• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Top 10 livros mais depressivos

O final de 1984 é de uma desesperança... É como diz (mais ou menos) no prefácio dessa edição nova da Companhia: Orwell pretende mostrar que se há uma natureza humana, alguma dignidade, ela pode sim ser corrompida (sob tortura). Lembra também várias cenas do Maus do Spiegelman...

Quando terminei (até ainda quando Winston estava no Quarto 101) me peguei tentando argumentar como ele poderia ter resistido, mantido a própria dignidade, as convicções, desdenhado os torturadores e saído por cima, enfim, mas é cruel... E a bala vem sempre na nuca, depois de se dobrar, quando menos se espera...
 
Verdade, Cassiel, a "Máquina do Tempo" tem potencial para entrar nessa lista. :sim: Mas a parte que me afetou mais foi logo que ele desembarca no futuro pela primeira vez. É triste ver até que ponto as coisas chegaram...

Também acho que "A Estrada" tinha que aparecer necessariamente no rol, mas ainda assim não supera "1984". Esse, pra mim, é o terror absoluto, o homem levado ao ponto da total falta de esperança em um futuro melhor. "The bell jar" em segundo é muito exagero: o relato de uma pessoa com inclinações depressivas não precisa despertar necessariamente sentimentos depressivos. Às vezes ficava com raiva da personagem... :hahano:

Lembrei também de "Não me abandone jamais", tem um clima bem pra baixo. Mas acho que histórias com um lado não-ficção têm ainda mais potencial de impacto. Nada me marcou mais do que "Quarto de despejo".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo