1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Tool - Prog Metal?!

Tópico em 'Música' iniciado por Urd Sama, 30 Mai 2002.

  1. Urd Sama

    Urd Sama I can't contain myself anymore

    Retirado do site "Whiplash"

    "Tool é uma banda californiana que começou seus ensaios em 1991 e lançou seu primeiro trabalho, o EP "Opiate", em 1992. Sua formação inicial era Maynard James Keenan (vocais), Adam Jones (guitarra), Paul D'Amour (baixo) e Danny Carey (bateria). Em 1993, a banda lançou seu primeiro álbum, "Undertow", cujas principais faixas são "Prision Sex" e "Sober". Estas duas músicas mostram o trabalho do guitarrista Adam Jones como produtor de clipes, que se tornaram uma forte marca.

    As músicas mantinham o peso característico do metal, reforçado pelo ótimo baterista Danny Carey, que no lançamento do segundo álbum, "Ænima" (1996) incluiu pads eletronicos ao seu kit. A formação da banda também mudou, com a saída do baixista Paul D'Amour e a entrada de Justin Chancellor. As principais faixas deste trabalho são "Stinkfist", "Eulogy", "Forty Six & 2" e "Ænema" - ganhadora do grammy em 1997 por "best metal performance".

    Durante bastante tempo o quarteto se dedicou apenas aos shows, e em 2000 foi lançado um trabalho diferente, "Salival" - uma box que contém um cd com versões ao vivo, covers ("No Quarter" do Led Zeppelin), e músicas bastante experimentais, como "L.A.M.C." e "Merkaba".

    Em 2001, cinco anos após o lançamento de seu segundo álbum, Tool lança "Lateralus", um marco do metal progressivo. A primeira faixa de trabalho foi "Schism", mas todas as músicas mantém o mesmo nível e qualidade, apesar da longa duração ("The Grudge" - 8 min; "The Patient" - 7 min; "Schism" - 6 min; "Parabol/Parabola" - 9 min; "Ticks & Leeches" - 8 min; "Lateralus" - 9 min; "Disposition" - 4 min; "Reflection" - 11 min; "Triad" - 6 min; "Faaip de Oiad" - 3 min).

    "Lateralus" apareceu em todas as listas de melhor album de 2001. Foi eleito pelos críticos da revista inglesa Kerrang! como o melhor álbum de 2001, e figura em lista de clássicos, recebendo comentários como "how on earth do they follow this one up?". Recentemente a banda ganhou seu segundo grammy, também de "best metal performance", pela música "Schism".

    Em 2002 ano foi lançado o primeiro tributo ao Tool, no qual bandas de estilo gótico/industrial regravaram as principais músicas da banda."

    Por Bruno Fiuza

    Agora eu pergunto p/ vcs q adoram rotular as coisas:

    ONDE RAIOS TOOL É BANDA DE METAL PROGRESSIVO???? METAL PROGRESSIVO É DREAM THEATER, DREAM THEATER!!!! SERÁ Q ESTOU FICANDO LOUCA?????

    Concordo q Lateralus é uma obra de arte, é marvilhoso!!!! E achu q parecido com o Dream theater é só o tamanho das músicas, fora issu... vai ver é issu q diferencia das outras, se for... prova-se realmente essa rotulação q vcs tanto gostam é a maior furada do mundo...

    Alias, eu sempre achei issu...

    Ou vc tb acham q tool é prog metal????

    *Urd, q já escutou o Lateralus 5 vezes p/ achar o progressivo e o metal no album...*
     
  2. V

    V Saloon Keeper

    Urd, vc já devia saber que não se deve procurar coerência na avaliação da mídia.

    Por isso que eu nunca gostei dessas sub-classificações do metal... fica tudo muito confuso...
     
  3. KK

    KK Banned

    Po...eu nunca escutei esse Tool ai, mas eu vi essa noticia ai no Whiplash.
    Mas sei lah, como o V falou, eu desisti de querer entender a midia. Os caras chamam Blink 182 de punk!!! Eu ja naum gosto muito de Punk, dai eles pegam e chamam uma banda Pop de punk?

    Outra coisa eh o New Metal, q pra mim de Metal tem muito pouco, desculpa ai fãs de Korn e derivados (sem referencias Urd, hehehe :D)
     
  4. Urd Sama

    Urd Sama I can't contain myself anymore

    naum, eu naum me ofendi com vc Aragorn, pq eu tb concordo q o Nu "Metal" de metal naum tem muitta coisa mesmo, alias, a maioria das bandas q é considera assim odeia esse rótulo...

    Mas dizerem q Tool é Prog Meta é forçar a amizade... embora eles lembrem um pouco algo progressivo, naum tem nada de metal...
     
  5. Hugo

    Hugo Hail to the Thief

    Ai meu deus...se vc fosse homem eu ia te chamar de viado por causa dessa frescuragem.
     
  6. KK

    KK Banned

    Q bom q tu pensa assim Urd!!! :D
    Agora quanto ao Tool eu naum posso falar nda pq nunca ouvi, vou perguntar pro guitarrista da minha banda, ele tem de tudo na casa dele!
     
  7. Faram¡r

    Faram¡r Dr. Benway

    Nunca escutei Tool ...
    Vou pegar umas músicas e fazer minha própria avaliação ... Não podemos nos fiar nos críticos da Mídia. Eu preferia ser surdo a escutar uma opinião deles e seguir (eu odeio a forma pretenciosa de como eles desmoralizam bandas ótimas)
     
  8. Warlock_vb

    Warlock_vb Usuário

    Por favor caros amigos, não rotulem TOOL..

    Por favor caros amigos, não rotulem TOOL..
    Vocês não estão aptos a isso =P

    Acredito até que seria difícil chamar Dream Theather de Progressivo ja que todos eles são formados como JAZZistas.
    E para os que não conhecem a grande ligação entre as duas bandas, a musica "HOME" do "Scenes From A Memory" possui o mesmo tom, cadencia que "46 & 2" (Forty Six & Two) do TOOL.
    O Dream copiou descaradamente a musica do TOOL como diria uns amigos meus que tem uma banda Cover de DreamTheater a 3 anos =P


    So.. deixem de ser tão tapados e parem de por seus CDs em gavetas com etiquetas de "estilo"
     
  9. ?

    ? Banned

    Humildade mandou lembrança
     
  10. Re: Por favor caros amigos, não rotulem TOOL..

    E digo mais, deixem de ser tapados e ouvirem Tool. Tool é ruim igual tomar um chute nas bolas. Vamos ouvir Manowar e Grave Digger mesmo!!
     
  11. Schizoid

    Schizoid PURGAdor

    Tool não é metal mas é progressivo.
    Bah, deixa disso guri, Tool é tão bom quanto Manowar e Grave Digger. Se não for melhor!
     
  12. Tool num desce pra mim... acho chato, mas chato pra ••••••• mesmo... :|
     
  13. Schizoid

    Schizoid PURGAdor

    Eu gosto muito dos clipes deles.
    Bem, é verdade, algumas músicas são monótonas e sem sal.
     
  14. Eu nem ligo pra clipe cara. Se ligasse, deixaria de curtir 90% do que eu gosto.
     
  15. yávië

    yávië Usuário

    Se eu fosse politeísta diria que o Maymay é um deus da música... lindo, lindo, amo, amo...
    Eu ia postar no tópico do APC,ateh pq foi lá que conhece esse homem... mas como agora meio q tá parado, vim aqui demonstrar meu louvor a esse ser... Estou bem curiosa quanto aos projetos novos paralelos dele.. apesar de adorar o APC..

    E rótulos só servem para diminuir a essência das coisas... é a mania taxonômica do homem de colocar tdo num saco e dizer que entendeu o que acontece, pq tá nosaco certo.. tsc..
     

Compartilhar