• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tom Bombardil e Magos Azuis

H

Hugo Luis Gomes de Souza

Visitante
Galera!!!! Quando eu estava no final de O Silmarillion que falava sobre os magos azuis, ai eu lembrei do Tom Bombardil, vocês acham que esses dois tem alguma relação? Tipo eles falaram "Cansei disso, vou virar um ser qualquer e vou criar um nome generico para mim- Dai um virou a Fruta d'Ouro e outro virou o Tom"
Ou pelo menos eles se conheceram um dia?? Que que vocês acham?????
Dizem que Tom pode ser um Maia que ficou na Media-Terra quando os Ainur ainda habitavam lá, mas ninguem pensou nisso (eu acho:P).
Isso é bom para nós imaginarmos.
Obrigado.
 
^^^^
Bem, sobre a origem dos magos penso ser importante levar em conta a leitura do livro Contos Inacabados. Nele há informações sobre os Istari e de sua missão:

http://tolkiengateway.net/wiki/Wizards

http://tolkiengateway.net/wiki/Blue_Wizards

http://tolkiengateway.net/wiki/Tom_Bombadil

Sobre Tom Bombadil o que se sabe é que Tolkien inseriu personagens também com objetivo de aumentar o mistério e a imaginação dos leitores não assinalando ou designando qualquer pista direta de sua natureza. Fruta D'Ouro, por exemplo, também seguia o mesmo raciocínio de Tom. Ambos personagens são citados em outros trabalhos do autor que não envolvem o universo de Ëa(Contos do Reino Perigoso) em um contexto externo e independente à Terra-Média e sua inclusão denota também uma espécie de brincadeira ou liberdade criativa de outro tempo e universo em que o autor estava pesquisando e construindo seres mágicos visando enriquecer seu mundo (O Hobbit parece ter resquícios desses processos igual SdA).

Então a resposta para a pergunta se existe relação entre os dois grupos de seres a minha resposta seria "não". Ambos possuem origem e destino divergentes e são indivíduos muito separados tanto no contexto dos livros quanto na concepção. Que no caso de Tom é extremamente notável o fato de ele não se interessar pelo que está do lado de fora das suas fronteiras. Por ele ser muito velho e fechado o mundo foi se acercando de suas terras enquanto ele observava de dentro a chegada do trabalho dos Poderes nos seus arredores. Os magos, entre eles os azuis, seriam representantes dos Valar (Poderes) e seu interesse é exatamente oposto ao de Bombadil, voltados para longe e para fora na direção do mundo e do governo dele (foram para lugares tão distantes que sumiram).
 
Última edição:
Os magos azuis vieram com Gandalf, Radagast e Saruman, não é isso? Isso era cerca de 1000 da Terceira Era. Mas fica claro pelo que Elrond fala no Conselho que Bombadil é muuuuito antigo até mesmo para Elrond. Mas Elrond nasceu na primeira Era e os magos azuis vieram só na Terceira era, como já disse. Gandalf diz que "ele é seu próprio Senhor", o que é difícil para um maia enviado em uma missão, sob autoridade de alguém, portanto.
Além disso, Bombadil é tão poderoso que Glorfindel diz que se tudo sucumbir à Sauron, ele acha que Bombadil também sucumbiria. Se Bombadil fosse um dos magos azuis, essa resistência nem deveria ter sido calculada.
 
Sim, os cinco magos enviados pelos Valar estavam sob a mesma missão. Sobre o Tom o site lotr há a referência de que Bombadil esteve presente na época da escuridão sob as estrelas quando não havia medo e antes da chegada do Dark Lord (primeira Era).

http://lotr.wikia.com/wiki/Tom_Bombadil

First Age

Tom Bombadil was in the world when the Elves passed westward before the seas were bent. He knew the dark under the stars when it was fearless – before the Dark Lord came from Outside. The poem Once Upon A Time is apparently set during this period. Tom and Goldberry are in a field, and Tom is resting his feet in the dew. He stays there as the days go by, when the lintips come to visit.

Diga-se de passagem, o personagem apresenta também elementos que o deixam alienígena ou estranho ao universo do anel e sua origem, objetivo e inspiração.
 
Uma opinião muito minha, que claro muitos irão discordar. Não gosto de tom Bombadil. Leio o livro e imagino momentos alegres (condado), tensos, misteriosos (nazgul), reinos gloriosos, e tals. Mas a frase acima do Neoghoster Akira traduz exatamente meu sentimento. O tal do Tom parece alienígena ao universo do Anel. Parece que parei de ler SDA e comecei a ler um livrinho da Disney. Não gosto, quebra muito o ritmo do livro. Nem no "O Hobbit" ele se encaixaria.
 
Tolkien deve ter se divertido bastante ao criar um personagem que é também uma situação intencionalmente delicada.


Eu ainda não tive oportunidade de ler algum texto mais aprofundado sobre as ocorrências dos elementos que favoreçam a polarização das opiniões sobre o Tom Bombadil. Mas considero que este seja por si só (desconsiderando as origens da natureza do personagem) um tema interessante e tenha a ver com fato de que certos assuntos Tolkien escolhe abordar de maneira mais formal enquanto outros recebam um tratamento livre, descompromissado e inexplorado.


Durante a leitura o que constato é que durante o processo de construção do círculo dos Poderes exista uma variedade de seres que ora sirvam a favor da organização (Valar), ora se apresentem com tendência de anti-organização (Melkor, Sauron) e seres que se enquadrem (?) como não aliados (não alinhados) e que se posicionem como representantes de um tipo de força que poderia encarnar tendências “não governantes” como a loucura, anarquia ou imaginação (Que em outros panteões teriam representantes próprios dos Poderes mas que tendem a não ter classificação pela natureza das forças que representam).


Que seria uma condição para existirem seres como Varda e Manwë, com domínios oficiais bem delimitados e com processos de trabalho bem descritos (estrelas e ventos) enquanto seres com domínios antigos e complexos (seres do fundo de Moria que “trazem terror à mente”) ou menos distintos (Bombadil, Fruta D’Ouro), etc... não recebam maiores explicações.


Talvez porque a abertura de espaço ou oportunidade dentro dos livros (SdA, OH) tenha a ver com a busca por construir personagens que não seriam plenamente intelectualizáveis (pela mente lógica) devido a natureza da força ou objetivo que encarnam, habitando ou escolhendo por residência um mundo o qual só possa ser experimentado se as regras locais forem obedecidas (que no caso do Tom se demonstraria na necessidade se ser uma entidade muito territorial e extremamente sistemática, de um tipo de sistema que permite acesso apenas se houver interferência parcial da inteligência de forasteiros). Nesse caso o assunto do Tom estimula o que na aparência seria a escolha mais justa a partir da oferta de um pacote completo, “leave it or take it, my way or the highway”, mas que no fundo estimule que se perca conteúdo a cada vez que se faça uma escolha.

Ou seja, a presença aberrante dele no mundo é uma espécie de marco ou lembrete de que os círculos do mundo também são eles mesmos co-existentes com o contraditório. Na obra se especula a possibilidade de Eru poder estar dentro e fora do mundo ao mesmo tempo e os homens eram eles mesmos estranhos pertencendo por um tempo no mundo e depois saindo dele.


Na qualidade de encarnação de uma vontade específica não compreensível Bombadil divide com os seres de Moria o mesmo mistério e o mesmo poder evocador irracional ou psicológico (no bom sentido, da irracionalidade como um dos requisitos da natureza para o que seria a vida equilibrada de Ëa).


No que se a pessoa mirasse Tom nos olhos estaria vivendo sonho e realidade ao mesmo tempo. O que não significa que o autor tenha tido sucesso pleno ao desenvolver a idéia de inserir seres como o Bombadil. De fato é provável o não desenvolvimento possa favorecer a percepção do leitor de que algo esteja “descendo quadrado” ou de forma desarmônica, ainda que Tolkien pense que colocar seres de fora seja também uma ferramenta legítima e muito divertida.


Um problema parece ocorrer quando não há acabamento mais refinado do escritor porém é importante considerar ainda que eu mesmo gostaria de saber como os fãs de cada facção buscariam tratar o caso desses personagens especiais e paradoxais nas obras do tipo.
 
Bom... quanto aos magos azuis realmente Tolkien não teve muito espaço (e acredito que tempo também) para seus personagens lembrando que assim como eles Radagast tem poucas referências se comparado a Saruman e Gandalf.

Se no futuro Tolkien pretendia explicar um pouco mais sobre os outros magos ou apenas deixar nos na "escuridão" com um mistério que nunca vamos descobrir ele conseguiu... Porém deu uma noção básica de que ambos os magos viajaram em direção ao sul (para algum lugar não específico embora deve lembrar que os maiores aliados de Sauron se encontravam na direção Leste e Sul), e de la não mais voltaram.

Tom Bombadil é uma "compilação diferente" de personagem na terra média, assim como Fangorn (Barbarvore) e os Entes ele não possuia um lado (bem ou mal) e não se envolveu em nada além do que prezava.

Ele preferia a vida calma e os tempos antigos quando não havia tanta gente na terra media e sua vida tinha mais paz do que nas últimas eras.

Certamente que ele não era um Maiar embora diga-se de passagem que o Anel jamais teria efeito sobre ele... ele o usaria sem ser corrompido e de nada lhe seria útil.


Isso o torno duvidoso e um pouco tosco (já q era alguém tão resistente assim, poderia ele mesmo ter levado o Anel e ajudado contra Sauron não fosse seu não envolvimento com essas coisas), um personagem então com seus dilemas e que possue uma interação desnecessário na história da terra média (pelo menos para mim é um personagem que não causa ou tenha um papel chave na comitiva do anel e seu destino)...
 
Saudações!
Tom Bombadil, para mim, é O cara. Uma das principais razões que tenho para afirmar isso é que ele, apesar de vocês dizerem ser tão irrelevante, personagem da Disney, alienígena ao universo da Terra Média, Tolkien torna a falar sobre ele ao final da trilogia dO Senhor dos Anéis, quando Gandalf antes de retornar a Aman precisa visitar Tom, lembrado naquela passagem como "criador de limo". Tudo nele envolve tanto mistério e especulação que abrir um tópico de discussão sobre Tom Bombadil beira ao irritante para quem há muito perambula pelo Fórum Valinor. O tema "Tom Bombadil" faz parte da GLIND, grande lista negra de discussão, porque não tem fim, não se chega a uma conclusão final e indiscutível sobre o personagem.

Mas vamos lá! Sempre que volto ao Fórum procuro o último tópico aberto sobre o Velho e Bom Tom Bombadillo para comentar!

Há um texto que circula na internet em que o autor, Gene Hargrove, expõe de forma bastante coerente que Tom seria o Vala Aulë e Fruta Douro a Vala Yavanna. Apesar de muito consistentes os argumentos, para mim não são a mesma pessoa. O motivo é simples: Tom estava em Arda antes de Melkor, que foi o primeiro dos Ainur a ingressar em Arda! Muitos outros argumentos são utilizados ainda por Steuard Jensen que sufocam o ensaio de Hargrove. Tom não é Aulë. Fruta D'Ouro não é Yavanna.

No mais Tom Bombadil é um cara legal. Iarwain Ben Adar: oldest and fatherless: dizer isso não significa apenas que ele é antigo! Tem todo um significado especial, o problema é que Tolkien deixou tudo no ar. Por isso tanta discussão, sem fim!
 
Onde isso é dito mesmo? Já ouvi tanto isso que virou senso comum, mas não me lembro de onde isso está escrito nas obras...

Cara, você tem razão de perguntar isso! Tenho impressão que isso não aparece nas obras de forma explícita! Porém da forma como a história é contada, pode-se afirmar, mas não com certeza absoluta, de que Melkor entrou primeiro em Ëa dada a sua particular obsessão em encontrar a chama imperecível e o seu desejo de governar Arda. Logo, sendo o mais poderoso dos Ainur, e com toda essa gana, (e já vi textos na internet que concordam comigo) assumi que ele seria o primeiro a pisar em Arda. Mas isso não é dito não, apenas que os Ainur desceram, e entre eles estava Melkor, que logo tratou de sacanear Ulmo, evaporando e congelando a água.

Mas isso não atrapalha a argumentação de que Tom estava lá antes de Melkor e, consequentemente, antes dos Ainur.

Inclusive, neste link: http://www.sauronsblog.com/?p=16 um cara incorpora Sauron e conta que Melkor entrou primeiro, que nem olhou para trás para se despedir de Eru. E pior: chegaram lá primeiro mas já tinha alguém lá e que não parava de cantarolar! WTF!!! Who the hell is Iarwain Ben-Adar??? kkkkkkk
 
Essa questão do Tom Bombadil nunca terá fim!!!! O Tom Bombadil não pode ser um dos magos azuis por vários motivos. Um motivo bem visível é o fato de ele não ser afetado pelo Um, quando até mesmo Gandalf e Saruman, que são os mais fortes magos eram (afetados). Se não me engano, Tom representava as florestas da inglaterra que estavam desaparecendo na época do Tolkien e ele parece representar o poder da própria terra e como tal ele é visivelmente inocente a ponto de parecer louco. O Tolkien na verdade gostava de colocar mistérios nas suas obras, podemos enumerar muitos deles, por exemplo: quem e o que era a Fruta d'Ouro, o que houve com os magos azuis, o que houve com as entesposas, o que eram as criaturas tumulares, o que era o monstro que atacou a comitiva proximo aos portões de Moria, também tem os tais seres que corroíam o mundo dos quais Gandalf falou... Todos esses mistérios contribuem para a narrativa ser mais interessante, se fosse tudo explicado seria um tanto quanto sem graça! Esses mistérios são a "cereja do bolo" do trabalho de Tolkien, sem eles a historia ficaria mais artificial, como algo feito só pra mostrar um mundinho perfeito que ele criou...Mas é melhor eu parar por aqui senão vou acabar escrevendo um livro...e um livro muito chato rsrsrsrsrs
 
Última edição:
(...) Melkor, que foi o primeiro dos Ainur a ingressar em Arda!

Onde isso é dito mesmo? Já ouvi tanto isso que virou senso comum, mas não me lembro de onde isso está escrito nas obras...

Cara, você tem razão de perguntar isso! Tenho impressão que isso não aparece nas obras de forma explícita!

Achei nos Mitos Transformados II (Morgoth's Ring):

The Story, it seems, should follow such a line as this. The entry of the Valar into Ea at the beginning of Time. The choosing of the Kingdom of Arda as their chief abiding place (? by the highest and noblest of the Ainur,(5) to whom Iluvatar had intended to commit the care of the Eruhini). Manwe and his companions elude Melkor and begin the ordering of Arda, but Melkor seeks for them and at last finds Arda,(6) and contests the kingship with Manwe.
This period will, roughly, correspond to supposed primevalepochs before Earth became habitable. (...)

6. This is of course altogether different from the form of the legend in the Ainulindale' (p. 14, $23): 'But Melkor, too, was there from the first, and he meddled in all that was done'; while in the text C* (p. 40) Melkor entered Arda before the other Ainur.
O trecho do texto C* em questão é

So began their great labours [rejected immediately: in the beginning of Time and in the immeasurable ages forgotten] in wastes unmeasured and unexplored, and in ages uncounted and forgotten, until in the Deeps of Time and in the midst of the vast halls of the World there came to be that hour and that place
where was made the habitation of the Children of Iluvatar. And many of the Valar repaired thither from the uttermost parts of heaven. But the first of these was Melkor. And Melkor took the Earth, while it was yet young and full of fire, to be his own kingdom.

And they went thither, Manwe and Ulmo and Aule, and others of whom thou shalt yet hear, AElfwine, and behold! Melkor was before them; but he had little company, save a few
of those lesser spirits that had attuned their music to his; and he walked alone"and the Earth was in flames. The coming of the Valar was not indeed welcome to Melkor, for he desired not
friends but servants, and he said: This is my kingdom, which I have named unto myself.' But the Valar answered that this he could not lawfully do, for in making and governance they had all their part. And there was strife between the Valar and Melkor; and for a time Melkor departed and withdrew beyond the arrows of the Sun, and brooded on his desire.
Sobre o texto, é dito que

The fundamental difference between C* and C lies in this, that in C* the Sun is already present from the beginning of Arda (...)

Ainulindale C* was thus an experiment, conceived and composed, as it appears, before the writing of The Return of the King, and certainly before The Lord of the Rings was finished. It was set aside;
O texto do Myths II, ainda que pós-SdA, também deve ser encarado como algo experimental...

I have shown, as I believe, that when my father first began to revise and rewrite the existing narratives of the Elder Days, before The Lord of the Rings was completed, he wrote a version of the Ainulindale that introduced a radical transformation of the astronomical myth, but that for that time he stayed his hand.

But now, as will be seen in many of the essays and notes that follow, he had come to believe that such a vast upheaval was a necessity, that the cosmos of the old myth was no longer valid; and at the same time he was impelled to try to construct a more secure 'theoretical' or 'systematic' basis for elements in the legendarium that were not to be dislodged. With their questionings, their certainties giving way to doubt, their contradictory resolutions, these writings are to be read with a sense of intellectual and imaginative stress in the face of such a dismantling and reconstitution, believed to be an inescapable necessity, but never to be achieved.​

Em resumo, há uma versão que Melkor chega antes de todos os ainur, outro versão que chega um tanto quanto depois, e outro versão que chega mais ou menos junto aos demais. Esta última versão é a que temos em O Silmarillion:

(...) mas Melkor também estava ali desde o início e interferia em tudo o que era feito (...)​

Melkor chegando separado dos demais (antes ou depois) provém de textos ligados à cosmologia modernizada que Tolkien esboçou (heliocentrismo, terra redonda, etc.), e portanto textos experimentais e pouco "canônicos". Já o texto que "Melkor, too, was there from the first" parece ser o mais "canônico", e é justamente o texto que estamos habituados em O Silmarillion. Se não houver outros textos a respeito, essa parece ser a versão mais amadurecida sobre a questão.
Mas ainda parece difícil interpretar a fala de Tom Bombadil, afirmando que já existia "before the Dark Lord came from Outside". Christopher aponta, em The Return of the Shadow:

Tom Bombadil was 'there' during the Ages of the Stars, before Morgoth came back to Middle-earth after the destruction of the Trees; is it to this event that he referred in his words (retained in FR) 'He knew the dark under the stars when it was fearless - before the Dark Lord came from Outside'? It must be said that it seems unlikely that Bombadil would refer to Valinor across the Great Sea as 'Outside', especially since this was long ages 'before the seas were bent', when Numenor was drowned; it would seem much more natural to interpret the word as meaning 'the Outer Dark', 'the Void' beyond the Walls of the World. But in the mythology as it was when my father began The Lord of the Rings, Melkor entered 'the World' with the other Valar, and never left it until his final defeat. It was only with his return to The Silmarillion after The Lord of the Rings was completed that there entered the account found in the published work (pp. 35 - 7) of the First War, in which Melkor was defeated by Tulkas and driven into the Outer Dark, from which he returned in secret while the Valar were resting from their labours on the Isle of Almaren, and overthrew the Lamps, ending the Spring of Arda. It seems then that either Bombadil must in fact refer to Morgoth's return from Valinor to Middle-earth, in company with Ungoliant and bearing the Silmarils, or else that my father had already at this date developed a new conception of the earliest history of Melkor.
A impressão que eu tenho disso tudo é que Tolkien, no decorrer dos anos, mudou constantemente as entradas e saídas de Melkor de Arda, de forma que na época de O Senhor dos Anéis provavelmente não tinha uma imagem muito sólida sobre a questão. Melkor vir de Fora seria assim apenas um episódio do passado remoto que Tolkien ainda estabeleceria com maiores detalhes, e servia para mostrar a antiguidade de Tom Bombadil, mas não deve significar muito mais do que isso... A fala não nos permite afirmar, por exemplo, que Tom Bombadil estava aqui antes do que a totalidade dos ainur.

Pode-se interpretar, por exemplo, que Bombadil pudesse estar se referindo ao fim da Era das Lâmpadas, quando Melkor veio de fora de Arda (onde estava após ter sido expulso por Tulkas) e atacou Almaren. Anda que tais episódios não tivessem sido concebidos na época de O Senhor dos Anéis, parece coerente afirmar que o episódio da vinda de Melkor "de Fora", qualquer que seja ele, não estava solidificado, então só restaria mesmo uma interpretação em retrospecto...
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo