• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tom Bombadil

Celebrimdor

Usuário
Alguém pode me explicar sobre o Tom Bombadil?? o que ele é??? Como pode ele ter vivido tanto???Qual é sua importância?? e etc
 
Bem, de todas as obras de Tolkien, eu apenas li O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Não me lembro de todas as informações que li sobre Tom Bombadil, mas ele era um homem que vivia na Floresta Velha, acompanhado de sua esposa Fruta d Ouro. É um velho alegre, que gosta de cantar e não tem interesse pelo Um Anel. Pois quando Frodo o visitou, Tom Bombadil colocou o anel no dedo e não desapareceu: o que aconteceu, creio eu, porque Tom não tinha interesse nenhum sobre o Anel.
Bombadil parece ter, também, um certo poder contra as forças do mal. Quando Frodo estava na Colina dos Túmulos, juntamente com Sam Gamgi, Merry Brandebuque e Pippin Tûk, foi atacado por uma Criatura Tumular. Ele cantou uma música que Tom o ensinara e Bombadil veio ajudá-los.

Espero que essas informações tenham sido corretas e suficientes. Se alguém quiser me corrigir ou acrescentar algo, sinta-se livre.
 
complementando: Bombadil usou o que chamamos de "canção de poder", algum tipo de ORDEM ou PALAVRA DE FORÇA.
Ex.: Quando Eru criou o Universo ele disse "Eä!" Eä é uma palavra de poder. No caso de Tom ele cantava melodias colocavam qualquer um sob seu controle.

Isso aí em cima é mais a minha opinião, ok? É possível que alguma coisa não seja verdade.

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
Hehehe... Nada como o próprio Bombadil pra responder essa...
Mas acho q ele não poderia ser o rei-bruxo disfarçado... Pq ele teve a chance de pegar o anel...

Ventre grande é sinal de espírito oco; quando a gordura é muita, o senso é pouco
 
O Tom Bombadil era um boneco do Chris....

No! I ll never turn to the Dark Side!
I m a Jedi, like my father before me!
 
Eu acho q o Velho Tom era simplesmente um enigma...talvez um Maia, ou um outro ser inexplicável e antigo como Ungoliant .
Existem outras criaturas enigmáticas, como aquelas que Gandalf diz ter encontrado no fundo do abismo de Moria, que segundo eles eram poderosas(mas nem tanto) estranhas e mais antigas que Sauron.
teria ele chegado ao inferno????
eu ein...
 
quote:
Ah, Tom era um Ainur com certeza!!!
Que tipo não importa...ele era o Morgoth " reabilitado".


Era nada! O Deriel escreveu na lista de discussões da Valinor, sobre o Tom Bombadil, e ficou bem legal o que escreveu. Pena que não tenho o e-mail dele aki, mas ele disse algo como:
"Porque Tom Bombadil não pode ser Tom Bombadil?
Porque ele tem que ser rotulado, classificado em uma espécie, em algum ser?
Deixem ele ser Tom Bombadil; um CARA LEGAL!"

algo asim.

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
Eu sei que tá ficando meio chato responder essa pergunta, mas eu não me canso. Quem ou o que é Tom Bombadil??? Qual é a extensão dos seus poderes???
 
Oi

Bom, na verdade Tom Bombadil é o grande Eru e Tolkien afirmar que não é uma pegadinha dele com o grande lá de cima só pra nos afastar da verdade :D
Agora, já Fruta Dóro é a filha de Manwë e Varda, que foi mandada para morar junto a Ulmo nos confins dos Mares para não criar ciúme entre os Valar, que poderiam "exigir " de Eru a dádiva de ter um filhote tbm...

bom, é isso aí, hehe

nhoto batunre, louco de pedra. :roll:
 
"Tom Bombadil se destaca pelos poderes que apresenta diante dos elementos da Natureza e por ser não influenciado pelo anél um, poderia ser classificado como um maiar e assim aparece nesse estudo."

O Mundo do Senhor dos Anéis (eca!)
 
O bombadil está começando a entender o Tom.

Minha dica é: não o estudem, o entendam. Não o examinem, o sintam.

No final voces verão que ele é, nada mais nada menos do que um cara muito legal.
 
Deriel disse:
O bombadil está começando a entender o Tom.

Minha dica é: não o estudem, o entendam. Não o examinem, o sintam.

No final voces verão que ele é, nada mais nada menos do que um cara muito legal.

Hehehe! :)

Sei não! Sempre achei o Tom um cara meio "élfico", sabe como é, saltitando e cantarolando pelas florestas, usando roupas de cores chamativas...hmmm...heheh :roll:
O que salvou ele foi a Fruta D'Ouro. :wink:
 
tom bombardil....

Eu simplesmente acho que ele é, sem nenhum proposito de vida alguem que existe por existir, mais nada, algo como um elfo metido a besta :D
 
Minha visão sobre o Tom é muito simplista: por acaso o personagem só pode existir se fizer sentido? O mundo de Tolkien tem necessariamente que ser com tudo explicado, com todas as pontas amarradas e coerentes? Eu acho que não.
A minha interpretação do que o professor falou ("Tom ser um mistério intencional") resulta nesse sentido, que ele seria um ser independente daquele contexto da história. Assim, ele existe lá, sem precisar de uma definição vala-maia-elfo-humano... apenas existe, e está lá 8)
 
Deriel disse:
O bombadil está começando a entender o Tom.

Minha dica é: não o estudem, o entendam. Não o examinem, o sintam.

No final voces verão que ele é, nada mais nada menos do que um cara muito legal.

Acho que essa foi a melhor frase para essa situação que eu já ouvi e ouvirei.

Ninguém nunca vai ter certeza do que é Tom Bombadil, pois ele é uma alegoria, acho que o próprio Tolkien não defeniu o que era Tom.

Ele só queria representar uma idéia de TOTAL DESAPEGO À POSSE E AO PODER. Por isso ele não era influenciado pelo anel, ele não pertencia ao mundo do anel, o mundo do materialismo, ele estava completamente fora disso.

Por isso não é possível saber O QUÊ ele é, mas simplesmente que ele É.
 
Ele é! (ok, é flood)

Mas eu não podia deixar de demonstrar minha opinião sobre esse personagem. Sei lá... ele é....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo