• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Top 10 livros mais depressivos

Diego-

Usuário
Earlier this year AbeBooks asked you to identify your most depressing reads and you came up with some desperately bleak books. There was nuclear fallout, the Holocaust, government oppression, poverty, mental illness and the savage nature of humanity itself, and that was just the tip of the iceberg.

The Road, a heart-breaking novel of unending post-apocalyptic horror including cannibalism and violence, easily topped the list and that was no surprise. Suckers for punishment will be able enjoy (endure) the movie version of McCarthy’s novel in November. “The Road was the most crushingly bleak book I've ever read,” wrote Tom from New York and many readers agreed with him.

Bizarrely, there are three Oprah Book Club picks on the list – The Road, Elie Wiesel’s Holocaust novel, Night, and Toni Morrison’s The Bluest Eye – a novel of racism, incest and cruelty. Ayn Rand’s Atlas Shrugged has undergone a massive revival over the past 12 months with many critics relating the book’s collapsing society to the world’s current economic woes – it is also one of five books on the list published in the 1950s (along with Orwell’s Nineteen Eighty-Four from 1949). Was the 1950s really such a depressing period for authors?

On the Beach by Nevil Shute is a true product of its time. Published in 1957, this end-of-the-world novel reflected the nuclear arms race of the period. One of the book’s many bleak themes is government-sponsored suicide in the face of radiation.

Sylvia Plath’s own suicide shortly after the publication of her semi-autobiographical novel, The Bell Jar, adds a depressing note of realism to the appearance of this particular book on the list.

1. The Road - Cormac McCarthy
2. The Bell Jar - Sylvia Plath
3. Jude the Obscure - Thomas Hardy
4. 1984 - George Orwell
5. Atlas Shrugged - Ayn Rand
6. The Grapes of Wrath - John Steinbeck
7. Night - Elie Wiesel
8. On the Beach - Nevil Shute
9. The Bluest Eye - Toni Morrison
10. Lord of the Flies - William Golding

Fonte: Abebooks
 
Dessa lista só li 1984, mas não achei tão depressivo assim.
 
Também não achei A Estrada do Cormac McCarthy depressivo.
Pra mim, O Estrangeiro de Albert Camus foi bem mais. =/
 
(ahhhh, demorei pra enviar a resposta e o fórum me deslogou ><)

Só de ler o título do tópico, pensei em As Vinhas da Ira. Acho que nunca li nada tão deprimente na vida. E não é apenas depressivo, é revoltante. Tem uma hora em que o Steinbeck descreve que os proprietários queimavam os alimentos excedentes, jogavam em rios, etc. Desperdiçavam tudo porque não iam conseguir lucrar mesmo, então era melhor jogar fora. Enquanto milhões de outras pessoas morriam de fome. Em vez de deixar os alimentos que não seriam vendidos lá, caídos no chão, era melhor jogar querosene e deixar estragar. Falando assim não parece muito, mas a família que protagoniza o livro vive numa situação de miséria tão absurda, e ele descreve tão bem as piores consequências da crise, que não tem como não ficar com raiva.
E pqp, os personagens principais sofrem DEMAIS. Você fica deprimido durante toda a leitura.
 
concordo totalmente com a estrada em primeiro lugar. pqp, que livro triste +_+

Triste é, Anica, mas não achei depressivo porque enxerguei no final um pouco de esperança de que algo bom ia acontecer
que aquela familia que o garoto encontrou ia cuidar dele, e que havia aprendido bastante com o pai.

Já em O Estrangeiro, não havia nada de bom, em ninguém, em parte alguma. =/
 
Clara, no caso do Estrangeiro não é depressão, é só uma ausência de humanidade, por assim dizer, enquanto que no livro do McCarthy...
...por mais que a família vá cuidar da criança quem garante quanto tempo mais eles vão conseguir sobreviver naquele mundo.
 
As Vinhas da Ira é, como a Penny bem disse, tão depressivo quanto revoltante, os Joad só se dão mal, é tragédia atrás de tragédia, calamidade atrás de calamidade.

1984 é deprimente porque você lê, fica fazendo um milhão de paralelos com nossa própria realidade e vê que a quantidade de similaridades vai aumentando a cada ano e a cada página. O desfecho do livro também é de assegurar o lugar do livro na lista.

Sobre A Revolta de Atlas (Atlas Shrugged), bem, não sei se chega a ser tão deprimente/depressivo assim, estou empacado no terceiro e último volume e não consigo ver a melancolia de megaempresários que deixaram de ganhar bilhões para ganhar 'somente' milhões como algo tão deprimente quanto a situação do Winston Smith ou dos Joad.

Só para constar, mesmo que seja um tanto off-topic: nesse livro eles xingam o Robin Hood, porque ele rouba dos ricos para dar aos pobres, é dito que ele é o pior herói que podia ter existido, motivo pelo qual um dos personagens rouba dos 'saqueadores' para dar aos ricos.

Ah sim, vejo O Estrangeiro como deprimente por conta da forma como o Meursault acabou no livro. Aquela coisa de ser insensível e tudo o mais acabou sendo bastante 'modificada' até o ponto em que ele foi a julgamente e tudo o mais. Acho que dá para discutirmos isso lá no tópico, tá rolando um papo bem legal por lá.
 
pow é só eu que não acho o estrangeiro absurdo ou deprê demais....todo mundo fala que o livro é literatura de absurdo, mas não vejo nada de mais...

Acho que eu é que sou estanho... me animei demais pra ler as vinhas da ira depois da descrição de voces,:hahano:...
 
Álvaro de Campos deixa todos esses aí no chinelo (vide Tabacaria).

O Bernardo Soares igualmente. Livro do Desassossego é pra deixar qualquer um desassossegado e deprimido!

E o Barão de Teive, então, que é um Bernardo Soares suicida?
 
Como pudemos não falar de Kafka? Putz....

Álvares de Azevedo também tem seu quinhão de melancolia e depressão. Lira dos Vinte Anos é muito bom!
 
gente, chegar ao ponto que pessoas precisam se alimentar de pessoas. como assim não é depressivo? vcs estão perdendo o foco aqui. a lista, com 1984 também, claramente quer mostrar o quão triste o destino da humanidade pode vir a ser. e não ter com que se alimentar, não tem calor do sol, não ter esperanças, isso para mim é depressivo, sim.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo