• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tom Bombadil

Gina Black disse:
PerfectPrado, pra dizer a verdade, a teoria de Tom ser o Alter-ego de Tolkien foi postada por mim. Eu realmente acho que se eu fosse construir um universo inteiro, saído da minha imaginação, também arranjaria um modo de entrar em meu próprio universo, sem porém, alterar a história, exatamente como Tom fez... Claro que seria de uma forma heróica e poderosa, como foi a oportunidade que surgiu quando os hobbits estavam presos na Colina das Antas.

Pois eh, eu tbm tive essa impressao, sempre axei q fosse uma idiotisse da minha part, hehe, nunca tinha axado ninguem q compartilhasse desas ideia comigo:D...
 
Olhem, se me permitirem, eu gostaria de trascrever uns versos do "Livro Vermelho" de Bilbo, que falam claramente de Tom Bombadil e de Fruta D'Ouro. Lembrem que os hobbits contavam suas lendas em versos que às vezes parecem desconexos e com rimas bem toscas e forçadinhas...hehe...

Poema nº 1:
"Pra casa da sua mãe, lá bem no fundo do rio,
nadou a bela Baga D'Ouro; mas Tom não a seguiu:
sobre a sombra dos salgueiros assentou-se no chão mole,
secando a pena molhada e as suas botas ao sol."

Poema nº 7:
"Disse Tom:'Não sei como tu e teus iguais
se apoderam assim, sem menos nem mais
da tíbia ou canela do irmão dos meus pais;
dá o osso, por favor!
Achador! Salteador!
Por morto que ele esteja, é dele o osso;
dá-o pois pra cá a este moço!'"

Kisses
 
Afina quem é Tom Bombadil

Ei li SdA, O hobbit, Contos inacabados, Silmarilion e As aventuras de tom bombadil e não vi dizendo qual é a raça do sujeito.... ele não é homem, não é elfo,não é anão, não é hobbit e muito menos um ent... Então oque ele é? Será um dos magos azuis? será um vala na terra media? será um alienigena que invadiu a história?
Por favor! precisso saber!
 
Vc não precisa saber. pois não há o que saber... Tom B é um enigma proposital...
 
Há sim o que saber.... que Tom é um cara legal, que ajudou os hobbits e que por algum motivo não foi influenciado pelo anel, e que gosta da Fruta d´Ouro... mas não há muito que saber além disso...

:)
 
É interessante observarmos que Tolkien gosta de apresentar personagens misteriosos em suas obras. Assim como o Bombadil da Saga dos Anéis, o Beorn é outro personagem igualmente misterioso e que foi apresentado no livro do Hobbit. 8)
 
Tom Bonbadil é Tom Bonbadil...é uma resposta simples e q nào esplica nada,mas...ele é e fim,hehe...e isso é uma das coisas q eu mais gosto nele...ele é misterioso e legal ao mesmo tempo...ele é poderoso e tudo mais,mas não se importa com isso...ele é ele e isso já tá ótimo(pra mim,hehe)
 
o Tom, bem, é O Tom :D
nao sei onde eu vi q ele seria Eru...nao sei se acredito nisso...
eu já até pensei na possibilidade de ele ser a Chama Imperecível! 8O
"ele foi o Primeiro, e será o Ultimo"...
sei lá...é uma possibilidade!^^
 
Washu-chan disse:
o Tom, bem, é O Tom :D
nao sei onde eu vi q ele seria Eru...nao sei se acredito nisso...
eu já até pensei na possibilidade de ele ser a Chama Imperecível! 8O
"ele foi o Primeiro, e será o Ultimo"...
sei lá...é uma possibilidade!^^

Tipo...Tolkien nunca falou quem era Tom B. Mas ele falou quem ele NÃO era. E ele não era Eru.
 
Em certa parte do livro, Fruta d´ouro diz:
Tom Bombadil não é ninguém.Tom Bombadil é.
Não se pode fazer especulações sobre ele, pois Tolkien não disse nada que pudesse nos ajudar.
Cada um fica com sua imainação sobre ele...
 
Esse é o tipo de discussoes que nunca vai terminar, ela instiga tanto, que chega um momento que você prefere apreciar o personagem e toda a onre de Tolkien, sem ficar se preocupando com que raça esse ou aquele personagem pertence, pois chega m rempo que isso desgasta a obra, o que é perigoso, pois memso sem querer, você pode chegar a têr repúdio dos livros.
 
Sobre Tom Bombadil

Por favor galera eu sou novo aqui e gostaria de saber mais sobre Tom Bombadil.

Por que que quando ele põe o anel no dedo não acontece nada????


Por favor tenham paciencia com os novatos....... : :mrgreen:
 
Beleza, aí vai. Tom Bombadil é uma icógnita até mesmo para o Christopher Tolkien (filho de JRRT). Talvez nem mesmo o mestre tivesse se decidido sobre a raça de Tom. O fato é que ele é muito (e quando eu digo muito é muito mesmo) velho. Fruta D´Ouro fala pro Frodo que ele é o senhor de suas terras, das montanhas do mar e de muitas outras coisas, o que talvez colocasse ele acima do poder do anel. Muitos acreditam (e eu estou quase me convencendo disso) que Tom é a própria personificação do Ilúvatar (o deus do mundo Tolkien, pra quem não leu o Silmarillion) na Terra-Média. Existe uma grande polêmica sobre Bombadill, ninguém tem certeza das suas origens. No conselho de Elrond é dito também que as terras do Tom é um lugar alheio às transformações do mundo. Por isso não teria o anel efeito sobre ele lá. Valeu?
 
Também dizem alguns que o Bombadil seria o próprio Tolkien na Terra-média!
Até porque ele não se encaixa nas características de nenhuma outra raça...
 
Ahn... de novo essa discussão sobre quem é oTom? Oba! Eu adoro ela! :D Vou responder a pergunta com um texto que eu escrevi faz um tempo:

Quem ou o que é Tom Bombadil? Para responder essa pergunta, há algumas teorias: que ele é um maia, ou um Vala, ou o próprio Eru, ou um "espírito da natureza". A mais aceita é essa ultima, mas eu não concordo com ela, pois acho que ele deve ser encaixado em uma das categorias de seres criadas por Tolkien. Também acredito que ele não é um maia, pois ele me parece mais poderoso que isso. Exemplo: Sauron, Saruman e Gandalf, maiar poderosos, são influenciados pelo Um Anel. Sauron não vive sem ele, Saruman sucumbiu a tentação do Anel, e Gandalf o recusou quando oferecido por Frodo por que tinha medo. Já Tom parece completamente imune ao poder do Anel.

Então sobram, na minha opinião, duas hipóteses: a de que ele é um Vala ou que ele é Eru. Na minha opinião, é bem provável que ele fosse um Vala. Durante muito tempo, Valar caminhavam na Terra-média. Ulmo e Oromë são apenas os principais Valar que constantemente vinham à Terra-média. Portanto, acredito que Tom possa ser um Vala vivendo escondido na Terra-média. Arrisco até dizer que ele é Aulë (e que Fruta d'Ouro é Yavanna) O motivo de Aulë e Yavanna estarem na Terra-média seria o mesmo porque os istar foram enviados: para ajudar homens e elfos a sobreviveram frente a novas ameaças. Talvez apenas a presença do imenso poder deles lá já fosse um grande auxilio espiritual, mesmo que eles não saíssem da Floresta Velha.

Mas, também acho provável que ele fosse ninguém menos que o próprio Eru Ilúvatar. No SdA, quando Frodo pergunta a Fruta d'Ouro quem é Tom, ela responde: "Ele é". Isso sugere algo espiritual, ele apenas é. Depois ela diz: "Tom Bombadil é o Senhor". Nessa frase não há nem o que explicar. Deus é sempre chamado de Senhor. Algumas páginas depois, nas palavras do próprio Tom, ele é "o mais ancião", ele" estava antes de os elfos passarem para o oeste", e ele "conheceu o escuro sob as estrelas antes de o Senhor do Escuro chegar de Fora". Isso, pra mim, sugere claramente que ele já estava lá antes de os elfos irem para Aman, e antes de Melkor chegar. Quem mais poderia então ser Tom a não ser o próprio Eru Ilúvatar?

:wink:

EDITANDO:

Pra saber de onde eu tirei mtas das ideias acima e pra ler um texto mto bom sobre Tom: http://www.valinor.com.br/artigos/artigo.asp?ID=62
 
Olá Narag! saudações de Wootton para ti!

Eu desenvolvi a alguns dias uma teoria (para ser sincero eu havia bebido 4 ou 5 taças de um chardonay muito bom e estava pra lah de ardor :confuso:) que pode bem estar bem errada mesmo por que não terminei de ler o Contos Inacabados (o que me desqualifica como opinador decente) mas ela diz o seguinte:

Introdução: Quando imaginamos um lugar perfeito, cheio de mulheres bonitas e extremamente confortável é por uma ansia de estarmos lá, por isso, por vezes, no meio daquele dia de árduo estudo naquela terrível aula sobre moluscos, nos imaginamos boiando em uma picina de aguas claras com um copo de Dom perignon às mãos.

Tolkien desenvolveu a maioria de seus textos e histórias em trincheiras, hospitais ou em seu dorm de Oxford. Em todos estes casos exercendo uma função que por mais que ele aceite (lecionar) ou não (guerra) o inquieta e incomoda. Desta maneira ele cria seu mundo lindo e maravilhoso e porque não se imaginar lá? Quem de nós nunca sonhou em ser um alto elfo em Lórien ou um bardo em Gondor caminhando e cantando e seguindo a canção? Desta maneira eu penso que Tom é tolkien e as terras de Tom seriam o paraíso de tolkien, como ele mesmo afirma numa entrevista dada à rádio BBC de Londres em que ele diz que aprecia muito aqueles campos verdejantes e aguas claras que o fazem lembrar de sua infância na Africa do Sul. (nao consegui achar a entrevista mas ela estava no site ainulindale.cjb.net, muito interessante aliás).

Por isso acho que Tom é tolkien, e ele não é o único autor brilhante que inseria sua imagem nas suas obras. Quem nunca achou estranho aquele policial gordo virando a esquina em Psicose? Era Hitchcock.

Até mais, que este texto ao menos o entretenha.... hehehe...
:roll:
 
aia, mestre da Floresta Velha. Tom Bombadil era o nome dado pelos Hobbits ao poderoso e excêntrico mestre da Floresta Velha. Chamado Iarwain Ben-adar, que significa simultaneamente "velho" e "sem pai", pelos Elfos, ele era provavelmente um espírito Maia que veio para a Terra Média na Era das Estrelas. Pelos Anões ele era chamado Forn, enquanto os Homens o conheciam como Orald. Ele era um espírito muito estranho e alegre. Era um homem baixo e robusto, com olhos azuis, face rosada e barba castanha. Usava um manto azul, um chapéu azul surrado e com uma pena azul e botas amarelas. Sempre cantando ou falando em rimas, ele parecia um ser absurdo, embora, dentro da Floresta Velha, seu poder era absoluto, e nenhum mal era forte o bastante para afligí-lo. Sua esposa era Fruta D'Ouro, a Filha do Rio. Tom Bombadil cumpriu um papel importante na Demanda do Anel, resgatando duas vezes os Hobbits que carregavam o Anel: a primeira do Velho Salgueiro, na Floresta Velha; e a segunda nas Colinas dos Túmulos, das Criaturas Tumulares.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo