• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tom Bombadil

Bom de todas essas teorias apresentadas eu fico com a que o Tom seja o proprio Tolkien e por isso que ele não se encaixa em nenhuma raça.


Apenas Tolkien quis ter uma participação especial no filme.....
Poxa ele queria participar também da aventura né..... :lol:


Outra coisa é que esse assunto nós nunca vamos chegar em uma certeza.

Valeu a todos!!!!
 
Ninguém deve vir a essa discussão em busca de soluções definidas porque o próprio Tolkien não deixou nada claro sobre o assunto.Aliás, ele mesmo escrevia de uma forma bem menos organizada que a maioria acha, como por exemplo ele criou dois glorfindéis mas lembrou que elfos não repetiam nomes e por isso inventou toda uma história de que o elfo veio para auxiliar a terra-média. Se eu não me engano Tom foi inventado à parte do universo de Arda e antes do SdA e que Tolkien botou ele para ter uma estória naquele ponto, mas tendo ele entrado na estória nós podemos achar as explicações que mais nos agradam, eu gosto da do esp'rito da natureza.
 
o q eu acho é q o tom simplesmente naum tem explicação nenhuma. muita gente fala q ele é ainur, maia, vala, sei lá o q.... o tom naum é nada disso. o tolkien simplemente gostava do cara e colocou ele na história sem explicação nenhuma, tanto q o tom naum tem, na verdade, nenhuma importancia na história. pode-se simplesmente ignorar toda aquela parte q naum ia fazer mta diferença (tirando as espadas q os hobbits usam, q até q tem importancia, naum tem mais nada)...
 
O interessante é que o Tom tem uma importância por trás de toda a história sem fazer parte dela diretamente!
Eu adoro ficar pensando no que Gandalf foi falar com Tom antes de se retirar da Terra-Média...
 
Ora, essa questão é um teorema pessoal. Cada um tem neste caso o direito definí-lo, é uma figura chamada de intertextualidade, ou seja, o personagem é entendido da forma como o leitor quer entender, não é alegórico, pois, conforme o próprio Tolkien dá idéia de sugestão do autor. Por exemplo, eu entendo que Bambadil é um ser além do texto do livro, ele não está sujeito ao universo da Terra-Média, é regido pela imaginação de cada um, quer dizer, já falaram que ele é um dos magos azúis, rei-bruxo regenerado, tem nada a ver, mas fica a idéia de liberdade...
 
Knolex disse:
Vc não precisa saber. pois não há o que saber... Tom B é um enigma proposital...
eu tb acho isso... talvez Tolkien resolveu fazer isso, justamente pra nós, ficarmos desesperados querendo saber de onde diabos akele Tom saiu =)
 
Eu tb acho q o Tom eh algo pessoal, e um ser a patre de toda a terra media.
Elfo ou homem ele nao pode ser, pois surgiu antes.
Algo a parte... pra mim ele eh td o q os outros deveriam ser, alegre e forte em sua despreocupacao... por nao ter sido "contaminado" pelo poder q o mundo pode oferecer , ele nao deseja nada alem do sorriso q jah possui. Por estar fora de td q ha, eh facil q tenha o controle do q quiser. Por isso ele nao desaparecer qd poe o Anel, simplesmente nao ha nada nele q o anel possa controlar... Eu vejo O Tom como uma utopia para todos os coraçoes... :roll:
 
não seria uma teoria pessoal?

a não ser é claro que isso inclua uns calculos matematicos.... aí é fora da minah jurisdição...

Teorema ou teoria, tanto faz... agora se vc conseguir provar sobre Bombadil com cálculos matemáticos o que acho um tanto difícil no seu caso siga em frente... teorema tem haver em tornar evidente algo em que vc acredita....No caso de Tom Bombadil ele é aquilo que cada leitor achar adequado. Taí, até respeito os que acham que ele é o Rei-Bruxo, um dos Magos Azúis, o próprio autor do livro... isso não faz a mínima diferença.
 
Você realmente quer uma explicação para Tom Bombadil? Crie a sua garoto! Opiniões divergem, e Tom Bombadil é uma incógnita, e nem se o espírito de Tolkien voltasse de Mandos ele não diria, pois acredito que ele criou Tom Bombadil para ser uma incógnita! :wink:

Na minha humilde opinião dentro de tantos posts é que Tom não era ninguém mais ninguém mesmo que Eru quando queria assumir uma forma física e vir para Eä! :D Sei que parece esntranho, mas é o que acho! :obiggraz:

Elen síla lúmenn' omentielvo! :beer:
 
Tolkien disse duas coisas(mais que duas na verdade, mas não vem ao caso :wink: ) sobre o Bom Tom que sempre devemos levar em consideração: ele não era Eru!!!, e que o Bombadil era um "enigma proposital".

Aí já viu, se o autor diz que ele é um enigma, é porque é. Ele é um cara legal. Ele simplesmente é. :D
 
Aí já viu, se o autor diz que ele é um enigma, é porque é. Ele é um cara legal. Ele simplesmente é.

Isso aí, Maglor. Só não concordo quanto ao legal, ele era sim um chato :mrgreen: .
 
É claro que ele não era eru, pois então como esplicaria Fruta D`ouro? Alias ela é outra incógnita. :mrgreen:
 
qual entrei no topico e comecei a olhar desde a primeira pagina pensei: denovo! Procurar respostas verdadeiras pro Tom é como querer ganhar dinheiro ficando dormindo (bela comparação, nao acham?). Para mim Tom Bombadil (ou "abombadão" de acordo com meu pai :D) era um cara legal, meu personagem favorito (mesmo q eu nao demonstre pelo nick, mas breve sim se eu mudar de nick ehehhe) e meu Bardo perfeito nivel cento e picos meu sonho de fazê-lo :D Ele pode ser um vala ou Eru, mas o importante é que cada um desenvolva sua teoria pois não há certezas!
sendo assim: O velho Tom bombadil é um bom camarada; Azul-claro é sua jaqueta e sua bota é amarelada; ninguém pode negaaaaaar (essa última parte foi invenção minha, mas nao deixa de ser verdade)
 
Apesar d eu n gostar do Tom ... ( muito alegre.. :? ) eu tb acho q n há como definir d q raça ele é ... misterio do Tolkien, misterio :twisted: ]

E quanto à Fruta D' Ouro.... Eu achava q ela era uma elfa... por ae.. mas o q eles querem dizer c/ ... filha do rio?!??! :o?:


O casal + misterioso da Terra - Média... :grinlove: :roll:
 
Olha acho que nem Tolkien sabia.
Ele declarou uma vex que o colocou na historia para dar mais distancia entre o Condado e Bri. No Hobbit eles fazem o caminho muito rapido até Valfenda e Tolkien queria no SDA mostrar que o caminho na verdade era maior.
E para não ficar tão massante, colocou as criaturas tumulares e Tom, que era simplesmente o boneco de Chis (seu filho).
Para quem duvida da informação, esta escrito num texto na Valinor...
Certo Deriel???? :wink:
 
Fruta dóuro é uma elfa Tolkien disse isso.
Mas Tom bom, Tom não tem raça, Tom não tem idade, Tom não tem problemas, bah o que insterresa é que Tom é mto legal.
Uma música em homenagem ao velho Tom Bombadillo, Tom Bombadil.

"Vem linda boneca! bela neneca! Querida minha! Leve é o vento e leve é a pluma da andorinha. Lá embaixo sob a Montanha, ao sol brilhando,
À luz da lua, soleira já esperando, Minha linda senhora está, filha da mulher do Rio, Mais clara do que a água, esbelta qual ramo esguio. O velho Tom Bombadil, nenúfares carregando, Salta de volta pra casa. Podes ouvi-lo cantando?Vem linda boneca, bela neneca! feliz e bela, Fruta d'Ouro, Fruta d'Ouro, linda amora amarela!
Pobre e velho salgueiro, esconde tuas raízes! Tom tem pressa agora. Há noites e dias felizes. Tom de volta de novo, nenúfares carregando.
Vem, linda boneca, bela neneca! Podes ouvir-me cantando?"
:mrgreen: :lol: :mrgreen:
 
bombadil disse:
O interessante é que o Tom tem uma importância por trás de toda a história sem fazer parte dela diretamente!
Eu adoro ficar pensando no que Gandalf foi falar com Tom antes de se retirar da Terra-Média...

algo q vc deva compartilhar (interrogação)
 
Adanedhel Dragon-Helm disse:
Eu acho q o Velho Tom era simplesmente um enigma...talvez um Maia, ou um outro ser inexplicável e antigo como Ungoliant .
Existem outras criaturas enigmáticas, como aquelas que Gandalf diz ter encontrado no fundo do abismo de Moria, que segundo eles eram poderosas(mas nem tanto) estranhas e mais antigas que Sauron.
teria ele chegado ao inferno????
eu ein...

Eu li num lugar que o Tolkien pôs o Bombadil no livro só pra agradar seus filhos (um boneco do Chris). Acho que nem ele sabia o que era o TB.

Agora, 'Inferno' é uma coisa um tanto de religião desse mundo, não? Como pode haver inferno na terra média se há demônios como o próprio Balrog* (*demônio de terror) ou mesmo Sauron soltos por aí?

Acho que em mundos de magia não cabe esse lance de céu/inferno assim como arma de fogo de nada adiantaria contra o terror de um balrog: ' Fujam!! Espadas são inúteis aqui...'

O que Gandalf deve ter visto são mais coisas fantásticas que o livro não conta. Fica pra imaginarmos...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo