter teorias da conspiração mastigadas e jogadas, como Dan Brown, ele instiga o leitor a buscar conhecimento e ainda acrescenta diversas coisas. Apesar disso, a bagagem do leitor não impede que ele seja cativado pela narrativa, é um thriller de suspense bem escrito, só que se você toma conhecimento de tudo que é citado, direto ou indireto, a leitura se torna mais rica.

O que o Umberto Eco falou do Dan Brown:
Eu inventei Dan Brown. Ele é um dos personagens grotescos do meu romance que levam a sério um monte de material estúpido sobre ocultismo. O Pêndulo de Foucault projeto brinca com teorias conspiratórias e teve início com uma pesquisa entre 1.500 livros de ocultismo reunidos por seu autor. Ele [Dan Brown] usou grande parte do material.” Em 'O Pêndulo de Foucault', eu havia inserido um bom número de ingredientes esotéricos, que podem ser encontrados no Código Da Vinci. Os meus personagens, ao elaborarem os seus projetos, levam em conta a importância do Graal, por exemplo. Eu quis fazer uma representação grotesca daquilo que eu via em volta de mim, de uma tendência da qual eu previa o crescimento. Era fácil fazer uma profecia como esta. Ao pesquisar para escrever 'O Pêndulo de Foucault', eu esvaziei todas as livrarias que já se especializavam nessa "gororoba cultural". Dan Brown copia livros que podiam ser encontrados trinta anos atrás nos sebos da Rue de la Huchette, em Paris. O sucesso pode ser explicado pelo fato de que os autores desses best-sellers levam tudo isso a sério, e ainda pelo fato de que as pessoas são sedentas por mistérios. Em 'O Pêndulo de Foucault', eu cito a frase de G. K. Chesterton:
 
Não li nenhum desses livros também, mas tinha interesse no Pêndulo de Foucalt e no James Joyce, mas queria ler Ulysses. O problema é que li não sei aonde que esse livro era meio que obrigatório ler em inglês mesmo, daí complicou, porque ler literatura pipoca em inglês é uma coisa, mas ler esses caras mais fodas é outra.
 
Facilmente Grande Sertão entraria aí. Acho que a coleção dO tempo e o Vento, do Eríco Veríssimo, também deve ser bem difícil de ler.
 
não é, não. só se entrar no critério de ser longo e tal - o que eu nem acho que deveria ser um critério se o livro é legal bagarai como os de o tempo e o vento. a narrativa é bem simples, e mesmo envolvendo várias personagens dá para ler sem qualquer problema.

sobre grande sertão, eu sinceramente acho que só não colocaram na lista por ser uma obra em português, portanto não conhecida de taaaanta gente lá fora. o trabalho já começa com os neologismos, aí segue aquela narrativa com marcas de oralidade que fazem qualquer um mais desatendo se perder. não é mole, não. mas é um deleite, de qualquer forma. :dente:
 
Da lista só li "O Som e a Fúria", que é mesmo difícil. A história é contada em partes, por diferentes narradores, fora do tempo cronológico, com tempos diferentes que se insurgem em itálico, fluxo de consciência...
 
Nao considero Almoco Nu particularmente dificil. Foi montado como um livro de contos, o que nao pede do leitor atencao redobrada para seguir os andamentos da trama, sendo que nem o autor fez questao que houvesse uma trama. Tampouco o vocabulario e dificil, rebuscado como, por exemplo, o do Pendulo de Foucault, livro que realmente pede um pouco mais de atencao e paciencia (mas que compensa pelo bom humor - recomendo a todos). Almoco Nu eh um poco de estranheza dos brabos, pede so do leitor que se desprenda um tanto do que julga normal (ou real, ou convencional), e talvez por isso alguns o considerem ficcao cientifica, mas eu nao acho que seja o termo correto.

Fora esses dois, ainda to juntando folego pro Moby Dick. Tenho o Quem matou John Galt?, mas tb to com preguica de ler.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo